Logo Passei Direto
Buscar
Material

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – UNIJORGE
CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
FUNDAMENTOS DE MARKETING
PLANEJAMENTO DE MARKETING E
ANÁLISE SWOT
Igor Purcino Pessoa da Silva
Rio de Janeiro
2022
INTRODUÇÃO
Fundamentada por Kenneth Andrews e Roland Christensen, a técnica de análise SWOT que auxilia na elaboração do planejamento estratégico que começou a ser estruturado por volta dos anos 60 a 70 nas escolas americanas, é uma ferramenta estrutural da administração, utilizada na análise do ambiente interno e externo, com a finalidade de formulação de estratégias da empresa. É necessário conhecer o que significa a junção das letras que formam a nomenclatura, a saber, SWOT. Para então, podermos caminhar pelo conhecimento dessa matriz tão importante e imprescindível pela sua presença e aplicabilidade dentro das empresas. Realizando o desmembramento da sigla SWOT, temos as seguintes definições representativas de cada letra abaixo:
· A letra “S” que representa a palavra “strength”, traduzido por força;
· A letra “W” que representa a palavra “weakness”, traduzido para fraqueza;
· A letra “O” que representa a palavra “opportunities”, traduzido para oportunidades;
· A letra “T” que representa a palavra “threats” que traduzido é ameaças.
Além disso, também temos uma versão aportuguesada da presente matriz que seguindo a linha de tradução das palavras originais do inglês, forma-se a sigla: FOFA, que desmembrada são suas versões traduzidas, sendo elas: força, oportunidades, fraqueza e ameaça. Portanto, SWOT ou FOFA, saberemos que ambas se tratam de uma mesma matriz onde sua ação, execução e aplicabilidade são inteiramente iguais.
A falta de planejamento é a principal problemática que as empresas têm enfrentado atualmente, sendo a principal causa de falência. Segundo dados disponibilizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), existiam cerca de 8,5 milhões de microempresas no Brasil em 2018. Porém, apenas 30% desses negócios se mantiveram por apenas dois anos. Desse modo, a realização um ótimo planejamento é de relevante importância para que a empresa sobreviva para identificar riscos, realizar a definição do público alvo, estratégias, entre outros, e as ferramentas de gestão podem auxiliar nesse processo.
Trata-se de uma avaliação de cenários antes de tirar um projeto do papel, de maneira que ele tenha mais chances de sucesso. Mas, para que você entenda melhor a análise SWOT, pense em como ela ajudaria a sua vida. No momento de fazer uma escolha pessoal importante — como mudar de cidade ou escolher uma faculdade para cursar —, como você toma a melhor decisão no que diz respeito a sua vida? Portanto, baseado no exemplo citado sobre tomada de decisões pessoais, é com a cautela e atenção dobrada que é necessário a atuação cuidadosa da matriz dentro de uma empresa.
A técnica da análise SWOT foi aproveitada de forma a se saber a importância da formação das equipes de trabalho de uma empresa, com intuito de mostrar seus pontos fortes e fracos nesta formulação.Com isso, após a avaliação pela análise SWOT da formulação e criação de nova equipe, se conclui que este novo segmento industrial requer uma equipe especializada e muito treinada, porque é de fundamental importância os resultados que a mesma terá que demonstrar ao longo da operação da nova empresa.
DESENVOLVIMENTO
Ao analisar a matriz SWOT, das áreas de marketing, comunicação ou administração certamente os profissionais atuantes já ouviram falar sobre análise SWOT. No entanto, nem todos eles dedicam um tempo de qualidade em seu dia a dia de trabalho para essa análise. É através da análise de SWOT que se identifica os pontos chaves que diz respeito ao seu cliente, produto e mercado.
Para o planejamento de marketing usar a matriz de análise SWOT é a principal etapa. Em vista de obter uma excelente estratégia conhecendo suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças; para depois desenvolver uma estratégia de marketing viável com fundamentos suficientes para enfrentar e combater a concorrência.
Atentar-se para essa ferramenta é além de uma simples lista com informações sobre sua empresa, mercado ou concorrentes. Pensando que a informação extraida da análise será levada em conta na tomada de decisão da estratégia de marketing, é importante dedicar tempo e compartilhar essas informações com a equipe colaborativa; para chegarem em uma lista de conteúdo de grande relevância.
Vamos entender os conceitos que são usados ao usar esta ferramenta de análise estratégica. São as palavras em português conforme reparadas na introdução deste artigo é significam, respectivamente:
· Forças: elementos e características de seu ambiente interno que representam uma vantagem sobre a concorrência.
· Oportunidades: sempre que um fator externo cria um cenário favorável para a empresa, ele representa uma oportunidade.
· Fraquezas: características e elementos de seu ambiente interno que desfavorecem sua empresa em relação à concorrência são suas fraquezas.
· Ameaças: os elementos ou conjunturas que criam um ambiente desfavorável para a empresa (e sobre os quais a empresa não tem controle) são ameaças para o negócio.
O primeiro passo é estabelecer a distinção entre os elementos focados no ambiente interno na análise SWOT, sendo: as forças e fraquezas; e os elementos focados no ambiente externo na SWOT, sendo: oportunidades e ameaças. Através dessa simples diferenciação conduz a conversa na direção correta. Pois através do ambiente interno é que são determinadas essas direções.
A aplicação se divide em ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças). As forças e fraquezas são avaliadas pela observação da situação atual da organização, em geral avaliadas, a fatores internos. Os pontos fracos pela construção em uma organização, em seus recursos humanos incluem os recursos por experiência, capacidade, conhecimentos e habilidades, já os recursos organizacionais são sistemas e processos da empresa como estratégias, estrutura, cultura e outros, e os recursos físicos, que são as instalações, equipamentos, tecnologia, canais e outros. As oportunidades e ameaças são previsões do futuro e estão intimamente ligadas a fatores externos. Na análise dos pontos fracos, quando for evidenciado, deverá os dirigentes da empresa proceder a objetivos estratégicos que irão reduzir ou minimizá-los.
Esta análise deve ser confeccionada e interpretada de forma a unir as peças chaves, que são os elementos da análise interna e externa, por que vão formar o diagnóstico e este deve ser confiável e com suporte de uma boa fonte de informação, e que esteja integrado às necessidades da gestão estratégica, pois irão fundamentar a médio e longo prazo na organização.
Através disso, saberemos planejar o mapeamento bem estruturado para a matriz de análise SWOT, com as forças determinantes para a pronta defesa da empresa das ameaças à vista e potencializar as oportunidades que surgirão. E, da mesma forma, que ações deve tomar para que suas fraquezas não potencializem ainda mais as ameaças ou prejudiquem suas oportunidades. Vejamos abaixo a direção:
1. Defina suas forças
2. Determine suas fraquezas.
3. Liste as oportunidades.
4. Enumere as ameaças.
5. Coloque os dados nos locais da planilha conforme a figura.
6. Faça as correlações entre os fatores da matriz e determine:
· Forças podem potencializar quais oportunidades.
· Forças podem combater quais ameaças.
· Fraquezas podem prejudicar quais oportunidades.
· Fraquezas podem potencializar quais ameaças.
A empresa deve reforçar seus recursos e competências de forma a transformar a aparentes ameaças em novas oportunidades. As estratégias para um planejamento através da análise SWOT devem manter os pontos fortes, nos pontos fracos deve ter a visão de sua redução, na qual aproveite das oportunidades e protegendo-se das ameaças.
Desta forma, a organização poderá identificar os pontos fortes que ainda não foram utilizados e os pontos fracos que podem ser corrigidos. Diante do conhecimento
dos pontos fortes ou fracos, e das oportunidades e ameaças a referida empresa, esta pode adotar estratégias que visem buscar sua sobrevivência, manutenção ou seu desenvolvimento.
Para realmente saber como fazer análise SWOT é fundamental a equipe está unida e entender como descobrir as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças da empresas. Vejamos exemplos abaixo de uma empresa que aplicou matriz SWOT:
· Forças
· Excelente plataforma tecnológica.
· Time de fundadores capaz e motivado.
· Tecnologia própria e difícil de ser copiada.
· Fraquezas
· Marca jovem e ainda desconhecida.
· Falta de um especialista em marketing na equipe.
· Pouco capital disponível para investimento.
· Oportunidades
· Investidores anjos interessados em capitalizar a empresa.
· Novo pólo de startups sendo criado na mesma cidade da empresa.
· Alta demanda pela solução desenvolvida pela empresa.
· Ameaças
· Alta iminente da taxa de juros.
· Empresa multinacional com solução semelhante vindo para o Brasil.
· Déficit nio mercado de trabalho de profissionais que dominem as competências necessárias para o crescimento da empresa.
CONCLUSÃO:
A análise SWOT pode contribuir para a elaboração de uma boa estratégia competitiva da organização através da identificação das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades presentes no contexto organizacional em que é aplicada na implantação da nova empresa no cenário nacional e internacional. O ponto de partida através da análise SWOT realizada pelo trabalho mais amplo e os vetores estabelecidos para desenvolvimento da manutenção. Observando-se o grau de influência de cada aspecto analisado no SWOT, a equipe de gestores da manutenção da empresa em estudo deve indicar qual a ação a ser tomada.
BIBLIOGRAFIA/REFERÊNCIAS
· CASAROTTO, Camila; ROCKContent: Marketing Holístico: como desenvolver uma estratégia madura e integrada para a sua empresa. Dezembro de 2019. <https://rockcontent.com/br/blog/como-fazer-uma-analise-swot/> – Acesso em 23 de mar. 2020
· ASSEF, Sílvia; QuestionPRO: Usar análise SWOT como ferramenta para um planejamento de marketing. Brasil, Sem informação de datação. Site: <https://www.questionpro.com/blog/pt-br/usar-analise-swot/amp/> – Acesso em 23 de mar. 2022.
· NUNES, Lucas; Um Introdução à Análise SWOT. Brasil, Abril de 2019. Site: <https://ufabcjr.com.br/uma-introducao-a-analise-swot/> – Acesso em 22 de mar. 2022.
1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina