Buscar

fichamento 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Psicologia Escolar e a Educação. São Paulo: 2014. 
A psicologia se estruturou como uma ciência a partir do século XIX, é uma aliada no processo de criação do chamado “homem novo”, munida de propostas pedagógicas para contribuir para com o ensino e até mesmo no papel do professor. 
O processo histórico da psicologia, especificamente no Brasil, se deu antes mesmo do descobrimento do país, pois desde aquela época os nativos que aqui viviam, usavam desses recursos psicológicos para sobreviver. Logo em seguida, os portugueses invadiram o país e começaram a criação das escolas jesuítas para catequização dos indígenas, daí surgiram as primeiras relações de psicologia e educação. 
Desse momento em diante, já com a estruturação dessas primeiras escolas surgiram os pensamentos e estratégias, que deveriam ser seguidas para fazer com que os indivíduos aprendessem os conteúdos que estavam sendo ensinados, e um grande marco durante esse processo foi a Proclamação da República, que deu o pontapé inicial para as chamadas “políticas públicas” ´daí em diante surgiram a criação das escolas normais, que eram destinadas principalmente para a formação dos professores, então surgem os grupos escolares com a formação que já conhecemos, um professor ministrando aula para vários alunos com a mesma faixa etária, tornando a escola como um ensino obrigatório, logo mais surgiram vários questionamentos sobre a eficiência desse método de ensino. 
Diversas experiências foram realizadas no exterior, mas tiveram grande repercussão aqui no Brasil, que foi exatamente o fato desse modelo (um professor ministrando aula para vários alunos com a mesma faixa etária) e o questionamento era o seguinte “porque todas as crianças não aprendem igual?” esse questionamento gerou várias discussões sobre o assunto e foi denominado como o fracasso escolar ou “criança problema”, que a partir dessa estruturação das escolas, acontecem esses exames para medir o nível de aprendizagem de cada criança, e curiosamente algumas crianças se saíram melhor enquanto outras não, essas crianças que não tiveram um bom desempenho foram exatamente as chamadas de “criança problema”. Em questão dessa situação, a psicologia entra como um auxiliar para entender as causas desse fracasso escolar. 
A psicologia aliada a pedagogia determina fatores importantíssimos no processo de adquirir conhecimento, um deles está relacionado aos determinismos raciais, que é o fato de por exemplo atuar mais a uma parcela específica da sociedade e a outra não (final do século XIX). Dentro desse contexto, a partir de 1914 alguns médicos viram a necessidade de trazer a psicanálise para o Brasil, a fim de lecionar sobre a mesma nos cursos de formação de professores, porque para eles um dos fatos que influenciavam no processo de aprendizagem das crianças, e que as mesmas carregavam consigo algum tipo de problema emocional adquirido na primeira infância a partir do contato familiar, problemas que por sua vez as atrapalhavam no processo de aprendizagem e que nem deveriam fazer parte da vida de uma criança, , ou seja, não é como se elas não quisessem aprender ou não tivessem aptidão, mas sim porque suas mentes estavam preocupadas com outros assuntos. Desde então, esses problemas emocionais passaram a fazer parte do cenário pedagógico brasileiro. 
A criação das escolas normais focava na relação ensino/aprendizagem estimulada pelo ambiente escolar, então não se mensura só a inteligência, mas sim a busca para ajudar e entender qual a dificuldade de cada criança, e entender o ambiente em que ela está inserida, pois ele influencia diretamente na formação da sua personalidade. Para Piaget, o ambiente não estava restrito somente às relações familiares, mas que também está ligado às experiências com os objetos, com a interação com as outras crianças, e outros fatores, ou seja, conhecimento ativo. 
Portanto, é necessário ressaltar que antes em algum momento da história havia uma divisão nos meios da psicologia e da pedagogia, e ao longo desses processos na formação do ensino/aprendizagem, e em determinado momento entendeu-se a necessidade dessas duas áreas trabalharem em conjunto, que aliadas elas trariam resultados importantíssimos e significativos, por tais motivos as mesmas seguem juntas até hoje.

Outros materiais