Buscar

Microscópio proteinas e carboidratos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Histologia e embriologia
Conceito:
 HISTOLOGIA
Tecidos:
Epitelial
Conjuntivo (TCPD, adiposo, osseo, cartilaginoso, sanguineo)
Muscular
Nervoso
 celulas – tecidos – orgãos – sistemas - organismo
tecidos
estudo
Microscópico
Inventado em 1590 por Zacharias Janssen e Hans Janssen, dois fabricadores de óculos e lentes.
 Utilizado para aumentar objetos ou seres microscópicos que não são visíveis a olho nu.
As lentes são: Ocular= 10x e objetiva: 4x ; 10x ; e 40x.
etapas
As etapas envolvidas são fixação,
desidratação e diafanização, inclusão em um meio apropriado, microtomia, corte em fatias finas, que permitam a visualização por transiluminação, montagem em uma superfície que facilite o seu manuseio, e coloração de modo a possibilitar a diferenciação dos vários componentes teciduais e celulares.
Fixação
Fixação é o tratamento do tecido com agentes químicos que não somente retardam as alterações do tecido subseqüentes à morte (ou após sua remoção do corpo), mas também mantêm sua arquitetura normal. Os agentes fixadores mais comuns usados em microscopia óptica são o formol e o líquido de Bouin. Ambos estabelecem ligações transversais entre as proteínas, mantendo, desse modo, uma imagem do tecido semelhante à in vivo.
Desidratação e Diafanização
Como uma grande fração dos tecidos é composta por água, é usada uma série de banhos de álcool em concentrações crescentes, começando com álcool 50% e subindo gradualmente até chegar a 100%, a f im de remover a água (desidratação). Os tecidos são, então, tratados com xilol, um produto químico miscível com parafina fundida. Este processo é denominado d i a f a n i z a ç ã o , pois os tecidos tornam-se transparentes no xilol.
Inclusão
A fim de distinguir as células de um tecido da matriz extracelular, o histologista precisa incluir os tecidos em um meio apropriado e cortá-los em cortes finos. Para a microscopia óptica, o meio de inclusão usual é a parafina. O tecido é colocado em um recipiente adequado contendo parafina fundida até tornar-se totalmente infiltrado. Uma vez impregnado com parafina, ele é colocado em um pequeno recipiente, coberto com parafina fundida e deixado até endurecer, formando um bloco de parafina contendo o tecido.
Microtomia
Depois de os blocos de tecido terem sido aparados de modo a remover o excesso em material de inclusão, eles são montados para a microtomia. Esta tarefa é efetuada usando um micrótomo, uma máquina equipada com uma lâmina e um braço que avança o bloco de tecido em incrementos específicos. Para a microscopia óptica, a espessura de cada corte é de cerca de 5 a 10 (xm.
A microtomia também pode ser efetuada em espécimes congelados, seja em nitrogênio líquido seja por congelamento rápido no braço de um criostato. Estes blocos de tecido são montados em um meio para congelamento rápido e cortados a —20°C com uma lâmina de aço pré-resfriada. Os cortes são colocados em lâminas de vidro pré-resfriadas e corados com corantes específicos (ou tratados para estudos histoquímicos ou imunocitoquímicos).
Montagem e coloração
Para a microscopia óptica convencional, os cortes são cortados com uma lâmina de aço inoxidável e montados em lâminas de vidro revestidas com um adesivo. Para este tipo de microscopia, usam-se principalmente corantes solúveis em água. Por isso, a parafina precisa primeiro ser removida do corte, depois o tecido é reidratado e corado. Após a coloração, o corte é novamente desidratado para possibilitar que uma lamínula seja afixada de modo permanente usando um meio de montagem adequado. A lamínula não somente protege o tecido de danos como é necessária para a observação do corte ao microscópio. Os vários tipos de corantes desenvolvidos para a visualização dos muitos componentes das células e dos tecidos podem ser agrupados em três classes:
• Corantes que diferenciam os componentes ácidos e básicos da célula.
• Corantes especializados que diferenciam os componentes fibrosos da matriz extracelular.
• Sais metálicos que p r e c i p i t am nos tecidos formando depósitos de metal.
Continuando...
Os corantes mais usados em histologia são a hematoxilina e eosina (HE). A h e m a t o x i l i n a é uma base que cora preferencialmente os componentes ácidos da célula com uma tonalidade azulada. Como os ácidos desoxirribonucléico (DNA) e ribonucléico (RNA), o núcleo e as regiões do citoplasma ricas em ribossomos coram-se em azul-escuro; estes componentes são ditos basófilos. A eosina é um ácido que cora os componentes básicos da célula com uma cor rósea. Como muitos componentes citoplasmáticos têm pH básico, várias regiões do c i t o p l a s m a se c o r am em rosa; estes elementos são ditos acidófilos. Muitos outros corantes também são usados na preparação de espécimes para estudo histológico (Quadro 1.1). As moléculas de alguns corantes, tais como o azul de toluidina, polimerizam uma com a outra quando expostas a altas concentrações de poliânions do tecido. Estes agregados têm uma cor diferente daquela das moléculas individuais. Por exemplo, o azul de toluidina cora os tecidos em azul, exceto os que são ricos em poliânions (p.ex., matriz da cartilagem e os grânulos dos mastócitos), que se coram em purpura. Um tecido ou componente celular que se cora em purpura c om este corante é dito ser metacromático, e que o azul de toluidina exibe metacromasia.
O ser humano, como a maioria dos seres vivos, possui níveis de organização .
HOMESOTOSE:
Se houver uma quebra de homeostose, o ser, fica doente. Em outras palavras, mantem o equilibrio, mantem vivo.
Classificação:
-> SISTEMAS 
RESPIRATORIO 
CIRCULATORIO
NERVOSO
DIGESTORIO
-> ORGÃOS
PULMÃO
CORAÇÃO
CEREBRO
ESTOMAGO
-> TECIDOS
EPITELIAL
CONJUNTIVO
NERVOSO
MUSCULAR
-> CELULAS
MEMBRANA
CITOPLASMA
NUCLEO
ORGANELAS
-> BIOMOLECULAS
MACROMOLECULAS
CADEIAS POLIPEPTIDIAS (PROTEINAS E ENZIMAS)
CARBOIDRATOS
ACIDOS NUCLEICOS
MICROMOLECULAS
SAIS MINERAIS
VITAMINAS
Biomoléculas
Principais constituintes dos seres vivos;
Constituintes dos seres vivos:
Introdução
Proteinas
Acidos nucleicos
Carboidratos
Lipidios
Agua, elementos minerais e vitaminas
referencias
Introdução
As células de todos os organismos vivos são constituídas por substâncias inorganicas, e por substâncias organicas;
Os 4 elementos mais abundantes na composisão dos organismos são: Hidrogenio (H), Carbono (C), Nitrogenio (N) e Oxigenio (O) 
Corantes usados nas células:
Basófilos (nucleo):
Hematoxilina
Azul – de – toluidina
Azul – de – metilenio
Ácidos Filos (Citoplasma):
-Eosina
-Fucsina ácida
-Orange G
Proteinas
Formada por aminoácidos. (polipeptidios ou polimeros)
São constituintes basicos da vida;
São macromolecular complexas;
Constituem cerca de 50 a 80% do peso seco da célula euriótica.
Tem como base de sua estrutura os polipeptidios formados de ligações peptídicas entre o grupo amino (-NH2) de um aminoácido e carboxilico (-COOH) de outro, ambos ligados ao carbono alta de cada um dos aminoácidos.
varias
unidades
Classificação das proteínas
Proteína simples:
 ex: albuminas, globulinas.
Proteínas conjugadas:
 ex: Hemeproteina, Lipoproteina, Glicoproteína.
Proteínas são micromoléculas formadas por aminoácidos.
Ligada com
Ferro
Lipidio
Glicose
Quanto a forma:
Proteína fibrosa: são insolúveis em água, compridas e filamentoras. A maioria tem função estrutural ou protetiva. Ex: COLÁGENO.
Proteínas globulares: geralmente solúveis em água, formam estruturas compactas fortemente enroladas em forma globular ou esférica. Função relacionada com manutenção e regularização de processos vitais, enzimática, transporte, defesa e hormonal. Ex: HEMOGLOBINA.
Função das Proteinas
Defesa: antígenos e anticorpos, toxinas liberadas pela bacteria.
Nutritiva: São fontes de aa, indispensáveis aos seres vivos.
Reguladoras: Função desempenhada por um grupo especial de proteínas, as vitaminas.
Reserva: Proteínas da capsula.
Carboidratos
Os carboidratos são também conhecidos como gliádio ou açúcares, sendo as moléculas biológicas mais abundantes na natureza.
São compostos por carbono, hidrogenio e oxigenio.
Representam
a principal fonte de energia para as células.
São os constituintes estruturais mais importantesdas membranas celulares e da matriz extracelular.
Abrangem um dos maiores grupos de compostos organicos encontrados na natureza.
Junto com as proteínas formam os principais constituintes dos organismos vivos.
OBS:
Na falta de energia no organismo, o corpo recorrerá a seguinte ordem:
CARBOIDRATO
PROTEÍNAS
LIPÍDIOS
AMINO/AMINOÁCIDOS
Classificação
Monossacarídeos
Os de constituição mais simples, denominados monossacarídeos, possuem como fórmula geral (CH2O)n, sendo o “n” o número de átomos de carbono. São, geralmente, de sabor adocicado e podem ser trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptose, quando constituídas de três, quatro, cinco, seis ou sete átomos de carbono. A glicose, monossacarídeo extremamente importante para a nossa vida como fonte de energia, é uma hexose de fórmula C6H12O6. A frutose e a galactose são, também, hexoses. 
Dissacarídeos
são moléculas solúveis em água, resultantes da união de dois monossacarídeos, por uma ligação denominada glicosídica. Quando ocorre esse evento, há a liberação de uma molécula de água (desidratação). Sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose + galactose) e maltose (glicose + glicose) são três exemplos bastante conhecidos. 
Polissacarídeos
são formados pela união de diversos monossacarídeos, sendo a celulose, amido e glicogênio os mais conhecidos e os de maior importância biológica. São formados por cadeias longas e podem apresentar moléculas de nitrogênio ou enxofre. Não são solúveis em água.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais