Buscar

aula 01 - questões PRINCIPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADM PÚBLICA - LIMPE - 2 2 E 2 3

Prévia do material em texto

1
Q933018
Direito AdministrativoPrincípios da Administração Pública ,Regime jurídico administrativo
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Polícia Federal Prova: CESPE - 2018 - Polícia Federal - Escrivão de Polícia Federal
Acerca da administração direta e indireta, julgue o item que segue.
Decorrem do princípio da reserva legal a exigência de que as entidades da administração indireta sejam criadas ou autorizadas por leis específicas e a de que, no caso das fundações, leis complementares definam suas áreas de atuação.
Alternativas
Certo
Errado
CERTO
 
--> LEGALIDADE: Sempre de acordo com a lei;
 
--> RESERVA LEGAL: Necessidade de regulamentar determinadas matérias por lei formal;
 
--> ESPECIALIDADE: impõe a necessidade de que conste, na lei de criação da entidade, a atividade a ser exercida de modo descentralizado;
2
Q905953
Direito AdministrativoPrincípios da Administração Pública ,Regime jurídico administrativo
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: PC-SP Prova: VUNESP - 2018 - PC-SP - Escrivão de Polícia Civil
A razoável duração do processo e o emprego de meios que assegurem a celeridade na sua tramitação são assegurados, a todos, no âmbito administrativo e revelam direito fundamental que tem por conteúdo os princípios da
Alternativas
A
moralidade e reserva legal
B
nova gestão pública e razoabilidade.
C
isonomia e eficiência.
D
legalidade e publicidade.
E
impessoalidade e indisponibilidade do interesse público.
QUESTÃO:  A razoável duração do processo e o emprego de meios que assegurem a celeridade na sua tramitação(PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA) são assegurados, a todos(PRINCÍPIO DA ISONOMIA), no âmbito administrativo e revelam direito fundamental que tem por conteúdo os princípios da: 
 
c)isonomia e eficiência. GABARITO.
3
Q870664
Direito AdministrativoRegime jurídico administrativo ,Princípios - Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência
Ano: 2018 Banca: FUNDATEC Órgão: PC-RS Prova: FUNDATEC - 2018 - PC-RS - Escrivão e de Inspetor de Polícia - Tarde
De acordo com o que preceitua o art. 37, “caput” da Constituição Federal de 1988, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá a princípios. A partir dos princípios enumerados no artigo supramencionado, é correto afirmar que:
Alternativas
A
Ainda que sua existência autônoma seja questionada por alguns autores, pode-se entender que, pelo princípio da eficiência, a Administração Pública deve atender não só à lei, mas à própria moral comum, aos bons costumes, às regras de boa administração, aos princípios de justiça e equidade, à ideia comum de honestidade.
B
Segundo Di Pietro, o princípio da publicidade pode permitir duas interpretações, uma vez que tanto deve ser observado em relação aos administrados (relacionado com a finalidade pública) como a própria Administração Pública (atos e provimentos administrativos não são imputáveis aos funcionários que os praticam).
C
Tanto o modo de atuação do agente público quanto o modo de organizar, estruturar e disciplinar a Administração Pública, a fim de alcançar os melhores resultados, são aspectos a serem considerados na definição do princípio da eficiência.
D
O princípio da impessoalidade significa que a Administração Pública, em toda a sua atividade, está atrelada aos mandamentos legais, deles não se podendo afastar. A Administração Pública só pode fazer o que a lei permite.
E
Pelo princípio da legalidade, é exigida a ampla divulgação dos atos praticados pela Administração Pública direta e indireta, ressalvadas as hipóteses legais de sigilo.
Gabarito Letra C
 
a) Ainda que sua existência autônoma seja questionada por alguns autores, pode-se entender que, pelo princípio da MORALIDADE, a Administração Pública deve atender não só à lei, mas à própria moral comum, aos bons costumes, às regras de boa administração, aos princípios de justiça e equidade, à ideia comum de honestidade.
 
b) Segundo Di Pietro, o princípio da IMPESSOALIDADE pode permitir duas interpretações, uma vez que tanto deve ser observado em relação aos administrados (relacionado com a finalidade pública) como a própria Administração Pública (atos e provimentos administrativos não são imputáveis/atribuíveis aos funcionários que os praticam).
 
c) CERTO: Tanto o modo de atuação do agente público quanto o modo de organizar, estruturar e disciplinar a Administração Pública, a fim de alcançar os melhores resultados, são aspectos a serem considerados na definição do princípio da eficiência.
 
d) O princípio da LEGALIDADE significa que a Administração Pública, em toda a sua atividade, está atrelada aos mandamentos legais, deles não se podendo afastar. A Administração Pública só pode fazer o que a lei permite.
 
e) Pelo princípio da PUBLICIDADE , é exigida a ampla divulgação dos atos praticados pela Administração Pública direta e indireta, ressalvadas as hipóteses legais de sigilo.
4
Q866796
Direito AdministrativoPrincípios da Administração Pública ,Regime jurídico administrativo
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PC-MA Prova: CESPE - 2018 - PC-MA - Escrivão de Polícia Civil
O preenchimento de cargos públicos mediante concurso público, por privilegiar a isonomia entre os concorrentes, constitui expressão do princípio constitucional fundamental
Alternativas
A
federativo.
B
da eficiência.
C
da separação de poderes.
D
do valor social do trabalho.
E
republicano.
GABARITO: LETRA E
 
Desde a edição da Constituição da República Federativa do Brasil, em outubro de 1988, efetivou-se, dentro da ordem constitucional jurídica vigente, o princípio republicano que consagra a igualdade de acesso aos cargos e empregos públicos a todos os brasileiros natos e naturalizados, bem como aos estrangeiros na forma da lei, conforme dicção do art. 37, I, da CRFB.
 
A fim de consagrar a isonomia no processo de seleção para os quadros pessoais da Administração Pública, pondo termo a práticas odiosas de nepotismo e protecionismo, oriundas de subjetivismos arbitrários que visavam atender não ao interesse público, mas ao interesse pessoal de determinados centros oligárquicos, o legislador constituinte originário estabeleceu a regra do concurso público, pautado em critérios objetivos mediante realização de provas ou provas e títulos.
5
Q866788
Direito AdministrativoRegime jurídico administrativo ,Princípios - Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PC-MA Prova: CESPE - 2018 - PC-MA - Escrivão de Polícia Civil
A conduta do agente público que busca o melhor desempenho possível, com a finalidade de obter o melhor resultado, atende ao princípio da
Alternativas
A
eficiência.
B
legalidade.
C
impessoalidade.
D
moralidade.
E
publicidade.
Gab A
Legalidade - atuação de acordo com a lei e o direito; sem autonomia da vontade da lei civil.
Impessoalidade - busca da finalidade pública; atos imputados á Administração Pública; proibição de promoção pessoal.
Moralidade - honestidade, boa-fé, lealdade, padrões morais e éticos.
Publicidade - transparência; publicação dos atos administrativos (para dar ciência e serem fiscalizados).
Eficiência - rendimento; atuação eficiente; busca pelo melhor resultado com a utilização racional dos recursos.

Continue navegando