Logo Passei Direto
Buscar

Prova Pref. IraceminhaSC - Pref. IraceminhaSC - 2016 - para Nutricionista.pdf

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Spike Lee decide boicotar o Oscar por ausência de atores negros¹ Quando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados ao Oscar em 2015, surpreendeu pelas ausências. Em meio aos indicados, faltavam mulheres e profissionais negros. Elas, apesar de ter feito bons filmes, não concorriam ao prêmio de melhor direção. Entre os atores, todas as faces tinham tez branca. A cerimônia de premiação de 2015 foi marcada por críticas a esse sistema, que negligencia talentos. Houve discursos inflamados, como o de Patrícia Arquette pela igualdade de gênero. Houve apresentações inspiradas, como a de John Legend cantando o tema de Selma – filme sobre a marcha de Martin Luther King em favor dos direitos civis dos negros. O recado era óbvio – o Oscar era uma premiação branca e masculina demais. Era preciso mudar. Não mudou. Um ano depois, o Oscar continua masculino e branco – como a maioria dos votantes da Academia, uma instituição lembrada pelo seu conservadorismo. Dos 20 atores e atrizes indicados por suas atuações como protagonistas ou coadjuvantes, nenhum é negro. O cineasta Spike Lee (Malcom X), decidiu se opor a essa falta de diversidade através de um boicote ao Oscar. Lee recebeu um Oscar honorário, pelo conjunto de sua obra, em novembro passado. Pelo Instagram, nesta segunda-feira (18), anunciou que ele e a esposa não vão participar da premiação em fevereiro, como forma de protesto. "Nós não podemos apoiar isso e eu não quero desrespeitar os meus amigos, o apresentador Chris Rock, o produtor Reggie Hudlin, a presidente [Cheryl Boone] Isaacs e a Academia. Mas, como é possível pelo segundo ano consecutivo todos os 20 candidatos na categoria de ator serem brancos? [...]. Não sabemos atuar?”, escreveu em sua conta na rede social. Na mensagem, Lee também diz que, todos os anos, quando os indicados são anunciados, seu telefone toca – são repórteres querendo saber como ele se sente com a ausência de talentos negros. “Eu gostaria de pedir que os repórteres perguntassem a todos os indicados brancos e aos chefes de estúdio como eles se sentem”.
04. Leias as afirmativas abaixo, considerando o texto: I. O cineasta Spike Lee decidiu se opor à falta de diversidade no Oscar 2015 através de um boicote: não vai receber o Oscar honorário, pelo conjunto de sua obra. II. A surpresa no anúncio do Oscar 2015 se deve a ausência de negros e mulheres à cerimônia. III. O fato de negros não serem premiados é porque não sabem atuar. IV. Lee fará boicote ao Oscar não realizando a apresentação do evento em fevereiro.
A) Apenas a I está correta.
B) Apenas a II está correta.
C) Estão corretas a I, III e IV.
D) Todas estão incorretas

06. Assinale a alternativa em que não há erro:
A) Lê-se, nessa época do ano, faixas felicitando os estudantes aprovados no vestibular: “Parabéns bicho”.
B) Lesse, nessa época do ano, faichas felicitando os estudantes aprovados no vestibular: “Parabéns bicho”.
C) Se lê, nessa época do ano, faixas felicitando os estudantes aprovados no vestibular: “Parabéns bixo”.
D) Se lê, nessa época do ano, faichas felicitando os estudantes aprovados no vestibular: “Parabéns bicho”.

07. Assinale a alternativa em que todas as palavras destacadas são adjetivos:
A) Profissionais negros – Oscar masculino – discursos inflamados.
B) Talentos negros – atores brancos – Oscar masculino.
C) Tez branca – Oscar masculino – discursos inflamados.
D) Tez branca – talentos negros – atores brancos.

08. Assinale a alternativa em que o uso da crase está correto.
A) Estamos sujeitos à mudanças climáticas a qualquer hora.
B) Cheguei cedo à casa de meus pais.
C) O documento foi entregue à ela.
D) Fui obrigada à manter a calma.

09. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente:
A) Bússola – infra-estrutura – víros – repressão – táboa.
B) Bússula – infraestrutura – vírus – repressão – tábua.
C) Bússola – infra-estrutura – víros – repreção – táboa.
D) Bússola – infraestrutura – vírus – repressão – tábua.

10. Assinale a alternativa em que há período composto por subordinação:
A) Quando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados ao Oscar em 2015, surpreendeu pelas ausências.
B) Vou à cerimônia de premiação do Oscar.
C) Não sabemos atuar?
D) O cineasta Spike Lee boicotará o Oscar.

11. Tem-se uma sequência de números que estão colocados na sequência crescente de 10 a 100. Qual será o próximo número dessa sequência lógica, se A=(11-13-17-19-23-29-31-37-41-43-47-53-59-61-67-71-73-79-83-______):
A) 85.
B) 87.
C) 88.
D) 89.

12. Apresenta-se uma sequência de números acima de 1000, que estão colocados numa ordem lógica. Se os quatro primeiros valores são 1009 – 1013 – 1019 – 1021 - ______ qual será o quinto número dessa ordem:
A) 1031.
B) 1022.
C) 1012.
D) 1020.

13. Tem-se como exemplo a raiz quadrada do número 2, raiz quadrada do número 3, raiz quadrada do número 5 e raiz quadrada do número 6. Se eles não são Números Inteiros, Nem Racionais, nem Naturais eles são denominados de?
A) Pares.
B) Inteiros.
C) Irracionais.
D) Impares.

14. Se Paulo é avô de Juca e Pedro e Saulo são filhos de Paulo (neste caso os dois são irmãos), então Juca passa a ser o que de Pedro?
A) Primo.
B) Sobrinho.
C) Neto.
D) Irmão.

15. Jogaremos um jogo novo lançado no mercado e não se sabe quantas cartas possuem esse baralho especial. Sabe-se que possui 5 naipes de cartas e que cada naipe é formado por quatro pares distintos, além disso se tem mais um par de coringas, um terno de cartas pretas que valem zero pontos e meia dúzia de cartas vermelhas que valem 10 pontos. Quantas cartas pertencem a esse baralho?
A) 40 cartas.
B) 45 cartas.
C) 46 cartas.
D) 51 cartas.

16. Considerando os aspectos turísticos de Santa Catarina, indique a alternativa incorreta quanto a correlação entre a região e a sua respectiva característica:
A) A Região do Caminho dos Cânions possui como principal atração os cânions de até 720 metros de altura e localiza-se na fronteira com o Rio Grande do Sul, nos Parques Nacionais da Serra Geral e dos Aparados da Serra.
B) A Região do Vale Europeu concentra traços da cultura italiana e alemã, com festas tradicionais (Oktoberfest, Fenarreco), turismo religioso (Santuário de Santa Paulina) e pólos têxteis, calçadistas, centro de venda de cristais e porcelanas. A região é cortada pelo Rio Itajaí.
C) A Região do Vale do Contestado é conhecida como Rota da Amizade, situa-se entre a BR 116 e a fronteira com a Argentina. Foi palco da Guerra do Contestado, cujos museus da região guardam acervos que homenageiam esse acontecimento.
D) O Caminho dos Príncipes é a região mais fria do país, com fenômeno de neve a cada ano, cuja maior cidade é Lages. A região é conhecida por ter sido ponto de parada dos tropeiros que levavam gado do Rio Grande do Sul a São Paulo.

17. De acordo com a classificação pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), efetuada pela ONU (2010), a população do Estado de Santa Catarina apresenta grau de desenvolvimento humano:
A) Muito Alto (0,800 - 1,000).
B) Alto (0,700 - 0,799).
C) Médio (0,600 - 0,699).
D) Baixo (0,500 - 0,599).

Analise se verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) São atualmente palavras de ordem: ecologia e desenvolvimento sustentável. O objetivo é renovar a cultura das fontes primitivas e naturais de alimentos, como o plantio da araucária, castanheiras, palmeiras, motivando os meios rurais na recuperação das espécies em extinção como perspectiva de alimentação para o futuro. Além disso, outro ponto importante é o que trata do aproveitamento integral dos alimentos.
( ) E o lixo? Ele representa um fator importante no balanço econômico e na poluição ambiental. Sua redução depende da colaboração de todos no sentido de efetuar a coleta reciclável. O desperdício é comum nas cozinhas e aí escoam valores significativos da economia alimentar. Assim, a técnica dietética estabelece critérios exatos: 1) Quantitativo: as receitas são fixas nas proporções de seus ingredientes, permitindo que se obtenham resultados constantes; 2) Seletivo: escolhe-se os alimentos para atender a alimentação racional, bem assim as formas de preparação para conservar o valor dos alimentos, suas boas condições sanitárias e higiênicas, tornando-os de mais fácil digestão e biodisponiblidade; 3) Individual: baseia-se nas necessidades individuais dos clientes para ajustar quantidade total de alimentos a preparar, na qualidade dos alimentos que devem integrar o cardápio e na forma como eles devem ser preparados; 4) Econômico: escolha cuidadosa do que comprar ao melhor preço. As formas de preparação também influem no custo final. Considerar a perspectiva social nos critérios de melhor aproveitamento do alimento, enquanto “bem” devido a todo ser humano.
( ) Alimento hidropônico é produzido em ambiente protegido sem uso de solo e com uso de adubos químicos de fácil solubilidade e água. As plantas são cultivadas dentro de tubos plásticos perfurados, ou em recipientes com substrato, e nutridas com solução de água e adubos químicos. As raízes absorvem os nutrientes diretamente da solução que circula dentro dos tubos ou meio de cultivo. Como o cultivo é feito longe do solo, as plantas não têm contaminantes como bactérias, fungos, lesmas, insetos ou vermes. E, por serem criadas em um ambiente controlado, elas crescem mais saudáveis.
( ) Um organismo é considerado transgênico quando misturam a ele genes de outras espécies. Essa técnica foi apelidada de “recortar e colar” e desenvolve novas características aos organismos. Hoje é praticada com mais intensidade na agricultura com o fim de criar alimentos fortes que resistam aos herbicidas, pragas e ao clima e também para deixá-los mais nutritivos. Existem duas formas de criar alimentos transgênicos: na primeira, recolhe-se um fragmento do DNA de um organismo e mistura com o fragmento de alguma outra espécie. Depois, esse novo fragmento é inserido na planta, atuando como o “transportador” das características dos DNAs. A outra técnica parece ser mais simples: ao invés de juntar DNAs de dois organismos, coloca-se o gene diretamente na planta. Esse gene vai se adaptar ao DNA gerando uma planta com novas características. O Decreto número 4.680 de 2004, diz que todo alimento com mais de 1% de transgenia deverá ser rotulado para que consumidores possam decidir se querem ou não comprá-lo. Também para alimentos provenientes de animais alimentados com ração transgênica. No rótulo deve vir, também, a espécie doadora do gene.
A) F, F, V, F.
B) V, V, V, V.
C) V, V, F, V.
D) F, F, F, F.

A preparação dos alimentos permite uso de diferentes métodos e, conforme o escolhido e o tipo de alimento, as perdas nutricionais serão maiores ou menores. Portanto, se faz necessário considerar as possibilidades de preservação dos nutrientes e, isso deve ser observado em todas as etapas do processo produtivo: seleção, compra, armazenamento, preparo e consumo. A cozinha dietética aplica conhecimentos físicos, químicos, biológicos, econômicos, adotando métodos mais exatos, seguros, econômicos que preservem ao máximo a composição nutricional dos alimentos. Não é difícil cozinhar corretamente; é necessário, apenas, aplicar as regras básicas de técnica dietética.
Ainda:
I. Alimentos funcionais são aqueles alimentos ou ingredientes que, além das funções nutricionais básicas, quando consumidos como parte da dieta usual produzem efeitos metabólicos, fisiológicos e/ou benéficos à saúde. Eles devem ser seguros para consumo sem supervisão médica. No Brasil, a indústria deve seguir a legislação do Ministério da Saúde. As Resoluções nº 18 e 19 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA (30/04/99) estabelecem normas e procedimentos para registro de alimentos e/ou ingredientes funcionais. Para se obter o registro, a empresa interessada deve formular um relatório técnico-científico detalhado, comprovando os benefícios e a segurança do uso do alimento.
II. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o termo diet pode ser usado em dois tipos de alimentos: 1) Nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio); 2) Nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (para controle de peso ou de açúcares). Mas, o que quer dizer ingestão controlada ou restrição de nutrientes? Os alimentos para dietas controladas não podem ter a adição de nutriente. Assim, alimentos para ingestão controlada de açúcar não pode haver inclusão desse nutriente sendo permitida a existência do açúcar natural do alimento como, por exemplo, a geléia diet que tem como açúcar natural a frutose. Os alimentos restritos em carboidratos (pão, chocolate, bala diet) ou gorduras (iogurte desnatado 0% de gordura) podem conter, no máximo, a adição de 0,5 gramas do nutriente por 100 gramas ou 100 mL do produto. Já os alimentos restritos em proteínas devem ser isentos desse nutriente. Como a quantidade permitida nos alimentos com restrição de carboidratos e gorduras é muito pequena, é comum a definição de alimento diet sendo o produto isento de um nutriente específico.
III. A definição de alimento light deve ser empregada nos produtos que apresentem redução mínima de 15% em determinado nutriente ou caloria comparada com o alimento convencional. Para que ocorra a redução de calorias é necessário que haja a diminuição no teor de algum nutriente energético (carboidrato, gordura e proteína). Dessa maneira, a primeira diferença entre o alimento diet e light está na quantidade permitida de nutriente. Enquanto que o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 15% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional. A segunda diferença é consequência da primeira: o alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentam algum tipo de doença.
IV. Considera-se alimento enriquecido todo alimento ao qual for adicionada substância nutriente, com o objetivo de reforçar o seu valor nutritivo, seja repondo quantitativamente os nutrientes destruídos durante o processamento do alimento, seja suplementando-os com nutrientes em nível superior ao seu conteúdo normal. Os alimentos enriquecidos de vitaminas e/ou sais minerais, deverão trazer no rótulo a expressão: “Enriquecido de vitaminas” ou “vitaminado” e, “Enriquecido de sais minerais” ou “Enriquecido de minerais”. Os alimentos enriquecidos de aminoácidos específicos deverão trazer no rótulo a expressão: “Enriquecido de... (nome dos aminoácidos adicionados).
A) Somente I e IV estão corretas.
B) I, II e III estão corretas.
C) I, II e IV estão corretas.
D) Todas estão corretas.

Em relação aos Direitos do Profissional Nutricionista, o Código de Ética considera incorreto:
A) O não pronunciamento em matéria de sua habilitação, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse dos indivíduos e da coletividade.
B) Prestar serviços profissionais, gratuitamente, às instituições de comprovada benemerência social, ou quando tal se justifique em razão dos fins sociais e humanos.
C) Assistir aos indivíduos e a coletividade sob sua responsabilidade profissional, em entidades públicas ou privadas, respeitadas as normas técnico-administrativas da instituição, ainda que não faça parte do seu quadro técnico.
D) Emitir atestado de comparecimento à consulta nutricional, bem como fornecer atestado de qualidade de alimentos, de outros produtos, materiais, equipamentos e serviços.

Segundo a Lei número 8.234 de 17 de setembro de 1991 e a Resolução número 306 de 25 de fevereiro de 2003, o profissional Nutricionista pode solicitar exames bioquímicos, pois estes possibilitam averiguar a individualidade bioquímica do indivíduo em conjunto com os sinais clínicos e a avaliação dietética.
Analise as afirmacoes abaixo e considere (V) verdadeiro ou (F) falso:
( ) Pertencem à coleta sanguínea: série branca, série vermelha, proteínas, lipídios, glicose e hormônios.
( ) Em coleta de urina, podem ser mensurados: água, metabólitos, proteínas e carboidratos.
( ) Através das fezes, podem ser analisados: parasitas, gorduras e bactérias.
( ) Elementos anormais que podem ser encontrados na urina: proteína (doentes renais e hipertensos), glicose (diabéticos), cetonas (diabéticos e jejuns prolongados), hemoglobina (hemorragias).
A) V, F, F, V.
B) F, F, V, V.
C) F, V, V, V.
D) V, V, V, F.

A alergia alimentar pode ser definida como uma reação adversa a um antígeno alimentar mediada por mecanismos fundamentalmente imunológicos. É um problema nutricional que apresentou um crescimento nas últimas décadas, provavelmente devido à maior exposição da população a um número maior de alérgenos alimentares disponíveis.
Aponte a alternativa correta:
A) Os alimentos mais citados como causadores de alergias alimentares são: tomate, pimentão, leite, chocolate e carne suína e os principais alérgenos alimentares identificados são de natureza proteica.
B) Anticorpos são proteínas produzidas em resposta a antígenos inativando-os. Admite-se que o ser humano fabrica cerca de dois milhões de moléculas de anticorpos. Os antígenos são substâncias estranhas ao corpo, proteínas, polipeptídios, ácidos nucléicos, de estruturas complexas, que contém um ou vários sítios antigênicos. Cada um provoca a formação de anticorpos diferentes.
C) Em condições normais, a reação alérgica a alimentos é evitada, pois o trato gastrointestinal e o sistema imunológico fornecem uma barreira que impede a absorção da maioria dos antígenos. Os alérgenos alimentares estáveis, resistem a temperatura, pH, e a digestão enzimática e, por meio da sua ingestão, são capazes de induzir sensibilizações mediadas por IgG em indivíduos geneticamente predispostos. Já em sucessivas exposições por via digestiva produzirão sintomas frequentemente sistêmicos.
D) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Devido ao desenvolvimento tecnológico e as mudanças nos hábitos alimentares, houve um aumento na exposição da população a uma grande variedade de aditivos e contaminantes, principalmente nos alimentos processados, e isso vem criando um microambiente no intestino que favorece o desenvolvimento das reações adversas.
Estão corretas:
I. O Sistema Internacional de Numeração (INS, International Numbering System) de Aditivos Alimentares foi elaborado pelo Comitê do Codex Alimentarius da Organização de Alimentos e Agricultura da Organização Mundial de Saúde (FAO/OMS) sobre Aditivos Alimentares e Contaminantes de Alimentos, para estabelecer um sistema numérico internacional de identificação dos aditivos alimentares nas listas de ingredientes como alternativas à declaração do nome específico do aditivo. Embora não se conheça o potencial alergênico de todas as substâncias citadas nessa lista, parte delas já foi relacionada a reações alergênicas como urticária e/ou angioedema. É o caso de alergias relacionadas aos parabenos, à lanolina, ao metabissulfito de sódio e aos sulfitos.
II. Os dados de alergia a aditivos alimentares no Brasil são escassos e carecem de metodologia rigorosa. No entanto, apesar de não ser conhecida a prevalência de reações alérgicas a aditivos alimentares no Brasil, estima-se que sua prevalência varie de 0,01 a 0,23%. Por último, é interessante ressaltar que o INS não supõe uma aprovação toxicológica da substância pelo Codex.
III. As reações adversas aos conservantes, corantes e aditivos alimentares são raras, mas não devem ser menosprezadas. O corante artificial tartrazina, sulfitos e glutamato monossódico são relatados como causadores de reações. A tartrazina pode ser encontrada nos sucos artificiais, gelatinas e balas coloridas, enquanto o glutamato monossódico pode estar presente nos alimentos salgados como temperos (caldos de carne ou galinha). Os sulfitos são usados como preservativos em alimentos (frutas desidratadas, vinhos, sucos industrializados) e medicamentos têm sido relacionados a crises de asma em indivíduos sensíveis. O metabissulfito de sódio causa reações mais frequentes (urticária e exacerbação da asma). O citrato de sódio, usado como antioxidante, pode causar reações alérgicas, além da queda da pressão arterial, vermelhidão da pele e dor de cabeça; porém, mais raramente que os sulfitos.
IV. O leite de vaca é uma mistura de mais de 20 componentes. Das proteínas implicadas nas reações imunológicas, os principais alérgenos encontrados neste alimento são a caseína, α-lactoalbumina e a ß-lactoglobulina. A alergia ao leite de vaca é uma doença quase exclusiva dos lactentes e da infância, raramente é descrita na adolescência. O uso abusivo do leite de vaca como substituto do leite humano levou a um aumento da incidência dessa doença, esta incidência está situada entre 1,9 e 7,5%.
A) I e IV.
B) II e III.
C) Nenhuma das opções.
D) Todas as opções.

No plano da fisiologia, portanto, o que se passa com uma pessoa que se considera feliz? Há relações fortes entre esse tipo de afirmação, a expectativa de vida e a frequência e intensidade de doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, inflamatórias e auto-imunes.
A alternativa correta é:
I. O nosso órgão controlador de toda a atividade metabólica, que é o sistema nervoso, se “programa” permanentemente para economizar energia em forma de gordura e reduzir o crescimento, para garantir a sobrevivência em condições adversas. Um dos hormônios fundamentais para isso é o cortisol. Essa situação é chamada de desnutrição, e o hormônio que a regula, em conjunto com outros, é, por isso, o hormônio do estresse.
II. É bem conhecido também o ciclo vicioso consumo inadequado de alimentos/aumento de doenças: perda de peso, crescimento deficiente, baixa imunidade, danos na mucosa gastrointestinal, perda de apetite, má absorção do alimento, alterações importantes no metabolismo.
III. A desnutrição é responsável por 55% das mortes de crianças no mundo inteiro. Está associada a várias outras doenças e ainda hoje é considerada a doença que mais mata crianças abaixo de cinco anos. No mundo todo e também no Brasil, o tipo prevalente de desnutrição corresponde à baixa estatura, que vem ganhando relevo como indicador não só de desnutrição, mas também de pobreza.
IV. As causas da baixa estatura são várias: nutrição materna insuficiente, desnutrição intra-uterina, falta de aleitamento materno até seis meses, introdução tardia de alimentos complementares, alimentos complementares em quantidade e qualidade inadequadas, absorção de nutrientes prejudicada por infecções e parasitoses intestinais.
A) Somente I e IV são corretas.
B) Somente II e III são corretas.
C) I, III e IV são corretas.
D) Somente II está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Spike Lee decide boicotar o Oscar por ausência de atores negros¹ Quando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados ao Oscar em 2015, surpreendeu pelas ausências. Em meio aos indicados, faltavam mulheres e profissionais negros. Elas, apesar de ter feito bons filmes, não concorriam ao prêmio de melhor direção. Entre os atores, todas as faces tinham tez branca. A cerimônia de premiação de 2015 foi marcada por críticas a esse sistema, que negligencia talentos. Houve discursos inflamados, como o de Patrícia Arquette pela igualdade de gênero. Houve apresentações inspiradas, como a de John Legend cantando o tema de Selma – filme sobre a marcha de Martin Luther King em favor dos direitos civis dos negros. O recado era óbvio – o Oscar era uma premiação branca e masculina demais. Era preciso mudar. Não mudou. Um ano depois, o Oscar continua masculino e branco – como a maioria dos votantes da Academia, uma instituição lembrada pelo seu conservadorismo. Dos 20 atores e atrizes indicados por suas atuações como protagonistas ou coadjuvantes, nenhum é negro. O cineasta Spike Lee (Malcom X), decidiu se opor a essa falta de diversidade através de um boicote ao Oscar. Lee recebeu um Oscar honorário, pelo conjunto de sua obra, em novembro passado. Pelo Instagram, nesta segunda-feira (18), anunciou que ele e a esposa não vão participar da premiação em fevereiro, como forma de protesto. "Nós não podemos apoiar isso e eu não quero desrespeitar os meus amigos, o apresentador Chris Rock, o produtor Reggie Hudlin, a presidente [Cheryl Boone] Isaacs e a Academia. Mas, como é possível pelo segundo ano consecutivo todos os 20 candidatos na categoria de ator serem brancos? [...]. Não sabemos atuar?”, escreveu em sua conta na rede social. Na mensagem, Lee também diz que, todos os anos, quando os indicados são anunciados, seu telefone toca – são repórteres querendo saber como ele se sente com a ausência de talentos negros. “Eu gostaria de pedir que os repórteres perguntassem a todos os indicados brancos e aos chefes de estúdio como eles se sentem”.
04. Leias as afirmativas abaixo, considerando o texto: I. O cineasta Spike Lee decidiu se opor à falta de diversidade no Oscar 2015 através de um boicote: não vai receber o Oscar honorário, pelo conjunto de sua obra. II. A surpresa no anúncio do Oscar 2015 se deve a ausência de negros e mulheres à cerimônia. III. O fato de negros não serem premiados é porque não sabem atuar. IV. Lee fará boicote ao Oscar não realizando a apresentação do evento em fevereiro.
A) Apenas a I está correta.
B) Apenas a II está correta.
C) Estão corretas a I, III e IV.
D) Todas estão incorretas

06. Assinale a alternativa em que não há erro:
A) Lê-se, nessa época do ano, faixas felicitando os estudantes aprovados no vestibular: “Parabéns bicho”.
B) Lesse, nessa época do ano, faichas felicitando os estudantes aprovados no vestibular: “Parabéns bicho”.
C) Se lê, nessa época do ano, faixas felicitando os estudantes aprovados no vestibular: “Parabéns bixo”.
D) Se lê, nessa época do ano, faichas felicitando os estudantes aprovados no vestibular: “Parabéns bicho”.

07. Assinale a alternativa em que todas as palavras destacadas são adjetivos:
A) Profissionais negros – Oscar masculino – discursos inflamados.
B) Talentos negros – atores brancos – Oscar masculino.
C) Tez branca – Oscar masculino – discursos inflamados.
D) Tez branca – talentos negros – atores brancos.

08. Assinale a alternativa em que o uso da crase está correto.
A) Estamos sujeitos à mudanças climáticas a qualquer hora.
B) Cheguei cedo à casa de meus pais.
C) O documento foi entregue à ela.
D) Fui obrigada à manter a calma.

09. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente:
A) Bússola – infra-estrutura – víros – repressão – táboa.
B) Bússula – infraestrutura – vírus – repressão – tábua.
C) Bússola – infra-estrutura – víros – repreção – táboa.
D) Bússola – infraestrutura – vírus – repressão – tábua.

10. Assinale a alternativa em que há período composto por subordinação:
A) Quando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados ao Oscar em 2015, surpreendeu pelas ausências.
B) Vou à cerimônia de premiação do Oscar.
C) Não sabemos atuar?
D) O cineasta Spike Lee boicotará o Oscar.

11. Tem-se uma sequência de números que estão colocados na sequência crescente de 10 a 100. Qual será o próximo número dessa sequência lógica, se A=(11-13-17-19-23-29-31-37-41-43-47-53-59-61-67-71-73-79-83-______):
A) 85.
B) 87.
C) 88.
D) 89.

12. Apresenta-se uma sequência de números acima de 1000, que estão colocados numa ordem lógica. Se os quatro primeiros valores são 1009 – 1013 – 1019 – 1021 - ______ qual será o quinto número dessa ordem:
A) 1031.
B) 1022.
C) 1012.
D) 1020.

13. Tem-se como exemplo a raiz quadrada do número 2, raiz quadrada do número 3, raiz quadrada do número 5 e raiz quadrada do número 6. Se eles não são Números Inteiros, Nem Racionais, nem Naturais eles são denominados de?
A) Pares.
B) Inteiros.
C) Irracionais.
D) Impares.

14. Se Paulo é avô de Juca e Pedro e Saulo são filhos de Paulo (neste caso os dois são irmãos), então Juca passa a ser o que de Pedro?
A) Primo.
B) Sobrinho.
C) Neto.
D) Irmão.

15. Jogaremos um jogo novo lançado no mercado e não se sabe quantas cartas possuem esse baralho especial. Sabe-se que possui 5 naipes de cartas e que cada naipe é formado por quatro pares distintos, além disso se tem mais um par de coringas, um terno de cartas pretas que valem zero pontos e meia dúzia de cartas vermelhas que valem 10 pontos. Quantas cartas pertencem a esse baralho?
A) 40 cartas.
B) 45 cartas.
C) 46 cartas.
D) 51 cartas.

16. Considerando os aspectos turísticos de Santa Catarina, indique a alternativa incorreta quanto a correlação entre a região e a sua respectiva característica:
A) A Região do Caminho dos Cânions possui como principal atração os cânions de até 720 metros de altura e localiza-se na fronteira com o Rio Grande do Sul, nos Parques Nacionais da Serra Geral e dos Aparados da Serra.
B) A Região do Vale Europeu concentra traços da cultura italiana e alemã, com festas tradicionais (Oktoberfest, Fenarreco), turismo religioso (Santuário de Santa Paulina) e pólos têxteis, calçadistas, centro de venda de cristais e porcelanas. A região é cortada pelo Rio Itajaí.
C) A Região do Vale do Contestado é conhecida como Rota da Amizade, situa-se entre a BR 116 e a fronteira com a Argentina. Foi palco da Guerra do Contestado, cujos museus da região guardam acervos que homenageiam esse acontecimento.
D) O Caminho dos Príncipes é a região mais fria do país, com fenômeno de neve a cada ano, cuja maior cidade é Lages. A região é conhecida por ter sido ponto de parada dos tropeiros que levavam gado do Rio Grande do Sul a São Paulo.

17. De acordo com a classificação pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), efetuada pela ONU (2010), a população do Estado de Santa Catarina apresenta grau de desenvolvimento humano:
A) Muito Alto (0,800 - 1,000).
B) Alto (0,700 - 0,799).
C) Médio (0,600 - 0,699).
D) Baixo (0,500 - 0,599).

Analise se verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) São atualmente palavras de ordem: ecologia e desenvolvimento sustentável. O objetivo é renovar a cultura das fontes primitivas e naturais de alimentos, como o plantio da araucária, castanheiras, palmeiras, motivando os meios rurais na recuperação das espécies em extinção como perspectiva de alimentação para o futuro. Além disso, outro ponto importante é o que trata do aproveitamento integral dos alimentos.
( ) E o lixo? Ele representa um fator importante no balanço econômico e na poluição ambiental. Sua redução depende da colaboração de todos no sentido de efetuar a coleta reciclável. O desperdício é comum nas cozinhas e aí escoam valores significativos da economia alimentar. Assim, a técnica dietética estabelece critérios exatos: 1) Quantitativo: as receitas são fixas nas proporções de seus ingredientes, permitindo que se obtenham resultados constantes; 2) Seletivo: escolhe-se os alimentos para atender a alimentação racional, bem assim as formas de preparação para conservar o valor dos alimentos, suas boas condições sanitárias e higiênicas, tornando-os de mais fácil digestão e biodisponiblidade; 3) Individual: baseia-se nas necessidades individuais dos clientes para ajustar quantidade total de alimentos a preparar, na qualidade dos alimentos que devem integrar o cardápio e na forma como eles devem ser preparados; 4) Econômico: escolha cuidadosa do que comprar ao melhor preço. As formas de preparação também influem no custo final. Considerar a perspectiva social nos critérios de melhor aproveitamento do alimento, enquanto “bem” devido a todo ser humano.
( ) Alimento hidropônico é produzido em ambiente protegido sem uso de solo e com uso de adubos químicos de fácil solubilidade e água. As plantas são cultivadas dentro de tubos plásticos perfurados, ou em recipientes com substrato, e nutridas com solução de água e adubos químicos. As raízes absorvem os nutrientes diretamente da solução que circula dentro dos tubos ou meio de cultivo. Como o cultivo é feito longe do solo, as plantas não têm contaminantes como bactérias, fungos, lesmas, insetos ou vermes. E, por serem criadas em um ambiente controlado, elas crescem mais saudáveis.
( ) Um organismo é considerado transgênico quando misturam a ele genes de outras espécies. Essa técnica foi apelidada de “recortar e colar” e desenvolve novas características aos organismos. Hoje é praticada com mais intensidade na agricultura com o fim de criar alimentos fortes que resistam aos herbicidas, pragas e ao clima e também para deixá-los mais nutritivos. Existem duas formas de criar alimentos transgênicos: na primeira, recolhe-se um fragmento do DNA de um organismo e mistura com o fragmento de alguma outra espécie. Depois, esse novo fragmento é inserido na planta, atuando como o “transportador” das características dos DNAs. A outra técnica parece ser mais simples: ao invés de juntar DNAs de dois organismos, coloca-se o gene diretamente na planta. Esse gene vai se adaptar ao DNA gerando uma planta com novas características. O Decreto número 4.680 de 2004, diz que todo alimento com mais de 1% de transgenia deverá ser rotulado para que consumidores possam decidir se querem ou não comprá-lo. Também para alimentos provenientes de animais alimentados com ração transgênica. No rótulo deve vir, também, a espécie doadora do gene.
A) F, F, V, F.
B) V, V, V, V.
C) V, V, F, V.
D) F, F, F, F.

A preparação dos alimentos permite uso de diferentes métodos e, conforme o escolhido e o tipo de alimento, as perdas nutricionais serão maiores ou menores. Portanto, se faz necessário considerar as possibilidades de preservação dos nutrientes e, isso deve ser observado em todas as etapas do processo produtivo: seleção, compra, armazenamento, preparo e consumo. A cozinha dietética aplica conhecimentos físicos, químicos, biológicos, econômicos, adotando métodos mais exatos, seguros, econômicos que preservem ao máximo a composição nutricional dos alimentos. Não é difícil cozinhar corretamente; é necessário, apenas, aplicar as regras básicas de técnica dietética.
Ainda:
I. Alimentos funcionais são aqueles alimentos ou ingredientes que, além das funções nutricionais básicas, quando consumidos como parte da dieta usual produzem efeitos metabólicos, fisiológicos e/ou benéficos à saúde. Eles devem ser seguros para consumo sem supervisão médica. No Brasil, a indústria deve seguir a legislação do Ministério da Saúde. As Resoluções nº 18 e 19 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA (30/04/99) estabelecem normas e procedimentos para registro de alimentos e/ou ingredientes funcionais. Para se obter o registro, a empresa interessada deve formular um relatório técnico-científico detalhado, comprovando os benefícios e a segurança do uso do alimento.
II. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o termo diet pode ser usado em dois tipos de alimentos: 1) Nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio); 2) Nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (para controle de peso ou de açúcares). Mas, o que quer dizer ingestão controlada ou restrição de nutrientes? Os alimentos para dietas controladas não podem ter a adição de nutriente. Assim, alimentos para ingestão controlada de açúcar não pode haver inclusão desse nutriente sendo permitida a existência do açúcar natural do alimento como, por exemplo, a geléia diet que tem como açúcar natural a frutose. Os alimentos restritos em carboidratos (pão, chocolate, bala diet) ou gorduras (iogurte desnatado 0% de gordura) podem conter, no máximo, a adição de 0,5 gramas do nutriente por 100 gramas ou 100 mL do produto. Já os alimentos restritos em proteínas devem ser isentos desse nutriente. Como a quantidade permitida nos alimentos com restrição de carboidratos e gorduras é muito pequena, é comum a definição de alimento diet sendo o produto isento de um nutriente específico.
III. A definição de alimento light deve ser empregada nos produtos que apresentem redução mínima de 15% em determinado nutriente ou caloria comparada com o alimento convencional. Para que ocorra a redução de calorias é necessário que haja a diminuição no teor de algum nutriente energético (carboidrato, gordura e proteína). Dessa maneira, a primeira diferença entre o alimento diet e light está na quantidade permitida de nutriente. Enquanto que o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 15% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional. A segunda diferença é consequência da primeira: o alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentam algum tipo de doença.
IV. Considera-se alimento enriquecido todo alimento ao qual for adicionada substância nutriente, com o objetivo de reforçar o seu valor nutritivo, seja repondo quantitativamente os nutrientes destruídos durante o processamento do alimento, seja suplementando-os com nutrientes em nível superior ao seu conteúdo normal. Os alimentos enriquecidos de vitaminas e/ou sais minerais, deverão trazer no rótulo a expressão: “Enriquecido de vitaminas” ou “vitaminado” e, “Enriquecido de sais minerais” ou “Enriquecido de minerais”. Os alimentos enriquecidos de aminoácidos específicos deverão trazer no rótulo a expressão: “Enriquecido de... (nome dos aminoácidos adicionados).
A) Somente I e IV estão corretas.
B) I, II e III estão corretas.
C) I, II e IV estão corretas.
D) Todas estão corretas.

Em relação aos Direitos do Profissional Nutricionista, o Código de Ética considera incorreto:
A) O não pronunciamento em matéria de sua habilitação, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse dos indivíduos e da coletividade.
B) Prestar serviços profissionais, gratuitamente, às instituições de comprovada benemerência social, ou quando tal se justifique em razão dos fins sociais e humanos.
C) Assistir aos indivíduos e a coletividade sob sua responsabilidade profissional, em entidades públicas ou privadas, respeitadas as normas técnico-administrativas da instituição, ainda que não faça parte do seu quadro técnico.
D) Emitir atestado de comparecimento à consulta nutricional, bem como fornecer atestado de qualidade de alimentos, de outros produtos, materiais, equipamentos e serviços.

Segundo a Lei número 8.234 de 17 de setembro de 1991 e a Resolução número 306 de 25 de fevereiro de 2003, o profissional Nutricionista pode solicitar exames bioquímicos, pois estes possibilitam averiguar a individualidade bioquímica do indivíduo em conjunto com os sinais clínicos e a avaliação dietética.
Analise as afirmacoes abaixo e considere (V) verdadeiro ou (F) falso:
( ) Pertencem à coleta sanguínea: série branca, série vermelha, proteínas, lipídios, glicose e hormônios.
( ) Em coleta de urina, podem ser mensurados: água, metabólitos, proteínas e carboidratos.
( ) Através das fezes, podem ser analisados: parasitas, gorduras e bactérias.
( ) Elementos anormais que podem ser encontrados na urina: proteína (doentes renais e hipertensos), glicose (diabéticos), cetonas (diabéticos e jejuns prolongados), hemoglobina (hemorragias).
A) V, F, F, V.
B) F, F, V, V.
C) F, V, V, V.
D) V, V, V, F.

A alergia alimentar pode ser definida como uma reação adversa a um antígeno alimentar mediada por mecanismos fundamentalmente imunológicos. É um problema nutricional que apresentou um crescimento nas últimas décadas, provavelmente devido à maior exposição da população a um número maior de alérgenos alimentares disponíveis.
Aponte a alternativa correta:
A) Os alimentos mais citados como causadores de alergias alimentares são: tomate, pimentão, leite, chocolate e carne suína e os principais alérgenos alimentares identificados são de natureza proteica.
B) Anticorpos são proteínas produzidas em resposta a antígenos inativando-os. Admite-se que o ser humano fabrica cerca de dois milhões de moléculas de anticorpos. Os antígenos são substâncias estranhas ao corpo, proteínas, polipeptídios, ácidos nucléicos, de estruturas complexas, que contém um ou vários sítios antigênicos. Cada um provoca a formação de anticorpos diferentes.
C) Em condições normais, a reação alérgica a alimentos é evitada, pois o trato gastrointestinal e o sistema imunológico fornecem uma barreira que impede a absorção da maioria dos antígenos. Os alérgenos alimentares estáveis, resistem a temperatura, pH, e a digestão enzimática e, por meio da sua ingestão, são capazes de induzir sensibilizações mediadas por IgG em indivíduos geneticamente predispostos. Já em sucessivas exposições por via digestiva produzirão sintomas frequentemente sistêmicos.
D) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Devido ao desenvolvimento tecnológico e as mudanças nos hábitos alimentares, houve um aumento na exposição da população a uma grande variedade de aditivos e contaminantes, principalmente nos alimentos processados, e isso vem criando um microambiente no intestino que favorece o desenvolvimento das reações adversas.
Estão corretas:
I. O Sistema Internacional de Numeração (INS, International Numbering System) de Aditivos Alimentares foi elaborado pelo Comitê do Codex Alimentarius da Organização de Alimentos e Agricultura da Organização Mundial de Saúde (FAO/OMS) sobre Aditivos Alimentares e Contaminantes de Alimentos, para estabelecer um sistema numérico internacional de identificação dos aditivos alimentares nas listas de ingredientes como alternativas à declaração do nome específico do aditivo. Embora não se conheça o potencial alergênico de todas as substâncias citadas nessa lista, parte delas já foi relacionada a reações alergênicas como urticária e/ou angioedema. É o caso de alergias relacionadas aos parabenos, à lanolina, ao metabissulfito de sódio e aos sulfitos.
II. Os dados de alergia a aditivos alimentares no Brasil são escassos e carecem de metodologia rigorosa. No entanto, apesar de não ser conhecida a prevalência de reações alérgicas a aditivos alimentares no Brasil, estima-se que sua prevalência varie de 0,01 a 0,23%. Por último, é interessante ressaltar que o INS não supõe uma aprovação toxicológica da substância pelo Codex.
III. As reações adversas aos conservantes, corantes e aditivos alimentares são raras, mas não devem ser menosprezadas. O corante artificial tartrazina, sulfitos e glutamato monossódico são relatados como causadores de reações. A tartrazina pode ser encontrada nos sucos artificiais, gelatinas e balas coloridas, enquanto o glutamato monossódico pode estar presente nos alimentos salgados como temperos (caldos de carne ou galinha). Os sulfitos são usados como preservativos em alimentos (frutas desidratadas, vinhos, sucos industrializados) e medicamentos têm sido relacionados a crises de asma em indivíduos sensíveis. O metabissulfito de sódio causa reações mais frequentes (urticária e exacerbação da asma). O citrato de sódio, usado como antioxidante, pode causar reações alérgicas, além da queda da pressão arterial, vermelhidão da pele e dor de cabeça; porém, mais raramente que os sulfitos.
IV. O leite de vaca é uma mistura de mais de 20 componentes. Das proteínas implicadas nas reações imunológicas, os principais alérgenos encontrados neste alimento são a caseína, α-lactoalbumina e a ß-lactoglobulina. A alergia ao leite de vaca é uma doença quase exclusiva dos lactentes e da infância, raramente é descrita na adolescência. O uso abusivo do leite de vaca como substituto do leite humano levou a um aumento da incidência dessa doença, esta incidência está situada entre 1,9 e 7,5%.
A) I e IV.
B) II e III.
C) Nenhuma das opções.
D) Todas as opções.

No plano da fisiologia, portanto, o que se passa com uma pessoa que se considera feliz? Há relações fortes entre esse tipo de afirmação, a expectativa de vida e a frequência e intensidade de doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, inflamatórias e auto-imunes.
A alternativa correta é:
I. O nosso órgão controlador de toda a atividade metabólica, que é o sistema nervoso, se “programa” permanentemente para economizar energia em forma de gordura e reduzir o crescimento, para garantir a sobrevivência em condições adversas. Um dos hormônios fundamentais para isso é o cortisol. Essa situação é chamada de desnutrição, e o hormônio que a regula, em conjunto com outros, é, por isso, o hormônio do estresse.
II. É bem conhecido também o ciclo vicioso consumo inadequado de alimentos/aumento de doenças: perda de peso, crescimento deficiente, baixa imunidade, danos na mucosa gastrointestinal, perda de apetite, má absorção do alimento, alterações importantes no metabolismo.
III. A desnutrição é responsável por 55% das mortes de crianças no mundo inteiro. Está associada a várias outras doenças e ainda hoje é considerada a doença que mais mata crianças abaixo de cinco anos. No mundo todo e também no Brasil, o tipo prevalente de desnutrição corresponde à baixa estatura, que vem ganhando relevo como indicador não só de desnutrição, mas também de pobreza.
IV. As causas da baixa estatura são várias: nutrição materna insuficiente, desnutrição intra-uterina, falta de aleitamento materno até seis meses, introdução tardia de alimentos complementares, alimentos complementares em quantidade e qualidade inadequadas, absorção de nutrientes prejudicada por infecções e parasitoses intestinais.
A) Somente I e IV são corretas.
B) Somente II e III são corretas.
C) I, III e IV são corretas.
D) Somente II está correta.

Prévia do material em texto

pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
1 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
A 
 
 
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE 
NUTRICIONISTA 
 
 
 
 
Prova 
 
Língua Portuguesa 
Raciocínio Lógico 
Conhecimentos gerais 
Conhecimentos específicos 
 
 
 
INSTRUÇÕES 
- Aguarde autorização para abrir o caderno de provas. 
- Verifique se este caderno de provas contém 40 questões, numeradas de 01 a 40. Caso contrário, 
solicite ao fiscal da sala outro caderno. Não serão aceitas reclamações posteriores. 
- Para cada questão existe apenas UMA resposta correta. 
- Você deve ler cuidadosamente cada uma das questões e escolher a resposta que julgar correta. 
- Essa resposta deve ser marcada no CARTÃO DE RESPOSTAS que você recebeu. 
 
VOCÊ DEVE 
- Procurar, no CARTÃO DE RESPOSTAS, o número da questão que você está respondendo. 
- Verificar no caderno de prova qual a letra (A, B, C, D) da resposta que você escolheu. 
- Preencher essa letra no CARTÃO DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: 
 
ATENÇÃO 
- Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, no CARTÃO DE 
RESPOSTAS. 
- Marque apenas uma letra para cada questão no CARTÃO DE RESPOSTAS. Mais de uma letra 
assinalada implicará anulação da questão. 
- Não haverá substituição do CARTÃO DE RESPOSTAS por erro de preenchimento ou por rasuras 
feitas pelo candidato. 
- Responda a todas as questões. 
- Não serão permitidas consultas, empréstimos e comunicação entre candidatos, bem como o uso de 
livros, apontamentos e equipamentos (eletrônicos ou não) durante a realização da prova. O não 
cumprimento dessas exigências implicará na exclusão do candidato do concurso. 
- Em hipótese alguma o candidato poderá sair da sala com qualquer material referente à prova. Só 
será permitido ao candidato entregar sua prova depois de transcorrido o tempo de 01 (uma) hora do 
início da mesma. 
- Você terá 03 (três) horas para responder a todas as questões e preencher o CARTÃO DE 
RESPOSTAS. 
- Ao término da prova, chame o fiscal da sala para devolver este caderno e seu CARTÃO DE 
RESPOSTAS. 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
2 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
 
Língua Portuguesa 
 
Spike Lee decide boicotar o Oscar por ausência de atores negros¹ 
Quando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados ao Oscar em 
2015, surpreendeu pelas ausências. Em meio aos indicados, faltavam mulheres e profissionais 
negros. Elas, apesar de ter feito bons filmes, não concorriam ao prêmio de melhor direção. Entre os 
atores, todas as faces tinham tez branca. A cerimônia de premiação de 2015 foi marcada por críticas 
a esse sistema, que negligencia talentos. Houve discursos inflamados, como o de Patrícia Arquette 
pela igualdade de gênero. Houve apresentações inspiradas, como a de John Legend cantando o tema 
de Selma – filme sobre a marcha de Martin Luther King em favor dos direitos civis dos negros. O 
recado era óbvio – o Oscar era uma premiação branca e masculina demais. Era preciso mudar. 
Não mudou. Um ano depois, o Oscar continua masculino e branco – como a maioria dos votantes 
da Academia, uma instituição lembrada pelo seu conservadorismo. Dos 20 atores e atrizes indicados 
por suas atuações como protagonistas ou coadjuvantes, nenhum é negro. O cineasta Spike Lee 
(Malcom X), decidiu se opor a essa falta de diversidade através de um boicote ao Oscar. Lee 
recebeu um Oscar honorário, pelo conjunto de sua obra, em novembro passado. Pelo Instagram, 
nesta segunda-feira (18), anunciou que ele e a esposa não vão participar da premiação em fevereiro, 
como forma de protesto. 
"Nós não podemos apoiar isso e eu não quero desrespeitar os meus amigos, o apresentador Chris 
Rock, o produtor Reggie Hudlin, a presidente [Cheryl Boone] Isaacs e a Academia. Mas, como é 
possível pelo segundo ano consecutivo todos os 20 candidatos na categoria de ator serem brancos? 
[...]. Não sabemos atuar?”, escreveu em sua conta na rede social. 
Na mensagem, Lee também diz que, todos os anos, quando os indicados são anunciados, seu 
telefone toca – são repórteres querendo saber como ele se sente com a ausência de talentos negros. 
“Eu gostaria de pedir que os repórteres perguntassem a todos os indicados brancos e aos chefes de 
estúdio como eles se sentem”. 
(¹ Redação Época 18/01/2015¹ - texto adaptado especialmente para essa prova). 
 
01. O principal assunto do texto é: 
A) A ausência de mulheres e negros indicados ao Oscar 2015. 
B) Ano após ano, a premiação do Oscar é para brancos e atores masculinos. 
C) A discriminação de negros e mulheres na premiação do Oscar. 
D) O boicote do cineasta Lee - não se fará presente ao Oscar pela falta de diversidade. 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
3 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
02. “O recado era óbvio”. A expressão, no primeiro parágrafo, refere-se: 
A) Às críticas que negligenciam talentos; discursos inflamados; apresentações inspiradas ao Oscar. 
B) Ao protesto de Lee, que pelo Instagram deu o recado que ele e a esposa não vão participar da 
premiação em fevereiro. 
C) Ao Oscar masculino e branco. 
D) As ausências de mulheres e negros. 
 
03. Em relação ao texto, é correto o que se afirma em: 
A) Trata-se de um artigo de opinião, no qual Lee expressa seu posicionamento em relação ao Oscar 
2015. 
B) Trata-se de uma notícia publicada pela Revista Época. 
C) Trata-se de uma reportagem sobre os indicados ao Oscar. 
D) Trata-se de um relato feito por Lee e publicado pela Redação da Revista Época. 
 
04. Leias as afirmativas abaixo, considerando o texto: 
I. O cineasta Spike Lee decidiu se opor à falta de diversidade no Oscar 2015 através de um boicote: 
não vai receber o Oscar honorário, pelo conjunto de sua obra. 
II. A surpresa no anúncio do Oscar 2015 se deve a ausência de negros e mulheres à cerimônia. 
III. O fato de negros não serem premiados é porque não sabem atuar. 
IV. Lee fará boicote ao Oscar não realizando a apresentação do evento em fevereiro. 
A) Apenas a I está correta. 
B) Apenas a II está correta. 
C) Estão corretas a I, III e IV. 
D) Todas estão incorretas 
 
05. “Houve discursos inflamados”. Houve apresentações inspiradas”. Em relação às orações, pode-
se afirmar que: 
A) Há erro de concordância verbal, porque o verbo houve deveria estar no plural houveram. 
B) Há erro de concordância nominal, porque “discursos inflamados” e apresentações inspiradas 
deveriam estar no singular para concordar com o verbo houve. 
C) As orações estão corretas porque o verbo haver é impessoal e nesse caso fica no singular. 
D) Há erro porque nesse caso não se pode usar o verbo haver, e sim o verbo existir. 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
4 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
06. Assinale a alternativa em que não há erro: 
A) Lê-se, nessa época do ano, faixas felicitando os estudantes aprovados no vestibular: “Parabéns 
bicho”. 
B) Lesse, nessa época do ano, faichasfelicitando os estudantes aprovados no vestibular: “Parabéns 
bicho”. 
C) Se lê, nessa época do ano, faixas felicitando os estudantes aprovados no vestibular: “Parabéns 
bixo”. 
D) Se lê, nessa época do ano, faichas felicitando os estudantes aprovados no vestibular: “Parabéns 
bicho”. 
 
07. Assinale a alternativa em que todas as palavras destacadas são adjetivos: 
A) Profissionais negros – Oscar masculino – discursos inflamados. 
B) Talentos negros – atores brancos – Oscar masculino. 
C) Tez branca – Oscar masculino – discursos inflamados. 
D) Tez branca – talentos negros – atores brancos. 
 
08. Assinale a alternativa em que o uso da crase está correto. 
A) Estamos sujeitos à mudanças climáticas a qualquer hora. 
B) Cheguei cedo à casa de meus pais. 
C) O documento foi entregue à ela. 
D) Fui obrigada à manter a calma. 
 
09. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente: 
A) Bússola – infra-estrutura – víros – repressão – táboa. 
B) Bússula – infraestrutura – vírus – repressão – tábua. 
C) Bússola – infra-estrutura – víros – repreção – táboa. 
D) Bússola – infraestrutura – vírus – repressão – tábua. 
 
10. Assinale a alternativa em que há período composto por subordinação: 
A) Quando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados ao Oscar em 
2015, surpreendeu pelas ausências. 
B) Vou à cerimônia de premiação do Oscar. 
C) Não sabemos atuar? 
D) O cineasta Spike Lee boicotará o Oscar. 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
5 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
 
Raciocínio Lógico 
 
11. Tem-se uma sequência de números que estão colocados na sequência crescente de 10 a 100. 
Qual será o próximo número dessa sequência lógica, se A=(11-13-17-19-23-29-31-37-41-43-47-53-
59-61-67-71-73-79-83-______): 
A) 85. 
B) 87. 
C) 88. 
D) 89. 
 
12. Apresenta-se uma sequência de números acima de 1000, que estão colocados numa ordem 
lógica. Se os quatro primeiros valores são 1009 – 1013 – 1019 – 1021 - ______ qual será o quinto 
número dessa ordem: 
A) 1031. 
B) 1022. 
C) 1012. 
D) 1020. 
 
13. Tem-se como exemplo a raiz quadrada do número 2, raiz quadrada do número 3, raiz quadrada 
do número 5 e raiz quadrada do número 6. Se eles não são Números Inteiros, Nem Racionais, nem 
Naturais eles são denominados de? 
A) Pares. 
B) Inteiros. 
C) Irracionais. 
D) Impares. 
 
14. Se Paulo é avô de Juca e Pedro e Saulo são filhos de Paulo (neste caso os dois são irmãos), 
então Juca passa a ser o que de Pedro? 
A) Primo. 
B) Sobrinho. 
C) Neto. 
D) Irmão. 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
6 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
15. Jogaremos um jogo novo lançado no mercado e não se sabe quantas cartas possuem esse 
baralho especial. Sabe-se que possui 5 naipes de cartas e que cada naipe é formado por quatro pares 
distintos, além disso se tem mais um par de coringas, um terno de cartas pretas que valem zero 
pontos e meia dúzia de cartas vermelhas que valem 10 pontos. Quantas cartas pertencem a esse 
baralho? 
A) 40 cartas. 
B) 45 cartas. 
C) 46 cartas. 
D) 51 cartas. 
 
Conhecimentos gerais 
 
16. Considerando os aspectos turísticos de Santa Catarina, indique a alternativa incorreta quanto a 
correlação entre a região e a sua respectiva característica: 
A) A Região do Caminho dos Cânions possui como principal atração os cânions de até 720 metros 
de altura e localiza-se na fronteira com o Rio Grande do Sul, nos Parques Nacionais da Serra Geral 
e dos Aparados da Serra. 
B) A Região do Vale Europeu concentra traços da cultura italiana e alemã, com festas tradicionais 
(Oktoberfest, Fenarreco), turismo religioso (Santuário de Santa Paulina) e pólos têxteis, calçadistas, 
centro de venda de cristais e porcelanas. A região é cortada pelo Rio Itajaí. 
C) A Região do Vale do Contestado é conhecida como Rota da Amizade, situa-se entre a BR 116 e 
a fronteira com a Argentina. Foi palco da Guerra do Contestado, cujos museus da região guardam 
acervos que homenageiam esse acontecimento. 
D) O Caminho dos Príncipes é a região mais fria do país, com fenômeno de neve a cada ano, cuja 
maior cidade é Lages. A região é conhecida por ter sido ponto de parada dos tropeiros que levavam 
gado do Rio Grande do Sul a São Paulo. 
 
17. De acordo com a classificação pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), efetuada pela 
ONU (2010), a população do Estado de Santa Catarina apresenta grau de desenvolvimento humano: 
A) Muito Alto (0,800 - 1,000). 
B) Alto (0,700 - 0,799). 
C) Médio (0,600 - 0,699). 
D) Baixo (0,500 - 0,599). 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
7 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
18. Considerando o Art. 115, da Lei Orgânica Municipal, do município de Iraceminha/SC e suas 
atualizações, o ato administrativo na modalidade de contrato, de competência do prefeito, deve ser 
expedido com obediência às seguintes normas: 
I. Admissão de servidores para serviços de caráter temporário, nos termos do artigo 32 desta lei. 
II. Execução de obras e serviços municipais, nos termos da lei. 
III. Provimento e vacância dos cargos públicos e demais atos de efeitos individuais. 
Com base nas assertivas acima, indique a alternativa correta: 
A) Estão corretas as assertivas II e III. 
B) Todas as assertivas estão corretas. 
C) Apenas a assertiva II está correta. 
D) As assertivas I e II estão corretas. 
 
19. Com relação a Guerra do Contestado, é correto afirmar que: 
A) Aconteceu entre 1915 e 1920. 
B) A guerra foi motivada pela disputa pelo ouro da região. 
C) Um dos principais líderes pela paz e contra o autoritarismo foi o beato José Maria. 
D) A região do Contestado situa-se no litoral catarinense. 
 
20. Considerando o disposto no Art. 34 da Lei Orgânica do município de Iraceminha/SC e suas 
atualizações, sobre a acumulação remunerada de cargos públicos, é incorreto afirmar que: 
A) É permitido o acúmulo de remuneração para dois cargos de professor, desde que haja 
compatibilidade de horários. 
B) É permitido o acúmulo de remuneração para o cargo de professor e de outro cargo técnico 
científico, desde que haja compatibilidade de horários. 
C) É permitido o acúmulo de remuneração para dois cargos privativos de médico, desde que haja 
compatibilidade de horários. 
D) É permitido o acúmulo de remuneração para dois cargos privativos de psicólogo, desde que haja 
compatibilidade de horários. 
 
Conhecimentos específicos 
 
21. Cozinha-se todos os dias em todos os cantos do mundo há milhares de anos. A história mostra 
que o domínio do fogo proporcionou o surgimento da cozinha. Ela é um indiscutível artifício de 
sobrevivência que, somado a influências culturais e religiosas veio se transformar em arte. Para 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
8 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
desenvolver o processo de cozinhar é necessário um bom conhecimento do que é básico, da 
aplicação de técnicas e apreensão de padrões de qualidade.Assim, o estudo da Técnica Dietética se 
faz importante, pois, baseado nas ciências exatas, estuda as operações às quais são submetidos os 
alimentos depois de cuidadosa seleção e modificações, os quais sofrem durante os processos 
culinários e de preparação para o consumo (ORNELAS, 2007). Sobre todo esse processo, ainda é 
correto afirmar: 
A) A segurança higiênica deve ser garantida desde o momento da aquisição, através da seleção das 
fontes de produção. Vários recursos e métodos modernos existem para deter ou estacionar a ação de 
enzimas e microorganismos comuns dos alimentos prolongando sua vida útil. No entanto, quando o 
alimento já sofreu contaminação e nele se desenvolveram germes capazes de produzir substâncias 
tóxicas, nem a cocção pode reverter o processo. 
B) Há alimentos que, além de terem de ser descascados e subdivididos, precisam ser submetidos à 
cocção para tornarem-se comestíveis. Por ex: batata, mandioca, carnes. A digestibilidade do 
alimento depende também das condições do aparelho digestório, que pode ser imaturo como o das 
crianças, lesado como o do doente ou desgastado como o do idoso, sendo preciso antecipar os 
processos digestivos na cozinha. A subdivisão mecânica pode substituir a mastigação; a cocção e a 
ação enzimática podem substituir a ação dos sucos digestivos. Com o liquidificador podemos dar ao 
alimento a consistência do quimo gástrico e mesmo do quilo intestinal. A ação hidrolisante da 
cocção prolongada em meio ácido pode desdobrar o amido até a última etapa digestiva, que é a 
glicose. 
C) O alimento vale pelo que representa em valor nutritivo, pelas possibilidades de aproveitá-lo e 
pela facilidade de prepará-lo e conservá-lo. Quanto mais se mantiver do valor inicial do alimento, 
maior for sua contribuição na conservação da saúde, maior será o proveito tirado do dinheiro que 
nele se aplicou. Por esse motivo, cuida também a técnica dietética de simplificar as operações 
usadas, empregando menor esforço para o alcance de um mesmo fim. O auxílio de equipamento 
mecânico adequado pode compensar um gasto maior de mão de obra. O custo do alimento é quanto 
ele representa depois de pronto, incluindo gastos de preparação e considerando-se o resultado 
obtido. Este é o preço real, e deve valer o que custou. 
D) Todas as anteriores são corretas. 
 
22. Para melhor aquisição dos alimentos, devem-se fazer cardápios com antecedência, planejando e 
calculando na base do per capita, para saber exatamente que alimentos e quanto se deve comprar. O 
cálculo correto reduz as sobras e restos. Nos cardápios, devem constar alimentos nacionais, ou mais 
acessíveis, da estação do ano. Os alimentos devem estar em boas condições de conservação para 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
9 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
evitar muitas aparas e grande desperdício na hora do preparo. Também é aconselhável escolher 
preparações simples, que tomem menos tempo e gastem poucos materiais, selecionar as receitas 
corretas e pré-calculadas de acordo com as preferências dos clientes e prepará-las bem, para não 
haver rejeições, pois os restos são fator negativo de economia. Analise se verdadeiro (V) ou falso 
(F): 
( ) São atualmente palavras de ordem: ecologia e desenvolvimento sustentável. O objetivo é 
renovar a cultura das fontes primitivas e naturais de alimentos, como o plantio da araucária, 
castanheiras, palmeiras, motivando os meios rurais na recuperação das espécies em extinção como 
perspectiva de alimentação para o futuro. Além disso, outro ponto importante é o que trata do 
aproveitamento integral dos alimentos. 
( ) E o lixo? Ele representa um fator importante no balanço econômico e na poluição ambiental. 
Sua redução depende da colaboração de todos no sentido de efetuar a coleta reciclável. O 
desperdício é comum nas cozinhas e aí escoam valores significativos da economia alimentar. 
Assim, a técnica dietética estabelece critérios exatos: 1) Quantitativo: as receitas são fixas nas 
proporções de seus ingredientes, permitindo que se obtenham resultados constantes; 2) Seletivo: 
escolhe-se os alimentos para atender a alimentação racional, bem assim as formas de preparação 
para conservar o valor dos alimentos, suas boas condições sanitárias e higiênicas, tornando-os de 
mais fácil digestão e biodisponiblidade; 3) Individual: baseia-se nas necessidades individuais dos 
clientes para ajustar quantidade total de alimentos a preparar, na qualidade dos alimentos que 
devem integrar o cardápio e na forma como eles devem ser preparados; 4) Econômico: escolha 
cuidadosa do que comprar ao melhor preço. As formas de preparação também influem no custo 
final. Considerar a perspectiva social nos critérios de melhor aproveitamento do alimento, enquanto 
“bem” devido a todo ser humano. 
( ) Alimento hidropônico é produzido em ambiente protegido sem uso de solo e com uso de 
adubos químicos de fácil solubilidade e água. As plantas são cultivadas dentro de tubos plásticos 
perfurados, ou em recipientes com substrato, e nutridas com solução de água e adubos químicos. As 
raízes absorvem os nutrientes diretamente da solução que circula dentro dos tubos ou meio de 
cultivo. Como o cultivo é feito longe do solo, as plantas não têm contaminantes como bactérias, 
fungos, lesmas, insetos ou vermes. E, por serem criadas em um ambiente controlado, elas crescem 
mais saudáveis. 
( ) Um organismo é considerado transgênico quando misturam a ele genes de outras espécies. 
Essa técnica foi apelidada de “recortar e colar” e desenvolve novas características aos organismos. 
Hoje é praticada com mais intensidade na agricultura com o fim de criar alimentos fortes que 
resistam aos herbicidas, pragas e ao clima e também para deixá-los mais nutritivos. Existem duas 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
10 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
formas de criar alimentos transgênicos: na primeira, recolhe-se um fragmento do DNA de um 
organismo e mistura com o fragmento de alguma outra espécie. Depois, esse novo fragmento é 
inserido na planta, atuando como o “transportador” das características dos DNAs. A outra técnica 
parece ser mais simples: ao invés de juntar DNAs de dois organismos, coloca-se o gene diretamente 
na planta. Esse gene vai se adaptar ao DNA gerando uma planta com novas características. O 
Decreto número 4.680 de 2004, diz que todo alimento com mais de 1% de transgenia deverá ser 
rotulado para que consumidores possam decidir se querem ou não comprá-lo. Também para 
alimentos provenientes de animais alimentados com ração transgênica. No rótulo deve vir, também, 
a espécie doadora do gene. 
A sequência correta é: 
A) F, F, V, F. 
B) V, V, V, V. 
C) V, V, F, V. 
D) F, F, F, F. 
 
23. A preparação dos alimentos permite uso de diferentes métodos e, conforme o escolhido e o tipo 
de alimento, as perdas nutricionais serão maiores ou menores. Portanto, se faz necessário considerar 
as possibilidades de preservação dos nutrientes e, isso deve ser observado em todas as etapas do 
processo produtivo: seleção, compra, armazenamento, preparo e consumo. A cozinha dietética 
aplica conhecimentos físicos, químicos, biológicos, econômicos, adotando métodos mais exatos, 
seguros, econômicos que preservem ao máximo a composição nutricional dos alimentos. Não é 
difícil cozinhar corretamente; é necessário, apenas, aplicar as regras básicas de técnica dietética. 
Ainda: 
I. Alimentos funcionais sãoaqueles alimentos ou ingredientes que, além das funções nutricionais 
básicas, quando consumidos como parte da dieta usual produzem efeitos metabólicos, fisiológicos 
e/ou benéficos à saúde. Eles devem ser seguros para consumo sem supervisão médica. No Brasil, a 
indústria deve seguir a legislação do Ministério da Saúde. As Resoluções nº 18 e 19 da Agência 
Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA (30/04/99) estabelecem normas e procedimentos para 
registro de alimentos e/ou ingredientes funcionais. Para se obter o registro, a empresa interessada 
deve formular um relatório técnico-científico detalhado, comprovando os benefícios e a segurança 
do uso do alimento. 
II. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o termo diet pode ser 
usado em dois tipos de alimentos: 1) Nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes 
(carboidratos, gorduras, proteínas, sódio); 2) Nos alimentos para dietas com ingestão controlada de 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
11 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
alimentos (para controle de peso ou de açúcares). Mas, o que quer dizer ingestão controlada ou 
restrição de nutrientes? Os alimentos para dietas controladas não podem ter a adição de nutriente. 
Assim, alimentos para ingestão controlada de açúcar não pode haver inclusão desse nutriente sendo 
permitida a existência do açúcar natural do alimento como, por exemplo, a geléia diet que tem como 
açúcar natural a frutose. Os alimentos restritos em carboidratos (pão, chocolate, bala diet) ou 
gorduras (iogurte desnatado 0% de gordura) podem conter, no máximo, a adição de 0,5 gramas do 
nutriente por 100 gramas ou 100 mL do produto. Já os alimentos restritos em proteínas devem ser 
isentos desse nutriente. Como a quantidade permitida nos alimentos com restrição de carboidratos e 
gorduras é muito pequena, é comum a definição de alimento diet sendo o produto isento de um 
nutriente específico. 
III. A definição de alimento light deve ser empregada nos produtos que apresentem redução mínima 
de 15% em determinado nutriente ou caloria comparada com o alimento convencional. Para que 
ocorra a redução de calorias é necessário que haja a diminuição no teor de algum nutriente 
energético (carboidrato, gordura e proteína). Dessa maneira, a primeira diferença entre o alimento 
diet e light está na quantidade permitida de nutriente. Enquanto que o diet precisa ser isento, o light 
deve apresentar uma diminuição mínima de 15% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento 
convencional. A segunda diferença é consequência da primeira: o alimento light não é, 
necessariamente, indicado para pessoas que apresentam algum tipo de doença. 
IV. Considera-se alimento enriquecido todo alimento ao qual for adicionada substância nutriente, 
com o objetivo de reforçar o seu valor nutritivo, seja repondo quantitativamente os nutrientes 
destruídos durante o processamento do alimento, seja suplementando-os com nutrientes em nível 
superior ao seu conteúdo normal. Os alimentos enriquecidos de vitaminas e/ou sais minerais, 
deverão trazer no rótulo a expressão: “Enriquecido de vitaminas” ou “vitaminado” e, “Enriquecido 
de sais minerais” ou “Enriquecido de minerais”. Os alimentos enriquecidos de aminoácidos 
específicos deverão trazer no rótulo a expressão: “Enriquecido de... (nome dos aminoácidos 
adicionados). 
A alternativa correta é: 
A) Somente I e IV estão corretas. 
B) I, II e III estão corretas. 
C) I, II e IV estão corretas. 
D) Todas estão corretas. 
 
24. Quando a alimentação pela boca é insuficiente ou impossível de ser realizada, suas necessidades 
nutricionais podem ser satisfeitas através da nutrição enteral. A Nutrição Enteral (NE) é uma 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
12 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
alternativa para a ingestão de alimentos e pode ser feita através de uma sonda posicionada ou 
implantada no estômago, no duodeno ou no jejuno. Os alimentos estão na forma líquida ou em pó e 
contêm o mesmo valor nutricional (proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais) que 
uma alimentação normal e equilibrada. Sobre a Terapia de Nutrição Enteral (TNE), é dever do 
nutricionista: 
I. Avaliar o estado nutricional do paciente, utilizando indicadores nutricionais subjetivos e 
objetivos, com base em protocolo preestabelecido, de forma a identificar o risco ou a deficiência 
nutricional e estimar, quantitativa e qualitativamente, as necessidades de nutrientes. Elaborar a 
prescrição dietética, que consiste na determinação de nutrientes ou da composição de nutrientes da 
NE mais adequada às necessidades específicas do paciente, de acordo com a prescrição médica. 
Formular a NE estabelecendo a sua composição qualitativa e quantitativa, seu fracionamento e 
formas de apresentação. 
II. Acompanhar a evolução nutricional do paciente em TN, independente da via de administração, 
até alta nutricional estabelecida pela Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN). 
Adequar a prescrição dietética, em consenso com o médico, conforme meta, evolução nutricional e 
tolerância digestiva apresentadas pelo paciente. 
III. Garantir o registro claro e preciso de todas as informações relacionadas à evolução nutricional 
do paciente; Orientar o paciente, a família ou o responsável legal, quanto à preparação e à utilização 
da NE prescrita para o período após a alta hospitalar. 
IV. Utilizar técnicas preestabelecidas de preparação da NE que assegurem a manutenção das 
características organolépticas e a garantia microbiológica e bromatológica dentro de padrões 
recomendados. Selecionar, armazenar e distribuir, criteriosamente, os insumos necessários ao 
preparo da NE durante a internação. Qualificar fornecedores e assegurar que a entrega dos insumos 
e NE industrializada seja acompanhada do certificado de análise emitido pelo fabricante; Assegurar 
que os rótulos da NE apresentem todas as informações necessárias. 
V. Atender aos requisitos técnicos na manipulação da NE. Participar de estudos para o 
desenvolvimento de novas formulações de NE. Organizar e operacionalizar as áreas e atividades de 
preparação. 
VI. Discutir casos clínicos com a equipe multidisciplinar. Participar, promover e registrar as 
atividades de treinamento operacional e de educação continuada, garantindo a atualização de seus 
colaboradores, bem como para todos os profissionais envolvidos na preparação da NE. 
VII. Fazer o registro, onde conste, no mínimo: data e hora da manipulação da NE; nome completo e 
registro do paciente; número sequencial da manipulação; número de doses manipuladas por 
prescrição; identificação (nome e registro) do médico e do manipulador; prazo de validade da NE. 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
13 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
VIII. Desenvolver e atualizar regularmente as diretrizes e procedimentos relativos aos aspectos 
operacionais da preparação da NE. Supervisionar e promover inspeção nas rotinas operacionais da 
preparação da NE. 
Assim, a alternativa que apresenta todas opções corretas é: 
A) I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII. 
B) I, III, IV, V, VI, VII. 
C) I, II, V, VI, VII, VIII. 
D) I, III, V, VI, VII, VIII. 
 
25.Baseado no Código de Ética do Nutricionista tem-se como princípios fundamentais: Art. 1°. O 
nutricionista é profissional de saúde, que, atendendo aos princípios da ciência da Nutrição, tem 
como função contribuir para a saúde dos indivíduos e da coletividade; Art. 2°. Ao nutricionista cabe 
a produção do conhecimento sobre a Alimentação e a Nutrição nas diversas áreas de atuação 
profissional, buscando continuamente o aperfeiçoamento técnico-científico, pautando-se nos 
princípios éticos que regem a prática científica e a profissão; Art. 3°. O nutricionista tem o 
compromisso de conhecer e pautar a sua atuação nos princípios da bioética, nos princípios 
universais dos direitos humanos, na Constituição do Brasil e nos preceitos éticos contidos neste 
Código. 
Em relação aos Direitos do Profissional Nutricionista, o Código de Ética considera incorreto: 
A) O não pronunciamento em matéria de sua habilitação, sobretudo quando se tratar de assuntos de 
interesse dos indivíduos e da coletividade. 
B) Prestar serviços profissionais, gratuitamente, às instituições de comprovada benemerência social, 
ou quando tal se justifique em razão dos fins sociais e humanos. 
C) Assistir aos indivíduos e a coletividade sob sua responsabilidade profissional, em entidades 
públicas ou privadas, respeitadas as normas técnico-administrativas da instituição, ainda que não 
faça parte do seu quadro técnico. 
D) Emitir atestado de comparecimento à consulta nutricional, bem como fornecer atestado de 
qualidade de alimentos, de outros produtos, materiais, equipamentos e serviços. 
 
26. Segundo a Lei número 8.234 de 17 de setembro de 1991 e a Resolução número 306 de 25 de 
fevereiro de 2003, o profissional Nutricionista pode solicitar exames bioquímicos, pois estes 
possibilitam averiguar a individualidade bioquímica do indivíduo em conjunto com os sinais 
clínicos e a avaliação dietética. Analise as afirmações abaixo e considere (V) verdadeiro ou (F) 
falso: 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
14 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
( ) Pertencem à coleta sanguínea: série branca, série vermelha, proteínas, lipídios, glicose e 
hormônios. 
( ) Em coleta de urina, podem ser mensurados: água, metabólitos, proteínas e carboidratos. 
( ) Através das fezes, podem ser analisados: parasitas, gorduras e bactérias. 
( ) Elementos anormais que podem ser encontrados na urina: proteína (doentes renais e 
hipertensos), glicose (diabéticos), cetonas (diabéticos e jejuns prolongados), hemoglobina 
(hemorragias). 
A sequência correta é: 
A) V, F, F, V. 
B) F, F, V, V. 
C) F, V, V, V. 
D) V, V. V, F. 
 
27. A alergia alimentar pode ser definida como uma reação adversa a um antígeno alimentar 
mediada por mecanismos fundamentalmente imunológicos. É um problema nutricional que 
apresentou um crescimento nas últimas décadas, provavelmente devido à maior exposição da 
população a um número maior de alérgenos alimentares disponíveis. Ele vem se tornando um 
problema de saúde em todo o mundo e está associado a um impacto negativo significativo na 
qualidade de vida. 
Aponte a alternativa correta: 
A) Os alimentos mais citados como causadores de alergias alimentares são: tomate, pimentão, leite, 
chocolate e carne suína e os principais alérgenos alimentares identificados são de natureza proteica. 
B) Anticorpos são proteínas produzidas em resposta a antígenos inativando-os. Admite-se que o ser 
humano fabrica cerca de dois milhões de moléculas de anticorpos. Os antígenos são substâncias 
estranhas ao corpo, proteínas, polipeptídios, ácidos nucléicos, de estruturas complexas, que contém 
um ou vários sítios antigênicos. Cada um provoca a formação de anticorpos diferentes. 
C) Em condições normais, a reação alérgica a alimentos é evitada, pois o trato gastrointestinal e o 
sistema imunológico fornecem uma barreira que impede a absorção da maioria dos antígenos. Os 
alérgenos alimentares estáveis, resistem a temperatura, pH, e a digestão enzimática e, por meio da 
sua ingestão, são capazes de induzir sensibilizações mediadas por IgG em indivíduos geneticamente 
predispostos. Já em sucessivas exposições por via digestiva produzirão sintomas frequentemente 
sistêmicos. 
D) Todas as alternativas anteriores estão corretas. 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
15 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
28. Devido ao desenvolvimento tecnológico e as mudanças nos hábitos alimentares, houve um 
aumento na exposição da população a uma grande variedade de aditivos e contaminantes, 
principalmente nos alimentos processados, e isso vem criando um microambiente no intestino que 
favorece o desenvolvimento das reações adversas. Os aditivos em alimentos podem servir para 
muitos propósitos, desde o de realçar a cor e o sabor dos alimentos até o de atuar como 
complemento nutricional e como agente antimicrobiano. A maioria dos aditivos é ingerida em 
pequenas quantidades e os efeitos adversos decorrentes da sua ingestão podem variar de letargia a 
crises de asma grave. O diagnóstico preciso de reação alérgica a aditivos só pode ser feito através de 
procedimentos de provocação apropriados. Considere ainda: 
I. O Sistema Internacional de Numeração (INS, International Numbering System) de Aditivos 
Alimentares foi elaborado pelo Comitê do Codex Alimentarius da Organização de Alimentos e 
Agricultura da Organização Mundial de Saúde (FAO/OMS) sobre Aditivos Alimentares e 
Contaminantes de Alimentos, para estabelecer um sistema numérico internacional de identificação 
dos aditivos alimentares nas listas de ingredientes como alternativas à declaração do nome 
específico do aditivo. Embora não se conheça o potencial alergênico de todas as substâncias citadas 
nessa lista, parte delas já foi relacionada a reações alergênicas como urticária e/ou angioedema. É o 
caso de alergias relacionadas aos parabenos, à lanolina, ao metabissulfito de sódio e aos sulfitos. 
II. Os dados de alergia a aditivos alimentares no Brasil são escassos e carecem de metodologia 
rigorosa. No entanto, apesar de não ser conhecida a prevalência de reações alérgicas a aditivos 
alimentares no Brasil, estima-se que sua prevalência varie de 0,01 a 0,23%. Por último, é 
interessante ressaltar que o INS não supõe uma aprovação toxicológica da substância pelo Codex. 
III. As reações adversas aos conservantes, corantes e aditivos alimentares são raras, mas não devem 
ser menosprezadas. O corante artificial tartrazina, sulfitos e glutamato monossódico são relatados 
como causadores de reações. A tartrazina pode ser encontrada nos sucos artificiais, gelatinas e balas 
coloridas, enquanto o glutamato monossódico pode estar presente nos alimentos salgados como 
temperos (caldos de carne ou galinha). Os sulfitos são usados como preservativos em alimentos 
(frutas desidratadas, vinhos, sucos industrializados) e medicamentos têm sido relacionados a crises 
de asma em indivíduos sensíveis. O metabissulfito de sódio causa reações mais frequentes (urticária 
e exacerbação da asma). O citrato de sódio, usado como antioxidante, pode causar reações alérgicas, 
além da queda da pressão arterial, vermelhidão da pele e dor de cabeça; porém, mais raramente que 
os sulfitos. 
IV. O leite de vaca é uma mistura de mais de 20 componentes. Das proteínas implicadas nas reações 
imunológicas, os principais alérgenos encontrados neste alimento são a caseína, α-lactoalbumina e a 
ß-lactoglobulina. A alergia ao leite devaca é uma doença quase exclusiva dos lactentes e da 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
16 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
infância, raramente é descrita na adolescência. O uso abusivo do leite de vaca como substituto do 
leite humano levou a um aumento da incidência dessa doença, esta incidência está situada entre 1,9 
e 7,5%. 
Estão corretas: 
A) I e IV. 
B) II e III. 
C) Nenhuma das opções. 
D) Todas as opções. 
 
29. No plano da fisiologia, portanto, o que se passa com uma pessoa que se considera feliz? Há 
relações fortes entre esse tipo de afirmação, a expectativa de vida e a frequência e intensidade de 
doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, inflamatórias e auto-imunes. Tais estudos 
identificaram um marcador biológico inversamente correlato a essa declaração de felicidade: o 
cortisol, hormônio do estresse. Quanto mais altos os níveis desse hormônio na saliva ao acordar, 
maior o nível de estresse e pior a qualidade de vida em longo prazo. Separar o ser humano em 
pedaços está se tornando cada vez mais difícil... A qualidade de vida do ser humano depende do que 
ele sente e do significado que atribui às coisas, e ambos estão associados ao seu estado fisiológico. 
Esses mesmos mecanismos estão ativados quando o indivíduo recebe uma alimentação insuficiente 
quantitativamente, ou inadequada do ponto de vista qualitativo (quando faltam os nutrientes 
necessários, como vitaminas e minerais), sobretudo no início da vida. Considere: 
I. O nosso órgão controlador de toda a atividade metabólica, que é o sistema nervoso, se 
“programa” permanentemente para economizar energia em forma de gordura e reduzir o 
crescimento, para garantir a sobrevivência em condições adversas. Um dos hormônios fundamentais 
para isso é o cortisol. Essa situação é chamada de desnutrição, e o hormônio que a regula, em 
conjunto com outros, é, por isso, o hormônio do estresse. 
II. É bem conhecido também o ciclo vicioso consumo inadequado de alimentos/aumento de 
doenças: perda de peso, crescimento deficiente, baixa imunidade, danos na mucosa gastrointestinal, 
perda de apetite, má absorção do alimento, alterações importantes no metabolismo. Lembrando 
também do hormônio glucagon, que depois terá um papel muito importante na vinculação da 
desnutrição com doenças crônicas na vida adulta. 
III. A desnutrição é responsável por 55% das mortes de crianças no mundo inteiro. Está associada a 
várias outras doenças e ainda hoje é considerada a doença que mais mata crianças abaixo de cinco 
anos. No mundo todo e também no Brasil, o tipo prevalente de desnutrição corresponde à baixa 
estatura, que vem ganhando relevo como indicador não só de desnutrição, mas também de pobreza, 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
17 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
pois hoje se sabe que o fator ambiental é muito mais significativo do que o fator genético na 
determinação da estatura final do indivíduo. 
IV. As causas da baixa estatura são várias: nutrição materna insuficiente, desnutrição intra-uterina, 
falta de aleitamento materno até seis meses, introdução tardia de alimentos complementares, 
alimentos complementares em quantidade e qualidade inadequadas, absorção de nutrientes 
prejudicada por infecções e parasitoses intestinais. 
A alternativa correta é: 
A) Somente I e IV são corretas. 
B) Somente II e III são corretas. 
C) I, III e IV são corretas. 
D) Somente II está correta. 
 
30. Crianças que foram desnutridas e que não se recuperaram em estatura apresentam um quociente 
respiratório maior do que crianças que nunca foram desnutridas. Isso significa que o organismo 
delas “deseja” fisiologicamente acumular gordura corporal. Um quociente respiratório mais alto 
significa que a oxidação de gordura no corpo é menor; portanto, a criança crescerá menos, ganhará 
menos músculos, menos ossos, e tenderá a usar a energia que ingeriu para acúmulo de gordura. 
Esses achados associam-se também a uma suscetibilidade maior para acumular gordura corporal 
quando as crianças desnutridas consomem uma dieta mais rica em gorduras. Ainda sobre a 
desnutrição é correto afirmar: 
A) A desnutrição é um potente estimulador do estresse e causa aumento nos níveis e na ação 
anabólica do cortisol. Além disso, a deficiência alimentar diminui a ação anabólica de síntese de 
tecidos dependente de insulina. Esse balanço hormonal leva à diminuição do hormônio responsável 
pelo crescimento, fator de crescimento insulina símile tipo 1 (IGF-1). 
B) Estudos têm mostrado que as alterações hormonais causam alterações vasculares (diminuição da 
elasticidade dos vasos) e renais (diminuição do número de néfrons), o que pode também estar 
ocorrendo em crianças desnutridas e ser a causa das alterações observadas na pressão sanguínea e 
no pâncreas. 
C) A razão cortisol: insulina alta e IGF-1 baixo também diminui o ganho de massa muscular e o 
crescimento linear, além de aumentar a razão cintura/quadril e a oxidação de gordura corporal. Se a 
criança nessa condição de vida passar a ingerir uma dieta moderna e apresentar um quadro de 
inatividade física, ocorrerá um aumento excessivo no ganho de gordura, o que pode resultar numa 
associação entre baixa estatura, obesidade, hipertensão e diabetes. 
D) As três afirmações acima citadas são corretas. 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
18 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
31. Em geral, não é difícil reconhecer a obesidade ou até mesmo o sobrepeso, mas o diagnóstico 
correto requer que se identifiquem os níveis de risco, o que, frequentemente, necessita de algumas 
formas de quantificação. No passado, o padrão-ouro para avaliar o peso era a pesagem dentro 
d´água (peso submerso ou hidrostático). Mais recentemente, técnicas de imagem, tais como 
ressonância magnética, tomografia computadorizada e absorciometria com raios-X de dupla energia 
(dexa), têm sido alternativas, mas o custo e a falta dos equipamentos necessários impedem o uso 
dessas técnicas na prática clínica. Alternativas como a medida da prega cutânea, ultrassonografia, 
análise de bioimpedância e espectroscopia por raios infravermelhos encontram-se disponíveis e são 
relativamente baratas. Marque (V) verdadeiro e (F) falso: 
( ) A mais favorável medida de massa corporal tradicionalmente tem sido o peso isolado ou peso 
ajustado para a altura. Mais recentemente, tem-se notado que a distribuição de gordura é mais 
preditiva de saúde. 
( ) A combinação de massa corporal e distribuição de gordura é, provavelmente, a melhor opção 
para preencher a necessidade de avaliação clínica. Deve-se notar, a princípio, que não há avaliação 
perfeita para sobrepeso e obesidade. 
( ) O IMC (Índice de Massa Corporal) é um bom indicador e é utilizado pela Organização Mundial 
de Saúde (OMS) como um meio mais fácil de avaliar a quantidade de gordura corporal da 
população em geral. 
( ) A Relação circunferência abdominal/quadril (RCQ) era inicialmente, a medida mais comumente 
usada para obesidade central. A OMS considera a RCQ um dos critérios para caracterizar a 
síndrome metabólica, com valores de corte de 0,90 para homens e 0,85 para mulheres. Na 
população brasileira, a RCQ também demonstrou associar-sea risco de comorbidades. 
A sequência correta é: 
A) V, V, F, V. 
B) F, V, V, V. 
C) F, F, F, V. 
D) V, F, F, F. 
 
32. A gestação é um período de profundas alterações no metabolismo materno, aumentando as 
necessidades nutricionais para garantir o adequado crescimento e desenvolvimento fetal. São 
necessárias adaptações nutricionais para suprir essa necessidade aumentada, podendo ser necessária 
suplementação de alguns nutrientes, como ferro e ácido fólico. O metabolismo energético na 
gestação é afetado pelo crescimento fetal e pelas necessidades do organismo materno que se adapta 
à gravidez. Marque (V) verdadeiro e (F) falso: 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
19 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
( ) A glicose é o principal substrato energético para o feto e, com o avanço da gravidez, modesto 
estado de resistência à insulina se desenvolve, mantendo concentrações plasmáticas que favoreçam 
a difusão na placenta. No jejum, os depósitos de glicogênio hepático materno são reduzidos, 
reduzindo a oferta de glicose pelo fígado. Após a ingestão alimentar, os níveis glicêmicos 
permanecem elevados por períodos mais prolongados, caracterizando relativa intolerância à glicose. 
( ) O metabolismo das gorduras apresenta ajustes maiores no terceiro trimestre da gravidez, no 
sentido de permitir ao organismo materno utilizar lipídios armazenados para a manutenção das 
necessidades energéticas no estado pós-absortivo. Isso minimiza o catabolismo proteico e preserva 
a glicose e os aminoácidos para o feto. A mobilização dos depósitos de gordura do tecido adiposo é 
estimulada, aumentando os níveis plasmáticos de ácidos graxos livres e de glicerol. No fígado, os 
ácidos graxos livres são convertidos em triglicérides e retornam à circulação na forma de 
lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDLs). O glicerol é o principal substrato para a 
gliconeogênese, conservando aminoácidos para o feto. 
( ) Estudos de coorte sugerem que a obesidade pré-gestacional aumenta significativamente o risco 
de morte neonatal. Entretanto, reduz o risco de neonatos pequenos para a idade gestacional (PIG), 
sendo que ambos os resultados não sofrem influência quando analisado o ganho de peso 
gestacional. A obesidade pré-gestacional altera os ajustes metabólicos que ocorrem nessa fase, 
afetando o desenvolvimento e o crescimento placentário, embrionário e fetal. 
( ) A incidência de complicações gestacionais é maior nos casos em que o ganho de peso está nas 
extremidades, membros superiores ou inferiores. A mulher pode se beneficiar com o controle do 
ganho ponderal durante a gestação, já que o excessivo ganho pode acarretar retardo do crescimento 
fetal e o ganho insuficiente pode levar a fetos pequenos para a idade gestacional. 
A sequência correta é: 
A) V, V, F, F. 
B) F, F, V, V. 
C) F, V, V, V. 
D) V, F, F, F. 
 
33. A Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA) é um termo genérico, para denominar 
anormalidades hepáticas relacionadas com a infiltração de lipídios no citoplasma dos hepatócitos de 
pacientes com consumo inferior a 20 g de etanol por dia. Nesta categoria estão incluídas desde 
esteatose hepática benigna, até esteatohepatite não alcoólica ou NASH (Nonalcoholic 
Steatohepatitis) com necrose e regeneração nodular. Se não houver tratamento adequado, com 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
20 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
mudança no estilo de vida e implementação de alimentação saudável, a NASH pode evoluir para 
cirrose e insuficiência hepática. Analise: 
I. Pacientes com doença hepática crônica geralmente apresentam ingestão dietética inadequada, 
alterações dos indicadores antropométricos, bioquímicos e clínicos, evidenciando comprometimento 
nutricional importante. Pacientes com hepatopatia descompensada possuem retenção hídrica, com a 
presença de ascite e edema periférico, associada à hipoalbuminemia e à desnutrição. A desnutrição 
está presente em 20% dos pacientes com doença hepática compensada e acima de 80% em 
pacientes com cirrose descompensada. Os distúrbios nutricionais são mais prevalentes em pacientes 
hospitalizados por doença hepática de origem alcoólica em relação a não alcoólica. Nos pacientes 
em lista de transplante hepático, pode-se observar, em 100% dos casos, algum grau de desnutrição. 
II. As hepatopatias crônicas podem induzir alterações no metabolismo intermediário dos 
carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais, relacionadas ao grau de comprometimento 
funcional do fígado. Estas alteram o equilíbrio dos processos anabólicos e catabólicos, 
influenciando negativamente o estado nutricional dos pacientes. O gasto energético de repouso 
(GER) diminuído, associado à ingestão alimentar insuficiente, pode contribuir para a instalação do 
balanço energético negativo e desnutrição nos pacientes com doença hepática crônica. 
III. Quando houver indicação para restrição hídrica, as fórmulas enterais podem ser liofilizadas, 
para garantir maior flexibilidade do volume, desde que manipuladas em ambiente adequado. O uso 
de fórmula com densidade calórica maior que uma caloria por mL não está recomendado, o que 
contribui para melhor tolerância em pacientes com ascite ou saciedade precoce. Deve-se selecionar 
fórmulas contendo todos os aminoácidos essenciais, com teor de sódio menor ou igual a 40 
mEq/dia. 
IV. Recomenda-se o uso de fórmulas poliméricas com proteína intacta, se não houver sinal de má-
absorção. As fórmulas especializadas, suplementadas com aminoácidos de cadeia ramificada estão 
indicadas quando houver intolerância à proteína animal. Dieta com elevada quantidade de proteína 
vegetal e hidrolisado proteico à base de caseína pode ser tolerada mais facilmente que a proteína 
animal. 
A alternativa correta é: 
A) Todas as alternativas são incorretas. 
B) Todas as alternativas são corretas. 
C) Somente I e IV estão incorretas. 
D) Somente II e III estão incorretas. 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
21 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
34. Um programa de alimentação enteral intermitente ou contínua é determinado por múltiplos 
fatores: condição do paciente, tratamentos concorrentes, via de acesso, fórmulas nutricionais e 
potenciais para complicações. A contaminação em nutrição enteral (NE) pode ser influenciada por 
alimentação utilizada, manipulação durante o preparo, tipos de dispositivos e administração. As 
dietas industrializadas diminuem a manipulação no preparo e, com isso, a possibilidade de 
contaminação. Marque (V) verdadeiro ou (F) falso: 
( ) O uso de bombas infusoras na NE de forma intermitente ou contínua garante a precisão e a 
segurança na administração dos volumes prescritos, previne intolerâncias gastrointestinais (diarreia 
e vômitos recorrentes) e risco de broncoaspiração secundária ao refluxo gástrico residual e/ou 
distúrbios do esfíncter esofágico inferior. Seu uso é especialmente indicado para sondas em posição 
jejunal. 
( ) A etiologia da diarreia é multifatorial, podendo estar relacionada com a colonização 
enteropatogênica, isquemia intestinal, hipoalbuminemia, hipoperfusão, associação de drogas e 
dismotilidade intestinal. A redução de diarreia pode serobtida com a administração de fibras. O uso 
de pré e probióticos deve ser enfatizado na prevenção da diarreia relacionada à administração de 
antibióticos. Probióticos podem reduzir a taxa de infecção e glutamina é outro componente que tem 
sido relatado como fator protetor para o controle de diarreia. 
( ) A melhor forma de se evitar a ocorrência de obstrução da sonda é a irrigação periódica do 
dispositivo com 20 a 30 ml de água potável, antes e após cada alimentação intermitente e a cada 4 a 
6 horas, quando se empregar infusão contínua. Se houver obstrução, o uso de seringa de pequeno 
calibre pode criar alta pressão, o bastante para romper a sonda. Recomenda-se, também, lavar a 
sonda após cada verificação do resíduo gástrico e entre a administração de medicamentos. Não se 
deve misturar medicamentos entre si ou com a fórmula dietética. 
( ) Para garantir a qualidade das formulações enterais, devem ser observados: checagem da 
formulação, volume, coloração e aspecto, densidade, data de preparo, validade, acondicionamento e 
conservação. Devem ser observados, também, aspectos relacionados ao paciente, como 
identificação do frasco com nome e leito, tipo de dieta, via, horário e tempo de administração, 
posição da sonda. 
A sequência correta é: 
A) V, V, F, V. 
B) F, V, F, F. 
C) F, F, V, V. 
D) V, V, V, V. 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
22 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
35. Até o momento, não há um método único capaz de diagnosticar com fidedignidade a condição 
nutricional do paciente com doença renal crônica (DRC). Por essa razão, tem se recomendado o 
emprego de vários marcadores nutricionais. A avaliação global subjetiva (AGS) se baseia na 
história física e no exame clínico do paciente e, desde sua criação, novas versões foram elaboradas. 
A opção incorreta é: 
A) A desnutrição energético-proteica (DEP) constitui uma das principais causas de 
morbimortalidade nos pacientes com DRC. Este achado é tipificado pela associação inversa entre as 
taxas de mortalidade e marcadores do estado nutricional. A etiologia da DEP é multifatorial, 
incluindo ingestão alimentar inadequada, aumento do catabolismo proteico e diminuição de síntese 
proteica. 
B) A AGS compreende um método que engloba somente aspectos subjetivos do estado nutricional, 
é uma ferramenta simples e de baixo custo, que pode ser aplicada por profissionais de saúde que 
receberam treinamento prévio. A AGS foi originalmente desenvolvida com o objetivo de avaliar o 
estado nutricional de pacientes cirúrgicos em (A) bem nutridos, (B) DEP moderada e (C) DEP 
grave. Como obteve boa sensibilidade e especificidade ao predizer infecções pós-operatórias nessa 
população, a AGS passou a ser reformulada para ser aplicada em grupos específicos, a fim de 
aumentar sua reprodutibilidade e o seu valor preditivo. Desde então, sua aplicação tem aumentado 
em diversos grupos populacionais, incluindo os com DRC. 
C) Em pacientes com DRC, como não há um padrão ouro para avaliar o estado nutricional, os guias 
de conduta na área de nutrição e DRC recomendam que se use uma combinação de métodos para 
minimizar os erros com diagnóstico nutricional. Estes podem ser a antropometria, bioimpedância 
elétrica, albumina sérica, ingestão alimentar, entre outros. 
D) O método de AGS é capaz de diferenciar o paciente bem nutrido daquele com DEP, 
apresentando bom poder em predizer piores desfechos de morbimortalidade. Logo, constitui uma 
alternativa válida e de grande aplicabilidade para o diagnóstico de DEP, contudo, diferentes 
modelos foram propostos e não se pode afirmar, ainda, qual modelo oferece maior precisão para o 
diagnóstico de DEP. 
 
36. A alimentação saudável é aquela que atende às necessidades nutricionais de cada indivíduo, 
com ingestão de alimentos de qualidade e em quantidades suficientes para manutenção de um peso 
corpóreo adequado. Um estilo saudável de alimentação tem cinco características: adequação, 
equilíbrio, controle calórico, moderação e variedade. Em relação ao indivíduo diabético, é correto 
afirmar: 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
23 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
A) Não é só o alimento que altera a glicemia; a atividade física, medicação, estado emocional 
também alteram. Medir as glicemias em horários diferentes, pode ajudar a equipe de saúde a 
determinar se a dieta está abusiva ou reduzida, se a quantidade de medicação está insuficiente, ou se 
a atividade física está excessiva. O esquema insulínico pode ser determinante na escolha do plano 
alimentar. Por exemplo, no esquema insulínico tradicional: 1 ou 2 doses insulina/dia, é importante 
ter horários para comer e manter a consistência, isto é, comer sempre nas mesmas quantidades. Isto 
ajuda evitar hipoglicemias e hiperglicemia. Já no esquema insulínico intensivo, com as insulínicas 
ultra rápidas e rápidas, pode-se fazer um ajuste da dose, em virtude da quantidade de carboidrato a 
ser ingerido. 
B) Na contagem de carboidratos mostra-se que o mais importante no controle da glicemia é saber a 
qualidade de carboidrato a ser ingerido. Assim, defini-se quantos gramas de carboidratos podem ser 
consumidos por refeição, podendo deste modo incluir todo e qualquer alimento. Também existe a 
possibilidade de determinar a quantidade de insulina ultra rápida para cobrir os gramas de 
carboidratos . 
C) O diabetes do tipo 2 está diretamente relacionado ao excesso de peso e alto consumo de glicose 
na dieta. Manter um peso adequado e uma alimentação balanceada favorece o controle da glicemia 
e pode retardar o aparecimento do diabetes tipo 2. Hábitos alimentares saudáveis, que incluem 
maior oferta de alimentos pouco processados e naturais, menor consumo de gorduras, sal e bebidas 
alcoólicas previnem a pressão alta, a elevação dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue e 
contribuem para manter o nível normal de glicemia. 
D) A nefropatia diabética é uma doença que acomete os rins. Os rins têm como principal função 
manter o equilíbrio do organismo. Eles funcionam como se fossem um filtro expulsando as 
substâncias “tóxicas” e retendo os nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo. O plano 
alimentar na nefropatia diabética além de ser individualizado, irá variar de acordo com o estágio da 
falência renal. O nutriente mais afetado é o carboidrato e com a progressão da doença, há 
necessidade também de restrição de alguns minerais. 
 
37. O APPCC – Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle ou HACCP (sigla em inglês) é um 
sistema de controle que aborda a segurança do alimento através da análise e controle dos riscos 
físicos, químicos e biológicos, desde a produção da matéria-prima, suprimento e manuseio até 
fabricação, distribuição e consumo do produto acabado. O Sistema APPCC contribui para uma 
maior satisfação do consumidor, torna as empresas mais competitivas, amplia as possibilidades de 
conquista de novos mercados, nacionais e internacionais, além de propiciar a redução de perdas de 
matérias-primas, embalagens e produto. É recomendado por organismos internacionais como a 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
24 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
OMC (Organização Mundialdo Comércio), FAO (Organização das Nações Unidas para 
Alimentação e Agricultura), OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo MERCOSUL e é exigido 
pela Comunidade Europeia e pelos Estados Unidos. No Brasil, o Ministério da Saúde e o Ministério 
da Agricultura e Abastecimento já têm ações com objetivo de adoção do Sistema APPCC pelas 
Indústrias Alimentícias. 
Considere ainda: 
I. Esse sistema é baseado em cinco princípios: 01 – Identificação e avaliação dos perigos; 02 – 
Estabelecimento dos Limites Críticos; 03 – Estabelecimento dos Procedimentos de Monitoração; 04 
– Estabelecimento dos Procedimentos de Verificação e 05 – Estabelecimento dos Procedimentos de 
Registro. 
II. Esse sistema é baseado em três princípios: 01 – Identificação e avaliação dos perigos; 02 – 
Estabelecimento dos Limites Críticos e 03 – Estabelecimento dos Procedimentos de Verificação. 
III. Esse sistema é baseado em cinco princípios: 01 – Identificação e avaliação dos perigos; 02 – 
Identificação dos Pontos Críticos de Controle; 03 – Estabelecimento dos Procedimentos de 
Monitoração; 04 – Estabelecimento das Ações Corretivas e 05 – Estabelecimento dos 
Procedimentos de Verificação. 
IV. Esse sistema é baseado em sete princípios: 01 – Identificação e avaliação dos perigos; 02 – 
Identificação dos Pontos Críticos de Controle; 03 – Estabelecimento dos Limites Críticos; 04 – 
Estabelecimento dos Procedimentos de Monitoração; 05 – Estabelecimento das Ações Corretivas; 
06 – Estabelecimento dos Procedimentos de Verificação e 07 – Estabelecimento dos Procedimentos 
de Registro. 
Assinale a assertiva correta: 
A) Somente IV. 
B) Somente III. 
C) Somente II. 
D) Somente I. 
 
38. O mercado de alimentação cresceu paralelo à evolução do processo urbano-industrial, onde o 
fluxo e uma rotina intensa de trabalho restringem cada vez mais a possibilidade do trabalhador 
realizar refeições em sua residência. Este mercado de alimentação pode ser divido em alimentação 
comercial e de coletividades e os estabelecimentos produtores e fornecedores são caracterizados 
como Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), os quais abrangem empresas fornecedoras de 
alimentação coletiva, restaurantes comerciais e similares, hotelaria, cozinhas de estabelecimentos de 
assistência a saúde, alimentação escolar bem como a alimentação do trabalhador. 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
25 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
Relacionada à administração das unidades de alimentação, é correto afirmar: 
A) Qualidade pode ser conceituada como uma sistematização da produção de produtos e serviços 
com o intuito de assegurar um resultado econômico das operações e que atendam plenamente a 
satisfação do consumidor. 
B) O nutricionista é o responsável por garantir a qualidade e segurança dos produtos e serviços do 
ponto de vista higiênico-sanitário, desde o início da produção até o produto final servido ao seu 
cliente. 
C) A concorrência acirrada, o número de processos devido à má qualidade de serviços, maior 
conhecimento e exigência por parte dos clientes são fatores que forçam as UANs a buscarem 
qualidade do início da produção até seu produto final. 
D) Todas as alternativas estão corretas. 
 
39. O sistema digestório degrada o alimento em moléculas pequenas, absorvíveis pelas células, que 
são usadas no desenvolvimento e na manutenção do organismo e nas suas necessidades energéticas. 
Ele é constituído pela cavidade oral, pela faringe, pelo tubo digestório (esôfago, estômago, intestino 
delgado, intestino grosso e canal anal) e seus anexos (pâncreas, fígado e vesícula biliar). Analise se 
as afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F): 
( ) Por causa do atrito do alimento, a cavidade oral é revestida por epitélio estratificado 
pavimentoso. A gengiva, as regiões das bochechas mordidas devido à dentição mal-ajustada e o 
palato duro, submetido ao atrito da língua na deglutição, são queratinizados. No tecido conjuntivo 
subjacente ao epitélio, há glândulas salivares que secretam um fluido seroso e mucoso. O palato 
duro possui uma placa óssea e é, portanto, uma estrutura rígida capaz de suportar a pressão da 
língua. A modificação do tamanho e da forma da cavidade oral e a movimentação do alimento 
ocorrem graças ao músculo estriado esquelético. 
( ) Os dentes são estruturas duras e mineralizadas, inseridas na maxila e na mandíbula. Os dentes 
incisivos e caninos são pontiagudos e cortam o alimento em pedaços de tamanho médio, enquanto 
os pré-molares e molares possuem superfícies mais largas e achatadas, triturando os pedaços de 
tamanho médio em fragmentos menores. 
( ) A saliva é uma solução aquosa, com enzimas, glicoproteínas, eletrólitos e imunoglobulinas. Seu 
pH é de 8,4 a 9,4. No ser humano, a sua secreção é de cerca de 1litro por dia. Há pequenas 
glândulas salivares espalhadas no tecido conjuntivo da cavidade oral, inclusive na língua, mas elas 
secretam somente 5% da produção diária. A maior parte da saliva é gerada por três grandes pares de 
glândulas salivares: as parótidas, as submandibulares e as sublinguais. 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
26 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
( ) O esôfago é um tubo com cerca de 25cm de comprimento, que transporta o bolo alimentar da 
faringe para o estômago. A luz do esôfago encontra-se geralmente colapsada devido às pregas 
longitudinais, formadas pela mucosa e pela submucosa com a contração da camada muscular 
circular. Durante a deglutição, o esôfago distende-se, e essas pregas desaparecem. 
A sequência correta é: 
A) V, V, F, V. 
B) F, V, V, F. 
C) F, F, F, V. 
D) V, F, V, F. 
 
40. A manutenção satisfatória do corpo exige nutrientes necessários e indispensáveis à saúde, uma 
vez que esta requer uma série de gastos energéticos que são de grande importância a todo o 
momento. Essa energia é fornecida pela dieta alimentar diversificada e em quantidades que devem 
ser continuamente reguladas, o que garante o desempenho e o funcionamento da estrutura corporal, 
além disso, promove a diferenciação e os mecanismos de defesa tecidual. Muitos processos 
patológicos em recuperação exigem do organismo um aporte nutricional adequado e administração 
de fármacos eficazes e seguros. No entanto, a associação entre os fármacos e nutrientes possibilita a 
ocorrência de interações indesejáveis, permitindo um aumento ou diminuição da eficácia da droga, 
bem como do nutriente. Considera-se interação entre alimentos e medicamentos quando um 
alimento ou um nutriente altera a eficácia de um medicamento, ou quando há interferência sobre o 
estado nutricional do indivíduo. Portanto, não só os fármacos podem interferir sobre a absorção e o 
aproveitamento dos nutrientes, como alguns alimentos e nutrientes também podem interferir sobre a 
ação destes. Considere: 
I. O anti-hipertensivo Captopril, identificado com um dos principais fármacos nas possíveis 
interações com alimentos/nutrientes, não é absorvido adequadamente quando administrado próximo 
ou durante as refeições; portanto, recomenda-se que o mesmo deve ser administrado uma hora antes 
ou duas horas após as refeições. 
II. O ácido acetilsalicílico (AAS) produz depleção das reservas orgânicas de vitamina K e aumenta 
a excreção renal de tiamina e ácido fólico, bem como a excreção urinária de aminoácidos. Portanto, 
seria recomendado que a administração do AAS fosse feita uma hora antes ou duas horas após as 
dietas dos pacientes com alimentos ricosem ácido fólico, tiamina e vitaminas C e K, uma vez que 
quando feita administração próxima ou durante as refeições ocorre um aumento da excreção desses 
nutrientes. 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowNSAtMDMwMA==
Concurso Público - Prefeitura Municipal de Iraceminha - SC 
Caderno de Provas 
Edital de Concurso Público nº 001/2016 
27 
Prova Nutricionista 
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina 
III. Outra possível interação frequentemente observada ocorre entre o fármaco diurético 
espironolactona e os alimentos ricos em potássio, como o leite e as carnes. Estudos apontam que a 
espironolactona retém potássio; portanto, é recomendado evitar a administração desse fármaco com 
alimentos ricos em potássio. 
IV. Com relação à análise das interações entre alimentos/nutrientes e agentes antiulcerosos, 
verifica-se a possível interação entre omeprazol ou ranitidina com alimentos ricos em vitamina B12 
(carne, frango e leite); estudos registram que esses agentes depletam a absorção deste nutriente, 
portanto, não devem ser ingeridos pelos pacientes alimentos ricos em vitamina B12 próximo ou 
durante a administração desses medicamentos. 
A alternativa correta é: 
A) Somente IV. 
B) Somente II. 
C) Somente III. 
D) Todas são corretas. 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowOSAtMDMwMA==
 
Município de Iraceminha 
Concurso Público Edital nº 001/2016 e suas retificações 
Município de Iraceminha Página 1 de 7 
 
O prefeito do Município de Iraceminha, estado de Santa Catarina, Bruno Roberto Pan, 
no uso de suas atribuições torna público o GABARITO PRELIMINAR das provas aplicadas 
no dia 20/03/2016, para os cargos previstos no Edital de Concurso Público nº 001/2016 e suas 
retificações, e informa que: 
1. De acordo com o Edital de Concurso Público nº 001/2016 e suas retificações, o prazo para 
interposição de recursos contra o gabarito preliminar e as questões da prova objetiva é 22 e 
23/03/2016. Os recursos deverão ser interpostos no prazo e na forma prevista pelo Edital de 
Concurso Público nº 001/2016 e suas retificações. 
2. Recursos interpostos fora do prazo e de forma diversa daquela prevista no Edital de 
Concurso Público nº 001/2016 e suas retificações, não serão apreciados. 
3. As respostas aos recursos serão enviadas para o endereço eletrônico informado pelo 
candidato no momento da interposição do recurso. 
4. As provas objetivas estão publicadas no site da Prefeitura Municipal de Iraceminha 
(www.iraceminha.sc.gov.br). 
5. Seguem inalteradas as demais etapas e disposições do Edital de Concurso Público nº 
001/2016 e suas retificações. 
 
CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
B C A B D C A B D A C D B D C A B C C C 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
A B C D B A C D D B B C C D D C D A D D 
 
CARGO: MOTORISTA 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
B C A B D C A B D A C D B D C A B C C C 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
C A D B B D A B D A A C C C D D A B C C 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowOSAtMDMwMA==
 
Município de Iraceminha 
Concurso Público Edital nº 001/2016 e suas retificações 
Município de Iraceminha Página 2 de 7 
CARGO: OPERADOR DE MÁQUINAS 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
B C A B D C A B D A C D B D C A B C C C 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
C B C A D D C C A A C C B D B B D A B B 
 
CARGO: VIGIA 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
B C A B D C A B D A C D B D C A B C C C 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
B C D B D A C B D A A C C B C B A A D A 
 
CARGO: AUXILIAR DE DENTISTA 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D B C A C B B A B C A C D B D D A A A B 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
C C B D A D C B D A D D D C B D C D D C 
 
CARGO: FISCAL DE TRIBUTOS 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D B C A C B B A B C A C D B D D A A A B 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
B A A D B C C D B C A C D C B A D A B D 
 
CARGO: TÉCNICO ADMINISTRATIVO EM SERVIÇO MILITAR 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D B C A C B B A B C A C D B D D A A A B 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
D B C A B D C A D D C B D D B A D B A A 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowOSAtMDMwMA==
 
Município de Iraceminha 
Concurso Público Edital nº 001/2016 e suas retificações 
Município de Iraceminha Página 3 de 7 
 
CARGO: TÉCNICO EM PATRIMÔNIO E FROTAS 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D B C A C B B A B C A C D B D D A A A B 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
C B D A C B D D C A B A B B B A D B C C 
 
CARGO: ADMINISTRAROR ESCOLAR 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D A B D C A C B D A D A C B D D B D C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
A C B D C A C B A C D C D A D C B C A D 
 
CARGO: AGENTE FISCAL TRIBUTÁRIO EXTERNO 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D A B D C A C B D A D A C B D D B D C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
B C C B C B C D A C C B C A C B D B C A 
 
CARGO: ASSISTENTE SOCIAL (CRAS) 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D A B D C A C B D A D A C B D D B D C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
C C C A D D A C A D C B A A D D C B D B 
 
CARGO: CONTROLADOR INTERNO 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D A B D C A C B D A D A C B D D B D C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
D A C B C A B C A B D B A A D C B B C C 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowOSAtMDMwMA==
 
Município de Iraceminha 
Concurso Público Edital nº 001/2016 e suas retificações 
Município de Iraceminha Página 4 de 7 
 
CARGO: ENFERMEIRO 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D A B D C A C B D A D A C B D D B D C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
B D A D C D C C D A A B B D C D C A B C 
 
CARGO: ENGENHEIRO AGRÔNOMO 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D A B D C A C B D A D A C B D D B D C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
B D A A D C D A C D C B A B C B B C D B 
 
CARGO: ENGENHEIRO CIVIL 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D A B D C A C B D A D A C B D D B D C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
C C A D A C A D C C C D B A A C D D C C 
 
CARGO: FARMACÊUTICO 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D A B D C A C B D A D A C B D D B D C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
D B A C A A B D A D C D B A C A D B C B 
 
CARGO: FISIOTERAPEUTA 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D A B D C A C B D A D A C B D D B D C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
D D B B C B B D B C B A C A D B C A A C 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowOSAtMDMwMA==
 
Município de Iraceminha 
Concurso Público Edital nº 001/2016 e suas retificações 
Município de Iraceminha Página 5 de 7 
 
CARGO:MÉDICO CLÍNICO GERAL 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D A B D C A C B D A D A C B D D B D C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
A C D B C D A D A C D B B D C A D B D B 
 
CARGO: MÉDICO VETERINÁRIO 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D A B D C A C B D A D A C B D D B D C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
D B C B D C A D A C B A C D D C A B C A 
 
CARGO: NUTRICIONISTA 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D A B D C A C B D A D A C B D D B D C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
D B C A A D B D C B A C D D B A A D A D 
 
CARGO: ODONTÓLOGO 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D A B D C A C B D A D A C B D D B D C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
D B D C A D B D B B C B D A C B C A D B 
 
CARGO: PROFESSOR SÉRIES INICIAIS 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D A B D C A C B D A D A C B D D B D C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
C D A B B D C A C A D D C B A D C B A D 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowOSAtMDMwMA==
 
Município de Iraceminha 
Concurso Público Edital nº 001/2016 e suas retificações 
Município de Iraceminha Página 6 de 7 
 
CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D A B D C A C B D A D A C B D D B D C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
A C B A D A B D C C A D A B C D B C A D 
 
CARGO: PROFESSOR DE INFORMÁTICA 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D A B D C A C B D A D A C B D D B D C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
D B C A C A D B D C A C B A B D B D C A 
 
CARGO: PROFESSOR DE MÚSICA 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D A B D C A C B D A D A C B D D B D C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
D B C A D A D C D A B D C D B A B C A D 
 
CARGO: PROFESSOR EDUCAÇÃO INFANTIL 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D A B D C A C B D A D A C B D D B D C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
C D C C A D A C A C A A A C D A C C D D 
 
CARGO: PSICÓLOGO (CRAS) 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D A B D C A C B D A D A C B D D B D C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
D A C A B C D B D D A B C D A C D B B C 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAxNjo0OTowOSAtMDMwMA==
 
Município de Iraceminha 
Concurso Público Edital nº 001/2016 e suas retificações 
Município de Iraceminha Página 7 de 7 
 
CARGO: PSICOPEDAGOGO 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D A B D C A C B D A D A C B D D B D C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 10 
C A C C B A D A A A C C B C B D D B D C 
 
 
Iraceminha, em 21 de março de 2016. 
 
 
Bruno Roberto Pan 
Prefeito Municipal 
www.pciconcursos.com.br

Mais conteúdos dessa disciplina