Buscar

19 AVALIAÇÃO GUARDA E ADOÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – GUARDA E ADOÇÃO – PÓS GRADUAÇÃO
· 1 - Pode-se conceituar o poder familiar como uma lista de direitos e obrigações reconhecidos aos pais, em razão e nos limites da autoridade parental que exercem em face dos seus filhos, enquanto menores e incapazes, responsabilidades e direitos estas que, somente serão exercidas enquanto os filhos ainda forem menores e não atingirem a plena capacidade civil. Compete aos pais, qualquer que seja a sua situação conjugal, o pleno exercício do poder familiar, que consiste em, quanto aos filhos. Marque V ouF.
(    )  Dirigir-lhes a criação e a educação, bem como reclamá-los de quem ilegalmente os detenha.
(     ) Conceder-lhes ou negar-lhes consentimento para casarem.
(    ) Representá-los judicial e extrajudicialmente até os 16 (dezesseis) anos, nos atos da vida civil, e assisti-los, após essa idade, nos atos em que forem partes, suprindo-lhes o consentimento.
(    ) Exigir que lhes prestem obediência, respeito e os serviços próprios de sua idade e condição.
V, V, V, V
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 2 - A destituição do Poder Familiar poderá ocorrer em virtude de comportamentos culposos ou dolosos graves, onde o juiz por decisão fundamentada, no bojo de procedimento em que se garanta o contraditório, que se determine a destituição do Poder Familiar pelos motivos a seguir. Marque a alternativa correta:
1 – Castigar imoderadamente o filho.
2 – Deixar o filho em abandono.
3 – Praticar atos contrários à moral e aos bons costumes.
4 – Incidir, reiteradamente, em faltas autorizadoras da suspensão do poder familiar.
5 – Entregar de forma irregular o filho a terceiros para fins de adoção.
Todas as alternativas estão corretas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 3 - Para o desenvolvimento completo e harmonioso de sua personalidade, a criança precisa de amor e compreensão. Criar-se-á, sempre que possível, aos cuidados e sob a responsabilidade dos pais, e em qualquer hipótese, num ambiente de afeto e de segurança moral e material; salvo circunstâncias excepcionais, a criança de tenra idade não será apartada da mãe.
Esta afirmação é:
VERDADEIRA.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 4 - Quando os pais da criança não puderem cuidar dela ou seus cuidados sejam impróprios, deve ser considerada a possibilidade de que os cuidados sejam. Marque a opção INCORRETA:
Encarregados a qualquer família substitutiva.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 5 - A família substituta se trata de terceiros que se responsabilizam pela guarda do menor, sendo possível que se oponham até mesmo aos pais, é o que prevê o art. 33 do ECA, cabe mencionar ainda que na guarda o registro de nascimento não é alterado não havendo averbação da transferência. Existem diversos tipos de guarda:
1 – PROVISÓRIA.
2 –  DEFINITIVA.
3 – INSTRUMENTAL.
4 – EXCEPCIONAL.
(   ) É aquela deferida, por determinado tempo arbitrado pelo magistrado, normalmente pelo período entre 30 e 90 dias, no curso do processo de guarda, podendo ser deferida também nos procedimentos de tutela e adoção.
(   ) Pode ser conceituada como aquela deferida por sentença em processo cujo pleito seja somente e expressamente o de guarda. Alguns autores denominam esta modalidade de guarda de permanente (art. 33, § 2º, primeira parte, do ECA). Outros tantos, todavia, consideram imprópria a terminologia de guarda permanente ou definitiva, diante da natureza precária desta medida.
(    ) Atende a situações peculiares ou supre a falta eventual dos pais ou responsável (art. 33, § 2º, do ECA). Nesta hipótese, recomenda-se que a guarda de caráter provisório seja expedida pelo tempo necessário para a representação excepcional da criança. A guarda excepcional também possui a natureza jurídica de família substituta e não prescinde do termo próprio.
(   ) Em processo de adoção, confere-se ao detentor da guarda fática ou à pessoa (ou casal) habilitada o termo de guarda provisória ou de responsabilidade para início do estágio de convivência com o adotando, pelo prazo máximo de 90 dias, observadas a idade da criança ou adolescente e as peculiaridades do caso, podendo ser prorrogado por igual período, mediante decisão judicial  fundamentada (art. 46, caput e § 2º-A do  ECA, com a redação conferida pela Lei n. 13.509/2017). Na ação de tutela, por seu lado, a guarda é conferida ao tutor provisoriamente para que, desde logo, possa representar o tutelado.
A sequência CORRETA é:
1, 2, 4, 3
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 6 - Em caso de acolhimento institucional, o art. 98 do ECA prevê que toda vez que o dirigente do abrigo receber criança ou adolescente, sem prévia determinação da autoridade competente, deverá efetuar a comunicação do fato, sob pena de responsabilidade no prazo de:
72 horas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· 7 - O principal objetivo do ECA em relação a criança/adolescente institucionalizado é:
Direcionar a criança/adolescente para adoção o mais breve possível.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· 8 - O apadrinhamento é um instituto que objetiva garantir o melhor interesse do menor, para tal finalidade os “padrinhos” deverão:
Ser pessoas da comunidade que contribuem para o desenvolvimento de crianças e adolescentes em Acolhimento Institucional, seja por meio do estabelecimento de vínculos afetivos significativos, seja por meio de contribuição financeira.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 9 - Em relação a adoção marque a alternativa INCORRETA:
A adoção homoparental é a adoção por casal que possua o mesmo sexo, entretanto há no ordenamento jurídico brasileiro proibição expressa de tal adoção, bem como interpretações contrárias ou favoráveis, condicionando a adoção apenas às exigências previstas ao art. 42 do ECA, que traduz o melhor interesse da criança.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· 10 - Em relação a Ação de Adoção leia os textos a seguir e marque a alternativa correta:
Texto 1
Recebida a petição inicial, a autoridade judiciária deverá determinar, concomitantemente ao despacho de citação e independentemente de requerimento do interessado, a realização de estudo social ou perícia por equipe interprofissional ou multidisciplinar para comprovar a presença de uma das causas de suspensão ou destituição do poder familiar, caso ainda não tenha sido realizado.
Texto 2
Objetivando garantir o bem-estar físico e psicológico do vulnerável em desenvolvimento, a justiça busca através do estágio de convivência garantir seja em relação as adoções internacionais, seja na adoção nacional, fazer assim uma pré-seleção das pessoas que possui capacidade para adoção, sendo no final referendado pelo Estado, acredita-se ser este momento a prova de fogo da adoção.
 Os textos 1 e 2 estão corretos e possuem relação com o conteúdo da apostila.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total8 / 10

Continue navegando