Buscar

relatrio_metrologia

Prévia do material em texto

Introdução
Esse relatório é referente a aula prática de relógio comparador, instrumento que possui uma ponta de contato em que, as diferenças percebidas por ela são amplificadas mecanicamente e irá movimentar o ponteiro rotativo que o instrumento possui. Essa prática consiste em analisar a superfície de um mensurando (figura 1), quando está em rotação em um torno, onde foram feitas 4 medições, duas com um relógio comparador com resolução de 0,01mm com a peça presa somente na castanha fixo, e outra com peça fixa nas duas extremidades, duas com um relógio com resolução de 0,001, nas mesmas condições. Após as leituras, os valores devem ser comparados em relação à diferença de oscilação provocada pelo modo de fixação, e em relação às diferenças de leituras entre as duas resoluções trabalhadas.
(colocar fotos aqui)
Instrumento
Foram utilizados, dois relógios comparadores, para realizar as medições, um com resolução de 0,01mm e 0,001mm (acrescentar informações sobre os ponteiros menores ao olhar o vídeo). Como só havia um torno no laboratório e ele era essencial para realização da prova, para o tempo dar aula ser necessário, o professor optou em fazer os procedimentos somente uma vez e todos os grupos colher os dados dos mesmos procedimentos. Foi utilizada uma peça em que o professor passou pelo torno, para retirar as camas de oxidação, depois os alunos, com a ajuda do professor, fixaram a peça na castanha e tentou deixar o máximo possível alinhada, foi colocado o relógio em contato com a peça para ser feita a medição, e posicionado o zero corretamente. O relógio ficava fixo em um equipamento magnético que foi posicionado do torno de uma forma que o relógio ficasse bem posicionado. Ao ligar o torno, com a rotação da peça, o ponteiro do relógio oscilava, onde cada grupo fez vídeos para analisar a amplitude posteriormente, diminuindo velocidade do vídeo para conseguir analisar, pois o ponteiro eram muito rápidos. Primeiro foi utilizado o relógio comparador com resolução de 0,01mm e com a peça presa somente na castanha, depois fixou a outra extremidade dela com o contraponto, o que deixou ela mais estável ao rotacionar. Posteriormente foi feito o mesmo procedimento com o relógio com resolução de 0,001mm.
Leituras obtidas
	AMPLITUDE DE OSCILAÇÃO
	Relógio comp. 0,01
	Relógio comp. 0,001
	Em balanço
	Entre pontos
	Em balanço
	Entre pontos
	1,41mm
	0,24mm
	1,179mm
	0,211mm
De acordo com o que foi possível verificar com os dados, como já esperado, a amplitude de oscilação entre pontos, foi bem menor do que com o mensurando em balanço.
Dificuldades encontradas
A utilização do torno para a realização da prática, foi uma das dificuldades encontradas, pelo fato de não termos prática em manusear a máquina, porém com o auxílio do professor essa dificuldade foi minimizada. Outra dificuldade é que pelo fato de a turma toda ter ficado em um mesmo lugar para observar a prática, a visão do que estava sendo feito, não foi tão boa, como em outras práticas que cada grupo ficava em um local realizado suas medições. Por último, outra dificuldade que tivemos, foi relação ao vídeo que foi feito para verificarmos a amplitude, a qualidade do vídeo não ficou boa, então ficou ruim para termos certa exatidão.
Conclusão
De acordo com o que foi possível analisar na prática, para se obter um bom resultado de medição com o relógio comparador, o mensurando deve está bem fixo, pois o balanço dele, influencia totalmente na medição, e que para fazer a medição, tem que dar uma carga na ponta de contato, para que ele possa medir os possíveis rebaixos que venha a ter no mensurando.
Referências
Slides do professor Dr. Ramsés Otto Cunha Lima

Continue navegando