Buscar

prova senasp direito humanos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Iniciado em	quinta, 12 jan 2023, 09:13
Estado	Finalizada
Concluída em	quinta, 12 jan 2023, 09:45
Tempo empregado	31 minutos 27 segundos
Avaliar	49,00 de um máximo de 50,00(98%)
Comentários	
Questão 1
Parcialmente correto
Atingiu 4,00 de 5,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Considere os principais aspectos sobre o dever do Estado e do gestor público de prestar contas (accountability) para julgar os itens abaixo, marcando “CORRETO” para as alternativas CORRETAS e “ERRADO” para as ERRADAS:
A lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem.	Resposta 1
ERRADO
 
A participação de cada membro da sociedade nas ações do Poder Público atrai a ideia de accountability, na qual as ações dos agentes estatais, eleitos ou não, devem ser, de alguma forma, controladas e submetidas à avaliação dos cidadãos e de instituições externas com papel de controle.	Resposta 2
CORRETO
 
Diante das prerrogativas, poderes e sujeições, o agente público, notadamente, o gestor, deve cuidar de bens que não são seus, deve zelar pelo patrimônio da coletividade. É a partir disso que surge a noção de prestar contas.	Resposta 3
CORRETO
 
O Estado é concebido para cuidar da vontade de todos (da coletividade). Assim, o controle das ações estatais pelo cidadão justifica o pedido de informações para proporcionar a avaliação do serviço público prestado (inclusive de segurança pública), além da possibilidade de exigir a responsabilização e correção de atos que destoem da finalidade precípua quanto ao bem comum.	Resposta 4
CORRETO
 
Os órgãos públicos devem atuar em prol do cidadão. Assim, se o povo detém a soberania (CF/88, art. 1º, parágrafo único), nada mais natural do que assegurar a transparência, o controle e a fiscalização dos atos praticados pelo Poder Público, como elementos necessários para que se possa aferir a compatibilidade de suas ações com os seus fins.	Resposta 5
CORRETO
 
Feedback
Sua resposta está parcialmente correta.
Você selecionou corretamente 4.
A resposta correta é: A lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem. → CORRETO, A participação de cada membro da sociedade nas ações do Poder Público atrai a ideia de accountability, na qual as ações dos agentes estatais, eleitos ou não, devem ser, de alguma forma, controladas e submetidas à avaliação dos cidadãos e de instituições externas com papel de controle. → CORRETO, Diante das prerrogativas, poderes e sujeições, o agente público, notadamente, o gestor, deve cuidar de bens que não são seus, deve zelar pelo patrimônio da coletividade. É a partir disso que surge a noção de prestar contas. → CORRETO, O Estado é concebido para cuidar da vontade de todos (da coletividade). Assim, o controle das ações estatais pelo cidadão justifica o pedido de informações para proporcionar a avaliação do serviço público prestado (inclusive de segurança pública), além da possibilidade de exigir a responsabilização e correção de atos que destoem da finalidade precípua quanto ao bem comum. → CORRETO, Os órgãos públicos devem atuar em prol do cidadão. Assim, se o povo detém a soberania (CF/88, art. 1º, parágrafo único), nada mais natural do que assegurar a transparência, o controle e a fiscalização dos atos praticados pelo Poder Público, como elementos necessários para que se possa aferir a compatibilidade de suas ações com os seus fins. → CORRETO.
Questão 2
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
No que concerne às atividades de inteligência de segurança pública e o respeito aos direitos humanos, marque a alternativa INCORRETA:
Escolha uma opção:
a.
A inteligência de segurança pública desenvolve suas atividades em estrita obediência ao ordenamento jurídico brasileiro, pautada pela fiel observância aos princípios, aos direitos e às garantias fundamentais expressos na Constituição, em prol da segurança pública, do bem-comum e da defesa dos interesses da sociedade e do Estado Democrático de Direito.
b.
Planejar operações de inteligência, promover capacitação, treinamento e demais atos de investimento nessa área exigem total atenção aos direitos humanos.
c.
Para além dos direitos fundamentais previstos na Constituição de 1988, os tratados, convenções, pactos, protocolos, acordos e demais documentos sobre direitos humanos vinculam as ações destinadas à coleta e tratamento dados e informações e à produção de conhecimento, notadamente aqueles de caráter invasivo.
d.
A defesa dos preceitos de direitos humanos vincula a atividade de inteligência de segurança pública, podendo ser relativizada nos casos de repressão aos crimes de tráfico de seres humanos e terrorismo.
e.
De acordo com as recomendações da ONU, as atividades de inteligência de segurança pública envolvendo o terrorismo devem estar alinhadas aos limites dos direitos humanos, alimentada, dentre outros preceitos, pela proporcionalidade nas ações de vigilância e nas interceptações telefônicas, buscando minimizar os impactos sobre os direitos eventualmente restringidos.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A defesa dos preceitos de direitos humanos vincula a atividade de inteligência de segurança pública, podendo ser relativizada nos casos de repressão aos crimes de tráfico de seres humanos e terrorismo.
Questão 3
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Tendo como norte o ato do Chefe Poder Executivo Federal que instituiu o Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social 2021-2030, leia atentamente cada uma das assertivas abaixo e em seguida marque a alternativa CORRETA:
I - Compreende-se como um dos objetivos estimular a criação de mecanismos de proteção dos agentes públicos que compõem o ____________________________ e de seus familiares.
II - Compreende-se como um dos objetivos estimular e incentivar a elaboração, a execução e o monitoramento de ações nas áreas de_______________________________, de saúde, de qualidade de vida e de segurança dos servidores que compõem o sistema nacional de segurança pública.
III - Para aperfeiçoar as atividades de segurança pública e defesa social compreende-se como um dos quesitos o financiamento e a implementação de políticas com vistas à qualificação e à ________________________________ por meio da transferência de recursos federais.
IV - Para aperfeiçoar as atividades de segurança pública e defesa social compreende-se como um dos quesitos o aprimoramento do processo de seleção, ____________________, formação, avaliação de estágio probatório e educação continuada dos profissionais de segurança pública e defesa social.
V - Diante dos critérios e Monitoramento e avaliação, concebeu-se o indicador ligado ao comportamento das _________________ dos profissionais de segurança pública no contexto nacional, estadual, distrital e municipal.
Nas lacunas dos itens acima, estamos falando das seguintes expressões:
Escolha uma opção:
a.
sistema nacional de segurança pública, valorização profissional, valorização dos profissionais de segurança pública, investigação social, rotinas.
b.
sistema nacional de segurança pública, valorização profissional, valorização dos profissionais de segurança pública, investigação social, mortes.
c.
sistema socioeducativo, valorização profissional, valorização dos profissionais de segurança pública, investigação social, mortes.
d.
sistema socioeducativo, educação, valorização do professor, vigilância, rotinas.
e.
sistema nacional de segurança pública, educação, valorização do professor, vigilância, rotinas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: sistema nacional de segurança pública, valorização profissional, valorização dos profissionais de segurança pública, investigação social, mortes.
Questão 4
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Constitui competência da Corte Interamericana de Direitos
Humanos - Corte:
Escolha uma opção:
a.
Estabelecer o padrão internacional global de normas contendo mecanismos e estruturas destinadas à proteção dos direitos humanos.
b.
Deferir o incidente de deslocamento de competência (IDC) no Brasil para assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos.
c.
Julgar e impor condenação de natureza penal nos casos de genocídio, crimes de guerra, crimes contra a humanidade e de agressão.
d.
Responsabilizar o profissional de segurança pública causador de violação aos direitos humanos nos municípios brasileiros.
e.
Como órgão jurisdicional do sistema interamericano, resolve os casos de violação de direitos humanos perpetrados pelos Estados-partes da Organização dos Estrados Americanos (OEA) e que tenham ratificado a Convenção Americana.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Como órgão jurisdicional do sistema interamericano, resolve os casos de violação de direitos humanos perpetrados pelos Estados-partes da Organização dos Estrados Americanos (OEA) e que tenham ratificado a Convenção Americana.
Questão 5
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A disponibilização de instrumentos para atuação dos agentes de segurança pública é medida que se impõe aos gestores. Diante dessa premissa, marque “V” para as alternativas VERDADEIRAS e “F” para as alternativas FALSAS:
( ) Considerando a crise financeira crônica dos Estados, para que se cumpra a política de contenção de despesas, os gestores de segurança pública poderão racionalizar e evitar a utilização dos instrumentos de menor potencial ofensivo.
( ) Desnecessário estabelecer regras específicas e adequadas à atuação de forças especiais de intervenção no sistema prisional, bastando seguir a Lei de Execução Penal. Ademais, as convenções internacionais não servem de parâmetro, posto que sejam incompatíveis com os protocolos de atuação da segurança.
( ) O Conselho Nacional dos Direitos Humanos, reportando-se as normas brasileiras e internacionais, editou a Recomendação sobre o uso de armamentos menos letais pelas forças de segurança pública no âmbito do sistema prisional.
( ) Nos processos de aquisição, o poder público tem o dever de fornecer a todo agente de segurança pública instrumentos de menor potencial ofensivo para o uso racional da força.
( ) Em determinados momentos, não resta outra opção senão a de empregar o instrumento letal. Isso somente deve ocorrer depois de esgotadas todas as possibilidades, de acordo com a legislação e os protocolos e procedimentos operacionais padronizados.
Marque a sequência correta:
Escolha uma opção:
a.
F, F, F, F, F.
b.
F, V, V, V, V.
c.
V, V, V, V, V.
d.
F, F, V, V, V.
e.
V, V, V, F, F.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: F, F, V, V, V.
Questão 6
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A respeito da valorização, saúde, qualidade de vida dos profissionais de segurança pública e seus familiares, marque a alternativa INCORRETA:
Escolha uma opção:
a.
É assegurada a defesa técnica por parte da Defensoria Pública aos policiais militares e bombeiros militares, investigados por fatos relacionados ao uso da força letal praticados no exercício profissional.
b.
Devido à qualidade de vida dos profissionais de segurança pública a promoção da saúde integral é medida que não se encontra no âmbito de preocupação dos gestores.
c.
A integração sistêmica das unidades de saúde dos órgãos que compõem o Susp constitui um dos objetivos do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida).
d.
O Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida) tem por objetivo elaborar, implementar, apoiar, monitorar e avaliar, entre outros, os projetos de programas de atenção psicossocial e de saúde no trabalho dos profissionais de segurança pública e defesa social.
e.
A valorização também passa pela possibilidade de proporcionar a assistência jurídica aos profissionais de segurança.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Devido à qualidade de vida dos profissionais de segurança pública a promoção da saúde integral é medida que não se encontra no âmbito de preocupação dos gestores.
Questão 7
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Leia atentamente cada uma das assertivas abaixo e em seguida marque a alternativa CORRETA:
I - De acordo com a Constituição de 1988, a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao______________ e à família do preso ou à pessoa por ele indicada
II - De acordo com a Constituição de 1988, o preso será informado de seus ______________, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistência da família e de advogado.
III - Ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o ___________________.
IV - Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de _________;
V - Ninguém será preso senão em _________________________ ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente.
Nas lacunas dos itens acima, estamos falando das seguintes expressões:
Escolha uma opção:
a.
juiz remoto, direitos, flagrante delito, devido processo legal, lei.
b.
juiz de paz, caminhos, lei, flagrante delito, juiz competente.
c.
juiz competente, direitos, devido processo legal, lei, flagrante delito.
d.
juiz remoto, prejuízos, flagrante delito, devido processo legal, lei.
e.
juiz de paz, prejuízos, devido processo legal, lei, flagrante delito.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: juiz competente, direitos, devido processo legal, lei, flagrante delito.
Questão 8
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Trata-se de organização humanitária neutra, imparcial e independente, fundada em 1863 por Jean Henri Dunant. Sua Missão se traduz em ajudar as “pessoas afetadas por conflitos armados e outras situações de violência no mundo inteiro, fazendo todo o possível para proteger a vida e a dignidade delas e aliviar o seu sofrimento, com frequência em conjunto com os parceiros. Trabalha com as polícias estaduais desde 1998 na difusão e integração das normas internacionais de direitos humanos, no ensino, treinamento e protocolos”. Essa descrição diz respeito:
Escolha uma opção:
a.
Organização das Nações Unidas - ONU.
b.
Corte Internacional Americana de Direitos Humanos - CIDH.
c.
Ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha - CICV.
d.
À Human Rights Watch - HRW.
e.
À Anistia Internacional.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha - CICV.
Questão 9
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O Governo Federal editou diversos atos normativos ao longo dos últimos anos com o objetivo de incorporar pactos, convenções e tratados da ONU na ordem jurídica pátria. Assinale a opção que menciona um ato editado pela ONU não incorporado na ordem jurídica brasileira:
Escolha uma opção:
a.
Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos (1966).
b.
Carta das Nações Unidas.
c.
Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio (1948).
d.
Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948).
e.
Código de Conduta para os Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei (CCFRAL) - adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1979.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Código de Conduta para os Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei (CCFRAL) - adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1979.
Questão 10
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Ao se falar em uso da força nas atividades de segurança pública, em determinadas situações, exige-se o vigor físico para garantir a ordem
e a tutela de bens jurídicos. Sobre o assunto, marque “V” para as alternativas VERDADEIRAS e “F” para as alternativas FALSAS:
( ) Do ponto de vista formal e objetivo, a noção de monopólio legítimo da força física (violência) pelo Poder Público remete à noção da especialização de funções características do Estado moderno e se apresenta como condição de possibilidade para a construção de uma sociedade mais pacificada, ao impedir a livre circulação da violência e inibir a sua existência de forma difusa e/ou privatizada pelo conjunto da sociedade.
( ) Trata-se do domínio de procedimentos fundados no direito racional, guiado por normas e regras impessoais, de caráter mais universalistas.
( ) Os funcionários responsáveis pela aplicação da lei só podem empregar a força quando estritamente necessária e na medida exigida para o cumprimento do seu dever. Descumpridas as condições prescritas na legislação, abre-se espaço para se falar em violência ilegítima.
( ) Emprega-se a força física, de forma racional, proporcional e legal para promover o bem do tecido social.
( ) Ultrapassados os limites da legalidade, violando os direitos humanos e os direitos fundamentais, o uso da força não é legítima, reclamando a adoção de providências para responsabilizar os agentes públicos.
Marque a sequência correta:
Escolha uma opção:
a.
V, V, F, F, V.
b.
V, F, V, F, V.
c.
F, V, V, V, V.
d.
F, F, F, F, F.
e.
V, V, V, V, V.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: V, V, V, V, V.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais