Buscar

Educação e Diversidade: Desafios e Estratégias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1 Peso: 20%
A diversidade humana é definida de muitas maneiras, mas podemos dizer que ela é resultante do nosso modo de pensar, que leva a comparações entre o eu e o outro. Em muitos casos, estas comparações enfatizam, sobretudo, os aspectos negativos dos outros, isto é, daquele que é diferente. Faz-se necessário entender que as diferenças entre os seres humanos existem e que devemos respeitá-las. A educação é um espaço de excelência para o ensino a este respeito. Com relação ao tema "diversidade e educação", marque a alternativa CORRETA.
No passado, educadores já trataram alunos de modo totalmente uniforme, para que os resultados fossem homogêneos.
Resposta correta!
Questão 2 Peso: 20%
Pesquisas realizadas em diferentes países demonstram que atualmente é grande o acesso da população à educação, de modo especial à escola pública, sendo que o desafio é garantir a permanência e o sucesso escolar de todos os alunos, independente de sua faixa etária. A Declaração Mundial Sobre Educação para Todos (1990), no seu artigo 3º, afirma que é necessário universalizar o acesso à educação e promover a equidade, melhorando sua qualidade, bem como tomar medidas efetivas para reduzir as desigualdades. Educar com qualidade, considerando o paradigma da diversidade significa:
Rever e aperfeiçoar o sistema da educação pública e também o particular, para alcançar a qualidade desejada na educação.
Resposta correta!
Questão 3 Peso: 20%
Com o crescimento do discurso da diversidade e inclusão, cada vez mais há necessidade de se construir uma nova escola. A expressão diversidade no processo de ensino-aprendizagem significar que:
para aprender de forma diferente, é necessário ensinar de forma diferenciada.
Resposta correta!
Questão 4 Peso: 20%
Como verificou-se no Conteúdo do Livro desta Unidade, a diversidade é um termo abrangente. Refere-se às diversas formas e modelos culturais, étnicos e sociais. NÃO se pode afirmar que:
A diversidade impõe um modo restrito de compreender e respeitar as diferenças das pessoas e das coletividades na sociedade.
Resposta correta!
Questão 5 Peso: 20%
Atualmente, após muitos estudos, pesquisas e sancionamento de leis, crianças com deficiência têm direito à educação pública gratuita e cada vez mais são incluídas e educadas em classes regulares. No processo de inclusão, é possível afirmar que a troca de experiência entre professores pode levar à adoção de novas estratégias que favoreçam a aprendizagem das crianças com algum tipo de deficiência. Sobre as estratégias para se trabalhar com crianças com "dificuldade de aprendizagem", marque a alternativa CORRETA:
Uma boa estratégia é fazer uso de outros conteúdos para desenvolver a leitura e o raciocínio.
Resposta correta!

Continue navegando