Buscar

Outros indicadores da renda de um país linguagem simples

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Outros indicadores da renda de um país
.
Aparte do PIB existe também outros indicadores, mais ou menos similares, que se utilizam para medir a renda gerada.
PNB (Produto Nacional Bruto): mede o produzido pelos nacionais de um país, já sejam residentes no mesmo, ou residam no estrangeiro.
A diferença com o PIB é a seguinte:
A atividade produtiva que desenvolve uma pessoa não residente no Brasil (por exemplo, uma empresa inglesa que opera no Brasil) se inclui no PIB, mas não no PNB.
A atividade que desenvolve um brasileiro no estrangeiro (por exemplo, uma empresa brasileira que opere em Portugal) se inclui no PNB, mas não no PIB.
PIN (Produto Interior Bruto): é igual que o PIB, mais deduzindo a perda do valor (o desgaste) que tenha sentido a equipe produtiva (infra-estruturas, maquinaria, instalações, etc.) durante o exercício.
No PIB se incluem todas as inversões, mas tem que levar em conta que parte delas se destina simplesmente a repor (corrigir) o desgaste sofrido pela equipe produtiva. Esta parte se deduz quando se calcula o PIN (considera-se que não é uma riqueza adicional que se há gerado, já que simplesmente compensa a perda sofrida pelo imobilizado.
Vejamos um exemplo: se uma economia gera no exercício um PIB de 2.000 reais (outro país que o tem difícil para entrar no G-7), mas a maquinaria, instalações, etc. Perde o valor de 200 reais, o PIN do exercício será de 1.800 reais.
PNN (Produto Nacional Neto): é igual que o PNB mais o deduzindo, igual que no caso anterior, a perda do valor que experimenta o imobilizado.
Renda per capita: para tratar de medir o nível de bem-estar de uma população o PIB serve como primeira aproximação (aquele país que tenha um PIB mais alto terá um maior bem-estar).
Porém o PIB não é suficiente:
Que país tem um maior nível de bem-estar China com um PIB de 500.000 milhões de euros e uma população de mais de 1.000 milhões de habitantes ou Mônaco com um PIB de 5.000 milhões de euros e uma população de 30.000 habitantes? (essas quantidades são figuradas, não é necessário comprová-lo).
Portanto, para medir o nível de bem-estar de um país se tem que considerar a renda disponível (1) e a população:
Renda per capita = renda disponível / população
(1) A renda disponível é a renda da que podem dispor os habitantes do país. O PIB se poderá tomar como uma aproximação, mas existem certas diferenças entre ambos os conceitos:
Existem benefícios que permanecem nas empresas e não se repartem entre seus acionistas (forma parte do PIB, mas não é renda disponível); se tem que pagar impostos sobre os benefícios (mesmo caso); as famílias poden receber trasferencias do Estado como pensões, ajudas, subsídios ios, etc. (integram a renda disponível, mas não se contabilizam no PIB já que são simplesmente transferências de rendas, sem que responda a nenhuma transação econômica).
No exemplo anterior, a renda per capita de China é de 5.000 euros e a de Mônaco é de 160.000 euros, pelo que fica claro que o nível de bem-estar é notavelmente mais elevado em Mônaco que em China. 
Fonte: http://www.portalcursos.com/CursoMacroPortugues/curso/Lecc-5.htm

Continue navegando