Buscar

ATIVIDADE BNCC 1


Prévia do material em texto

ATIVIDADE BNCC 1 - LEITURA E ANÁLISE, E PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE A COMPETÊNCIA GERAL 
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento nacional, uma base nacional comum, que traz as chamadas aprendizagens essenciais, com todos os conhecimentos e processos educativos fundamentais com os quais os estudantes devem ser incentivados, se respeitando os valores culturais e artísticos nacionais e regionais, conforme cita parte do art. 210 da Constituição do país. A BNCC é o resultado de esforços de várias áreas educativas e profissionais do Brasil, sendo construída para criar um senso comum de direção na Educação Básica, tornando-a mais justa e inclusiva.
Assim, surgiram as 10 Competências Gerais que garantem, no âmbito
pedagógico, o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento durante esta etapa em que crianças e jovens estão dentro das nossas escolas (Ensino Infantil, Fundamental e Médio).
· A Competência 1 (Conhecimento) quer alcançar um aluno que compreende
reconhece o valor do seu aprendizado e que saiba refletir sobre como o conhecimento é construído, sabendo estudar também sozinho, principalmente fora da escola.
· A Competência 2 (Pensamento Científico, Crítico e Criativo), privilegia o desenvolvimento do raciocínio, por meio de vários recursos e que este aluno saiba refletir, analisar, ser crítico, inovador.
· A Competência 3 (Repertório Cultural), entende como fundamental que os alunos valorizem, conheçam o mundo artístico e cultural à sua volta, participando e produzindo com ele. 
· A Competência 4 (Comunicação), traz o conhecimento através do uso de diversas linguagens, com o intuito de produzir sentido e capacidade de diálogo mútuo. A 
· Competência 5 (Cultura Digital), traz a utilização da tecnologia com formato crítico e que os alunos se expressem digitalmente, usando e criando eticamente conteúdos, informações, produtos, conhecimentos. 
· A Competência 6 (Trabalho e projeto de Vida) traz a capacidade do aluno gerir a própria vida, planejar desejos, se organizar, ter metas e projetos, compreendendo o mundo do trabalho e tendências de novas profissões.
· A Competência 7 (Argumentação) arma o aluno de segurança, com a capacidade de argumentação qualificada, com respeito, com valores éticos e preocupação ambiental. 
· A Competência 8 (Autoconhecimento e Autocuidado) chama para a necessidade do estudante aprender a se cuidar, com boa saúde física e emocional, com respeito por ele mesmo, com capacidade de identificação de suas fragilidades e forças. 
· Na Competência 9 (Empatia e Cooperação), fala do desenvolvimento social do aluno, a capacidade de ser empático, solidário, compreendendo, respeitando e colaborando com o outro. 
· Por fim, na Competência 10 (Responsabilidade e Cidadania) os alunos devem ser capazes de atuar na construção de uma sociedade solidária e justa, desenvolvendo neles a consciência de que eles são os agentes transformadores.
Enfim, neste levantamento das questões de cada Competência, é possível entender que o documento quer formar jovens de modo integral, capazes de lidar com desafios individuais e coletivos, com ética, cidadania, preparados para o futuro e com sentimentos empáticos com o mundo à sua volta, incluindo pessoas, fauna e flora, cientes das questões de proteção ambiental e desprovidos de preconceitos limitadores e desnecessários. 
Todas as competências indicam o que deve ser aprendido pelos estudantes (o objetivo é identificado por verbos infinitivos que iniciam as descrições), do mesmo modo que especificam com que finalidade determinada competência deverá ser desenvolvida, elucidando a sua importância para a formação do estudante ao longo da Educação Básica.
Vamos tomar a primeira Competência, como exemplo:
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
· No Ensino Fundamental
No Ensino Fundamental, as Competências Gerais estão presentes em unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades a serem trabalhadas dentro de cada área do conhecimento e componentes curriculares específicos.
· No Ensino Médio
Assim como no Ensino Fundamental, no Ensino Médio as Competências Gerais se desdobram em habilidades que serão desenvolvidas dentro de cada área do conhecimento.
Por meio da orientação por competências, o aluno é convidado a deixar sua posição inerte na rotina da sala de aula para – muito além de apenas compreender conceitos – propor e testar soluções em situações verdadeiras, conectadas à sua realidade local. O estudante também é motivado a interagir, assumindo um papel mais participativo na sociedade, de forma que ele seja capaz de construir e expor argumentos, expressando seus princípios e valores.
· Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade (fatos, informações, fenômenos e processos linguísticos, culturais, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e naturais), colaborando para a construção de uma sociedade solidária.
· Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e inventar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
· Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
· Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral e escrita) e/ ou verbo-visual (como Libras), corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e, com eles, produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
· Utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas do cotidiano (incluindo as escolares) ao se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas.
· Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao seu projeto de vida pessoal, profissional e social, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
· Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
· Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas e com a pressão do grupo.
· Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de origem, etnia, gênero, orientação sexual, idade, habilidade/necessidade, convicção religiosa ou de qualquer outra natureza, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual deve se comprometer.
· Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões, com base nos conhecimentos construídos na escola, segundo princípios éticos democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Bibliografia 
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 
http://portal.mec.gov.br/
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Mais conteúdos dessa disciplina