Buscar

Poder derivado decorrente

Prévia do material em texto

Poder derivado decorrente (constituído decorrente)
· Introdução
É o exercício da autonomia federativa. O poder pode inicialmente criar uma constituição estadual, quando isso acontece o poder derivado decorrente é chamado de instituidor, ou então o poder pode atualizar a constituição estadual que é o chamado poder derivado decorrente reformador
CF originária Art 11 adct Derivado decorrente Constituição Estadual Poder derivado decorrente instituidor ou reformador.
· Limites impostos pela Constituição ao poder decorrente
a) Princípio da simetria:
Limite básico que vai fundar todos os outros. Obrigação do estado membro de obedecer a constituição. A constituição do estado deve obedecer aos padrões da constituição federal. Sendo assim, esses limites impostos ao derivado decorrente são chamados de normas de repetição obrigatória, que são as normas que estão no federal e devem ser obedecidas no estadual.
ADI (âmbito federal) governador do estado pode propor simetria
Âmbito estadual prefeito
PGR MPFsimetria
PGJMPE 
b) Princípio constitucionais sensíveis
São princípios previstos no art 34 inciso VII da Constituição: ela faz uma lista dos princípios importantes que não podem ser violados, que se forem violados haverá intervenção. Sendo assim, principio sensível é aquele que pode ensejar intervenção, ou seja, da motivo a intervenção.
c) Princípio constitucionais extensíveis
Os outros que não estão no art 34 são extensíveis, está em outra parte da constituição, mas também exercem poder. ex: sistema eleitoral 
-Expressos: determinados na constituição e é deduzido como uma limitação ao estado
-Implícitos: definido por jurisprudência 
-Estabelecidos: limitação do Estado, ex: repartição de competências 
· Criação da Lei Orgânica do DF e Leis Orgânicas dos Municípios
Brasil federação: estados membros e distrito federal
O Distrito Federal não é estadp, é distrito, então o nome da sua “constituição” é lei oganica do DF e o municicpio é a leis orgânica do município.
OBS: a lei org do DF é exercício do poder derivado decorrente
OBS: a lei org do município não é poder constituído derivado decorrente, pq município não faz constituição. Essa lei orgânica não tem força constitucional. (ela ta no âmbito da legalidade)

Continue navegando