Buscar

AV1-Contabilidade de Custos e Industrial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contabilidade de Custos e Industrial – AV1
1)No contexto da Contabilidade de Custos, encontramos dois conceitos que podem gerar equívocos: despesas e custos. Sabendo que para um profissional de outra área que não a contábil, pode ver custo e despesa como coisas iguais, identifique a alternativa que traz a correta definição de custo:
Alternativas:
· a)Custos são gastos que a empresa incorre, porém, tem características de anormalidade ou involuntariedade;
· b)Custo representa uma saída de dinheiro da empresa através do pagamento;
· c)Custo é todo gasto incorrido na produção de um bem ou na prestação de um serviço.
· d)Custos são as aquisições de bens ou serviços que são registrados no ativo da empresa.
· e)Custo é todo gasto que foi economizado pela empresa para obter um bem ou serviço.Explicação:
O conceito de custo na Contabilidade de Custos se refere a todas as despesas envolvidas na produção de um bem ou na prestação de um serviço, incluindo matérias-primas, mão-de-obra, despesas com equipamentos e muitos outros itens. O objetivo é identificar o valor total envolvido na produção de um bem ou serviço para que a empresa possa calcular o preço de venda adequado.
As outras alternativas não estão corretas. A alternativa (a) se refere a despesas, que são gastos gerais e não relacionados à produção de um bem ou serviço. A alternativa (b) se refere ao pagamento de despesas, não necessariamente à produção de um bem ou serviço. A alternativa (d) se refere ao registro de despesas no ativo da empresa, não necessariamente ao conceito de custo na Contabilidade de Custos. A alternativa (e) se refere a uma economia, não ao gasto na produção de um bem ou serviço.
2)Analise as sentenças a seguir:
I – Gasto - é representado por toda e qualquer aquisição de bem ou serviço que a empresa faça.
II –Investimento - são gastos que a empresa incorre visando por meio deles obter benefícios nos períodos futuros.
III - Gasto - é representado somente pelos valores envolvidos no momento das vendas de bem ou serviço que a empresa faça.
IV – Custo - são gastos que a empresa incorre visando por meio deles obter benefícios nos períodos futuros.
Estão CORRETAS apenas as sentenças:
Alternativas:Explicação:
A sentença I está correta, pois o gasto é representado por toda e qualquer aquisição de bem ou serviço que a empresa faça.
A sentença II também está correta, pois o investimento é considerado um tipo de gasto, e são aqueles que a empresa incorre com o objetivo de obter benefícios nos períodos futuros.
As sentenças III e IV não estão corretas. A sentença III está incorreta, pois o gasto não é representado somente pelos valores envolvidos no momento das vendas de bens ou serviços, mas sim por todas as aquisições realizadas pela empresa.
A sentença IV está incorreta, pois o termo "custo" tem um significado diferente de "gasto". Enquanto o gasto se refere às despesas realizadas pela empresa, o custo é o valor que a empresa desembolsa para produzir ou adquirir um produto ou serviço.
· a)I e III
· b)I e II
· c)I e IV
· d)II e III
· e)II e IV
3)Uma boa gestão de custos busca entender como adequar melhor os investimentos para que a margem de lucro seja a maior possível. Diante da ampla concorrência e de mercados cada vez mais competitivos, as empresas possuem cada vez mais a necessidade de ter uma boa gestão de seus custos. Com base nos conceitos estudados, quais são os custos que guardam relação direta com a quantidade produzida?
Alternativas:Explicação:
Custos Variáveis: são os custos que guardam relação direta com a quantidade produzida. Assim, estes custos variam de acordo com a variação na produção, quando a produção aumenta os custos variáveis aumentam, quando a produção diminui os custos variáveis também diminuem.
· a)Custos variáveis;
· b)Custos fixos;
· c)Custos diretos;
· d)Custos indiretos;
· e)Custos semidiretos.
4)Durante um exercício, são diversos os gastos para elaborar a produção e todos estes gastos serão alocados aos produtos produzidos no período. Caso todos os produtos estejam totalmente acabados no final do período, o processo será simples, bastará apenas que efetuemos uma soma de todas os custos do período e dividimos pela quantidade produzida. Desta forma, identifique a seguir a alternativa que consta estes custos do período:
Alternativas:
· a)Perda, Despesas e Receitas;
· b)Mão de Obra, Receitas e Investimentos;
· c)Matéria Prima, Mão de Obra Direta e Custos Indiretos de Fabricação;
· d)Custos Primários, Custos de Absorção e Receitas Diretas;
· e)Matéria Prima, Controle de desperdício e Despesas.
5) Na Contabilidade de Custos, contamos com custos que podem ser facilmente alocados aos produtos, no entanto, alguns não apresentam essa característica de ser identificado com exatidão a sua aplicação em cada produto, sendo assim, necessário recorrer a alguns critérios de rateio. Desta forma, quais são os custos que necessitam de critérios de rateio?Custos Indiretos de FabricaçãoA Matéria - Prima e Mão de Obra Direta são gastos definidos na contabilidade como custos diretos, são alocados facilmente ao produto, pois seu uso varia conforme o aumento ou diminuição da fabricação.
Custos indiretos de fabricação são gastos relacionados a fabricação, mas que precisa de método de rateio para alocação dos gastos nos produtos, na contabilidade são definidos como custos indiretos, um exemplo seria o aluguel das máquinas de produção.
Alternativas:
· a)Custos de Primários;No mundo empresarial, o estudo do custo indireto é importante para a construção do preço do produto. Na prática, é preciso ratear ou dividir os gastos que ocorrem nas demais etapas produtivas.
Dessa forma, os custos indiretos são importantes para a formação do preço de venda e, consequentemente, definição de uma margem de lucro viável para a continuidade da atividade econômica.
· b)Custos Indiretos de Fabricação;
· c)Custos de Acabamento;
· d)Custos Diretos de Fabricação;
· e)Custos de Levantamento.

Outros materiais