Buscar

Avalição final discursiva bioquímica clinica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avalição final discursiva bioquímica clinica
Os marcadores tumorais são substâncias produzidas em grandes quantidades por células cancerígenas. São usados para: 1) estimar o prognóstico; 2) determinar se existe doença residual ou recidiva após o tratamento; 3) avaliar a resposta ao tratamento e 4) monitorar se um tumor se tornou resistente ao tratamento. Sendo assim, indique em quais fluidos corporais essas substâncias podem ser encontradas e dê um exemplo prático da utilização de marcador tumoral no diagnóstico de uma neoplasia.
Resposta esperada
*Os marcadores tumorais são proteínas ou outras substâncias produzidas tanto por células normais quanto por células cancerígenas, mas em quantidades maiores pelas células cancerígenas.
*Eles podem ser encontrados no sangue, urina, fezes, tumores ou em outros tecidos ou fluídos corporais de alguns pacientes com câncer.
*Um exemplo prático é o marcador tumoral alfafetoproteína (AFP), que juntamente com o marcador hormonal gonadotrofina coriônica humana hCG, pode confirmar o diagnóstico de um teratoma maligno.
A Lactato Desidrogenase é uma enzima encontrada em grande parte dos tecidos que têm um papel importante no metabolismo da glicose dentro do organismo. Indique a distribuição nos órgãos e às patologias associadas à alteração dos níveis séricos da enzima lactato desidrogenase.
Resposta esperada
*A LDH está presente no citoplasma de células em órgãos como coração, músculo esquelético, fígado, eritrócitos e linfonodos são geralmente indicativos de lesão tecidual ou celular.
*A lactato desidrogenase pode estar alterada em casos de infarto do miocárdio, hepatite, hemólise e doenças do pulmão e do músculo.
*A dosagem da LD sérica é relevante, porém apenas em hematologia e oncologia.

Outros materiais