Buscar

Anatomofisilogia - ativ 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Anatomofisiologia Humana
Atividade 2
 O sistema respiratório é formado por um conjunto de órgãos chamados de vias aéreas, que podem ser divididos de duas formas. Anatomicamente, de acordo com a localização de cada órgão, há o grupo das vias aéreas superiores e o das vias aéreas inferiores. Conforme seu funcionamento durante os processos respiratórios, esses órgãos são agrupados também em dois tipos: as vias que compõem as porções de condução do ar e as vias respiratórias, onde a respiração realmente acontece.
Relembrando o conteúdo do texto-base sobre vias aéreas superiores e inferiores e vias condutoras e respiratórias, analise as afirmativas a seguir:
I. A porção de condução do ar participa apenas do processo respiratório, denominado ventilação pulmonar, sem permitir trocas gasosas, e é composta por nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos terminais.
II. De acordo com a divisão anatômica, as vias aéreas superiores são compostas pelo nariz, faringe, laringe e traqueia, e as inferiores são os brônquios e toda sua ramificação, bronquíolos terminais e respiratórios e alvéolos.
III. A porção respiratória das vias aéreas é assim denominada por permitir trocas gasosas através de suas paredes e é composta por bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos.
IV. As trocas gasosas que definem a porção respiratória das vias aéreas acontecem a partir dos brônquios, incluindo portanto os brônquios pulmonares, brônquios lobares, brônquios segmentares e os bronquíolos.
A seguir, marque a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
Resposta Selecionada:	 Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
 O fluxo sanguíneo no interior do coração deve ser sempre unidirecional, seguindo uma sequência estabelecida que começa pela contração dos átrios para impulsionar o sangue em direção aos ventrículos, que estarão relaxados para receber o volume sanguíneo. Em seguida ao enchimento, ocorrerá a respectiva contração dos ventrículos, a qual ejetará o sangue para fora do coração.
Vimos no texto-base na disciplina que, para que isso aconteça, o coração possui mecanismos controladores de fluxo. Sobre esses mecanismos, é correto afirmar que:
Resposta Selecionada:	 as valvas atrioventriculares bicúspide, tricúspide e as valvas da base (aórtica e pulmonar) abrem para permitir a passagem do sangue e fecham impedindo refluxo. Seu fechamento produz os sons cardíacos denominados bulhas
 O conceito de respiração não inclui apenas os movimentos que permitem a entrada e a saída do ar que conduz os gases, mas também a troca de gases, denominada hematose, que ocorre nas menores estruturas dos pulmões. Essa troca contribui para fornecer oxigênio, que participará da produção de energia para que todas as células do corpo possam exercer suas funções, e para eliminar o dióxido de carbono, que em níveis aumentados pode ser tóxico para o organismo.
No texto-base, vimos quais são as estruturas relacionadas à hematose. Tendo isso em vista, analise as afirmativas a seguir:
I. A membrana respiratória é constituída pela parede dos alvéolos de epitélio cúbico simples, que permite a passagem dos gases facilmente. Embora a membrana do capilar seja formada por epitélio pavimentoso estratificado, as moléculas dos gases conseguem atravessar a membrana respiratória e a dos capilares por difusão.
II. As trocas gasosas são possíveis a partir dos bronquíolos terminais, que apresentam uma parede mais delgada em função do epitélio pavimentoso simples que as reveste.
III. A hematose ocorre onde existem alvéolos rodeados por capilares, pois a membrana alveolar e a membrana capilar, ambas formadas por epitélio pavimentoso simples, formam juntas a membrana respiratória, que é muito delgada e assim permite a passagem dos gases por difusão.
IV. A hematose ocorre a partir dos bronquíolos respiratórios, pois eles apresentam alvéolos rodeados por capilares cujas membranas formam conjuntamente a membrana respiratória.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):
Resposta Selecionada:	 Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
 Um homem de 55 anos foi conduzido ao serviço de emergência apresentando hemorragia extensa, após ter sofrido a perda de três dedos da mão direita enquanto tentava serrar uma barra de ferro na oficina em que trabalha. Sabendo-se que o extravasamento de sangue, com consequente diminuição do volume circulante, pode acarretar consequências graves ou fatais, alguns mecanismos fisiológicos autoprotetores são desencadeados pelo sistema circulatório para deter ou minimizar a perda sanguínea.
Sobre esses mecanismos, analise as afirmativas a seguir:
I. O conjunto dos mecanismos fisiológicos é denominado hemostasia e inclui a contração de pequenos músculos lisos do interior da parede dos vasos, a agregação de plaquetas e o desenvolvimento e a formação de uma rede de fibras de fibrina que vai aprisionar os elementos figurados do sangue.
II. Na fase inicial do processo de coagulação, ocorre a expansão do coágulo e a formação de um tampão por agregação plaquetária, que vai impedir o extravasamento sanguíneo.
III. O principal mecanismo desencadeado para deter a perda de volume sanguíneo é a liberação de plaquetas, que vão contribuir para o processo de formação do coágulo, que se desenvolve a partir de uma rede de fibras de proteínas insolúveis.
IV. Durante a fase final do processo de hemostasia, ocorre a contração e a dissolução do coágulo por fibrinogênese.
V. Durante o processo de coagulação, ocorre o desenvolvimento de um tampão de proteína solúvel, denominada fibrina, e desagregação de plaquetas, que desencadeiam a formação do coágulo.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):
Resposta Selecionada:	 Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

Outros materiais