Buscar

Atividade online_beb18919be67c99fbe8473fd5662e739

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
	UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) 
	CURSO LETRAS A DISTÂNCIA
	
 
LITERATURA E ENSINO 
Disciplina: Literatura e Ensino 
Professor: Marcio Roberto do Prado 
Discente: Natália Neri Fanti 		RA: 125363
CIANORTE
2023
A atividade é relativa ao capítulo "Literatura na escola: propostas metodológicas": 
Tendo em vista a proposta apresentada para o estudo de uma narrativa no Ensino Médio, elabore uma unidade de ensino que contemple o gênero lírico (um poema), organizando os diferentes blocos de trabalho em uma sequência. Você decide como começar e que relações estabelecer entre os blocos.
Gênero lírico – “Amor é fogo que arde sem se ver – Luís de Camões” 
O método de ensino aqui apresentado busca fornecer as pistas viáveis para a atualização de sentidos, tornando a experiência de leitura mais rica. Toda proposta de ensino deve começar estabelecendo um método que ajude a organizar a aprendizagem. Qualquer atividade humana, seja ela a mais simples ou a mais complexa, precisa estar estruturada a partir de uma metodologia que oriente as etapas a serem vencidas, a fim de obtermos os resultados esperados. Também no processo de ensino de literatura e formação de leitores precisamos construir um método, um roteiro de trabalho. Em seguida, vamos abordar as seguintes sessões utilizadas nesse método de ensino: 
· Leitura de um texto gerador: esse é o primeiro momento em que o leitor, forma previamente uma imagem na consciência do poema. Logo, apresentamos formas de como e onde estão disponíveis, como em sites, bibliotecas, livrarias e em outros espaços. A seguir, propomos atividades para que os alunos, após a leitura, expressem suas experiências e seu interior o que sentiu. Como o poema escolhido sobre o amor, podemos falar brevemente sobre o assunto. 
· Informações sobre outras leituras: nesse momento, apresentamos aos alunos, outras leituras da obra em estudo, como a música de Renato Russo, e como interpretações do poema na época, e posterior ao ano da obra. Esse método é para verificar se houve mudanças no pensar, se houve descobertas, coincidências entre outros fatores. 
· Recursos de construção do texto: nesse bloco, que mimetizam a realidade, construindo pela representação verbal, o cotidiano da história. Após isso, apresentamos os elementos estruturais do texto, como personagem, ações, ambiência, tempo, ponto de vista narrativo. Os resultados obtidos podem ser comparados com os anteriores, isto é, os alunos encontram no texto, sentidos que referendam ou contrariam suas opiniões e as dos críticos lidos. Igualmente, vamos levantar os dados estruturais do texto poético (em nível sonoro, semântico, imagético etc.) e do teatral (cenas, personagens, tempo, movimento etc.), de modo a recuperar modos de ser e sentir em tempos diferenciado.
· História dos eventos e das mentalidades, da filosofia e da arte: nesse novo momento os conhecimentos referentes aos fatos objetivos, buscados nas fontes, desprezando as versões oficiais e as comumente reproduzidas nos manuais escolares. A seguir, procedemos ao cotejo entre as conclusões alcançadas no arranjo e a interpretação dos dados aqui recolhidos e aquelas dos demais conjuntos. Podemos propor uma gincana de pesquisa onde se organizarão em grupos onde contextualizarão historicamente a época de Camões com a história, além da pesquisa de fragmentos significativos de obras de diferentes épocas que estão implícitas na obra do autor.
· obras de diferentes épocas que estão implícitas na obra do autor. Por esse caminho, será possível perceber como o autor reescreve a literatura e a cultura que o precederam. Devemos lembrar, contudo, que os novos textos literários trazidos para a sala de aula não se convertem em mero apoio ao texto em foco, mas podem ser objeto de leitura integral, tornando-se eles também obras matrizes de um próximo processo de leitura.
· obras que releem o texto gerador das criações culturais que atualizam retratos humanos, comportamentos, temas, procedimentos de composição, já evidenciados na obra em estudo fazendo assim uma mostra intertextual da obra lírica de Camões.
· Por fim um elenco de dados sobre os quais o texto silencia, mas que, uma vez postos à luz, funcionam 74 como provocação para o debate por sua condição oculta e pelas razões desses ocultamentos. A modalidade de apresentação dessas questões, entretanto, não pode desvelar o não dito, mas favorecer condições para que os leitores preencham os espaços vazios de acordo com o grau de significância que os sentidos virtuais, uma vez aflorados, possam ter para eles.
Nessa proposta de atividade, trataremos dos temas dos diversos textos líricos propostos e verificamos nosso aprendizado com o estudo da estrutura da poesia de Camões, sua originalidade, o amor, a tristeza, o classicismo, a época, a vida de Camões, e principalmente o que levou de ensinamento para o aluno, quais as suas reflexões, quais as transformações evidenciadas no seu ser com a leitura da obra e com as atividades propostas para com o diálogo da obra.

Outros materiais