Buscar

ATPS - Artes , criatividade e recreação

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
 CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
 CURSO DE PEDAGOGIA
ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO
 Aline de Deus Rudrigues Ribeiro RA: 3328493411
 Elisângela Pires Faro RA: 1099594277 
 Joelma Virgínia F. de Almeida RA: 3319530918
 Rosiane Santos Sousa RA: 3331545759
 Vanira Bernarda da Silva RA: 1099595253
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Arte, Criatividade e Recreação”, sob orientação do professor-tutor à distância Talita de Moraes Marcelino.
 Valparaíso de Goiás-GO
2013
		UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
SUMÁRIO
Apresentação								 		2
1-Memórias Escolares	
1.1Aline de Deus Rudrigues Ribeiro 
1.2 Elisângela Pires Faro 
1.3 Joelma Virgínia F. de Almeida 
1.4 Rosiane Santos Sousa 
1.5 Vanira Bernarda da Silva 
2- O Papel da Arte na Educação Contemporânea
3 -Habilidades Fundamentais a Serem Desenvolvidas com base nos Pilares da Expressividade Artística.
	3.1 Artes Visuais
	3.2 Música e Dança
	3.3 Teatro e Jogos Dramáticos
4- Plano de Aula
5- A Importância da Apreciação Artística e do Trabalho com Obras de Arte Para o Desenvolvimento da Criatividade e Sensibilidade Infantil
Considerações Finais						 		9	
 Referências bibliográficas		 			 		10							
APRESENTAÇÃO
	A arte pode ser vista e sentida de formas diferentes tanto por crianças como por adultos. Para os adultos, artes esta relacionada ao belo, museus, exposições, estéticas, mas para as crianças arte é tudo aquilo que podem criar para se expressarem e satisfazerem suas vontades, a natureza da criança é lidar com um mundo diferente, cheio de fantasias e criações, que lhes proporcionem prazer e satisfação.No presente trabalho aprofundaremos um pouco mais nossos estudos sobre o mundo lúdico das crianças, de forma que possamos reviver memórias e historias que nos mesmos vivemos em nossa infância.
A recordação de uma boa infância escolar traz diversos benefícios em todas as fases de nossas vidas, trazendo satisfação e alegria ate o fim de nossas vidas, pois nos permite relembrar de historias, momentos e trabalhos realizados no período escolar.
 Neste trabalho pudemos ver o quão foi importante a arte e recreação em nossa infância e ter a oportunidade de trabalhar com essas lembranças será de grande valia para todos os participantes do trabalho.
Ao longo de nossa pesquisa iremos falar de cada um dos temas e algumas particularidades sobre cada um, fazendo com que tenhamos uma real definição sobre cada um e a importância e benefícios dos mesmos para as crianças e para sua educação escolar.
1-Memórias Escolares
Recordar os tempos de escola sempre traz boas lembranças, entre as inúmeras lembranças podemos criar quase que uma linha do tempo para salientar nossas recordações.
1.1 Aline de Deus Rudrigues Ribeiro 
1.2 Elisângela Pires Faro 
1.3 Joelma Virgínia F. de Almeida 
Lembro-me quando estava no quarto ano do ensino fundamental que tive que confeccionar junto com a minha mãe uma fantasia de índia utilizando sacos de estopa e penas de galinha, foi divertido fazer e a fantasia ficou linda e assim pude me fantasiar e dançar a música: Brincar de índio na comemoração do dia do índio na escola. Recordo também claramente da coreografia e da letra que dizia:Vamos brincar de índio mas sem mocinho pra me pegar ,venha pra minha tribo eu sou cacique, você é meu par,índio fazer barulho, índio ter seu orgulho, vem pintar a pele para a dança começar .
 Foi maravilhosa a apresentação, me diverti muito e pude aprender dançando, cantando e brincando que devemos respeitar os diferentes costumes e que apesar de sermos diferente fisicamente e ter costumes diferenciados devemos nos respeitar e aceitar nossas diferenças.
1.4 Rosiane Santos Sousa 
Lembro-me do primeiro ano escolar, ia para a escola somente para desenhar, pintar e brincar, para mim era o melhor momento do dia, com o tempo fui me acostumando com o dia a dia e aprendendo a gostar cada vez mais de ir para a escola.
A medida que passando de série para série as dificuldades iriam aumentando, mas aos poucos pude perceber que as dificuldades fazem parte e que são essenciais para nossa educação, mas escola não é só estudos, a melhor hora do dia era o intervalo e o recreio, brincar com os coleguinhas não tinha preço era simplesmente fantástico.
Uma das melhores lembranças foi de um desfile de 7 de setembro em que pude desfilar representando o ouro do Brasil, foi uma experiência muito divertida e diferente e que ate os dias de hoje me recordo muito bem, foi muito bacana mesmo.
 	Mas com o passar dos anos as formas de exercitar a criatividade artística foi mudando no ensino médio já começamos a fazer parte de eventos escolares, como feiras culturais, que requerem pesquisas e imaginação, além de podemos expor nossos conhecimentos sobre tudo que aprendemos ao longo dos nossos anos de estudo.
São inúmeras experiências as que pude viver, e foram todas de grande valia e contribuição para me tornar a pessoa que sou hoje.
1.5 Vanira Bernarda da Silva 
 
	Apesar de estudarmos em épocas e localidades diferentes podemos observar que sempre houve um cuidado especial dos professores em não somente dar uma atividade artística, mas sim dá-la com o intuito de desenvolver o lado expressivo e criativo dos alunos. Esta preocupação de dar uma atividade lúdica e que favoreça o desenvolvimento de habilidades fez e ainda faz uma grande diferença para o aprendizado na escola. 
2- O Papel da Arte na Educação Contemporânea
A arte na educação leva o individuo do plano sentimental para o plano racional, funciona como um veículo sensorial, e nos dias de hoje é muito exigido pela sociedade contemporânea, sendo processo de criação associado a expressão da vida, transformando-se na capacidade de exercer plenamente a condição de ser humano. É com a arte que ocorre o desenvolvimento integral do individuo, possibilitando a expressão do livre pensamento e das emoções, desenvolvendo o raciocínio com a criatividade e imaginação. Esse processo torna o individuo mais seguro dos seus potenciais e consciente de seus limites, fazendo com que se torne mais autentico e livre para realizar suas escolhas.
O protagonista das mudanças sociais e do processo de construção da sociedade é a arte. Na educação ela forma um cidadão consciente, participativo e critico, capaz de compreender a realidade em que vive. As ações educativas da arte tem como objetivo a preparação do jovem para a vida plena da cidadania, buscando formar cidadãos que possam intervir na realidade, o que considera-se um instrumento de transformação social.
O uso da arte na educação aponta pensamentos e percepções humanas que podem ser reconstruídas e adaptadas as reais necessidades do individuo, esse trabalho realizado busca a intensificação do interesse por novas criações e pela reflexão e muito mais pelo desenvolvimento de uma capacidade critica, que visa a formação de sujeitos ativos e autênticos. É exatamente como um veiculo de transformação que a arte da educação atua, ou seja um canal de novas oportunidades e criações.
O aluno deve ser trabalhado na sua totalidade: corpo mente e espírito.A arte automaticamente vê a razão sobre novos olhares, na realidade a inserção da arte na educação propõe uma nova leitura integral e profunda do processo de aprendizagem, e não apenas de uma forma verbal.
Educar através da arte significa entrar em contato um com o outro, da troca de sentimentos despertos. É sair de si mesmo e enxergar as visões de outro, é evoluir as visões e criações de outro individuo partindo de seus próprios sentimentos. O teatro é uma forma de expressar os dons artísticos queconseguem trabalhar o individuo de modo coletivo, possibilitando o conhecimento histórico e cultural da existência passada e contemporânea. O teatro trabalha o indivíduo, além de possibilitar o conhecimento da sua existência passada e contemporânea.
É importante ressaltar que o objetivo da Arte na Educação não é formar artistas, mas sim indivíduos aptos a exercerem a cidadania, desenvolvendo suas capacidades de reflexão e crítica. Um dos maiores presentes que possuímos é nossa capacidade de pensar e criar. Por isso devemos estimular a criação produção, invenção e reinvenção de todo individuo.
3 – Habilidades Fundamentais a Serem Desenvolvidas com base nos Pilares da Expressividade Artística.
	A disciplina de artes permite ao professor sair da rotina da aula tradicionale fazer uso dos três pilares: artes visuais, música e dança, teatro e jogos dramáticos importantissimo para o desenvolvimento expressivo e criativo da criança.
	 Ao utilizar estes pilares no âmbito escolar o educador desenvolve habilidades de suma importância nos educandos para o seu desenvolvimento físico e psicológico.
3.1 Artes Visuais
	 Quando as atividades elaboradas necessita da utilização de artes visuais o aluno desenvolve a coordenação motora, a concentração, podendo retratar aquilo que sente, pensa e vê pintando.
3.2 Música e Dança
	Quando se utiliza a música e a dança na aula é possível desenvolver na criança o bom senso de ritmo, coordenação motora, concentração, memória musical, expressação corporal, criatividade, controle da respiração entre outras habilidades.
3.3 Teatro e Jogos Dramáticos
	O uso do teatro e dos jogos dramático permite ampliar o vocabulário, percepção do mundo, facilita a analise de detalhes, habilidade de expressão, socialização, facilita a transmissão de informações complexas.
	 Para se obter resultado satisfatório no desenvolvimento de habilidades é preciso que o professor saiba conhecer, compreender e reconhecer o jeito particular de cada aluno. Apesar de ser um grande desafio para este profissional, isto é necessário e de grande valia para se adquirir habilidades e ter êxito em qualquer aprendizado. 
	Quando o educador conhece e respeita os limites de cada aluno a aula torna-se menos cansativa, fica mais fácil de planejar as aulas, escolher os materiais e as atividades lúdicas que serão aplicadas durante o decorrer do ano letivo e é também possível explorar o potencial da criança e fazer com que a mesma desenvolva este potencial naturalmente.
4 Plano de Aula
Aréa do conhecimento: Matemática	
Duração da atividade: 4 horas
Tema: Os numerais de 1 a 5.
Objetivo Geral: Reconhecer os numerais de 1 a 5. 
Objetivo específico: Desenvolver a coordenação motora, identificar esses números no seu dia a dia e saber contar de 1a 5. 
 Metodologia: Colocar a música: Os Números da cantora Xuxa para eles ouçam e em seguida ensinar a coreografia para que todos possam dançar corretamente seguindo o que diz na música. Após todos terem aprendido a coreografia entregar uma folha A4 com os numerais de 1 a 5 impressos para eles pitarem com tinta guache e traçar os tracejados com lápis de cor de sua preferência.
Habilidade: Diferenciação dos numerais
Competência: Diferenciar os numerais e traçar os tracejados sozinho.
Recursos: Aparelho de som, Cd da Xuxa só para os baixinhos I, Folha A4 com os números de 1 a 5 impressos, pincel, tinta guache e lápis de cor.
Avaliação: A avaliação será feita através da observação durante o desenvolvimento das atividades dadas e no reconhecimento dos numerais de 1 a 5.
5- A Importância da Apreciação Artística e do Trabalho com Obras de Arte Para o Desenvolvimento da Criatividade e Sensibilidade Infantil
	 
	
Considerações Finais
	
Referências Bibliográficas
Correia, Marcos Miranda. Trabalhando com jogos cooperativos. Campinas,SP:Papirus,2006.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais-Arte.
Brasília: MEC/SEF, 1997. URL:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf>.
Acesso em: 17 de setembro de 2013.
BRASIL.Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Edu
caçãoInfantil.Brasília:MEC/SEF,1998.URL:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>.Acesso em: 18 de setembro de 2013.
9UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Continue navegando