Logo Passei Direto
Buscar

História da Arquitetura e Urbanismo VI__AOL 4

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O trecho mostra a transformação sofrida no âmbito da arquitetura no final do século XX, quando ficou cada vez mais evidente a necessidade da multidisciplinaridade, uma vez que as discussões iam tomando novos rumos após o Pós-Modernismo. A partir disso, e considerando os conteúdos estudados sobre a derrocada do Pós-Modernismo, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. O movimento ambientalista contribuiu diretamente para a mudança nos paradigmas relacionados a arquitetura e cidade.
II. O distanciamento científico do Pós-Modernismo colaborou para seu declínio diante da nova conjuntura econômica mundial.
0. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. As asserções I e II são proposições falsas.

O trecho descreve a experiência do arquiteto baiano Paulo Ormindo de Azevedo em sua visita à Casa da Cascata, descrevendo o funcionamento estrutural da obra. Assim, e de acordo com o conteúdo estudado sobre o Organicismo nas obras de Frank Lloyd Wright, analise as afirmativas a seguir.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. O Organicismo nas obras de Wright, assim como visto no exemplo de Antoni Gaudí, é expresso de maneira similar às formas encontradas na natureza.
II. O Organicismo wrightiano é considerado de caráter regionalista, sendo a premissa de total integração entre objeto construído e ambiente natural.
III. A influência japonesa na obra de Wright é perceptível no momento em que ele utiliza das técnicas construtivas orientais milenares em suas obras nos EUA.
IV. É perceptível, a funcionalidade plástica e estrutural que o arquiteto buscou atribuir a cada um dos espaços e elementos dispostos em sua obra.
0. II e IV.
1. I e III.
2. III e IV.
3. I e II.
4. II e III.

O trecho aborda a ambivalência formal que a arquitetura pode apresentar quando relacionada ou não com ao seu contexto. Assim, de acordo com a leitura do trecho e o conteúdo estudado sobre a cidade contemporânea, é possível afirmar que atualmente, quando a arquitetura é inserida em um contexto urbano, existe uma maior necessidade de um estudo sensível sobre o lugar, porque:
A seguir, assinale a alternativa correta:
0. o debate contemporâneo passou a destacar, além de questões ambientais, as conjunturas socioeconômicas e culturais do local.
1. a funcionalidade espacial é mais valorizada que a estética tanto no objeto construído quanto na cidade.
2. a análise do sítio dita os parâmetros a serem levados em conta e a arquitetura deve atuar de maneira impositiva.
3. a análise deve atender à descrição conceitual do projeto, enquanto ele atua de maneira distinta.
4. a proposta deve explorar e valorizar os pontos fracos que a análise do local apontar de forma transigente.

De acordo com o trecho e o conteúdo estudado sobre a escola holandesa, é possível afirmar que a utilização de softwares parametrizados possibilitou o desenvolvimento formal na arquitetura contemporânea, porque:
A seguir, assinale a alternativa correta:
0. permitiu a representação gráfica e a execução civil de formas volumétricas muito complexas a partir da computação gráfica.
1. investiu na base teórica que viria a contemplar o esclarecimento contemporâneo da arquitetura orgânica.
2. demonstrou que a mão de obra atual apresenta resistência ao se adequar às novas tecnologias desenvolvidas.
3. formal nas formas de elementos naturais, condicionando-a às técnicas construtivas locais e ao conforto ambiental.
4. alia a espacialidade funcional com as técnicas inovadoras da arquitetura pré-fabricada para proporcionar conforto térmico em seu interior.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a escola holandesa, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A arquitetura da base ideológica de Koolhaas tem como cerne principal a promoção de mudança social a partir do objeto construído.
II. ( ) O escritório Zaha Hadid Architects mudou os parâmetros de sua produção arquitetônica após o falecimento da arquiteta em 2016.
III. ( ) “Yes is more” foi a expressão proferida por Ingels, e intitulou sua famosa publicação para representar uma antítese às ideias de Mies Van der Rohe.
IV. ( ) A arquitetura hedonista defendida por Ingels tem como objetivo promover a funcionalidade espacial, representando uma herança moderna.
V. ( ) O organicismo formal de Hadid pode ser melhor comparado às obras de Antoni Gaudí do que a desenvolvida por Frank Lloyd Wright.
0. F, F, V, F, V.
1. V, V, F, V, F.
2. F, F, V, V, F.
3. F, V, F, F, V.
4. V, F, V, V, F.

Assim, e a partir dos conteúdos estudados sobre a cidade contemporânea, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. A abrangência da arquitetura hedonista pela especulação imobiliária pode promover a gentrificação nas cidades.
II. Está muito mais voltada para a beleza formal e para o espetáculo do que para a resolução efetiva dos problemas sociais.
0. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. As asserções I e II são proposições falsas.

O trecho aborda a mudança de paradigma da atuação tecnológica na construção civil e como seu conceito passa a fomentar uma arquitetura mais contextual e voltada para a sustentabilidade.
Assim, e de acordo com o conteúdo estudado sobre a derrocada do Pós-Modernismo, pode-se afirmar que a partir do período da arquitetura high-tech, foi possível vislumbrar as primeiras edificações sustentáveis, porque:
0. ganharam força os discursos ambientalistas no final do século XX, e as novas tecnologias possibilitaram o uso, por exemplo, de energias renováveis na edificação.
1. possibilitaram a inserção regionalista, podendo utilizar-se de materiais locais para desenvolver sua composição e, assim, garantir o melhor desempenho climático da edificação.
2. manteve-se a ruptura com a ciência proposta pelo Pós-Modernismo historicista e desenvolveu-se tecnologias próprias para a geração energética que revolucionaram a história da arquitetura.
3. desvinculou-se do Pós-Modernismo e retornou aos conceitos modernos, porém utilizando-se das técnicas regionais de construção para o seu desenvolvimento sustentável.
4. houve grande influência da arquitetura japonesa, que procurava uma implantação harmônica na tentativa de trazer a natureza para o interior da edificação.

A partir da leitura do fragmento e do conteúdo sobre a escola holandesa, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. Há grande influência pós-moderna na produção contemporânea de Rem Koolhaas, provocada por sua visão pouco ortodoxa sobre arquitetura e cidade.
II. Desde os primórdios de sua carreira, foi perceptível a maneira singular com a qual descreveu a cidade de Nova Iorque e sua inspiração representativa em Archigram.
0. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o excerto a seguir: “O modernismo tinha a ilusão de que o objeto em si modificaria qualitativamente o entorno, a paisagem ou a realidade, enquanto para a consciência pós-moderna a busca de um novo equilíbrio entre arquitetura e cidade é mais importante do que a própria elaboração do objeto. Essa discussão pode abrir caminho para questões como a da busca da identidade do lugar através da referência pontual do objeto, do mapa arquitetônico e, até, do personalismo”.
Considerando essa informação e o conteúdo estudado sobre a cidade contemporânea, pode-se afirmar que a principal diferença intervencionista entre as duas vertentes moderna e pós-moderna está em seu caráter impositivo, porque:
0. enquanto o modernismo buscou atuar nas cidades de maneira opressiva e padronizada, os estudos urbanísticos contemporâneos promovem a singularidade e contextualização local.
1. enquanto o modernismo buscava um desenho urbano mais atrelado às necessidades locais, o urbanismo contemporâneo apresentou um caráter mais disruptivo, relacionado aos interesses da comunidade.
2. enquanto o modernismo apresentava um desenho urbano contextualizado com o sítio, os estudos urbanísticos contemporâneos promovem a singularidade local.
3. enquanto o modernismo buscava um desenho urbano mais atrelado às necessidades locais, o urbanismo contemporâneo tem um caráter mais arbitrário e impositivo relacionado a suas intervenções.
4. enquanto o modernismo buscou atuar nas cidades de maneira opressiva e padronizada, o urbanismo contemporâneo apresentou um caráter intervencionista ainda mais arbitrário e radical.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

O trecho mostra a transformação sofrida no âmbito da arquitetura no final do século XX, quando ficou cada vez mais evidente a necessidade da multidisciplinaridade, uma vez que as discussões iam tomando novos rumos após o Pós-Modernismo. A partir disso, e considerando os conteúdos estudados sobre a derrocada do Pós-Modernismo, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. O movimento ambientalista contribuiu diretamente para a mudança nos paradigmas relacionados a arquitetura e cidade.
II. O distanciamento científico do Pós-Modernismo colaborou para seu declínio diante da nova conjuntura econômica mundial.
0. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. As asserções I e II são proposições falsas.

O trecho descreve a experiência do arquiteto baiano Paulo Ormindo de Azevedo em sua visita à Casa da Cascata, descrevendo o funcionamento estrutural da obra. Assim, e de acordo com o conteúdo estudado sobre o Organicismo nas obras de Frank Lloyd Wright, analise as afirmativas a seguir.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. O Organicismo nas obras de Wright, assim como visto no exemplo de Antoni Gaudí, é expresso de maneira similar às formas encontradas na natureza.
II. O Organicismo wrightiano é considerado de caráter regionalista, sendo a premissa de total integração entre objeto construído e ambiente natural.
III. A influência japonesa na obra de Wright é perceptível no momento em que ele utiliza das técnicas construtivas orientais milenares em suas obras nos EUA.
IV. É perceptível, a funcionalidade plástica e estrutural que o arquiteto buscou atribuir a cada um dos espaços e elementos dispostos em sua obra.
0. II e IV.
1. I e III.
2. III e IV.
3. I e II.
4. II e III.

O trecho aborda a ambivalência formal que a arquitetura pode apresentar quando relacionada ou não com ao seu contexto. Assim, de acordo com a leitura do trecho e o conteúdo estudado sobre a cidade contemporânea, é possível afirmar que atualmente, quando a arquitetura é inserida em um contexto urbano, existe uma maior necessidade de um estudo sensível sobre o lugar, porque:
A seguir, assinale a alternativa correta:
0. o debate contemporâneo passou a destacar, além de questões ambientais, as conjunturas socioeconômicas e culturais do local.
1. a funcionalidade espacial é mais valorizada que a estética tanto no objeto construído quanto na cidade.
2. a análise do sítio dita os parâmetros a serem levados em conta e a arquitetura deve atuar de maneira impositiva.
3. a análise deve atender à descrição conceitual do projeto, enquanto ele atua de maneira distinta.
4. a proposta deve explorar e valorizar os pontos fracos que a análise do local apontar de forma transigente.

De acordo com o trecho e o conteúdo estudado sobre a escola holandesa, é possível afirmar que a utilização de softwares parametrizados possibilitou o desenvolvimento formal na arquitetura contemporânea, porque:
A seguir, assinale a alternativa correta:
0. permitiu a representação gráfica e a execução civil de formas volumétricas muito complexas a partir da computação gráfica.
1. investiu na base teórica que viria a contemplar o esclarecimento contemporâneo da arquitetura orgânica.
2. demonstrou que a mão de obra atual apresenta resistência ao se adequar às novas tecnologias desenvolvidas.
3. formal nas formas de elementos naturais, condicionando-a às técnicas construtivas locais e ao conforto ambiental.
4. alia a espacialidade funcional com as técnicas inovadoras da arquitetura pré-fabricada para proporcionar conforto térmico em seu interior.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a escola holandesa, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A arquitetura da base ideológica de Koolhaas tem como cerne principal a promoção de mudança social a partir do objeto construído.
II. ( ) O escritório Zaha Hadid Architects mudou os parâmetros de sua produção arquitetônica após o falecimento da arquiteta em 2016.
III. ( ) “Yes is more” foi a expressão proferida por Ingels, e intitulou sua famosa publicação para representar uma antítese às ideias de Mies Van der Rohe.
IV. ( ) A arquitetura hedonista defendida por Ingels tem como objetivo promover a funcionalidade espacial, representando uma herança moderna.
V. ( ) O organicismo formal de Hadid pode ser melhor comparado às obras de Antoni Gaudí do que a desenvolvida por Frank Lloyd Wright.
0. F, F, V, F, V.
1. V, V, F, V, F.
2. F, F, V, V, F.
3. F, V, F, F, V.
4. V, F, V, V, F.

Assim, e a partir dos conteúdos estudados sobre a cidade contemporânea, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. A abrangência da arquitetura hedonista pela especulação imobiliária pode promover a gentrificação nas cidades.
II. Está muito mais voltada para a beleza formal e para o espetáculo do que para a resolução efetiva dos problemas sociais.
0. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. As asserções I e II são proposições falsas.

O trecho aborda a mudança de paradigma da atuação tecnológica na construção civil e como seu conceito passa a fomentar uma arquitetura mais contextual e voltada para a sustentabilidade.
Assim, e de acordo com o conteúdo estudado sobre a derrocada do Pós-Modernismo, pode-se afirmar que a partir do período da arquitetura high-tech, foi possível vislumbrar as primeiras edificações sustentáveis, porque:
0. ganharam força os discursos ambientalistas no final do século XX, e as novas tecnologias possibilitaram o uso, por exemplo, de energias renováveis na edificação.
1. possibilitaram a inserção regionalista, podendo utilizar-se de materiais locais para desenvolver sua composição e, assim, garantir o melhor desempenho climático da edificação.
2. manteve-se a ruptura com a ciência proposta pelo Pós-Modernismo historicista e desenvolveu-se tecnologias próprias para a geração energética que revolucionaram a história da arquitetura.
3. desvinculou-se do Pós-Modernismo e retornou aos conceitos modernos, porém utilizando-se das técnicas regionais de construção para o seu desenvolvimento sustentável.
4. houve grande influência da arquitetura japonesa, que procurava uma implantação harmônica na tentativa de trazer a natureza para o interior da edificação.

A partir da leitura do fragmento e do conteúdo sobre a escola holandesa, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. Há grande influência pós-moderna na produção contemporânea de Rem Koolhaas, provocada por sua visão pouco ortodoxa sobre arquitetura e cidade.
II. Desde os primórdios de sua carreira, foi perceptível a maneira singular com a qual descreveu a cidade de Nova Iorque e sua inspiração representativa em Archigram.
0. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o excerto a seguir: “O modernismo tinha a ilusão de que o objeto em si modificaria qualitativamente o entorno, a paisagem ou a realidade, enquanto para a consciência pós-moderna a busca de um novo equilíbrio entre arquitetura e cidade é mais importante do que a própria elaboração do objeto. Essa discussão pode abrir caminho para questões como a da busca da identidade do lugar através da referência pontual do objeto, do mapa arquitetônico e, até, do personalismo”.
Considerando essa informação e o conteúdo estudado sobre a cidade contemporânea, pode-se afirmar que a principal diferença intervencionista entre as duas vertentes moderna e pós-moderna está em seu caráter impositivo, porque:
0. enquanto o modernismo buscou atuar nas cidades de maneira opressiva e padronizada, os estudos urbanísticos contemporâneos promovem a singularidade e contextualização local.
1. enquanto o modernismo buscava um desenho urbano mais atrelado às necessidades locais, o urbanismo contemporâneo apresentou um caráter mais disruptivo, relacionado aos interesses da comunidade.
2. enquanto o modernismo apresentava um desenho urbano contextualizado com o sítio, os estudos urbanísticos contemporâneos promovem a singularidade local.
3. enquanto o modernismo buscava um desenho urbano mais atrelado às necessidades locais, o urbanismo contemporâneo tem um caráter mais arbitrário e impositivo relacionado a suas intervenções.
4. enquanto o modernismo buscou atuar nas cidades de maneira opressiva e padronizada, o urbanismo contemporâneo apresentou um caráter intervencionista ainda mais arbitrário e radical.

Prévia do material em texto

História da Arquitetura e Urbanismo VI - T.20221.B 
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário 
10/10 
1. Pergunta 1 
Leia o excerto a seguir: 
“Do ponto de vista metodológico, foi ficando cada vez mais evidente a necessidade de se abordar o 
objeto de forma interdisciplinar, isto é, levando em consideração as demais áreas do conhecimento e 
estabelecendo as conexões entre o pensamento arquitetural e os esquemas cognitivos da época”. 
Fonte: PUPPI, M. A nova história do século XIX e a redescoberta da dimensão imaginária da 
arquitetura. Arquitextos, São Paulo, ano 05, n. 058.02, 2005. Disponível em: 
<vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/05.058/486>. Acesso em 07 out. 2020. 
O trecho mostra a transformação sofrida no âmbito da arquitetura no final do século XX, quando ficou 
cada vez mais evidente a necessidade da multidisciplinaridade, uma vez que as discussões iam 
tomando novos rumos após o Pós-Modernismo. A partir disso, e considerando os conteúdos estudados 
sobre a derrocada do Pós-Modernismo, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. O movimento ambientalista contribuiu diretamente para a mudança nos paradigmas relacionados a 
arquitetura e cidade. 
Porque: 
II. O distanciamento científico do Pós-Modernismo colaborou para seu declínio diante da nova 
conjuntura econômica mundial. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
0. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta 
da I. 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
2. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
4. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
2. Pergunta 2 
Leia o trecho a seguir: 
“[…] Wright optou por uma obra marcada por linhas horizontais, em contraste com a floresta de 
troncos verticais pouco desgalhados. Contraste também entre os balcões lisos de concreto ocre e os 
pilares rústicos escuros de pedra sedimentar local. Sim, toda estrutura vertical da casa é constituída 
de alvenarias de pedra de 60 cm de espessura. Apenas dois pilares de concreto sustentam o primeiro e 
o segundo andares com incríveis balanços de 5,5 m de vão, graças às vigas invertidas dos parapeitos 
dos terraços. Aqueles dois pilares são o fiel da balança formada pelos pisos da casa e dos terraços”. 
Fonte: AZEVEDO, P. O. A Casa Kaufmann de Frank Lloyd Wright. O desafio à gravidade encima de uma 
cascata. Arquiteturismo, São Paulo, ano 13, n. 154-155.01, 2020. Disponível 
em: <vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/13.154/7612>. Acesso em: 07 out. 2020. 
O trecho descreve a experiência do arquiteto baiano Paulo Ormindo de Azevedo em sua visita à Casa 
da Cascata, descrevendo o funcionamento estrutural da obra. Assim, e de acordo com o conteúdo 
estudado sobre o Organicismo nas obras de Frank Lloyd Wright, analise as afirmativas a seguir. 
I. O Organicismo nas obras de Wright, assim como visto no exemplo de Antoni Gaudí, é expresso de 
maneira similar às formas encontradas na natureza. 
II. O Organicismo wrightiano é considerado de caráter regionalista, sendo a premissa de total 
integração entre objeto construído e ambiente natural. 
III. A influência japonesa na obra de Wright é perceptível no momento em que ele utiliza das técnicas 
construtivas orientais milenares em suas obras nos EUA. 
IV. É perceptível, a funcionalidade plástica e estrutural que o arquiteto buscou atribuir a cada um dos 
espaços e elementos dispostos em sua obra. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
0. 
II e IV. 
1. 
I e III. 
2. 
III e IV. 
3. 
I e II. 
4. 
II e III. 
3. Pergunta 3 
Leia o trecho a seguir: 
“Nas últimas décadas, temos presenciado o acirramento de discussões polarizadoras no campo da 
arquitetura; de um lado, uma crítica às chamadas arquiteturas objetuais, do outro, a defesa de 
arquiteturas que podem funcionar como suportes de situações urbanas. De um lado, a crítica ao 
legado do discurso do objeto autônomo, do em-si-mesmo objetual, as ‘arquiteturas celibatárias’; do 
outro, a atenção e aceitação das arquiteturas infra estruturais, urbanísticas, construtoras de situações 
urbanas, produtoras de objetos infra estruturais, suportes de ativação (sub-objetos) territoriais”. 
Fonte: GUATELLI, I. A Casa na cidade e a cidade na Casa. A Casa da Música da cidade do Porto e o 
estranhamente domiciliar. Projetos, São Paulo, ano 10, n. 112.01, 2010. Disponível 
em: <vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/10.112/3641>. Acesso em: 10 out. 2020. 
O trecho aborda a ambivalência formal que a arquitetura pode apresentar quando relacionada ou não 
com ao seu contexto. Assim, de acordo com a leitura do trecho e o conteúdo estudado sobre a cidade 
contemporânea, é possível afirmar que atualmente, quando a arquitetura é inserida em um contexto 
urbano, existe uma maior necessidade de um estudo sensível sobre o lugar, porque: 
0. 
o debate contemporâneo passou a destacar, além de questões ambientais, as 
conjunturas socioeconômicas e culturais do local. 
1. 
a funcionalidade espacial é mais valorizada que a estética tanto no objeto construído 
quanto na cidade. 
2. 
a análise do sítio dita os parâmetros a serem levados em conta e a arquitetura deve 
atuar de maneira impositiva. 
3. 
a análise deve atender à descrição conceitual do projeto, enquanto ele atua de maneira 
distinta. 
4. 
a proposta deve explorar e valorizar os pontos fracos que a análise do local apontar de 
forma transigente. 
4. Pergunta 4 
Leia o excerto a seguir: 
“O surgimento da obra de Zaha Hadid também é um símbolo desta virada do século. Os projetos 
experimentais e polêmicos de Zaha Hadid surgem da tensão entre um universo abstrato, que a 
arquiteta imaginou no início de sua carreira e que tem desenvolvido em diagramas e composições 
dinâmicas, e sua testagem em situações e realidades muito distintas”. 
Fonte: MONTANER, J. M. A Condição Contemporânea da Arquitetura. São Paulo: Gustavo Gili, 2016. 
De acordo com o trecho e o conteúdo estudado sobre a escola holandesa, é possível afirmar que a 
utilização de softwares parametrizados possibilitou o desenvolvimento formal na arquitetura 
contemporânea, porque: 
0. 
permitiu a representação gráfica e a execução civil de formas volumétricas muito 
complexas a partir da computação gráfica. 
1. 
investiu na base teórica que viria a contemplar o esclarecimento contemporâneo da 
arquitetura orgânica. 
2. 
demonstrou que a mão de obra atual apresenta resistência ao se adequar às novas 
tecnologias desenvolvidas. 
3. 
são ferramentas acessíveis, de fácil utilização e que permitem trabalhabilidade sem a 
necessidade de prévio conhecimento profissional. 
4. 
indicou que a agilidade de representação conferida pela tecnologia garante o 
desenvolvimento de um bom projeto arquitetônico. 
5. Pergunta 5 
Leia o trecho a seguir: 
“Este projeto buscou inspiração em arquiteturas brasileiras indígenas, fruto de climas quentes e 
úmidos como o local da casa, Angra dos Reis, Rio de Janeiro. A cobertura funciona como uma grande 
folha que protege do sol todos os cômodos da casa, assim como os espaços livres entre eles. Esses 
espaços livres representam a essência do projeto, e como não poderia deixar de ser, são os espaços 
mais interessantes e mais utilizados pelas pessoas que frequentam a casa.” 
Fonte: PORTAL VITRUVIUS. Casa Folha. Projetos, São Paulo, ano 08, n. 094.03, 2008. Disponível 
em: <vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/08.094/2927>. Acesso em: 09 out. 2020. 
O trecho descreve a Casa Folha, projeto do arquiteto carioca Ivo Mareines. Assim, e de acordo com o 
conteúdo estudado sobre a contemporaneidade na arquitetura e no urbanismo, é possível defini-lo 
como uma representação arquitetônica regionalista e organicista no Brasil, porque: 
0. 
baseia sua concepção formal nas formas de elementos naturais, condicionando-a às 
técnicas construtivaslocais e ao conforto ambiental. 
1. 
alia a espacialidade funcional com as técnicas inovadoras da arquitetura pré-fabricada 
para proporcionar conforto térmico em seu interior. 
2. 
impõe um novo elemento formal que se configura como alheio ao sítio inserido, porém 
respeitando a climatização natural da região. 
3. 
assegura a leitura literal de um elemento natural como concepção da forma e propõe a 
climatização artificial a partir de painéis fotovoltaicos. 
4. 
buscou-se inspiração formal no Modernismo e no Brutalismo, simultaneamente, com a 
finalidade de promover ventilação natural. 
6. Pergunta 6 
A Escola Holandesa ganhou grande notoriedade durante a virada do século XXI e mantém sua fama, 
pois foi a partir de teorias e práticas proferidas por Rem Koolhaas que uma nova geração de 
arquitetos também desenvolveu (e ainda desenvolve) projetos interessantes, com características 
formais cada vez mais inovadoras, sempre atreladas à sustentabilidade. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a escola holandesa, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A arquitetura da base ideológica de Koolhaas tem como cerne principal a promoção de mudança 
social a partir do objeto construído. 
II. ( ) O escritório Zaha Hadid Architects mudou os parâmetros de sua produção arquitetônica após o 
falecimento da arquiteta em 2016. 
III. ( ) “Yes is more” foi a expressão proferida por Ingels, e intitulou sua famosa publicação para 
representar uma antítese às ideias de Mies Van der Rohe. 
IV. ( ) A arquitetura hedonista defendida por Ingels tem como objetivo promover a funcionalidade 
espacial, representando uma herança moderna. 
V. ( ) O organicismo formal de Hadid pode ser melhor comparado às obras de Antoni Gaudí do que a 
desenvolvida por Frank Lloyd Wright. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
0. 
F, F, V, F, V. 
1. 
V, V, F, V, F. 
2. 
F, F, V, V, F. 
3. 
F, V, F, F, V. 
4. 
V, F, V, V, F. 
7. Pergunta 7 
O debate urbano na contemporaneidade visa a participação de diferentes camadas sociais e adiciona à 
ciência sobre as cidades um caráter muito mais multidisciplinar, envolvendo tanto o arquiteto e 
urbanista, quanto educadores, geógrafos, filósofos, engenheiros, psicólogos e etc. 
Assim, e a partir dos conteúdos estudados sobre a cidade contemporânea, analise as asserções a 
seguir e a relação proposta entre elas. 
I. A abrangência da arquitetura hedonista pela especulação imobiliária pode promover a gentrificação 
nas cidades. 
Porque: 
II. Está muito mais voltada para a beleza formal e para o espetáculo do que para a resolução efetiva 
dos problemas sociais. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
0. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta 
da I. 
2. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
4. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
8. Pergunta 8 
Leia o excerto a seguir: 
“A produção de uma arquitetura símbolo, de uma estreita relação de poder tem origens no high-tech: a 
condição de racionalidade na obra, otimização de materiais, mão de obra e, sobretudo tempo de 
produção passam a ter um peso único no processo de geração da arquitetura. O estilo high-tech, no 
início, desumanizava a arquitetura, aproximando-a das relações com a máquina. Atualmente a questão 
ambiental começou a ser encarada como um retorno às ligações humanas: a obra agora deveria se 
relacionar com o contexto, com o entorno, com a cultura, tirando partido disso tudo de forma 
consciente”. 
Fonte: SACCHETTO, C. O papel da cultura local no projeto tecnológico. Centro Cultural Jean-Marie 
Tjibaou – Renzo Piano. Arquitextos, São Paulo, ano 11, n. 128.06, 2011. Disponível em: 
<vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/11.128/3568>. Acesso em: 07 out. 2020. 
O trecho aborda a mudança de paradigma da atuação tecnológica na construção civil e como seu 
conceito passa a fomentar uma arquitetura mais contextual e voltada para a sustentabilidade. Assim, e 
de acordo com o conteúdo estudado sobre a derrocada do Pós-Modernismo, pode-se afirmar que a 
partir do período da arquitetura high-tech, foi possível vislumbrar as primeiras edificações 
sustentáveis, porque: 
0. 
ganharam força os discursos ambientalistas no final do século XX, e as novas tecnologias 
possibilitaram o uso, por exemplo, de energias renováveis na edificação. 
1. 
possibilitaram a inserção regionalista, podendo utilizar-se de materiais locais para 
desenvolver sua composição e, assim, garantir o melhor desempenho climático da 
edificação. 
2. 
manteve-se a ruptura com a ciência proposta pelo Pós-Modernismo historicista e 
desenvolveu-se tecnologias próprias para a geração energética que revolucionaram a 
história da arquitetura. 
3. 
desvinculou-se do Pós-Modernismo e retornou aos conceitos modernos, porém 
utilizando-se das técnicas regionais de construção para o seu desenvolvimento 
sustentável. 
4. 
houve grande influência da arquitetura japonesa, que procurava uma implantação 
harmônica na tentativa de trazer a natureza para o interior da edificação. 
9. Pergunta 9 
Leia o trecho a seguir: 
“Projetada pelo arquiteto Rem Koolhaas, na região central de Seattle no início dos anos 2000, 
inaugurada em 2004, com 11 andares e 56 metros de altura, com espaço para comportar por volta de 
1.400.000 livros e área construída de 34.000 m², a biblioteca isola-se em uma quadra inteira 
elevando-se na paisagem urbana como uma imensa ‘pirâmide’ deformada, um insólito templo 
hermético, de interioridade oculta, guardião da memória”. 
Fonte: GUATELLI, I. Biblioteca Pública de Seattle. Entre pirâmide e vulcão. Arquitextos, São Paulo, ano 
11, n. 126.00, 2010. Disponível em: <vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/11.126/3658>. 
Acesso em: 10 out. 2020. 
O trecho descreve a Biblioteca Pública de Seattle, obra do arquiteto Rem Koolhaas. A partir da leitura 
do fragmento e do conteúdo sobre a escola holandesa, analise as asserções a seguir e a relação 
proposta entre elas. 
I. Há grande influência pós-moderna na produção contemporânea de Rem Koolhaas, provocada por 
sua visão pouco ortodoxa sobre arquitetura e cidade 
Porque: 
II. Desde os primórdios de sua carreira, foi perceptível a maneira singular com a qual descreveu a 
cidade de Nova Iorque e sua inspiração representativa em Archigram. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
0. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta 
da I. 
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
4. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
10. Pergunta 10 
Leia o excerto a seguir: 
“O modernismo tinha a ilusão de que o objeto em si modificaria qualitativamente o entorno, a 
paisagem ou a realidade, enquanto para a consciência pós-moderna a busca de um novo equilíbrio 
entre arquitetura e cidade é mais importante do que a própria elaboração do objeto. Essa discussão 
pode abrir caminho para questões como a da busca da identidade do lugar através da referência 
pontual do objeto, do mapa arquitetônico e, até, do personalismo”. 
Fonte: BORSOI, M. A. G. Arquitetura nos anos 80: em debate, a crise dos anos 80 e tendências da nova 
década. Revista Projeto. n. 129, 1990. Disponível em: <revistaprojeto.com.br/acervo/arquitetura-nos-
anos-80-em-debate-a-crise-dos-anos-80-e-tendencias-da-nova-decada/>. Acesso em: 07 out 2020. 
Considerando essa informação e o conteúdo estudado sobre a cidade contemporânea, pode-se afirmar 
que a principal diferençaintervencionista entre as duas vertentes moderna e pós-moderna está em 
seu caráter impositivo, porque: 
0. 
enquanto o modernismo buscou atuar nas cidades de maneira opressiva e padronizada, 
os estudos urbanísticos contemporâneos promovem a singularidade e contextualização 
local. 
1. 
enquanto o modernismo buscava um desenho urbano mais atrelado às necessidades 
locais, o urbanismo contemporâneo apresentou um caráter mais disruptivo, relacionado 
aos interesses da comunidade. 
2. 
enquanto o modernismo apresentava um desenho urbano contextualizado com o sítio, 
os estudos urbanísticos contemporâneos promovem a singularidade local. 
3. 
enquanto o modernismo buscava um desenho urbano mais atrelado às necessidades 
locais, o urbanismo contemporâneo tem um caráter mais arbitrário e impositivo 
relacionado a suas intervenções. 
4. 
enquanto o modernismo buscou atuar nas cidades de maneira opressiva e padronizada, 
o urbanismo contemporâneo apresentou um caráter intervencionista ainda mais 
arbitrário e radical.

Mais conteúdos dessa disciplina