Buscar

Perguntas Fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Perguntas Fisiologia 
1- Como ocorreu a hiponatremia (causa)? Suor tem uma característica mais parecida com o líquido extracelular, sendo produzido por vaso dilatação, ou seja, os vasos sanguíneos que irrigam as glândulas sudoríparas, quando em processo mais intenso de sudorese, eles se dilatam aumentam o fluxo dessas glândulas e a parte líquida é removida inclusive com alguns eletrólitos como o sódio. 
OBS: Se ao suar eu só bebo água não estou repondo o que perdi, pois tenho que repor os eletrólitos perdido no suor. 
Hipovolemia: perda do volume de sangue, isso ocorre porque tem um compartimento intravascular que está ficando com baixo volume de sódio e o intersticial, que no 1º momento não é afetado, mas a água vai começar a passar do meio hipotônico para o hipertônico ocorrendo inchaço, edemas, o interstício vai acumular mais água porque o sentido do equilíbrio osmótico vai favorecer a saída de água do sangue para o interstício, a parti do momento que o sangue perde água ele vai ficando mais concentrado - causa da desidratação no artigo. 
2- Relação da hiponatremia com desmaios/desorientação? A partir do momento que tenho menos sangue circulante, a irrigação encefálica fica pior o essencial é mantido (batimentos cardíacos, respiração...) e a consciência vai diminuindo - desmaio; 
Como alguns aumentaram o peso? Essa água que está sendo distribuída pelo corpo por osmose, ela está mudando de compartimento e não saindo do corpo, à medida que vai repondo não se observar uma mudança de peso significativa; 
3- Relação da hiponatremia com diarreia, edema abdominal e torácico? Os atletas que não tiveram nenhuma alteração, o uso do isotônico ajudou a compensar a perda de suor, o problema dos atletas que bebem água, enquanto estão perdendo muito suor, é que essa água está se acumulando no interstício (só que chega um momento que se hidratar demais todos os tecidos corporais começam a ficar muito túrgidos/cheios de água e começa a ter a movimentação de água para o 3º espaço (espaços onde normalmente não tem acúmulos de líquido, cavidades de alguns órgãos) 
Ex: acumular água na cavidade abdominal e torácica comprometendo o funcionamento do pulmão. 
4- Por que não ocorreu hipocalemia? Hipocalemia: relacionada a quantidade baixa de potássio presente na corrente sanguínea; hidratar não é só dar água, tem que se levar em conta o quadro eletrolítico do paciente! 
OBS: Na inflamação ocorre a vasodilatação, com isso a saída de plasma para o interstício, ou seja, o edema é o aumento dos volumes intersticial.
Ex: um paciente com hemorragia grave, primeiro contém a hemorragia a perda de sangue, e quando não se faz a transfusão de sangue, ao administras uma solução hipotônica fará com que o interstício perde água para os vasos sanguíneos aumentado o volume de sangue dele. 
OBS: a transfusão é recomendada de acordo com a porcentagem de hemácias no sangue - hematófago normal é de 30%, a transfusão ocorre quando essa porcentagem está abaixo de 12%.

Outros materiais