Buscar

Projetos Ambientais Inovadores

Prévia do material em texto

1- The Great Green Wall (O Grande Muro Verde) – O Sahel, região pobre, localizado no Deserto do Sahara, com aproximadamente100 milhões de pessoas sofrendo com a seca, falta de alimentos e conflitos gerados pela escassez de recursos naturais, fazendo com que cerca que cerca de 60 milhões de pessoas migrem dessas áreas degradadas para a Europa. O projeto de 20 países parceiros se propôs no plantio de uma barreira de árvores para conter a expansão do Deserto do Sahara, cruzando todo o continente do Senegal com 15 km de largura. Os países envolvidos pretendem, com o apoio da comunidade internacional, restaurar 500 mil quilômetros de terra e criar 350 mil empregos, sendo já plantados quase 11 milhões de árvores. Desde o início do plantio das árvores. Impactos na temperatura, redução da erosão do solo e o reaparecimento de espécies animais trazem mais estabilidade para os moradores da região, levando esperança também a outros lugares em que as condições ambientais se tornaram desafiadoras. 
2- Hywind: Com 70% da superfície do mundo, o oceano é subutilizado para a geração de energia e crescimento econômico, onde a empresa petrolífera Statoil, da Noruega, desenvolveu turbinas eólicas em estruturas flutuantes, sendo o primeiro parque flutuante, diversificando a matriz energética, investindo em energias renováveis, com a abertura de novas portas para a geração eólica offshore no mercado, oferecendo uma fonte de energia de preciosa e de um enorme potencial podendo ser utilizada em várias regiões litorâneas, fornecendo energia para 20.000 casas.
3- Liuzhou: A “Cidade Floresta” – China: Na região montanhosa de Guangxi, no sul do país, com área de 175.000 M2 pertencente ao arquiteto Stefano Boeri, que projetou uma cidade verde com casas, escritórios, escolas e hospitais cobertos por mais de 100 espécies vegetais, além de mais de 40 mil árvores e mais de 1 milhão de plantas distribuídas pelos parques, jardins, ruas e fachadas da cidade sendo autossuficiente em energia, O projeto visa construir uma área urbana sustentável, com uma plena autossuficiência energética utilizando uma energia sustentável com a geração de um aumento da biodiversidade e a redução da poluição, reduzindo a temperatura média do ar, criando barreiras sonoras, abrigando espécies de pequenos animais que habitam a região de Liuzhou. 
4- A Cidade de Masdar – Abu Dhabi: Em 2008, Projeto de tornar a cidade mais sustentável do mundo através de técnicas da arquitetura árabe tradicional aliadas às novas tecnologias deram vida a uma cidade de design inovador, com construções feitas a partir de materiais sustentáveis e que são abastecidas por energias renováveis, como a solar. A cidade, projetada para reduzir o consumo de água e energia em 40%, irá crescer até ser capaz de abrigar 40.000 moradores e 50.000 visitantes por dia, que irão estudar e trabalhar no local, sendo que as áreas residenciais, culturais, comerciais e de lazer serão construídas para torná-la independente de outras regiões. A tecnologia empregada e o design da cidade a tornam 10 graus mais fresca que outras regiões de Abu Dhabi, proporcionando conforto aos seus moradores, através transportes inteligentes também fazem parte de sua rotina com a utilização de carros elétricos. 
5- Terra e Preservação: Combate à pressão da mudança do clima na bacia de Martha Brae – Jamaica: Cockpit Country, na Jamaica, abriga uma das últimas áreas selvagens do país. Com mais de 200 km quadrados de reserva florestal, possuindo uma topografia única com uma grande variedade de espécies nativas, revelando a sua importância global. Para reverter o quadro de erosão esse quadro, o país adotou um projeto de adaptação, reforçando as encostas dos rios de Cockpit Country, reduzindo o número de inundações na região, evitando a perda de terras agrícolas, fortalecendo os recursos comunitários, como as terras de cultivo e pontes, ficando bem mais resistentes à inundações e à erosão.
Referências:
Projetos Ambientais Inovadores. Disponível em: <https://blog.waycarbon.com/2017/11/projetos-ambientais-que-vao-te-inspirar/>. Acesso em 04/11/22.

Continue navegando