Buscar

LISTAS20EXERCICIOS2-1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA CAMPUS CAPITÃO POÇO
CURSO DE AGRONOMIA- FORMA PARÁ/OURÉM DISCIPLINA: GÊNESE E PROPRIEDADES DO SOLO
ALUNOS: Ana Lucia G. Tobias; Daniel dos Santos Freire; Lucas Braga;Luzia da Silva Menezes e Maria de Lourdes da Silva Menezes.
5,0 PONTOS DA NAP2	DATA:
As respostas devem ser enviadas digitadas (Fonte Times 12/espaçamento 1,5) e em arquivo pdf para o email do prof (ericsolos@yahoo.com.br) até amanhã (09/02) as 18:00 h. Seja sucinto e objetivo nas respostas! Façam com suas próprias palavras, respostas idênticas às de outros grupos serão anuladas de ambos, além de plágio da internet.
LISTA DE EXERCÍCIOS 2
1. Defina e descreva a importância das fases líquida, gasosa e sólida do solo para as plantas.
R: A fase líquida é importante para formar a solução do solo, onde se encontram elementos químicos. A fase gasosa é importante para a formação de gases que circulam entre as partículas do solo, é resultante de processos bioquímicos, como a respiração de raízes, microrganismos e da macrofauna.
Fase sólida tem importante papel nos índices físicos dos solos, tais como sua porosidade, índice de vazios, densidade, entre outros, que condicionam o fluxo de ar e água, permitem a fixação de raízes.
2. Explique porque a matéria orgânica do solo (MOS) tem maior importância nos solos tropicais, indique suas principais funções e cite duas práticas de manejo para aumentar seus teores. 
R: Porque a matéria orgânica desempenha uma função primordial no solo, pois possibilita melhorias de estrutura e aeração, retenção de umidade, incorporação de nutrientes como nitrogênio, enxofre e outros, além do aumento do tamponamento do solo, ela apresenta constituição lábeis e estáveis. Para aumentar o teor do solo pode-se usar, controle da erosão e nutrição das plantas.
3. Com base nos fenômenos de retenção dos íons nos coloides, explique porque o fósforo (P) pode ser aplicado em uma única vez na adubação para as plantas e, por outro lado, a adubação com nitrogênio (N) e potássio (K), na maioria das vezes, deve ser parcelada.
R: Por que o fósforo(P)é considerado um elemento de baixa mobilidade no solo, em função da fixação aos minerais de argila. E quanto maior o número de ligações em um mesmo íon com a superfície do colóide mais forte será a interação, pois estarão mais próximo de seus núcleos. Por isso fica mais tempo retido no solo. Já o nitrogênio(N) e o potássio(K) é mais fácil ser perdido por valorização e lixiviação.
4. Descreva como é feita a determinação da densidade do solo (Ds) em laboratório e indique quais as causas e consequências negativas para as plantas de um solo com alta Ds.
R: Envolve a massa de solo seco por unidade de volume, ou seja, o volume do solo ao natural, incluindo os espaços porosos. Isso causa interferência sobre as condições de compactação e sobre o impedimento do sistema radicular, etc. E um dos efeitos negativos por conta disso é que um solo em elevada densidade reduz a infiltração de água e restringe o crescimento além de causar tombamento das plantas.
5. Compare um solo arenoso e um argiloso em relação à porosidade total, macroporosidade e microporosidade. Quais as principais funções dos micros e macroporos no solo para as plantas?
R: Os solos arenosos apresentam porosidade total de 35 a 50%, com maior presença de macroporos. Já os argilosos apresentam porosidade total de 40 a 60% tendo predomínio de microporos. Microporos têm como função responsável pela retenção de água no solo,enquanto os macroporos representam os poros responsáveis pela drenagem e aeração do solo.
6. A textura é uma das características mais estáveis do solo. Discorra sobre a influência da mesma na mineralogia, capacidade de retenção de água e nutrientes, aeração, taxa de drenagem, lixiviação, teor de MOS, CTC e poder tampão. 
R: A textura do solo contribui na capacidade de fornecimento de nutrientes,assim como a retenção e condução de água e ar,necessários para o desenvolvimento radicular das plantas. Um solo arenoso tem menor retenção de água enquanto o solo argiloso tem mais retenção de água. A maior intensidade inicial de lixiviação no solo de textura média,em função do aumento dos teores de K pode aumentar as perdas do nutrientes no perfil do solo. A quantidade de MOS depende da entrada de material, CTC influência na estabilidade do solo, disponibilidade de nutrientes, o pH do solo e a reação do solo com fertilizantes e outros, poder tampão do solo influência na resistência do solo e tem o valor de seu pH alterado, quando tratado com ácido ou base, quanto maior a acidez potencial maior será o poder tampão do solo.
7. A estrutura do solo é uma propriedade dinâmica e fundamental ao adequado desenvolvimento das plantas. Descreva como se forma a mesma, a sua importância para as plantas, os fatores destrutivos dos agregados e práticas para melhorá-la.
R: A estrutura do solo é o arranjo estabelecido pela ligação das particulas primarias do solo entre si por substâncias diversas encontradas no solo, como matéria organica,óxido de ferro e alumínio carbonatos silica,etc. O solo é o principal substrato para a produção vegetal sendo responsável por servir como fonte de sustentação, água e nutrientes para as plantas. O desmatamento e as queimadas,por exemplo, estão diretamente ligados à causas de degradação. Umas das práticas de melhoramento do solo é a análise do solo,planejamento de fertilizantes,adubação do solo etc..
8. Quais as consequências das queimadas, retirada da vegetação e revolvimento do solo em se tratando da física e fertilidade do solo, nutrição de plantas e contaminação ambiental? 
R: Desencadeia o processo erosivo e outras formas de degradação do solo, aumenta da liberação de dióxido de carbono uma das principais causas do aquecimento global. A retirada da vegetação remove a proteção do solo e resulta em um maior desgaste da superfície. Esse fenômeno gera problemas ambientais como a intensificação da lixiviação e podendo resultar em voçorocas e assoreamento.
Portanto os solos compactados são impermeáveis o que impede a penetração de água e nutrientes,influenciando negativamente para crescimento e desenvolvimento de plantas.
9. Defina compactação, cite causas do seu aumento, consequências negativas para o solo e o crescimento das plantas, como avaliá-la e práticas de manejo para preveni-la ou corrigi-la.
R: Compactação consiste no processo mecânico que, através de uma aplicação repetida e rápida de cargas ao solo, conduz a uma diminuição do seu volume. Tráfego de máquinas, preparo do solo com umidade inadequada, mobilização desnecessária do solo, entre outros. Com relação as consequências negativas, podemos citar que a compactação altera uma série de fatores que afeta o crescimento radicular, como aeração, retenção de água, resistência à penetração de raízes podendo, inclusive, aumentar a susceptibilidade do solo à erosão.  É importante planejar a rotação de culturas, o controle de tráfego das máquinas nas áreas e manter um histórico das características físicas do solo.
10. Descreva dois processos que os microrganismos realizam no solo de importância para as plantas e faça uma relação do tempo de decomposição dos resíduos vegetais com a razão C/N dos mesmos. Cite as principais formas químicas que os nutrientes estão presentes no solo. 
R: Atuam na manutenção da fertilidade do solo através da ciclagem de nutrientes, influenciando sua disponibilidade, melhorando a estrutura do solo, apoiando o crescimento saudável das plantas e degradando poluentes orgânicos. A relação C/N de uma cultura está diretamente relacionado com a sua decomposição e mineralização, sendo que culturas com alta relação C/N apresentam menores taxas de decomposição e seus resíduos permanecem por mais tempo no solo, por outro lado, culturas com baixa relação C/N, apresentam uma rápida decomposição, Os principais nutrientes presentes no solo são o nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K).

Continue navegando