Buscar

Bacterias primeiros seres vivos revisado(1)

Prévia do material em texto

Podemos concordar com o fragmento do texto acima. Indubitavelmente as bactérias são os seres vivos mais antigos do planeta, isso graças a sua enorme capacidade de adaptação. São seres de tamanho microscópico que podem ser encontrados tanto em áreas inóspitas, como na Antártida ou em áreas de calor torrencial, quanto nos demais tipos de habitats, bem como na água e no solo.
 A estrutura das bactérias é relativamente simples. Formada por uma única cadeia de DNA circular, membrana plasmática, ribossomos e parede celular de peptidoglicano (açúcares e proteínas que auxiliam na sua proteção ). Seu tipo de reprodução é a assexuada, por meio de divisão binária e cissipariedade, fator que favorece sua rápida multiplicação, por meio da duplicação e posterior repartição de seu DNA.
 Na natureza, alguns desses seres tem a capacidade de se desidratar em ambientes anecúmenos, formando endósporos, que reidratam a bactéria novamente quando ela estiver em um ambiente favorável, reconstituindo a mesma. Assim podemos explicar a sua presença na terra primitiva.
 Podemos perceber o poder de resistência desses seres ao observamos o uso de antibióticos. Apesar da divisão assexuada gerar cópias idênticas dos genes de suas progenitoras, há bactérias que podem realizar uma mistura de genes entre diferentes indivíduos (recombinação genética). Criando novas características genéticas que ajudam na resistência desses organismos. Por isso podemos afirmar que pessoas que não tomam antibióticos corretamente estão contribuindo para o surgimentos de bactérias cada vez mais fortes e até mesmo fatais.
Fontes:
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/reproducao-das-bacterias.htm
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/bacterias.htm

Continue navegando