Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

COCA COLA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR PIM V
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
COCA COLA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V
Projeto Integrado Multidisciplina VI apresentado á Universidade Paulista – UNIP EAD, como parte da avaliação	para obtenção	do título	de	Gestor Comercial, sob a coordenação da Prof.ª Inácio Alexandre Ferreira.
Orientador: Mirian Pena
Esse trabalho se propõe analisar a empresa Coca Cola, tendo como base as ferramentas teóricas nas seguintes disciplinas: Administração por Categoria de Produtos; Matemática Financeira; Compras e Negociação/Sistemas de Precificação. Foi realizada uma pesquisa objetiva na empresa, com a visão de identificar os conceitos teóricos relacionados e através da pesquisa obtivemos algumas informações sobre o funcionamento em alguns setores, e o funcionamento da tomada de decisão, então discorrer sobre os as estratégias que são usadas pela empresa para exemplificar e atender os requisitos do projeto são primordiais nessa etapa, a conduta da empresa para com seus funcionários e consumidores, e vamos compartilhar da visão estratégica em administração por categorias de produtos como fator primordial de resultados, foi selecionado questões de grande relevância para abordarmos sobre cada matéria e de modo geral vamos aplicar aqui cada tópico no decorrer desse trabalho.Assim como também a empresa utiliza a matemática financeira e o sistema de Compras e Negociação/Sistemas de Precificação, auxiliando nas tomadas de decisões.
PALAVRAS-CHAVES: Administração por Categoria de Produtos; Matemática Financeira; Compras e Negociação/Sistemas de Precificação.
RESUMO
INTRODUÇÃO	5
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA	6
ADMINISTRAÇÃO POR CATEGORIA DE PRODUTOS	7
Estrutura Input-output no Sistema Logístico Coca Cola	8
Gestão de pessoas	8
Políticas para Mulheres	9
Políticas para pessoas com deficiência;	9
Políticas para jovens;	9
Políticas para idosos;	10
Políticas para afrodescendentes	10
Gestão De Vendas E De Equipes De Vendas	11
Sugestão para a Gestão de Vendas	13
MATEMÁTICA FINANCEIRAƒ	15
COMPRAS E NEGOCIAÇÃO/SISTEMAS DE PRECIFICAÇÃO	17
CONCLUSÃO	20
REFERÊNCIA	21
ANEXO A	22
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O Projeto Integrado Multidisciplinar V é um projeto de pesquisa realizado no Curso superior Tecnológico de Gestão Comercial da universidade Paulista, tendo como objetivo desenvolver a analise das teorias estudadas com as práticas das organizações.
Este trabalho tem como propósito aplicar os conceitos adquiridos com base nas disciplinas: Administração por Categoria de Produtos; Matemática Financeira; Compras e Negociação/Sistemas de Precificação, descrever as características da organização escolhida, e analisar as informações para concluirmos a pesquisa realizada, com intuito de usar os meus conhecimentos teóricos aplicando na metodologia da vivência da empresa.
As pesquisas para a realização desse projeto foram feitas através do levantamento de informações por meio diversos instrumentos e meios como leituras de livros, sites, institucional da empresa, apostilas do curso, artigos científicos e citações obtidos de diferentes bases de dados, para que possa proporcionar aprendizado e conhecimento na possibilidade de desenvolver esse projeto através das características e práticas abordadas pela empresa.
Em Administração por Categoria de Produtos vemos sobre um processo com fornecedores e varejistas, seu objetivo é definir categorias de produtos que conduzem a gestão estratégica, na aplicação prática veremos como a empresa utiliza dessas ferramentas de forma funcional e contributiva com resultados positivos.
Em Matemática financeira veremos um campo da matemática relacionado à cooperação financeira bem como a análise gráfica usada para a tomada de decisões. Por meio de porcentagens, reajustes, descontos, juros ou receitas, a matemática financeira traz ferramentas para lidar com questões que envolvem dinheiro, situações do cotidiano da empresa estudada.
Em Compras e Negociação/Sistemas de Precificação vemos que as opções decididas pela parceria que podem ser desenvolvidas direta ou indiretamente por meio da comunicação. O foco é atingir os objetivos comuns das pessoas envolvidas, em sistema de precificação é importante entender sobre as definições que determinam os preços.
10
2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A empresa é composta por nove grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 57,2 mil funcionários, gerando cerca de 500 mil empregos indiretos.
A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de ajudar a coletar e reciclar o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.
Imagem 1 - Entrada da Fabrica Coca Cola
Fonte: www.cocacola.com.br
3 ADMINISTRAÇÃO POR CATEGORIA DE PRODUTOS
Para Kotler (1998), um produto é qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para aquisição ou consumo; inclui objetos físicos, serviços, personalidades, lugares, organizações e ideias.
Segundo Ballou (2004), a cadeia de suprimentos é um conjunto de atividades funcionais (transportes, controle de estoques, etc.) que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor.
A Coca Cola atua em 9 segmentos refrigerantes, sucos, lácteos, bebidas vegetais, água, águas especiais, água de coco, bebidas esportivas e chás incluindo versões sem açúcar ou de baixa caloria.
A Empresa Coca Cola Aplica a Gestão De Suprimentos em duas etapas o processo uma delas é o transporte primário: que é responsável pelo abastecimento dos centros de distribuição, o outro é o transporte secundário: responsável pelas entregas nos pontos de venda, partindo dos CDs.
Novaes (2007, p. 40) aponta que o Supply Chain management “é a integração dos processos industriais e comerciais, partindo do consumidor final e indo até os fornecedores iniciais, gerando produtos, serviços e informações que agreguem valor para o cliente”.
Figura 1 – Categoria de Produtos
Fonte: Livro texto
3.1 Estrutura Input-output no Sistema Logístico Coca Cola
A empresa Coca cola atua nos segmentos de bebidas e refrigerantes, na cadeia de produção a estrutura input-output.
Esse é o primeiro processo na empresa Coca Cola, iniciando a separação de processos logísticos internos onde no segmento de bebidas o Input é o primeiro item a entrar no processo de transformação, geralmente uma matéria prima ou outro produto terminado que agora será transformado novamente,
Portanto a saída ou Output versa-se do produto final depois de concluído o processo de transformação, este por sua vez já pronto para ser fornecido ao consumidor.
Figura 2 - Escopo Geográfico na Cadeia de Produção Coca Cola
Fonte: Fonte: www.cocacola.com.br
A dispersão da cadeia, constata-se que os países que apresentam uma cadeia de valor de refrigerantes pujante –Brasil, China, EUA, Índia e México –a concentram nacionalmente e a verticalizam, e têm como características similares estarem entre os mais populosos do mundo, além de serem desenvolvidos ou em desenvolvimento, segundo relatório da ONU (2014).
3.2 Gestão de pessoas
Segundo Chiavenato (1999), as definições para a Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.
3.2.1 Políticas para Mulheres
Segundo o código de ética da empresa, o compromisso da Coca-Cola FEMSA é fortalecer-se e posicionar-se entre as melhores empresas do mundo que adotam políticas de gênero, juntamente às ambientais, sociais e outras de governança.O talento das mulheres alcança também nossas comunidades, onde temos participado ativamente de programas que incentivam mulheres empreendedoras. Buscaremos “fazer com que esses esforços se mantenham e cresçam para continuar fortalecendo a liderança feminina” María del Carmen Alanís, Diretora de Assuntos Governamentais de Coca-Cola FEMSA.
3.2.2 Políticas para pessoas com deficiência;
A inclusão já começa no processo de recrutamento a forma como divulgamos oportunidades de emprego na Coca-Cola FEMSA Brasil já é um importante traço da inclusão de verdade. Todas as vagas da Coca-Cola FEMSA Brasil podem ser preenchidas por candidatos com ou sem deficiência. Abrimos vagas para profissionais qualificados, tenham eles alguma restrição de saúde ou não. Para dar suporte a esta importante diretriz, montamos materiais de apoio para capacitar da melhor forma o nosso setor de Recursos Humanos e os gestores que fazem a seleção. Um exemplo é a cartilha de orientação com informações e direcionamentos sobre a contratação de pessoas com deficiência.
3.2.3 Políticas para jovens;
O Coletivo Online é um programa oferecido pelo Instituto Coca-Cola Brasil que prepara jovens para o mercado de trabalho e contribui para a conquista de empregos iniciais. O curso não tem custo. É gratuito, com conteúdo curto e objetivo enviado por WhatsApp. O Coletivo Online é para jovens de 16 a 25 anos em busca do primeiro emprego. Além da faixa etária, o outro requisito para participar é ter concluído o ensino médio ou estar cursando.
A duração do programa é de cinco semanas. Entre os temas abordados estão construção de currículo e planejamento financeiro. Os participantes são incentivados a se cadastrarem em sites de empregos, incluindo um com banco de vagas para jovens integrantes do programa.
Ao longo destas cinco semanas, os participantes recebem dez videoaulas e atividades para serem feitas durante este período, no próprio celular. Quem assistir às videoaulas e fizer as atividades práticas recebe um certificado de conclusão. Ao final do curso, os jovens que se cadastraram na comunidade do Coletivo, dentro do banco de vagas do programa, poderão se candidatar aos processos seletivos de uma rede de mais de 400 parceiros empregadores.
3.2.4 Políticas para idosos;
A Política Nacional do Idoso, promulgada em 1994 e regulamentada em 1996, assegura direitos sociais à pessoa idosa, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade e reafirmando o direito à saúde nos diversos níveis de atendimento do SUS (Lei nº 8.842/94 e Decreto nº 1.948 19 de out. de 2006, não foram localizados programas específicos da empresa para idosos, podendo ser sugestivo a criação de ações e programa nesse sentido para melhor amplitude da empresa para manter a diversidade e apoio de causas.
3.2.5 Políticas para afrodescendentes.
Ações – A diretoria da Coca-Cola Brasil destacou que tem promovido ações de fomento à diversidade há mais de dez anos, quando começou a apoiar instituições ligadas à igualdade racial. A primeira iniciativa da companhia foi patrocinar o Troféu Raça Negra, que premia ícones que promovem a identidade afro-brasileira e é realizado pela Afrobras, organização que trabalha pela inserção socioeconômica, cultural e educacional dos jovens negros brasileiros.
Há seis anos, a empresa criou uma plataforma de valor compartilhado, o Coletivo Coca-Cola, que promove oportunidades econômicas para moradores de comunidades de baixa renda, em parceria com instituições locais, oferecendo treinamento técnico, fortalecimento comunitário e acesso ao mercado de trabalho. O Coletivo já impactou a vida de quase 150 mil pessoas, sendo 65% de jovens afro- brasileiros.
3.3 Gestão De Vendas E De Equipes De Vendas
Conceitua um vendedor competente como alguém que age com habilidade para conquistar clientes, levando seus produtos ao topo das vendas e, assim, gerando resultados financeiros a partir da participação de mercado, Cobra, (2007, p. 204),A Coca Cola tem um sistema de administração das vendas, essas atividades envolvem atividades de marketing voltadas para o consumidor, inclusive o distribuidor com base nas seguintes informações:
Volume de vendas a realizar em relação ao potencial de mercado dos segmentos atendidos;
Adequação dos níveis de estoque dos distribuidores para a tender à demanda de seus mercados;
Qualidade e frequência da assistência aos seus clientes; Número ideal de distribuidores para cada área de mercado.
Outras decisões precisam ser tomadas na administração dos canais de distribuição dos produtos, por atender a diversos tipos de pontos de venda, que são classificados nos seguintes canais: mercado frio (bares, lanchonetes), mercado do lar (supermercados, mercearias) e mercado especial (escolas, indústrias, clubes).
Canais de marketing Coca Cola
Nessa fase a empresa propaganda faz uso dos seguintes recursos de marketing:
Cooperativa do fabricante com o distribuidor; Prêmios para os vendedores do distribuidor;
Concurso para compradores ou vendedores do distribuidor;
Colocação de promotores do fabricante no ponto de venda do distribuidor, para ajudar o cliente distribuidor a vender;
Amostra grátis para ajudar o distribuidor a introduzir um produto novo no mercado;
Cupom de brinde para o transportador que mantiver a pontualidade e para preservação dos produtos na entrega ao distribuidor;
Colocação de material promocional do fabricante no ponto de venda do distribuidor;
Sistema automático de reposição de estoque, no distribuidor, pelo fabricante; Treinamento do balconista do distribuidor pelo fabricante;
Ajuste de preço dos estoques, nas gôndolas ou prateleiras do distribuidor, pelo fabricante.
O sistema post-mix mostra que ainda existem significativas oportunidades a serem capitalizadas na área de distribuição. Com base no princípio do adiamento da forma final do produto, transporta-se para o ponto de venda apenas o xarope e o gás carbônico. A economia logística, possibilitada por esse sistema, libera a maior parte do peso, água e vidro, tradicionalmente transportado.
Controle do atacado e varejo – o pessoal de propaganda e promoções via na pronta-entrega algo inerente à agressiva política promocional do negócio de Coca- Cola, permitindo capitalizar em vendas adicionais todo o esforço mercadológico. Com o passar do tempo, surgiram alguns problemas com a pronta-entrega:
Diluição da atividade de venda, pois o motorista vendedor é muito mais entregador do que vendedor propriamente, limitando-se a atender às solicitações dos clientes;
Dificuldade de obter uma carga mista equilibrada (que acabasse junto com todos os produtos), fazendo com que as vendas dos produtos menos nobres fossem sacrificadas;
Uma estrutura de caminhões supervisores e motoristas superdimensionada, preparados para atender aos picos de demanda, representando um custo fixo anual, que não acompanhava a curva sazonal de vendas;
Fraca utilização de supervisores de venda, limitando-se a acompanhar os motoristas vendedores, ao invés de serem utilizados nas atividades de venda propriamente.
Em relação ao alto desempenho da equipe de vendas, apontei algumas possibilidades e sugestões, a comodidade do atendimento também afetará o número de vendas. Promovi a ampliação de diversas plataformas de vendas online para que o próprio cliente possa fazer seus pedidos, planos ou qualquer mudança que precise de forma simples, mesmo no boca a boca onde os clientes se comunicam, a agilidade será afetada. Estratégias e planos internos para melhorar o desempenho pessoal de cada colaborador irão aumentar diretamente as vendas, ao invés de excluir a possibilidade de implantação por meio da análise dos resultados que ocorrerão após a implantação.
As regiões foram escolhidas de modo para apresentação teórica dentre as 3 Cidades escolhidas , selecionamos mediante o critério de lugares com um alto índice de mercado para os serviços ofertados pela empresa, clientes com um potencial de compra adequado ao perfil da empresa, e cidades que estão encaixados nasituação da lei da procura, e relacionamos também a infraestrutura e poder aquisitivo dos possíveis clientes que irão contribuir para uma estimativa de ao menos 10 por do aumento das vendas no ano.
Plano de ação baseado no aumento de 10 % nas vendas em um ano, treinamento da equipe de vendas, disponibilizando materiais online para acesso de qualquer lugar, aumento dos postos de atendimentos nessa cidade, propondo parceira com os comércios, ações de vendas para propagar a oferta da empresa na região, aumento da equipe comercial, para alcançar a cidade no tempo necessário para as receitas aumentarem.
Gráfico 1- Projeção de vendas7
6
 	Projeção de venda por Cidade	
5
4
3
2
1
0
1º Trimestre
2º Trimestre
3º Trimestre
Série 1	Série 2	Série 3
Fonte: Autor, 2021
3.4 Sugestão para a Gestão de Vendas.
Ressaltamos que a gestão de vendas é um conjunto de princípios estratégicos e técnicos que ajudam a atrair, manter, motivar, treinar e desenvolver os recursos humanos de qualquer organização. Geralmente, as empresas que investem desta forma podem alcançar resultados que antes eram impossíveis de
Alcançar. , Vemos que a empresa tem se dotado de medidas de gestão comercial, por isso entendemos a importância de manter esse padrão.
4 MATEMÁTICA FINANCEIRAƒ
Segundo Araújo (1992, p. 13), “a matemática financeira é um ramo da matemática aplicada. Mais precisamente é aquele ramo da matemática que estuda o comportamento do dinheiro no tempo” e Hazzan e Pompeo (2004, p. 1) afirmam que “a matemática financeira visa estudar o valor do dinheiro no tempo [...].”.
Conta-se com algumas ferramentas como juros simples: os juros para cada intervalo de tempo são sempre calculados com base no capital inicial emprestado ou utilizado.
Juros compostos: Os juros de cada intervalo de tempo são calculados com base no saldo no início do intervalo correspondente. Ou seja: os juros de cada intervalo de tempo são incorporados ao capital inicial, e os juros também passam a ser auferidos.
A matemática financeira envolve o estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo. Seu objetivo é analisar e comparar os fluxos de moeda em diferentes períodos. Um dólar hoje vale mais do que um dólar no futuro.(Gitman, 2004)
Segundo Kotler (2003), vendas é a comunicação verbal direta concebida para explicar como bens, serviços ou idéias de uma pessoa ou organização servem às necessidades de um ou mais clientes potenciais.
De forma que apresentamos aqui o plano para o processo da precisão das vendas conforme a figura.
Figura 3 -
Fonte:Livro Texto
Figura 4 -
Fonte: Fonte: www.cocacola.com.br
A análise das demonstrações financeiras pode subdividir em análise da situação financeira e análise da situação econômica. Primeiramente, analisa-se a situação financeira da empresa e, após, a situação econômica. Por último, juntam-se as informações dessas duas análises. (MARION, 2012).
Tabela 1 – Plano de Vendas
	2020
	2021
	Vendas: US$ 1,779 bilhão
	Vendas: US$ 2,000 bilhão
	Colaboradores: 130 mil
	Colaboradores: 150 mil
	Franquias: 27 unidades
	Franquias: 30 unidades
Fonte: Próprio Autor
5 COMPRAS E NEGOCIAÇÃO/SISTEMAS DE PRECIFICAÇÃO
Lambert, Cooper e Pagh (1998) definem gestão de compras como a parte da cadeia de suprimentos responsável pela integração entre a organização em análise e seus elos a montante na cadeia (ou seja, fornecedores diretos e indiretos).
Na empresa Coca Cola existe uma diferenciação de insumos: Não se aplica, uma vez que o insumo usado pela Coca-Cola Company, até onde conhecemos, são ingredientes específicos, contudo não incomum isso se aplica a sucos, refrigerantes e chás;
È evidenciado os custos de mudança dos fornecedores e das empresas na indústria: Neste caso, a empresa tem mais poder sobre o fornecedor devido ao seu tamanho do que o inverso. Outro motivo forte para isto é a diferenciação de insumos, que não trata de insumos exclusivos;
Coloca- sem em pauta na empresa também a presença de insumos substitutos: Poder para a empresa, uma vez que a substituição do insumo de um fornecedor, embora demande tempo e dinheiro, não é tão traumático para empresa quanto para o fornecedor;
Outro fator na organização remete a concentração de fornecedores: Os fornecedores são descentralizados, estima-se que apenas para a produção do suco Del Valle hajam mais de 31 fornecedores só no Brasil, cujos processos industriais são seguidos de perto;
A importância do volume para o fornecedor: Neste caso, não há estratégia que previna qualquer mega-empresa como esta de ser refém do seu volume com o fornecedor, mesmo que através de cláusulas contratuais que prevejam multa para fornecedores que não cumpram com seu papel e/ou prazo;
Os custos relativos a compras totais na indústria: Neste caso, a Coca-Cola Company tem o poder da solicitação em grandes quantidades aos seus fornecedores, a Coca-Cola bem como alguns outros produtos desta, representa grande parcela da venda de seu fornecedor;
O Impacto nos insumos sobre o custo ou diferenciação: O preço dos insumos no produto final é repassado diretamente para o cliente e como não sofrem
alterações devido às proporções exatas serem adequadamente especificadas para a produção, o impacto não é grande para custo ou diferenciação;
Precificação
Kotler e Armstrong (2015) propõem que o preço está dentro de um intervalo em que o limite inferior seria o custo do produto ou serviço e o limite máximo seria o preço justo à percepção de valor do cliente.
Uma estratégia de baixo custo precisa ser tomada com muito cuidado”. A afirmação é de Bill Taylor e foi feita na palestra Como vender sem baixar preço, que ele concedeu no Fórum de Marketing e Negócios do Paraná. Bill Taylor já atuou em cargos de alta responsabilidade na Coca-Cola em países como Brasil, Argentina, Colômbia e Turquia. Entre 1993 e 2001, foi presidente da Spaipa – Indústria Brasileira de Bebibas, franqueada da Coca-Cola com atuação no interior de São Paulo e no Paraná – e hoje é fundador e diretor-presidente da Taylors Consultoria Empresarial.
O diferencial da empresa consiste na teoria de um dos maiores especialistas do Brasil na Teoria das Restrições, também chamada de Theory of Constraints (TOC), que consiste em considerar que cada processo em uma empresa é controlado pelo seu elo mais fraco. Para entender melhor essa teoria, basta olhar uma corrente que é tracionada até que arrebente.
A TOC implica em tirar o foco dos custos e passar a considerar os ganhos, medindo seus resultados por meio do retorno sobre o investimento, o lucro líquido e o fluxo de caixa. De acordo com a teoria, o preço básico de venda parte do retorno sobre o investimento esperado.
Em entrevista exclusiva para a VendaMais (publicada na edição 203 / Março 2011) logo após sua apresentação no Fórum de Marketing, Taylor contou como a Coca-Cola agrega valor em um produto voltado para as massas e comprovou com um exemplo da própria empresa que baixar o preço pode ser uma estratégia muito perigosa.
Há várias formas. A primeira delas é a qualidade que, para mim, é uma das pedras fundamentais do sucesso da Coca-Cola. Você nunca vai ter um produto Coca-Cola ruim. Foram poucas as circunstâncias no passado em que tivemos algum problema com isso. Quando você oferece qualidade sustentável e constante, consegue vender mais sem ter que mexer no preço.
Conforme o especialista, O preço deve ser sempre maior que o seu custo. É a sua estratégia de marketing que vai definir quanto a mais você pode cobrar pelo produto.
Quando tem um preço maior, é possível dar um serviço maior. Então, a empresa restituiu o serviço e há sete anos a Coca-Cola é líder no mundo em relação a sua execução de mercado e resultados.
CONCLUSÃO
As análises foram feitas á luz dos temas propostos agregou em conhecimento prático em três especificas áreas dentro do ambiente organizacional da mesma.
Ao concluirmos as análises no que foi proposto por cada matéria, identificamos como uma visão crítica, porém positiva uma empresa bem estruturada com os temas que abordamos aqui nesseprojeto,considero que uma empresa deve buscar ser uma organização de destaque no ramo em que atua, sugerimos ações para que e empresa Coca Cola implemente especificamente em sua estratégia de padronização do sistema de precificação, visando levar resultados para área comercial e pode impactar diretamente no departamento financeiro onde essas áreas estão interligadas.
Em administração de produtos por categoria baseado na teoria o gerenciamento de categorias é um processo com fornecedores e varejistas, com objetivo de definir categorias de produtos que atendam às necessidades dos consumidores da marca.
Em sistema de compras precificação e negociação identificamos a luz da teoria as técnicas necessárias para A importância da função de compra nas operações foi reconhecida pela alta administração. No entanto, a organização e estratégia deste recurso de distribuição de pessoal e sua colocação na estrutura.
Em Matemática financeira vimos uma empresa pautada em um modelo de gestão financeira bem estruturada mantendo sua responsabilidade financeira , bem como sua liquidez, podendo ficar atenta também para os recursos financeiros bem como outros índices que necessitam de atenção, podendo manter um controle através das ferramentas disponíveis.
REFERÊNCIA
APOSTILAS UNIP: Administração por Categoria de Produtos; Matemática Financeira; Compras e Negociação/Sistemas de Precificação. Acessado em: 15/05/2021.
Site institucional da empresa: www.cocacola.co.br Acessado em: 16/05/2021. GITMAN, Princípios da administração financeira. 2004. Acessado em: 12/05/2021. DIAS, Compras e negociação.1993. Acessado em: 20/05/2021.
PHILIP KOTLER, Princípios de Marketing. 2007. Acessado em: 10/05/2021.
PHILIP KOTLER, 4 Ps de Marketing. 2007. Acessado em: 15/05/2021.
LEENDERS E BLENKHORN, Reverse Marketing. (1991) Acessado em: 06/05/2021.
DIAS, Gestão de estoque nas empresas. 1993. Acessado em: 12/05/2021.
GITMAN, Matemática financeira. 2004. Acessado em: 10/05/2021.
ANEXO A
D E C L A R A Ç Ã O D E	A U T E N T I C I D A D E	D E	P E S Q U I SA
Eu, portador da cédula de identidade RG: 19712985 MG e CPF: 12626927686, devidamente matriculado no CST em Gestão Comercial da Universidade Paulista UNIP, matrícula RA 1952505 n. declaro a quem possa interessar e para todos os fins de direito que:
a. Sou o(a) legítimo(a) autor(a) do trabalho de conclusão de bimestre – Projeto Integrado Multidisciplinar PIM V, cujo título é: COCA COLA
b. Respeitei a legislação vigente de direitos autorais, em especial citando sempre as fontes às quais recorri para transcrever ou adaptar textos produzidos por terceiros.
Declaro-me ainda ciente de que se for apurada a falsidade das declarações acima, o PIM será considerado nulo e o certificado de conclusão de curso/diploma emitido será cancelado, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.
Por ser verdade, firmo a presente declaração.
Cidade e data. Itumbiara, GO

Mais conteúdos dessa disciplina