Buscar

Avaliação Final Discursiva- Estatística e Indicadores Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

de visualização
Peso da Avaliação4,00
Prova52173989
Qtd. de Questões2
Nota10,00
1A Constituição da República Federativa do Brasil foi promulgada em 5 de outubro de 1988. A Assembleia Constituinte, formado por deputados e senadores eleitos, escreveu e aprovou uma nova Constituição, que também pode ser chamada de Carta constitucional. Esse descrédito dos planejamentos governamentais, no Brasil, durou até a Constituição Federal de 1988, quando houve a institucionalização de um modelo de Sistema de Proteção Social, cujas experiências na elaboração e implementação das políticas públicas foram aperfeiçoadas e tiveram nos indicadores sociais a base de sua fundamentação. Disserte sobre as abrangências das diretrizes e da Proteção Social que estão definidas na Constituição Federal de 1988.
Resposta esperada
- As abrangências estão definidas na Constituição Federal de 1988.
- Estão definidos os direitos civis fundamentais e direitos sociais de modo geral.
- Centraliza os direitos relacionados à saúde, previdência e assistência social;
- Dispõem sobre os direitos relacionados à educação e cultura.
Minha resposta
Abrangência da Seguridade Social 194 da CF/1988 estabelece que “a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social”. As abrangências estão definidas na Constituição Federal de 1988. Estão definidos os direitos civis fundamentais e direitos sociais de modo geral. Centraliza os direitos relacionados à saúde, previdência e assistência social. Dispõem sobre os direitos relacionados à educação e cultura. Art. 1º A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico(a)! Sua resposta atingiu os objetivos da questão e você atingiu o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão.
2A estatística se refere a um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que abrange o planejamento e a coleta qualificada dos dados, ou seja, abrange a demonstração quantitativa de dados e informações para análise e disseminação das informações. Assim, na estatística, trabalhamos com dados, que podem ser obtidos por meio de uma porcentagem, amostra da população em estudo. Nesse sentido, analisando o universo do campo da estatística, disserte sobre a finalidade de estudar estatística no Serviço Social.
Resposta esperada
Existem diversas finalidades de estudar estatística no Serviço Social, não sendo apenas uma somente, pois a estatística abrange muitas coisas, especificamente a coleta, a apresentação e a caracterização de informações e dados, tendo como objetivo propiciar a melhor e possível compreensão real e verdadeira da realidade, no sentido de orientar da melhor forma as tomadas de decisões no âmbito profissional.
Para o Serviço Social, podemos destacar que a estatística tem como finalidade contribuir para a qualificação profissional, pois a partir de informações e dados concretos se pode conhecer de fato a realidade que se apresenta ao profissional, para assim propor as melhores e possíveis práticas interventivas. Também podemos destacar que a estatística para o Serviço Social tem como finalidade incentivar a pesquisa, pois, analisando dados estatísticos, o profissional automaticamente terá que fazer o levantamento de dados quantitativos, a pesquisa documental, análise de dados etc.
Minha resposta
A importância da estatística para o Serviço Social. É através da estatística que conhecemos nossas demandas. Os estudos estatísticos são muito importantes em situações de planejamento, coleta de dados, organização de informações, análise de informações coletadas, interpretação e divulgação de dados e resultados. Existem diversas finalidades de estudar estatística no Serviço Social, não sendo apenas uma somente, pois a estatística abrange muitas coisas, especificamente a coleta, a apresentação e a caracterização de informações e dados, tendo como objetivo propiciar a melhor e possível compreensão real e verdadeira da realidade, no sentido de orientar da melhor forma as tomadas de decisões no âmbito profissional. Para o Serviço Social, podemos destacar que a estatística tem como finalidade contribuir para a qualificação profissional, pois a partir de informações e dados concretos se pode conhecer de fato a realidade que se apresenta ao profissional, para assim propor as melhores e possíveis práticas interventivas. Também podemos destacar que a estatística para o Serviço Social tem como finalidade incentivar a pesquisa, pois, analisando dados estatísticos, o profissional automaticamente terá que fazer o levantamento de dados quantitativos, a pesquisa documental, análise de dados etc. A estatística se interessa pelos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, bem como pela obtenção de conclusões válidas e tomada de decisões razoáveis, baseadas em tais análises. A estatística é responsável pelo desenvolvimento científico em geral principalmente para as ciências humanas e sociais. Aqui se insere o profissional de serviço social na apropriação da Estatística como instrumento auxiliar para a definição de ações de intervenção comprometidas com a autonomia dos sujeitos sociais.

Continue navegando