Logo Passei Direto
Buscar

AOL2 de Planejamento Urbano

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Durante as últimas décadas do século XIX e a primeira metade do século XX, a moradia urbana no Brasil passou por ampla reforma, que envolveu mudanças de ordem espacial e alterações de uso e de significados. A partir da década de 1870, a situação das moradias nas principais cidades brasileiras começou a inquietar setores das elites.” Fonte: CORREIA, T. Barros. A construção do habitat moderno no Brasil: 1870-1950. São Carlos: RiMa, 2004. p. 1.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a questão social da habitação, analise as afirmativas a seguir: I. A questão social habitacional é um problema ocasionado pela escassez de alojamento e é um fato que ocorre desde a Revolução Industrial. II. O problema da escassez de moradia era resolvido no século XIX com a construção de casas de aluguel. III. Um dos fatores que acentuaram a falta de moradias nos grandes centros urbanos foi a industrialização e a grande oferta de empregos ocasionada por ela. IV. A escassez de moradias no Brasil ocorreu depois da década de 1940, com as grandes reformas urbanas nos grandes centros urbanos. Está correto apenas o que se afirma em:
1. I, II e III.
2. II, III e IV.
3. Incorreta: I e III.
4. I e IV.
5. II e IV.

Leia o trecho a seguir: “Alcançamos, neste século, a urbanização da sociedade e a urbanização do território, depois de longo período de urbanização social e territorialmente seletiva. Depois de ser litorânea (antes e mesmo depois da mecanização do território), a urbanização brasileira se tornou praticamente generalizada a partir do terceiro terço do século XX, evolução quase contemporânea da fase atual de macrourbanização e metropolização.” Fonte: SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993. p. 9.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a questão social da habitação, analise as afirmativas a seguir: Está correto apenas o que se afirma em:
I. No Brasil, as principais cidades no século XIX apresentavam diversos tipos de assentamentos populares.
II. Os mocambos, estalagem ou cortiços eram ignorados pelas políticas públicas por serem considerados soluções provisórias e ilegais.
III. Mais de um quarto da população carioca vivia em cortiços concentrados na zona central na década de 1890.
IV. Os cortiços ficaram instalados nos fundos dos prédios depois das reformas higienistas que ocorreram nos centros urbanos.
1. III e IV.
2. II e IV.
3. II e III.
4. I, II e III.
5. I, II e IV.

Leia o trecho a seguir: "O meio ambiente exerce um papel fundamental no desenvolvimento das cidades e, principalmente, na transformação delas em cidades inteligentes. O grande desafio que estamos por enfrentar é o de concatenar as atividades de desenvolvimento ainda arcaicas com as novas premissas na construção ou remodelação de cidades que possam vir a ser denominadas inteligentes." Fonte: SOARES NETO, V. Cidades inteligentes: guia para construção de centros urbanos eficientes e sustentáveis. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 67.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as tipologias urbanas e suas representações gráficas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Um dos objetivos dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável que as Nações Unidas propõem como meta para 2030 é tornar as cidades e as comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
II. ( ) Foi no século XIX que ocorreram as ações para tratar do rápido e descontrolado crescimento das cidades.
III. ( ) As cidades sustentáveis visam garantir o acesso de todos a habitação segura, adequada, com preço acessível, e promover a urbanização das favelas.
IV. ( ) A regularização fundiária garante o direito social à moradia, adequando os assentamentos ilegais ao modelo legal ou ideal da cidade.
1. F, V, V, F.
2. F, V, F, V.
3. F, F, V, V.
4. V, F, V, V.
5. V, V, F, F.

Leia o trecho a seguir: “A Constituição de 1988 estabeleceu, em seu art. 182, que: ‘A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes’.” Fonte: NALINI, J. R.; LEVY, W. Regularização fundiária. 2. ed. São Paulo: Forense, 2017. p. 16.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre elementos urbanos, analise as afirmativas a seguir: Está correto apenas o que se afirma em:
I. Os loteamentos regulares estipulados pela Lei Federal de Parcelamento do Solo Urbano se caracterizam por terem área mínima de 125 m².
II. As habitações de interesse social poderão ter a área do lote calculada de acordo as características de urbanização e tipologia habitacional determinadas pelo município.
III. Os loteamentos populares estão locados em terrenos afastados dos centros urbanos e para serem aprovados devem possuir alguma infraestrutura.
IV. Os lotes que correspondem a habitações multifamiliares em conjunto horizontal são implantados em lotes ou glebas com área igual ou inferior a 25.000,00 m².
1. II e III.
2. I, II e III.
3. I, II e IV.
4. III e IV.
5. II e IV.

Leia o trecho a seguir: “Mantenhamos como pano de fundo em nosso raciocínio os processos estruturadores e desestruturadores em curso em nossa cidade, que se dão a partir basicamente das mudanças das condições de acessibilidade. Tenhamos em mente, especialmente, uma questão-chave, que é a questão do preço que se paga, na compra ou aluguel de imóveis, pelo acesso ao solo urbano.” Fonte: CAMPOS FILHO, C. M. Reinvente seu bairro. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010. p. 55.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a questão social da habitação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) Os Planos Diretores devem determinar as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) para a construção de moradias populares. II. ( ) A legislação regulariza assentamentos irregulares em terrenos alagadiços, áreas sujeitas a inundação e terrenos aterrados. III. ( ) O loteamento de alto padrão aquisitivo se caracteriza por estar afastado dos centros das cidades, em bairros que estão em crescimento. IV. ( ) Loteamentos de alto padrão aquisitivo funcionam como pequenas cidades e têm espaços como quadra poliesportivas, praças, lagos, salão de festas etc. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. V, F, V, F.
2. V, V, F, F.
3. V, F, V, V.
4. F, F, V, V.
5. V, F, F, V.

Leia o trecho a seguir: “O território da cidade outrora era descrito apenas como o terreno imediatamente contíguo a um assentamento urbano. Terras agrícolas, bosques e recursos materiais do território historicamente forneceram o sustento da população de uma cidade. À medida que as redes globais se tornam cada vez mais onipresentes, as cidades contemporâneas vêm desenvolvendo territórios complexos que transcendem a paisagem física.” Fonte: WALL, E.; WATERMAN, T. Desenho Urbano. Porto Alegre: Bookman, 2012. p. 41.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipologias urbanas e suas representações gráficas, analise as afirmativas a seguir: I. As áreas para loteamento de alto padrão estão distribuídas em áreas próximas ao centro e com maiores restrições quanto à densidade habitacional permitida. II. Os loteamentos de alto poder aquisitivo possuem lotes maiores e se caracterizam por estarem fechados com muros e possuírem acesso restrito. III. Os bairros planejados se caracterizam por serem fechados, assim como os loteamentos de alto poder aquisitivo. IV. Uma das ferramentas essenciais para os bairros planejados é o Master Plan, semelhante ao Plano Diretor usado no planejamento urbano. Está correto apenas o que se afirma em:
1. I e II.
2. I e IV.
3. II e III.
4. II e IV.

Leia o trecho a seguir: “A Política Nacional de Habitação conta com um conjunto de instrumentos a serem criados, pelos quais se viabilizará a sua implementa¬ção. São eles: o Sistema Nacional de Habita¬ção (SNH), o Desenvolvimento Institucional, o Sistema de Informação, Avaliação e Monito¬ramento da Habitação, e o Plano Nacional de Habitação.” Fonte: BRASIL. Política Nacional de Habitação. Brasília: Ministério das Cidades, 2004. p. 29.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a questão social da habitação, pode-se afirmar que o conceito de regularização fundiária pode ser definido como:
1. O conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que garantem o direito social a moradias.
2. O arrendamento do imóvel, como uma taxa de aluguel, que depois de 15 anos poderá ser comprado.
3. A aquisição de um imóvel de até 250 m² em que o morador habitou o lote em um período igual ou maior que cinco anos.
4. O terreno determinado pelo zoneamento do município para a construção de habitação de interesse social.
5. As habitações multifamiliares em conjunto horizontal, implantadas em lotes ou glebas com área igual ou inferior a 25.000 m².

Leia o trecho a seguir: “Os instrumentos para abrir áreas em larga escala, remover cortiços, emparedar cortiços, planejar conjuntos habitacionais, estratificar renda e estratificar usos tornaram-se tão arraigados como conceitos do planejamento e conjuntos de táticas, que os construtores, e também a maioria dos cidadãos comuns, não sabem o que pensar quando tentam imaginar a reurbanização sem esses instrumentos.” Fonte: JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2014. p. 218.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a questão social da habitação, analise as afirmativas a seguir: I. As variáveis para se considerar em um déficit habitacional estão ligadas ao direito à moradia digna, que deve contemplar a segurança jurídica do morador para ele ter a posse do imóvel. II. A expansão urbana favoreceu a criação de novos bairros e contribuiu para o esvaziamento dos centros urbanos, ocasionando domicílios vagos em áreas com infraestrutura existente. III. A segregação urbana ocorreu com a criação dos loteamentos populares e dos bairros projetados. IV. As reformas higienistas que ocorreram nas décadas de 1930 e 1940 promoveram a construção de moradias dignas para a população de baixa renda nas periferias das cidades. Está correto apenas o que se afirma em:
1. I e III.
2. II, III e IV.
3. Incorreta: I, II e III.
4. II e IV.
5. I e II.

Leia o trecho a seguir: “A Fundação João Pinheiro (FJP) calcula o déficit habitacional no Brasil desde 1995. O déficit habitacional é um conceito que tem dado sustentação aos indicadores que buscam estimar a falta (déficit) de habitações e/ou existência de habitações em condições inadequadas como noção mais ampla de necessidades habitacionais.” Fonte: BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Regional. Déficit habitacional e inadequação de moradias no Brasil: principais resultados para o período de 2016 a 2019. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 2019. p. 2.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a questão social da habitação, analise os tipos de habitação utilizados para os indicadores de déficit habitacional a seguir e associe-os com suas respectivas características: Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1) Domicílio improvisado.
2) Domicílio rústico.
3) Unidade doméstica.
4) Cômodo.
( ) Local sem fins residenciais e que é utilizado como moradia.
( ) Um núcleo familiar reside em um cômodo de uma habitação.
( ) Local com grandes condições de insalubridade por utilizar materiais reaproveitados para formar paredes e tetos.
( ) Local em que vivem conjuntamente mais de um núcleo familiar e mais de duas pessoas por cômodo.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Durante as últimas décadas do século XIX e a primeira metade do século XX, a moradia urbana no Brasil passou por ampla reforma, que envolveu mudanças de ordem espacial e alterações de uso e de significados. A partir da década de 1870, a situação das moradias nas principais cidades brasileiras começou a inquietar setores das elites.” Fonte: CORREIA, T. Barros. A construção do habitat moderno no Brasil: 1870-1950. São Carlos: RiMa, 2004. p. 1.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a questão social da habitação, analise as afirmativas a seguir: I. A questão social habitacional é um problema ocasionado pela escassez de alojamento e é um fato que ocorre desde a Revolução Industrial. II. O problema da escassez de moradia era resolvido no século XIX com a construção de casas de aluguel. III. Um dos fatores que acentuaram a falta de moradias nos grandes centros urbanos foi a industrialização e a grande oferta de empregos ocasionada por ela. IV. A escassez de moradias no Brasil ocorreu depois da década de 1940, com as grandes reformas urbanas nos grandes centros urbanos. Está correto apenas o que se afirma em:
1. I, II e III.
2. II, III e IV.
3. Incorreta: I e III.
4. I e IV.
5. II e IV.

Leia o trecho a seguir: “Alcançamos, neste século, a urbanização da sociedade e a urbanização do território, depois de longo período de urbanização social e territorialmente seletiva. Depois de ser litorânea (antes e mesmo depois da mecanização do território), a urbanização brasileira se tornou praticamente generalizada a partir do terceiro terço do século XX, evolução quase contemporânea da fase atual de macrourbanização e metropolização.” Fonte: SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993. p. 9.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a questão social da habitação, analise as afirmativas a seguir: Está correto apenas o que se afirma em:
I. No Brasil, as principais cidades no século XIX apresentavam diversos tipos de assentamentos populares.
II. Os mocambos, estalagem ou cortiços eram ignorados pelas políticas públicas por serem considerados soluções provisórias e ilegais.
III. Mais de um quarto da população carioca vivia em cortiços concentrados na zona central na década de 1890.
IV. Os cortiços ficaram instalados nos fundos dos prédios depois das reformas higienistas que ocorreram nos centros urbanos.
1. III e IV.
2. II e IV.
3. II e III.
4. I, II e III.
5. I, II e IV.

Leia o trecho a seguir: "O meio ambiente exerce um papel fundamental no desenvolvimento das cidades e, principalmente, na transformação delas em cidades inteligentes. O grande desafio que estamos por enfrentar é o de concatenar as atividades de desenvolvimento ainda arcaicas com as novas premissas na construção ou remodelação de cidades que possam vir a ser denominadas inteligentes." Fonte: SOARES NETO, V. Cidades inteligentes: guia para construção de centros urbanos eficientes e sustentáveis. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 67.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as tipologias urbanas e suas representações gráficas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Um dos objetivos dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável que as Nações Unidas propõem como meta para 2030 é tornar as cidades e as comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
II. ( ) Foi no século XIX que ocorreram as ações para tratar do rápido e descontrolado crescimento das cidades.
III. ( ) As cidades sustentáveis visam garantir o acesso de todos a habitação segura, adequada, com preço acessível, e promover a urbanização das favelas.
IV. ( ) A regularização fundiária garante o direito social à moradia, adequando os assentamentos ilegais ao modelo legal ou ideal da cidade.
1. F, V, V, F.
2. F, V, F, V.
3. F, F, V, V.
4. V, F, V, V.
5. V, V, F, F.

Leia o trecho a seguir: “A Constituição de 1988 estabeleceu, em seu art. 182, que: ‘A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes’.” Fonte: NALINI, J. R.; LEVY, W. Regularização fundiária. 2. ed. São Paulo: Forense, 2017. p. 16.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre elementos urbanos, analise as afirmativas a seguir: Está correto apenas o que se afirma em:
I. Os loteamentos regulares estipulados pela Lei Federal de Parcelamento do Solo Urbano se caracterizam por terem área mínima de 125 m².
II. As habitações de interesse social poderão ter a área do lote calculada de acordo as características de urbanização e tipologia habitacional determinadas pelo município.
III. Os loteamentos populares estão locados em terrenos afastados dos centros urbanos e para serem aprovados devem possuir alguma infraestrutura.
IV. Os lotes que correspondem a habitações multifamiliares em conjunto horizontal são implantados em lotes ou glebas com área igual ou inferior a 25.000,00 m².
1. II e III.
2. I, II e III.
3. I, II e IV.
4. III e IV.
5. II e IV.

Leia o trecho a seguir: “Mantenhamos como pano de fundo em nosso raciocínio os processos estruturadores e desestruturadores em curso em nossa cidade, que se dão a partir basicamente das mudanças das condições de acessibilidade. Tenhamos em mente, especialmente, uma questão-chave, que é a questão do preço que se paga, na compra ou aluguel de imóveis, pelo acesso ao solo urbano.” Fonte: CAMPOS FILHO, C. M. Reinvente seu bairro. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010. p. 55.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a questão social da habitação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) Os Planos Diretores devem determinar as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) para a construção de moradias populares. II. ( ) A legislação regulariza assentamentos irregulares em terrenos alagadiços, áreas sujeitas a inundação e terrenos aterrados. III. ( ) O loteamento de alto padrão aquisitivo se caracteriza por estar afastado dos centros das cidades, em bairros que estão em crescimento. IV. ( ) Loteamentos de alto padrão aquisitivo funcionam como pequenas cidades e têm espaços como quadra poliesportivas, praças, lagos, salão de festas etc. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. V, F, V, F.
2. V, V, F, F.
3. V, F, V, V.
4. F, F, V, V.
5. V, F, F, V.

Leia o trecho a seguir: “O território da cidade outrora era descrito apenas como o terreno imediatamente contíguo a um assentamento urbano. Terras agrícolas, bosques e recursos materiais do território historicamente forneceram o sustento da população de uma cidade. À medida que as redes globais se tornam cada vez mais onipresentes, as cidades contemporâneas vêm desenvolvendo territórios complexos que transcendem a paisagem física.” Fonte: WALL, E.; WATERMAN, T. Desenho Urbano. Porto Alegre: Bookman, 2012. p. 41.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipologias urbanas e suas representações gráficas, analise as afirmativas a seguir: I. As áreas para loteamento de alto padrão estão distribuídas em áreas próximas ao centro e com maiores restrições quanto à densidade habitacional permitida. II. Os loteamentos de alto poder aquisitivo possuem lotes maiores e se caracterizam por estarem fechados com muros e possuírem acesso restrito. III. Os bairros planejados se caracterizam por serem fechados, assim como os loteamentos de alto poder aquisitivo. IV. Uma das ferramentas essenciais para os bairros planejados é o Master Plan, semelhante ao Plano Diretor usado no planejamento urbano. Está correto apenas o que se afirma em:
1. I e II.
2. I e IV.
3. II e III.
4. II e IV.

Leia o trecho a seguir: “A Política Nacional de Habitação conta com um conjunto de instrumentos a serem criados, pelos quais se viabilizará a sua implementa¬ção. São eles: o Sistema Nacional de Habita¬ção (SNH), o Desenvolvimento Institucional, o Sistema de Informação, Avaliação e Monito¬ramento da Habitação, e o Plano Nacional de Habitação.” Fonte: BRASIL. Política Nacional de Habitação. Brasília: Ministério das Cidades, 2004. p. 29.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a questão social da habitação, pode-se afirmar que o conceito de regularização fundiária pode ser definido como:
1. O conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que garantem o direito social a moradias.
2. O arrendamento do imóvel, como uma taxa de aluguel, que depois de 15 anos poderá ser comprado.
3. A aquisição de um imóvel de até 250 m² em que o morador habitou o lote em um período igual ou maior que cinco anos.
4. O terreno determinado pelo zoneamento do município para a construção de habitação de interesse social.
5. As habitações multifamiliares em conjunto horizontal, implantadas em lotes ou glebas com área igual ou inferior a 25.000 m².

Leia o trecho a seguir: “Os instrumentos para abrir áreas em larga escala, remover cortiços, emparedar cortiços, planejar conjuntos habitacionais, estratificar renda e estratificar usos tornaram-se tão arraigados como conceitos do planejamento e conjuntos de táticas, que os construtores, e também a maioria dos cidadãos comuns, não sabem o que pensar quando tentam imaginar a reurbanização sem esses instrumentos.” Fonte: JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2014. p. 218.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a questão social da habitação, analise as afirmativas a seguir: I. As variáveis para se considerar em um déficit habitacional estão ligadas ao direito à moradia digna, que deve contemplar a segurança jurídica do morador para ele ter a posse do imóvel. II. A expansão urbana favoreceu a criação de novos bairros e contribuiu para o esvaziamento dos centros urbanos, ocasionando domicílios vagos em áreas com infraestrutura existente. III. A segregação urbana ocorreu com a criação dos loteamentos populares e dos bairros projetados. IV. As reformas higienistas que ocorreram nas décadas de 1930 e 1940 promoveram a construção de moradias dignas para a população de baixa renda nas periferias das cidades. Está correto apenas o que se afirma em:
1. I e III.
2. II, III e IV.
3. Incorreta: I, II e III.
4. II e IV.
5. I e II.

Leia o trecho a seguir: “A Fundação João Pinheiro (FJP) calcula o déficit habitacional no Brasil desde 1995. O déficit habitacional é um conceito que tem dado sustentação aos indicadores que buscam estimar a falta (déficit) de habitações e/ou existência de habitações em condições inadequadas como noção mais ampla de necessidades habitacionais.” Fonte: BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Regional. Déficit habitacional e inadequação de moradias no Brasil: principais resultados para o período de 2016 a 2019. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 2019. p. 2.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a questão social da habitação, analise os tipos de habitação utilizados para os indicadores de déficit habitacional a seguir e associe-os com suas respectivas características: Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1) Domicílio improvisado.
2) Domicílio rústico.
3) Unidade doméstica.
4) Cômodo.
( ) Local sem fins residenciais e que é utilizado como moradia.
( ) Um núcleo familiar reside em um cômodo de uma habitação.
( ) Local com grandes condições de insalubridade por utilizar materiais reaproveitados para formar paredes e tetos.
( ) Local em que vivem conjuntamente mais de um núcleo familiar e mais de duas pessoas por cômodo.

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Durante as últimas décadas do século XIX e a primeira metade do século XX, a moradia urbana 
no Brasil passou por ampla reforma, que envolveu mudanças de ordem espacial e alterações de 
uso e de significados. A partir da década de 1870, a situação das moradias nas principais 
cidades brasileiras começou a inquietar setores das elites.” 
Fonte: CORREIA, T. Barros. A construção do habitat moderno no Brasil: 1870-1950. São Carlos: 
RiMa, 2004. p. 1. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a questão social da habitação, 
analise as afirmativas a seguir: 
I. A questão social habitacional é um problema ocasionado pela escassez de alojamento e é um 
fato que ocorre desde a Revolução Industrial. 
II. O problema da escassez de moradia era resolvido no século XIX com a construção de casas 
de aluguel. 
III. Um dos fatores que acentuaram a falta de moradias nos grandes centros urbanos foi a 
industrialização e a grande oferta de empregos ocasionada por ela. 
IV. A escassez de moradias no Brasil ocorreu depois da década de 1940, com as grandes 
reformas urbanas nos grandes centros urbanos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e III. 
Resposta correta 
2. 
II, III e IV. 
3. Incorreta: 
I e III. 
4. 
I e IV. 
5. 
II e IV. 
2. Pergunta 2 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A elaboração e a implementação da Política Nacional da Habitação obedecem a princípios e 
diretrizes que têm como principal meta ga¬rantir à população, especialmente a de baixa renda, 
o acesso à habitação digna, e considera fundamental para atingir seus objetivos a inte¬gração 
entre a política habitacional e a políti¬ca nacional de desenvolvimento urbano.” 
Fonte: BRASIL. Política Nacional de Habitação. Brasília: Ministério das Cidades, 2004. p. 29. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a questão social da habitação, 
pode-se afirmar que o déficit habitacional: 
Mostrar opções de resposta 
3. Pergunta 3 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Alcançamos, neste século, a urbanização da sociedade e a urbanização do território, depois de 
longo período de urbanização social e territorialmente seletiva. Depois de ser litorânea (antes e 
mesmo depois da mecanização do território), a urbanização brasileira se tornou praticamente 
generalizada a partir do terceiro terço do século XX, evolução quase contemporânea da fase 
atual de macrourbanização e metropolização.” 
Fonte: SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993. p. 9. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a questão social da habitação, 
analise as afirmativas a seguir: 
I. No Brasil, as principais cidades no século XIX apresentavam diversos tipos de assentamentos 
populares. 
II. Os mocambos, estalagem ou cortiços eram ignorados pelas políticas públicas por serem 
considerados soluções provisórias e ilegais. 
III. Mais de um quarto da população carioca vivia em cortiços concentrados na zona central na 
década de 1890. 
IV. Os cortiços ficaram instalados nos fundos dos prédios depois das reformas higienistas que 
ocorreram nos centros urbanos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III. 
2. 
I, II e III. 
Resposta correta 
3. 
II e IV. 
4. 
I, II e IV. 
5. 
III e IV. 
4. Pergunta 4 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O meio ambiente exerce um papel fundamental no desenvolvimento das cidades e, 
principalmente, na transformação delas em cidades inteligentes. O grande desafio que estamos 
por enfrentar é o de concatenar as atividades de desenvolvimento ainda arcaicas com as novas 
premissas na construção ou remodelação de cidades que possam vir a ser denominadas 
inteligentes.” 
Fonte: SOARES NETO, V. Cidades inteligentes: guia para construção de centros urbanos 
eficientes e sustentáveis. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 67. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as tipologias urbanas e suas 
representações gráficas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F 
para a(s) falsa(s): 
I. ( ) Um dos objetivos dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável que as Nações Unidas 
propõem como meta para 2030 é tornar as cidades e as comunidades mais inclusivas, seguras, 
resilientes e sustentáveis. 
II. ( ) Foi no século XIX que ocorreram as ações para tratar do rápido e descontrolado 
crescimento das cidades. 
III. ( ) As cidades sustentáveis visam garantir o acesso de todos a habitação segura, adequada, 
com preço acessível, e promover a urbanização das favelas. 
IV. ( ) A regularização fundiária garante o direito social à moradia, adequando os 
assentamentos ilegais ao modelo legal ou ideal da cidade. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, V. 
2. 
F, V, F, V. 
3. 
V, F, V, V. 
Resposta correta 
4. 
F, V, V, F. 
5. 
V, V, F, F. 
5. Pergunta 5 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A Constituição de 1988 estabeleceu, em seu art. 182, que: ‘A política de desenvolvimento 
urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem 
por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-
estar de seus habitantes’.” 
Fonte: NALINI, J. R.; LEVY, W. Regularização fundiária. 2. ed. São Paulo: Forense, 2017. p. 16. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre elementos urbanos, analise as 
afirmativas a seguir: 
I. Os loteamentos regulares estipulados pela Lei Federal de Parcelamento do Solo Urbano se 
caracterizam por terem área mínima de 125 m². 
II. As habitações de interesse social poderão ter a área do lote calculada de acordo as 
características de urbanização e tipologia habitacional determinadas pelo município. 
III. Os loteamentos populares estão locados em terrenos afastados dos centros urbanos e para 
serem aprovados devem possuir alguma infraestrutura. 
IV. Os lotes que correspondem a habitações multifamiliares em conjunto horizontal são 
implantados em lotes ou glebas com área igual ou inferior a 25.000,00 m². 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
I, II e III. 
3. 
III e IV. 
4. 
I, II e IV. 
Resposta correta 
5. 
II e III. 
6. Pergunta 6 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Mantenhamos como pano de fundo em nosso raciocínio os processos estruturadores e 
desestruturadores em curso em nossa cidade, que se dão a partir basicamente das mudanças 
das condições de acessibilidade. Tenhamos em mente, especialmente, uma questão-chave, que 
é a questão do preço que se paga, na compra ou aluguel de imóveis, pelo acesso ao solo 
urbano.” 
Fonte: CAMPOS FILHO, C. M. Reinvente seu bairro. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010. p. 55. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a questão social da habitação, 
analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
I. ( ) Os Planos Diretores devem determinar as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) para a 
construção de moradias populares. 
II. ( ) A legislação regulariza assentamentos irregulares em terrenos alagadiços, áreas sujeitas a 
inundação e terrenos aterrados. 
III. ( ) O loteamento de alto padrão aquisitivo se caracteriza por estar afastado dos centros das 
cidades, em bairros que estão em crescimento. 
IV. ( ) Loteamentos de alto padrão aquisitivo funcionam como pequenas cidades e têm espaços 
como quadra poliesportivas, praças, lagos, salão de festas etc. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, V, F. 
2. 
V, V, F, F. 
3. 
V, F, V, V. 
4. 
F, F, V, V. 
5. 
V, F, F, V. 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O território da cidade outrora era descrito apenas como o terreno imediatamente contíguo a 
um assentamento urbano. Terras agrícolas, bosques e recursos materiaisdo território 
historicamente forneceram o sustento da população de uma cidade. À medida que as redes 
globais se tornam cada vez mais onipresentes, as cidades contemporâneas vêm desenvolvendo 
territórios complexos que transcendem a paisagem física.” 
Fonte: WALL, E.; WATERMAN, T. Desenho Urbano. Porto Alegre: Bookman, 2012. p. 41. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipologias urbanas e suas 
representações gráficas, analise as afirmativas a seguir: 
I. As áreas para loteamento de alto padrão estão distribuídas em áreas próximas ao centro e 
com maiores restrições quanto à densidade habitacional permitida. 
II. Os loteamentos de alto poder aquisitivo possuem lotes maiores e se caracterizam por 
estarem fechados com muros e possuírem acesso restrito. 
III. Os bairros planejados se caracterizam por serem fechados, assim como os loteamentos de 
alto poder aquisitivo. 
IV. Uma das ferramentas essenciais para os bairros planejados é o Master Plan, semelhante ao 
Plano Diretor usado no planejamento urbano. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II. 
2. 
I e IV. 
3. 
II e III. 
4. 
II e IV. 
Resposta correta 
5. 
I e III. 
8. Pergunta 8 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A Política Nacional de Habitação conta com um conjunto de instrumentos a serem criados, 
pelos quais se viabilizará a sua implementa¬ção. São eles: o Sistema Nacional de Habita¬ção 
(SNH), o Desenvolvimento Institucional, o Sistema de Informação, Avaliação e Monito¬ramento 
da Habitação, e o Plano Nacional de Habitação.” 
Fonte: BRASIL. Política Nacional de Habitação. Brasília: Ministério das Cidades, 2004. p. 29. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a questão social da habitação, 
pode-se afirmar que o conceito de regularização fundiária pode ser definido como: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As habitações multifamiliares em conjunto horizontal, implantadas em lotes ou 
glebas com área igual ou inferior a 25.000 m². 
2. 
O conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que garantem 
o direito social a moradias. 
Resposta correta 
3. 
O terreno determinado pelo zoneamento do município para a construção de 
habitação de interesse social. 
4. 
A aquisição de um imóvel de até 250 m² em que o morador habitou o lote em um 
período igual ou maior que cinco anos. 
5. 
O arrendamento do imóvel, como uma taxa de aluguel, que depois de 15 anos 
poderá ser comprado. 
9. Pergunta 9 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Os instrumentos para abrir áreas em larga escala, remover cortiços, emparedar cortiços, 
planejar conjuntos habitacionais, estratificar renda e estratificar usos tornaram-se tão 
arraigados como conceitos do planejamento e conjuntos de táticas, que os construtores, e 
também a maioria dos cidadãos comuns, não sabem o que pensar quando tentam imaginar a 
reurbanização sem esses instrumentos.” 
Fonte: JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2014. p. 218. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a questão social da habitação, 
analise as afirmativas a seguir: 
I. As variáveis para se considerar em um déficit habitacional estão ligadas ao direito à moradia 
digna, que deve contemplar a segurança jurídica do morador para ele ter a posse do imóvel. 
II. A expansão urbana favoreceu a criação de novos bairros e contribuiu para o esvaziamento 
dos centros urbanos, ocasionando domicílios vagos em áreas com infraestrutura existente. 
III. A segregação urbana ocorreu com a criação dos loteamentos populares e dos bairros 
projetados. 
IV. As reformas higienistas que ocorreram nas décadas de 1930 e 1940 promoveram a 
construção de moradias dignas para a população de baixa renda nas periferias das cidades. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e III. 
2. 
II, III e IV. 
3. Incorreta: 
I, II e III. 
4. 
II e IV. 
5. 
I e II. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A Fundação João Pinheiro (FJP) calcula o déficit habitacional no Brasil desde 1995. O déficit 
habitacional é um conceito que tem dado sustentação aos indicadores que buscam estimar a 
falta (déficit) de habitações e/ou existência de habitações em condições inadequadas como 
noção mais ampla de necessidades habitacionais.” 
Fonte: BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Regional. Déficit habitacional e inadequação de 
moradias no Brasil: principais resultados para o período de 2016 a 2019. Belo Horizonte: 
Fundação João Pinheiro, 2019. p. 2. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a questão social da habitação, 
analise os tipos de habitação utilizados para os indicadores de déficit habitacional a seguir e 
associe-os com suas respectivas características: 
1) Domicílio improvisado. 
2) Domicílio rústico. 
3) Unidade doméstica. 
4) Cômodo. 
( ) Local sem fins residenciais e que é utilizado como moradia. 
( ) Um núcleo familiar reside em um cômodo de uma habitação. 
( ) Local com grandes condições de insalubridade por utilizar materiais reaproveitados para 
formar paredes e tetos. 
( ) Local em que vivem conjuntamente mais de um núcleo familiar e mais de duas pessoas por 
cômodo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
1, 3, 4, 2. 
2. 
1, 4, 2, 3. 
Resposta correta 
3. 
3, 1, 2, 4. 
4. Incorreta: 
1, 4, 3, 2. 
5. 
4, 2, 1, 3.

Mais conteúdos dessa disciplina