Buscar

Tics 9

Prévia do material em texto

FACULDADES INTEGRADAS PADRÃO – GUANAMBI-BA
 SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS III 
NOME: Henrique Tulio Martins Tolentino
3° PERÍODO
ATIVIDADE ACADÊMICA
TIC´s – Síndrome de Löffler – SEMANA 9
GUANAMBI/BA 
2022
PERGUNTA: 
O que é a Síndrome de Löffler?
Quais os possíveis parasitas relacionados?
RESPOSTA: 
A síndrome de Loeffler é uma condição caracterizada pela grande quantidade de eosinófilos no pulmão que normalmente é causada por infecções parasitárias, principalmente pelo parasita Ascaris lumbricoides, podendo também ser causada por uma reação alérgica a certos medicamentos. Normalmente, não provoca sintomas, mas pode haver tosse seca e falta de ar progressiva, já que os eosinófilos em excesso no pulmão podem causar danos ao órgão. O diagnóstico é feito por meio de radiografia de tórax e exames laboratoriais. Essa síndrome é causada principalmente por infecção por parasitas que realizam parte do ciclo biológico nos pulmões, como o Necator americanus e o Ancylostoma duodenale que causam ancilostomíase, Strongyloides stercoralis que causa a estrongiloidíase, e o Ascaris lumbricoides que é agente infeccioso da ascaridíase e o principal responsável pela síndrome de Loffler. Além das parasitoses, a síndrome também pode surgir como consequência de neoplasias ou reação de hipersensibilidade a medicamentos que podem levar a um aumento de neosinófilos no sangue que se dirigem ao pulmão e secretam citocinas que causarão danos.
REFERÊNCIAS: 
ALVES, Ana Cristina Marques; SOUSA, Alessandro Moraes de; SANCHES, Camila Silva. Síndrome de Loeffler. Rev. para. med, 2012.
DE ASSIS, Joao Paulo et al. Endomiocardite de Loeffler-manifestação cardíaca da síndrome hipereosinofílica: relato de caso. Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia, v. 2, n. 1, p. 148-152, 2018.

Continue navegando