Buscar

Tic Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Gabriela de Castro Vieira
Descreva o funcionamento e a regulação do Sistema Renina- Angiotensina- Aldosterona.
O Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona é ativado quando há uma tendência para diminuição da pressão arterial. Hormônios irão atuar em diversas partes do corpo desencadeando ao mesmo tempo reações para a estabilização sistêmica da pressão. O Funcionamento ocorre em sete etapas diferentes durante a ativação do sistema, cada uma com sua função específica, são elas:
I. Conversão da pró-renina em renina, quando há uma hipotensão também acontece uma diminuição da perfusão renal, essa reação é captada pelos receptores presentes nas arteríolas conectadas aos rins. Nesse momento, começa a conversão da Pró-renina em Renina, ocorrendo a estimulação dos nervos renais que aumenta a secreção da renina pelas células.
II. Liberação da angiotensina I, acontece uma segunda reação desencadeada pela renina. Quando está presente no plasma sanguíneo, ele atua na conversão de Angiotensionogênio em Angiotensina I, que apresenta uma atividade biológica mais baixa.
III. Conversão da angiotensina I em angiotensina II, nesse momento ocorre ação a outra enzima, que fica predominantemente localizada nos rins, chamada de Conversora de Angiotensina (ECA), a ação de da enzima de conversão ocorre nos pulmões e nos rins, manifestando uma reação catalisadora que converte a angiotensina I em Angiotensina II.
IV. Liberação da Aldosterona, através da ativação da Angiotensina II, ele vai atuar no córtex das glândulas suprarrenais fazendo com a aldosterona seja sintetizada e secretada.
V. Estímulo renal direito A ação da Angiotensina II vai atuar estimulando a troca de sódio e hidrogênio no órgão, e no mesmo instante vai elevar a retenção renal de sódio e de bicarbonato.
VI. Aumento da sede e ação antidiurética nessa fase o Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona irar estimular o hipotálamo a aumentar a sensação de sede, para que o indivíduo seja incentivado a beber água sendo que ocorre no mesmo tempo o estímulo da secreção do Hormônio Antidiurético (ADH) para que o organismo retenha mais água produzida ou ingerida pelo metabolismo.
VII. Vasoconstrição o Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona provoca uma diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos pela ação Angiotensina II, atuando diretamente sobre as pequenas artérias e arteríolas fazendo com que se contraiam.
A regulação ocorre quando a pressão arterial diminui, ativando o Sistema Renina- Angiotensina- Aldosterona, gerando um complexo de respostas na tentativa de normalizar a pressão arterial. O efeito mais importante da aldosterona é elevar a reabsorção renal de Na⁺. Com a reabsorção de Na⁺, aumenta-se o volume do líquido extracelular (LEC) e o volume sanguíneo, com isso acarreta a elevação do retorno venoso, pelo mecanismo de Frank-Starling, ocasionando o aumento do débito cardíaco e da pressão arterial.
Referências Bibliográficas: 
M MIRABITO COLAFELLA, Katrina; M BOVÉE, Dominique; JAN DANSER, Ah. O sistema renina-angiotensina-aldosterona e seus alvos terapêuticos. National Library of Medicine, set 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31129252/. Acesso em: 01 mai. 2022.
TORTORA, Gerard. J.; DERRICKSON, Bryan. Princípios de anatomia e fisiologia. 14ª. edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.

Continue navegando