Buscar

HIPERTENÇÃO ARTERIAL SISTÊMICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HIPERTENÇÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS)
Mecanismos dos fármacos
Cloridrato de propranolol: É um betabloqueador indicado para controle de pressão alta, controle de sensação de dor e pressão no peito, controle das alterações do ritmo dos batimentos cardíacos e proteção cardíaca após infarto do miocárdio. 
Ácido acetilsalicílico: Tem ação rápida e é completamente absorvido no trato gastrointestinal e é eliminado por metabolismo hepático. Também inibe a agregação plaquetária, bloqueando a síntese do tromboxano A2 nas plaquetas, um tipo de lipídeo que favorece a agregação (na linguagem popular, costuma-se dizer que o AAS afina o sangue, ou seja, diminui a probabilidade de formação de coágulos que podem obstruir o fluxo sanguíneo.
Captopril: Sua principal indicação é para tratamento de hipertensão e alguns casos de insuficiência cardíaca. É um inibidor da ECA (Enzima conversora da angiotensina), que impede a angiotensina l de ser convertida em angiotensina ll. Com a ausência da angiotensina ll não há vasoconstrição periférica, diminuindo a resistência vascular periférica e promovendo uma diminuição da pressão arterial. 
Atenolol: O atenolol age preferencialmente sobre os receptores localizados no coração e na circulação, reduzindo a pressão arterial quando usado continuamente. Ele começa a ter uma ação significativa dentro de uma hora após administração por via oral e atinge seu efeito máximo em duas a quatro horas. 
Substituição do propranolol por atenolol reduziu os sintomas de broncoconstriçaõ: O paciente Sr. HS é asmático, e como o propranolol diminui o calibre dos vasos dos brônquios, há riscos de faltar oxigênio para o corpo, que foi o que aconteceu. Quando ocorreu a substituição pelo atenolol, os receptores localizados no coração e na circulação são bloqueados diminuindo a pressão arterial e o consumo do oxigênio pelo muscúlo cardíaco. O atenolol também estimula a produção de nitrato, o que proporciona maior vasodilatação. 
Utilização de outra farmacoterapia: O Bissulfato de clopidogrel é um betabloqueador e poderia ser utilizado no tratamento do Sr. HS. Sua prescrição deve ser avaliada com cautela já que seu uso associado ao AAS pode ocasionar sangramentos gastrointestinais em alguns pacientes. Uma sugestão de farmacoterapia seria: clopidogrel, captopril e atenolol para o tratamento da patologia citada no caso clínico. 
Referências: 
Consulta remédios. Bula do cloridrato de propranolol. Disponível em <https://consultaremedios.com.br/cloridrato-de-propranolol/bula> Acesso em 06 de Set de 2020
Doctoralia. O atenolol pode ser substituído pelo propranolol?Qual é o melhor?. Disponível em <https://www.doctoralia.com.br/perguntas-respostas/o-atenolol-pode-ser-substituido-pelo-propranolol-qual-e-o-melhor#:~:text=Atenolol%20e%20propranolol%20s%C3%A3o%20medica%C3%A7%C3%B5es,as%20orienta%C3%A7%C3%B5es%20quanto%20a%20dose.> Acesso em 05 de Set de 2020.
Minha vida. Bissulfato de clopidogrel (comprimido revestido). Disponível em <https://www.minhavida.com.br/saude/bulas/179-bissulfato-de-clopidogrel-comprimido-revestido/indicacoes> Acesso em 05 de Set de 2020.
Brazilian Journal of Nephrology. Tratamento medicamentoso. Disponível em <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002010000500008> Acesso em 04 de Set de 2020.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais