Buscar

AD1 - de lazer

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AD1 – LAZER – 2023/1
Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Amado dos Santos
Aluno:__________________________________________________________________________ 
Matrícula:_________________________
Conceito (a ser preenchido pelo coordenador e/ou tutor): _________________________________
________________________________________________________________________________
INSTRUÇÕES:
I. Leia toda a prova, com bastante atenção.
II. Assinale com X sua resposta.
III. Para cada questão de múltipla escolha, apenas 01 alternativa está correta.
IV. Cada questão vale 1.43. A nota total da AD1 poderá transitar entre 0.0 até 10.0.
V. Essa prova não é para ser realizada com consulta.
________________________________________________________________________________
1. Para Dumazedier (2004, p. 34), “o lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada”. Ademais, o referido autor ressalta que tais atividades são promovidas através de uma adesão social voluntária que se desvincula de obrigações profissionais, familiares e sociais. Em específico a estas atividades, Camargo (1989) menciona que estas possuem determinadas propriedades. A partir disso, diga que propriedades são estas, externando uma sucinta explicação sobre suas principais características.
R.: 
2. Indique as frases abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F):
	f
	O tempo livre corresponde a parte do tempo utilizado em tarefas obrigatórias, como por exemplo as atividades escolares, bem como aquelas executadas para atender as necessidades fisiológicas. 
	v
	De maneira sucinta, as práticas de lazer estão atreladas às atividades desenvolvidas voluntariamente dentro do tempo livre. 
	v
	O entretenimento passou a ser um componente importante para atrair o consumo e as oportunidades de negócios, informando, divertindo, criando estilos de vida, gerando novas experiências e expectativas para o consumidor.
	f
	Pontualmente, observa-se que lazer e entretenimento são atividades similares ofertadas a uma restrita parcela da população, pois para usufruir de seus programas, há a necessidade de se utilizar tecnologias de comunicação e superproduções para, cada vez mais, influenciar escolhas e hábitos de consumo cotidiano. E por causa destas particularidades, este setor é percebido como o setor econômico que mais cresce no mundo.
	f
	Para Dumazedier (1979) as atividades de lazer podem ser classificadas como educacionais, manuais, físicas, artísticas e culturais.
3. De certa forma, pode-se dizer que o lazer compreende um conjunto de atividades que ocorrem em determinados espaços. Nesse sentido, se fizermos esta análise a partir de nossas próprias residências, temos a oportunidade, de classificar esta prática a partir destas nomenclaturas: lazer doméstico; lazer extradoméstico; e lazer turístico. Dito isso, explique o conceito de cada uma destas classificações:
R.: 
4. Em meados de 1600, o Grand Tour era tido como um rito de passagem educacional para os jovens da aristocracia. Com relação a esta prática, quais das alternativas abaixo está correta:
(a) Sua prática ocorria de maneira solitária pois, através desta experiência, os jovens seriam capazes de rever seus valores sobre religião, cultura, economia e política.
(b) Era a única oportunidade existente para ver e vivenciar certas obras de arte, ouvir certas peças musicais, aprimorar idiomas e ter acesso ao legado da Antiguidade Clássica e do Renascimento.
(c) Grand Tour surge no período histórico da Idade Antiga, ocasião em que a busca pelo conhecimento por meio da razão, da ciência e da experiência estimulam a criação das universidades e as viagens como principal instrumento de aprendizagem para os jovens da burguesia emergente.
(d) Grand Tour deve ser entendido como um processo de aprendizado e de conhecimento oferecido pela prática de uma lazer extradoméstico propiciado por tutores europeus. Este foi uma das bases históricas que fundamentaram o turismo contemporâneo, especialmente o segmento de turismo cultural.
5. De que forma a Revolução Industrial influencia o surgimento do lazer contemporâneo?
(a) Desenvolve uma série de aparatos (energia elétrica, transporte, comunicação, etc.) que posteriormente auxiliarão o desenvolvimento das atividades lúdicas.
(b) Influencia a maneira como o trabalho é visto pela sociedade, abrindo espaço para discussões acerca do ócio, do lúdico e da diversão.
(c) Rompe com o ciclo da natureza, instituindo uma separação nítida entre tempo de trabalho e de não trabalho.
(x) Pela racionalização do tempo, dividindo-o em tempo de trabalho e tempo livre. Este último passa a ser visto como uma oportunidade para criar bens e serviços a serem consumidos neste tempo livre. 
6. Enumere as colunas abaixo conforme a numeração de cada estudioso do lazer:
1. Paul Lafargue
2. Thorstein Veblen
3. David Riesman
4. Georges Philippe Friedmann
5. Joffre Dumazedier
	3
	Mostrava pela primeira vez o tempo de lazer cada vez mais orientado para práticas e valores nascidos do universo invasor dos meios de massa, com encontros diversificados, viagens, atividades corporais livres, grupos de iguais.
	5
	O tempo de lazer é um produto de duas revoluções modernas: uma revolução técnico-científica, a que permitiu ao trabalhador produzir mais com menor tempo de trabalho, e uma revolução ético-estética, que colocou os valores do lazer como nova referência para o cotidiano e mesmo para as instituições de base da sociedade – o trabalho, a família, a religião e a política.
	1
	Defende os operários, recriminando a passividade dos trabalhadores diante das condições desumanas do trabalho e a ideia do trabalho a qualquer preço. Ele acreditava que as máquinas a carvão e a eletricidade deveriam auxiliar o trabalho dos operários, proporcionar a redução do tempo de trabalho e substituir a mão de obra servil
	4
	Em sua visão, era necessário criar uma sociedade mais humana, na qual as máquinas trabalhassem e o homem dispusesse do lazer como uma forma de compensar ou completar o trabalho necessário.
	2
	Tornou-se referência a todos os que estudam o lazer ao revelar a perversidade comum nas classes dominantes em utilizar o lazer como símbolo de distinção social, algo que persiste na atualidade. 
7. Indique as frases abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F):
	
	Diferente de Dumazedier que se interessava pelo estudo do fenômeno vivido, ou de como os indivíduos vivem a atmosfera orgiástica que impregna o cotidiano, Michel Maffesoli buscou o fato social empiricamente observável independentemente da percepção dos indivíduos.
	
	De Mais (2000) considera que o ócio pode transformar-se em violência, neurose, vício e preguiça, mas pode também elevar-se para a arte, a criatividade e a liberdade. É no tempo livre que passamos a maior parte dos nossos dias e é nele que devemos concentrar nossas potencialidades.
	
	Na visão de Frédéric Munné, duas concepções filosóficas influenciavam os estudos do lazer: a concepção burguesa, que enaltece e cultiva a moral do trabalho, representada por empíricos, teóricos e críticos e a concepção marxista, representada por ortodoxos, revisionistas e frankfurtianos.
	
	De acordo com Dumazedier (1994) com a valorização do tempo livre, a relação do ser humano consigo mesmo mudou, oportunizando uma prática de livre expressão, onde a coletividade passa a ser fundamental, sobressaindo até mesmo ao controle social institucional.

Continue navegando