Buscar

Gravidez na adolescência

Prévia do material em texto

Gravides na Adolescência
Ana Cristina Silva Xavier
Camila silva de almeida
Danianne Marques da costa
Raimunda Ozenir da Silva Souza da Rocha
Rosicleia leão gama
INTRODUÇÃO
A adolescência corresponde ao período da vida entre os 10 e 19 anos, no qual ocorrem profundas mudanças, caracterizadas principalmente por crescimento rápido, surgimento das características sexuais secundárias, conscientização da sexualidade, estruturação da personalidade, adaptação ambiental e integração social.
INTRODUÇÃO
No Brasil, corresponde a 20,8% da população geral, sendo 10% na faixa de 10 a 14 anos e 10,8% de 15 a 19 anos, estimando-se que a população feminina seja de 17.491.139 pessoas.
PROBLEMÁTICA
A gravidez neste grupo populacional vem sendo considerada, em alguns países, problema de saúde pública, uma vez que pode acarretar complicações obstétricas, com repercussões para a mãe e o recém-nascido, bem como problemas psico-sociais e econômicos.
Risco para a saúde 
O risco se deve, em grande parte, aos fatores biológicos maternos, tais como imaturidade fisiológica e desenvolvimento incompleto do crescimento. A hipótese é de que o bebê competiria com os mesmos nutrientes da mãe adolescente.
Risco para a saúde 
Quanto à evolução da gestação, existem referências a maior incidência de anemia materna, doença hipertensiva específica da gravidez, desproporção céfalo-pélvica, infecção urinária, prematuridade, placenta prévia, baixo peso ao nascer, sofrimento fetal agudo intra-parto, complicações no parto (lesões no canal de parto e hemorragias) e puerpério (endometrite, infecções, deiscência de incisões, dificuldade para amamentar, entre outros).
Risco para a saúde 
A evasão escolar, a rejeição familiar, a não realização do pré-natal, o aborto em condições inseguras, o aborto espontâneo, a mortalidade materna e nascimento prematuro estão entre os problemas gerados.
Principais causas da Gravidez na Adolescência
 Como fatores determinantes para a gravidez na adolescência foram citados o início precoce da vida sexual, influência da mídia, família, falta de informações nas escolas e equipe de saúde, violência sexual, uso de preservativo, aspectos socioeconômicos e o pensamento mágico da adolescente.
Relação com aborto
O aborto na adolescência tem crescido, nos últimos anos na mesma proporção que a gravidez. De 1 milhão de adolescentes de 10 a 19 anos que ficam grávidas a cada ano, mais de 200.000 abortam. A maioria é da classe média.
Relação com aborto
A principal razão dessa diferença é que a adolescente de classe média tem mais facilidades e recursos para abortar do que um adolescente de menor poder econômico.
Relação com aborto
Nas classes menos favorecidas, 80% das jovens que engravidam levam a gravidez até o final. Nas classes mais altas acontece o oposto: 80% abortam.
COMO PREVENIR ?
Sensibilize os adolescentes sobre o convívio de respeito entre meninos e meninas, e a responsabilidade e proteção necessária nas atividades sexuais.
COMO PREVENIR ?
Em casa, mantenha um diálogo saudável com os filhos sobre sexualidade e meios de prevenção. Pré-adolescentes bem informados e que ainda não iniciaram as atividades sexuais saberão o que e como devem fazer quando chegar a hora de tornar a vida sexual ativa.
COMO PREVENIR ?
A boa relação com a família garante que os jovens pedirão ajuda quando for necessário, seja por uma informação ou para arcar com os métodos anticoncepcionais.
COMO PREVENIR ?
Consulte sempre o Pediatra: são essenciais no atendimento de crianças, adolescentes e suas famílias na atenção primária, secundária e terciária.
Dados sobre a gravidez na adolescência
1 em 3 mulheres de 19 anos já são mães ou estão grávidas do 1º filho
1 em 10 mulheres de 15 a 19 anos já tinham 2 filhos. 49,1% destes filhos foram indesejados.
Dados sobre a gravidez na adolescência
54% das adolescentes sem escolaridade já haviam ficado grávidas
6,4% das adolescentes com mais de 9 anos de escolaridade já eram mães ou estavam grávidas do 1º filho.
Dados sobre a gravidez na adolescência
55,6% dos jovens entre 16 e 25 anos não usam preservativos nas relações sexuais.
18% das adolescentes entre 15 e 19 anos já ficaram grávidas alguma vez
Dados sobre a gravidez na adolescência
Entre 17,5 milhões de meninas adolescentes existentes no país, 1,1 milhão engravidam todo ano.
Em cada grupo de 17 Meninas 1 já está ou ficará grávida por ano.
Fim do Slide

Continue navegando