Buscar

PRINCIPAIS ACHADOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR NORMAL

Prévia do material em texto

PRINCIPAIS ACHADOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR NORMAL - 5 a 8 meses
5º Mês
· Ocorre uma explosão de atividades, o bebê tenta se arrastar, rolar, brincar com chocalhos, consegue apanhar objetos e trocá-los de mão.
· A criança nessa fase apresenta um bom controle da cabeça na posição em prono ou supino;
· As escápulas possuem forte abdução com estabilidade e braços estendidos, e na posição puppy, com os cotovelos fletidos o bebê transfere o peso para a região da cabeça, para conseguir liberar o outro lado e estender o braço para frente;
· O quadril apresenta-se mais apoiado na base e suporta peso durante movimentos natatórios com os braços em extensão;
· As pernas possuem os movimentos mais desenvolvidos;
· Quando levantado para sentar, realiza antes a elevação da cabeça, com controle em todos os planos e inicia o controle ativo do pescoço e tronco superior começando o preparo para sentar.
· Possui boa relação postural da cabeça sobre o tronco.
· O bebê pega objetos com as duas mãos com preensão palmar e frequentemente leva os pés à boca.
6º Mês
· Na posição dorsal ou supina consegue virar sua cabeça livremente para um lado e outro, e o tronco pode manter-se com o dorso apoiado na cama ou girar ativamente. 
· Quando puxado para sentar, eleva a cabeça, ombros e braços, antecipando posição. Quando está sentada, transfere o peso para um dos lados, geralmente transfere o peso para frente e utiliza os braços.
· Em decúbito ventral, a cabeça eleva-se para posição de ± 90º, tronco estendido o quadril apoia na base. Suporta bem o peso de um lado com fixação da escápula em abdução contra a caixa torácica, os movimentos do tronco são em rotação e não mais em bloco. 
· As mãos não despertam tanto interesse, assim, agora são instrumentos para suas necessidades como de locomoção. 
· Nessa idade a criança se interessa por objetos grandes, pois todo objeto agarrado é transferido para outra mão. 
· Possui eficaz reação de bloqueio a queda. 
· A criança em decúbito ventral eleva a cintura escapular e os membros superiores adquirem capacidade de deslocamento.
7º Mês
· Nesta fase a criança praticamente não fica em decúbito dorsal e, se segurada para sentar ergue-se praticamente sozinha.
· Na posição decúbito ventral (prono) a cabeça é bem erguida, desloca o seu peso e puxa as pernas para ficar ereta, se arrasta empurrando para trás e realiza movimento de “gatas”. 
· Faz movimentos para frente e para trás, realiza transferência de peso para sentar de lado enquanto o bumbum passa sobre os calcanhares.
· Na postura sentada apresenta melhor equilíbrio, mais estabilidade, quando se inclina para frente, o tronco ainda é curvado, pernas em abdução e os quadris bem fletidos.
· Quando levantada, oscila para cima e para baixo, por pouco tempo se equilibra no quadril com boa extensão e controle de cabeça. Quando perde o equilíbrio, este se restabelece mediante boas ações posturais do corpo.
8º Mês: 
· A criança se movimenta constantemente e realiza espontaneamente as mudanças de decúbito (prono/supino). 
· Apresenta bom controle de cabeça no decúbito ventral e inicia o engatinhar com rotação deficiente do tronco e, se vira em círculo, em torno do próprio eixo (FLEHMIG, 2002). 
· Transfere o peso através da pélvis, se apoia sobre um cotovelo, estende os braços e caminha com as mãos para trás, no início não cruza a linha média, depois cruza enquanto o corpo se move sobre o braço. Sentada apresenta bom controle de tronco em extensão e braços livres para brincar. 
· A criança começará a chutar e se erguer nas mãos das pessoas ou em objetos e móveis. Quando fica em pé os dedos ficam em garras, pois ainda se vê o reflexo de preensão plantar. Apresenta boa reação de equilíbrio e reações de apoio Landau.

Continue navegando