Buscar

Estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome completo: Thays Magalhães Pereira
Curso: Meio Ambiente e Saneamento
Área: 	Engenharia 					Nº do estudo de caso: 01
O impacto da vacinação da Covid-19 no mundo
A pandemia da Covid-19 pelo Novo Coronavírus tem sido apontada como um dos maiores problemas sanitários a nível mundial deste século. No Brasil, desde o primeiro caso, notificado em 26 de fevereiro de 2020, foram notificados outros 34.329.600 casos e 683.076 óbitos atestados até 24 de agosto de 2022.
Em função da elevada velocidade de disseminação e o insuficiente conhecimento científico sobre o agente etiológico SARS-CoV-2, gerou-se incertezas sobre quais seriam as melhores medidas a serem tomadas no enfrentamento da Covid-19 no mundo todo. No Brasil, os desafios são ainda maiores, com o cenário de grande desigualdade social, condições precárias de moradia e saneamento básico, sem acesso à água e em situações de aglomeração. Com o aumento gradativo em números de mortes por este vírus, houve uma grande mobilização de pesquisadores e científicos nos estudos para desenvolver vacinas e na descoberta de profilaxia medicamentosa eficaz contra Covid-19. Enquanto estes estudos estavam sendo realizados, muitos países implementaram uma série de intervenções para limitar disseminação do vírus e conter a velocidade de contaminação. Tais medidas incluem o uso de máscaras, fechamento de universidades e escolas, restrição de eventos que causem aglomeração e conscientização da população sobre a importância de permanecer em casa o máximo tempo que possível. 
Em 2020, algumas vacinas receberam autorização para o uso emergencial nos Estados Unidos e países Europeus, já no Brasil a Agência Nacional de vigilância Sanitária autorizou o uso de duas vacinas no dia 17 de janeiro de 2021, dando início a campanha de vacinação no mundo todo.Em relação ao ritmo de vacinação dos países, foram montados rankings para comparar a agilidade da imunização entre os países. O país com maior número de doses administradas, até o ano de 2022 foi China, seguido vem Índia e Estados Unidos, o Brasil ocupa o quarto lugar, enquanto Nigéria torna-se o país que menos forneceu o imunizante a sua população.
O maior número habitantes totalmente imunizados foi em Singapura, Portugal e Brasil. Nigéria foi o país com menor índice de população imunes. Estudos evidenciam queda em taxa de mortalidade em países com maior número de habitantes vacinados. Com isto, conclui-se que a vacina pode ser um fator importante na diminuição de mortes causadas por Covid-19.

Outros materiais