Buscar

Da importancia de construir instrumentos de colecta de dados que permitem identificar os problemas sócio-culturais e económicos

Prévia do material em texto

Da importancia de construir instrumentos de colecta de dados que permitem identificar os problemas sócio-culturais e económicos das comunidades.
1
 
 Da importancia trabalho comunitário; 
 
 
A família como protagonista da educação de seus filhos: caracterização das famílias e crianças;
.
 O protagonismo da família assume uma importância particular quando se refere à educação de crianças nas primeiras idades, já que é um período de grandes mudanças e formações no desenvolvimento físico, social, emocional, intelectual e de comunicação e a linguagem. Por isso, diz-se que a mãe, o pai, e o resto da família, são os encarregados de estimular o desenvolvimento de seus filhos e, para isso, devem saber como fazê-lo.
Concepção educativa da família 
 É por isso que a mãe, o pai, irmãos e outros membros passam adiante e mostrar aos meninos e meninas da cultura, costumes, valores patrimoniais, formas de se comportar, de aprender, de ver o mundo e de avaliar os outros, pois a família acompanha os seus membros durante toda a sua vida e exerce uma influência direta no processo de formação destes,como não lhe é possível fazê-lo a qualquer outra instituição da sociedade: os laços afetivos que os unem, para o sentido de pertença que se desenvolve na convivência diária e porque é a principal responsável pela educação de seus filhos.
Como devem ser as primeiras atividades em grupo desenvolvidas com as famílias?
 As primeiras atividades q se realizarem, devem ser gerais, onde os facilitadores tenham como objetivo primordial a criação de um ambiente favorável de confiança, de trocas, para que as famílias possam conviver sem nenhum medo. 
 Ao interagir com elas se devem respeitar seus saberes, regras, normas, crenças, costumes individuais, coletivas e padrões de criação
 Nos primeiros encontros, 
O facilitador deve incentivar o intercâmbio com as famílias para saber quais são os jogos, canções, histórias que aprenderam de outras gerações e que hoje podem transmitir a seus filhos sem forçar a participação, se sugere a criação de iniciativas onde as crianças e os membros das famílias cantem e façam jogos participativos. Todas essas atividades, além de contribuir para o diagnóstico do grupo, propiciaram, sem dúvida, a socialização de todos os participantes.
Estas primeiras atividades permitem ao facilitador trabalhar com as famílias, a partir de sua diversidade, para que, de forma intencional assumam e participem ativamente, no desenvolvimento e na educação de seus filhos, e atendam
Como deve proceder o facilitador nas primeiras atividades com as famílias?
 Criar um ambiente favorável e de confiança, para que as famílias e as crianças, ao chegar ao local sintam um ambiente agradável e despertem o seu interesse em participar.
Falará afavelmente com as famílias de forma individual ou por pequenos grupos, enquanto se vão incorporando o restante das famílias.
Uma vez agrupados todos, lhe explicasse em que consiste o programa TUPPI, marcando a importância da preparação das famílias para que seus filhos se eduquem de forma correta sem que existam diferenças entre os seus filhos e as crianças que vivem na cidade. 
Propiciar o intercâmbio, o debate, que as famílias perguntar, tirar dúvidas, explicar detalhadamente tudo o que for de interesse deles.
Em forma de jogo, fazer com que se conheça o grupo, dizendo seu nome e o de seus filhos, se as crianças se comunicam, eles podem dizer o seu nome.
Perguntar às famílias que canções, jogos, histórias que eles conhecem, e sem forçar a participação podem ir narrando um conto ou cantar coletivamente uma música, ou fazer um jogo de participação, sempre são convidados para que as crianças realizem ações em conjunto com as famílias.
Diagnóstico inicial/Identificação do problema da comunidade, selecção da comunidade;
9
1. CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO.
Organiza e propõe o intercâmbio, a promoção da reflexão, a inserção gradual em acção deve promover a sensibilização entre representantes de agências e organizações, cujo envolvimento no objectivo é evidente. Os grupos de gestão e facilitadores iniciais do projecto devem propor esta conquista.
10
3. A REALIZAÇÃO DO CENSO E MAPEAMENTO DA POPULAÇÃO INFANTIL E O DIAGNÓSTICO INICIAL DO SEU DESENVOLVIMENTO.
Mapeamento é uma ferramenta utilizada para registar as oportunidades de uma determinada região, bairro ou cidade. Além dos pontos positivos, o mapeamento também pode mostrar quais são os problemas locais. Idealmente, quando essas questões são apontadas, os mapas devem salientar quais organismos e organizações podem auxiliar na solução desses problemas.
11
Estratégia a seguir 
Localização das famílias e crianças de 0 a 6 anos na comuna;
Criação de condições dos instrumentos para censo e mapeamento (reprodução de fichas;
Cadastramento das famílias; 
Análise dos dados de cada família e criança;
Resumo dos dados e organização do mapa estatístico geral;
Encaminhar os resultados as entidades máximas..
12
4. REALIZAÇÃO DA CARACTERIZAÇÃO DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE
Processo que constitui o ponto de partida para o desempenho do trabalho educativo, leva a identificação de suas necessidades, potencialidades e fortalezas tendo em conta seu entorno para chegar a uma possível explicação de suas características.
13
 
Estratégia a seguir 
Tomar como ponto de partida os critérios que as famílias apresentam das suas principais fortalezas, necessidades e problemas que tem a comunidade;
Processo que é identificado e executado pelos grupos gestores municipais e comunais;
Análise de condições que tem a comunidade que permita garantir adequadas condições educativas e socioambientais em que as crianças e famílias se encontram e que sejam as mais propicias para os seus anos de desenvolvimento;
14
Reconhecimento do estado actual que se encontra a comuna, uma reflexão e planificação da caracterização;
Trabalho em equipa de todos os membros do grupo gestor, avaliação e observação conjunta e garantir estar preparados para dar soluções aos problemas que possam existir;
Elaboração da caracterização da comunidade.
15
5. ORGANIZAÇÃO DE MODALIDADES EDUCATIVAS PARA O CUIDADO DA FAMÍLIA E DOS SEUS FILHOS.
A organização das modalidades educativas, nos permite levar a cabo a realização das actividades conjuntas. Durante a execução da mesma, se concretizam o encontro com as famílias das crianças de 0 a 6 anos e sua adequada preparação. A realização destas é de vital importancia e é um elemento fundamental da proposta educativa do projecto TUPPI. 
 
Organização das modalidades;
O Projecto “TUPPI” propõe a atenção das crianças de 0 a 6 anos tendo em conta as duas modalidades organizativas de atenção: a individual, para as famílias com crianças de 0 a 2 anos, as quais recebem as orientações e demonstrações em suas casas; e a grupal que participam as famílias, das crianças de 2 a 6 anos com pessoal facilitador. 
Os encontros se realizam 1 vez por semana da modalidade de 2 a 6 anos e uma frequência a cada 15 dias de 0 a 2 anos, em diferentes espaços da comunidade oferece esao divulgados convenientemente para que a família assista; aquelas que assistem sistematicamente são estimuladas. Em estas tarefas participam os representantes dos diferentes sectores, organismos e instituições.
Um aspecto muito importante para o desenvolvimento êxitoso do Projecto é a capacitação, com seu desenvolvimento se potencia a preparação dos participantes e exige necessariamente um enfoque diferenciado e intersectorial. Neste sentido, se organiza de maneira que atenda a diversidade e se aproveitem as potencialidades dos diferentes organismos e organizações envolvidas. 
17
Estratégia a seguir 
Formação e treinamento de Gestores e facilitadores, (com uma frequência mensal);
Análise dos arquivos de cada família e criança (com uma frequência de cada três meses;
Definição dos conteúdos tendo em contaas cartilhas, (com a frequência de uma vez por mês;
Organização e conformação de grupos de familias por modalidades (grupal e individual;
Reunir as famílias para que se preparem para poder educar os seus filhos, (a modalidade conjunta será com uma frequência semanal e a individual em cada 15 dias);
 
Diagnóstico inicial/Identificação do problema da comunidade, selecção da comunidade;
 
Principais elementos que conformam o plano de acção do grupo gestor
Elaboração do plano de acção. 
O plano deve ser elaborado com datas de cumprimento de até três meses, a estrutura deve especificar os objectivos que devem ser alcançados. Determina as acções que se necessitam, tarefas o acções que dará cumplemento do objectivo da data de realização.
De igual maneira têm como objetivo fundamental, organizar cada uma das tarefas propostas define os responsável e participantes que facilitam seu seguimento e avaliação. 
Prevê da participação de todos os implicados o conteúdo de cada tarefa deve ser necessário que forneça o seu cumprimento
 Prevé o seguimento, controle e evaliação da estrategia e devem ser dirigidas a:
 1-Fortalecimento, a coesão, a consolidação do Grupo Gestor. 
2-Destinadas à implementação do Programa.
3-Divulgação das atividades, 
4-Treinamento dos facilitadores
5-Participa todos os organismos e organizações para garantiram suo carácter intersectorial. 
 
Principais elementos que conformam o plano de acção do grupo gestor 
Na elaboração do plano de acção se devem identificar desde a sua concepção como elemento fundamental do funcionamento dos grupos dos gestores nos seguintes aspectos: 
Cumprimento do Plano de acção
Reconhecimento por da família
Carácter diferenciado e intersectorial da capacitação e actividades 
Condicionado por grupo de gestor nas suas estruturas (comunidade, município, província). 
Da estabilidade dos membros e seu completamento.
Divulgação se aprecia que em todo os niveles. 
 
 Proposta de modelo do plano de acção que pode assumir cada estrutura organizativa do Projecto. 
•
	Objetivos	Atividades Tarefas o acções	Data ou período. 	Responsável e participantes
	O fortalecimento, a coesão, a consolidação do grupo do gestor. 			
	Destinadas à implementação do Programa.			
	Divulgação das atividades			
	Treinamento dos facilitadores 			
	Participação intersectorial			
 
Elaboração de instrumentos de colecta de dados das comunidades;
 Os dados estatísticos, são obtidos através da realização do senso e caracterização trimestralmente do grupo alvo do projecto, com a finalidade de recolher informações das mudanças alcançadas nas comunidades, os principais problemas existentes, as condições em que as crianças se encontram e traçar mecanismos para garantir a qualidade de vida; estão relatados de maneira, quantitativa e qualitativa.
 
Prática:
Simulação de colecta de dados. 
(dramatização, análise de uma situação).

Continue navegando