Buscar

Relatório final_ Juliana (1) att

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO III
1. INTRODUÇÃO
A Caixa Beneficente dos Militares do Estado do Estado Goiás, fundada em 14 de junho de 1934, na cidade de Goiás, hoje localizada na Avenida Independência, número 4.635, no Centro em Goiânia, Goiás. Ao longo dos anos se tornou uma instituição solida, a maior instituição representativa dos militares Estado de Goiás, uma das maiores do Brasil. É uma associação beneficente com personalidade jurídica, de direito privado de autonomia administrativa, operacional e financeira, sem fins lucrativos e que representa seus associados de forma ativa e passiva, judicial ou extrajudicial, com finalidade principal prestar aos associados os benefícios e vantagens constante do estatuto. Administrada por um conselho Fiscal composta por sete membros que se reúne semanalmente com a administração composta por oito diretores sendo eles o diretor geral, Nilson Justino Pereira, TCPMGO/RR Administrativo, Stela Tavares da Silva Castro, TCPMGO/RR, Financeiro Carlos Sergio de Araújo, SGTPMGO/RR Odontologia e Farmácia Denise Brasil Menezes SGTPMGO Operacional Wender Mariano de Oliveira Silva, STBMGO Assistência Social Maria Sueli da Silva, TENPMGO/RR, Turismo e Hotelaria Carlos Vieira de Brito CELPMGO/RR e Comunicação Aeliton Moreira da Silva PMGO/RR.
A implantação do Serviço Social surgiu em 1990, através do Centro de Apoio Social (C.A.S.O) devido à problemática enfrentada pelo policial militar, bombeiro e familiares, esposa e filhos menores de 18 anos.
O C.A.S.O conta com a diretora a TEN PM e Assistente Social Maria Sueli da Silva três assistentes sociais, três psicólogos, uma secretaria e três estagiarias, duas de Serviço Social e uma de Psicologia. Que disponibiliza empréstimo de objetos como andador, muleta, cadeira de rodas, cama hospitalar, entre outros, auxílio financeiro, e doação de cesta de alimentos, e kit de enxoval. 
 Em janeiro foi criado a CB Itinerante, no intuito de aproximar ainda mais dos seus associados, que oferece os serviços prestados pela Caixa Beneficente sem que precise se deslocar da sua cidade.
 2. DESENVOLVIMENTO
O CASO presta em uma média 305 atendimentos por mês segundo os relatórios registrados pela instituição, de forma direta e indireta aos associados e dependentes, avaliando a situação socioeconômica no sentido de viabilizar o suporte necessário.
2.1. O ESTÁGIO
 “O Estágio Supervisionado é uma atividade curricular obrigatória que se configura a partir da inserção do aluno no espaço institucional objetivando capacitá-lo para o exercício profissional, o que pressupõe supervisão sistemática. Esta supervisão é feita conjuntamente por professor supervisor e por um profissional do campo com base em planos de estágio elaborados em conjunto pelas unidades de ensino e organizações que oferecem estágio”, em conformidade com o disposto no parecer CNE/CES n°492/2001, homologado pelo Ministro de Estado da Educação em 09 de julho de 2001 e consubstanciado na Resolução CNE/CES 15/2002, publicada no Diário Oficial da União em 09 de abril de 2002, que aprova as diretrizes curriculares para o curso de Serviço Social.
Conforme Resolução 533, CFESS, (29 de setembro de 2008):
Observando e zelando pelo cumprimento dos preceitos éticos, legais da profissão e das normas da instituição de campo de estágio;
Informando ao supervisor acadêmico, ao supervisor de campo e/ou ao coordenador de estágios, conforme o caso, qualquer atitude individual, exigência ou atividade desenvolvida no estágio que infrinja os princípios e preceitos da profissão alicerçados no projeto ético político no projeto pedagógico do curso e/ ou nas normas institucionais do campo de estágio;
Apresentando sugestões, proposições e pedido de recursos que contribuem para a qualidade de sua formação profissional ou especificamente o melhor desenvolvimento de suas atividades.
Agindo com competência técnica e política nas atividades desenvolvidas no processo de realização do estágio supervisionado requisitando apoio aos supervisores, de campo e acadêmico, no processo decisório ou atuação que transcenda suas possibilidades.
Comunicando e justificando com antecedência ao supervisor acadêmico ao supervisor de campo e/ou ao coordenador de estágios, conforme o caso, quaisquer alterações relativas a frequência, entrega de trabalhos ou atividades previstas;
Relatório: Conhecimento de vários relatórios de atendimentos a associados e seus dependentes.
Atendimentos via telefone e agendamento de visitas domiciliares, hospitalares, Hotran entre outros.
Agendamento de consultas: médicos, vagas hospitalares, entre outros.
Visitas domiciliares, clínicas, óbito, e no Hotran e Hospital:
 Neste período de estágio teve a oportunidade de acompanhar visitas, que foi experiências relevante.
Realizando o processo de estágio supervisionado em consonância com o projeto ético-político do Serviço Social.
Reconhecendo a disciplina de Estágio Curricular em serviço Social representa um diferencial na formação do Assistente Social, cujas estratégias de intervenção constituem-se na promoção do acesso aos direitos do usuário;
Comprometendo-se com os estudos realizados nos grupos de supervisão de estágio com a participação nas atividades concernentes e com a documentação solicitada.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Observando os aspectos analisados o estágio supervisionado obrigatório, é essencial para a formação profissional das/os discentes, local em que aproxima com a atuação da/o profissional e como um elemento metodológico contínuo de formação, e o momento que o discente pode articular as dimensões teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo; de problematizar, adquirir o olhar afinado sobre os fenômenos e identificar demandas coletivas. E no espaço Sócio-ocupacional que somos capazes de fazer correlação entre o que foi aprendido no teórico e a atuação profissional, por meio de leituras críticas, e nós faz desenvolver competências, saberes e habilidades.
A relação entre teoria e a prática proporciona um momento de aprendizagem através do relacionamento entre a prática acadêmica e a institucional, sendo as técnicas instrumentas utilizadas pelo Serviço social para atender as demandas da instituição e do associado. Acompanhar todos os instrumentos na prática do assistente social, ao lado da supervisora de campo foi de suma importância.
Ao finalizar o estágio supervisionado do Serviço Social III, a prática do estágio contribuiu para o meu desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional, amadureceu minhas ideias, colocando em prática a ética, o respeito e a interação com outros profissionais, efetuamos diversos atendimentos e adquirir um conhecimento favorável em uma perspectiva de evolução como pessoa, acadêmica e futura assistente Social.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CENTRO de Apoio Social - CASO. Goiânia, 7 dez. 2019. Disponível em: caixabeneficente.com.br. Acesso em: 24 out. 2022.
ESTATUTO DA CAIXA BENEFICENTE DOS MILITARES DO ESTADO DE GOIÁS (ECB). Acesso em 10 de outubro 2022
Caixa Beneficente dos Militares do Estado de Goiás nº Capítulo I, 
O CFESS Goiânia, 5 abr. 2017. Disponível em: http://www.cfess.org.br/visualizar/menu/local/o-cfess. Acesso em 18 de outubro 2022.
RELATÓRIOS de Atendimentos Realizados Pela Caixa Beneficente. Goiânia, 24 de outubro 2022.
Disponível em: http://www.caixabeneficente.com.br/relatorios/. Acesso em: 24 outubro. 2022.
LEWGOY, Alzira Maria Baptista. Supervisão de Estágio em Serviço Social: desafios para a formação e o exercício profissional. 2°ed. SP: Cortez 2010.
FALEIROS, Vicente de Paula. Estratégias em Serviço Social. 10° ed. SP Cortez 2011.
BARROCO; Maria Lucia Silva. Ética e Serviço Social: Fundamentos Ontológicos; 8°ed;SP.Cortez 2010.
http://www.abnt.org.br 01 de novembro 2022
http:/www.normasabnt.org
2

Outros materiais