Buscar

Apol 4-5-6 orçamento e Finanças Públicas e Responsabilidade Fiscal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Orçamento e Finanças Públicas e Responsabilidade Fiscal
Tema: Plano Plurianual
“No que se refere ao orçamento e às finanças públicas, é inegável que os avanços da nova Carta Magna Brasileira são significativos. Ela instituiu o planejamento de médio prazo da administração pública com o Plano Plurianual; a Lei de Diretrizes Orçamentárias; e restabeleceu o direito de o Poder Legislativo apresentar emendas e participar de forma mais efetiva nas questões orçamentárias, deixando de atuar como coadjuvante e passando a desempenhar um papel de grande responsabilidade na confecção e fiscalização”. Fonte: Rota de Aprendizagem 2 (Tema: Plano Plurianual). 
Partindo do material discutido na disciplina “Orçamento e Finanças Públicas e Responsabilidade Fiscal”, determine se os enunciados abaixo, que tratam do Plano Plurianual, são verdadeiros (V) ou falsos (F). 
( ) I. É o planejamento estratégico do Governo Federal, constituindo-se no principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do país. 
( ) II. Tem um período de duração de quatro anos, iniciando no segundo ano de mandato do Presidente da República em exercício, estendendo-se até o final do primeiro ano do mandato seguinte. 
( ) III. A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. 
( ) IV. Nele está inserido o programa do governo que recebeu o apoio das urnas que elegeram o novo Presidente da República, levando-se em conta a escassez de recursos financeiros que impossibilitam a satisfação de todas as necessidades da população, destacando as prioridades que precisarão ser atendidas e estabelecendo as diretrizes ou orientações gerais, objetivos e metas a serem atingidas nos próximos quatro anos. 
Selecione a alternativa que contém a sequência correta.	
	C	V – V – V – V
Questão 2/5 - Orçamento e Finanças Públicas e Responsabilidade Fiscal
Tema: Anexos de Metas Fiscais na LDO
“A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi instituída pela Constituição de 1988, representa outro avanço significativo na confecção da peça orçamentária, tendo como função a definição, com base nos programas constantes do Plano Plurianual, das prioridades e das metas que devem ser atendidas na execução do orçamento do ano subsequente. Essa lei deve ser aprovada todos os anos”. Fonte: Rota de Aprendizagem 2 (Tema: Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)). 
Considerando o conteúdo da disciplina “Orçamento e Finanças Públicas e Responsabilidade Fiscal”, responda a seguinte questão: quais são as metas fiscais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)?
I- Avaliar o cumprimento das metas do ano anterior.
II- Avaliar a situação financeira e atuarial do regime próprio dos servidores públicos, dos fundos públicos e dos fundos estatais de natureza atuarial. 
III. Fixar as metas para as receitas, despesas, resultado primário, nominal e montante da dívida pública, para o exercício financeiro em curso e para os dois próximos exercícios.
IV- Demonstrar as metas anuais, instruído com memória e metodologia de cálculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as fixadas nos três exercícios anteriores, evidenciando a consistência delas com as premissas e os objetivos da política econômica nacional. 
Assinale a alternativa que faz uma análise correta:	
	D	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
Questão 3/5 - Orçamento e Finanças Públicas e Responsabilidade Fiscal
Tema: Orçamento Programa
“Como todo o processo de aprendizado, que evolui ao longo do tempo, os tipos de orçamentos também apresentam uma trajetória de acúmulo de conhecimentos e experiências, buscando a melhoria na sua confecção e execução. Por se tratar de matéria que contém um aspecto político muito forte, muitas decisões deixam de atender aos interesses maiores da Nação e são canalizadas em benefício de grupos particulares, com interesses nem sempre republicanos, fato que dificultou uma evolução mais rápida ao longo do tempo”. Fonte: Rota de Aprendizagem 1 (Tema: Principais modelos de orçamento público).
Considerando o conteúdo da disciplina “Orçamento e Finanças Públicas e Responsabilidade Fiscal”, examine quais dos enunciados a seguir explicam características do orçamento programa. 
I- Determina o detalhamento justificado de todas as despesas públicas a cada ano, como se cada item da despesa fosse uma nova iniciativa do Poder Público. Não foi utilizado no Brasil pela dificuldade para a implementação.
II- Representa a vanguarda no gerenciamento dos recursos públicos, porque incluiu o planejamento de todos os programas de Governo e todas as ações necessárias para a execução, propiciando maior racionalidade e transparência na aplicação dos recursos. 
III. É considerado como um dos primeiros tipos orçamentários, de grande simplicidade ou um mero instrumento de registro contábil, onde eram registradas as previsões de todas as receitas que seriam arrecadas e para onde seriam destinados os recursos, no atendimento das necessidades do Estado.
IV- Foi a Constituição Brasileira de 1988 que instituiu o orçamento-programa, representando avanço significativo na estrutura das finanças públicas, estabelecendo o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), definindo o planejamento dos programas e ações do Governo como elemento fundamental e definindo a Gestão Pública menos burocratizada e mais gerencial. 
Assinale a alternativa que faz uma análise correta:
	B	Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
	
Questão 4/5 - Orçamento e Finanças Públicas e Responsabilidade Fiscal
Tema: A estrutura do estado brasileiro
“É evidente que, antes de surgir a sociedade de economia mista, como fenômeno jurídico, como técnica de execução de serviço público, surgiu a economia mista como fenômeno econômico, isto é, a mera união de recursos públicos com recursos particulares. A própria expressão economia mista nada mais significa do que o fenômeno econômico da aliança de capitais públicos e privados. Para exprimir o entendimento moderno, melhor seria denominar as sociedades de economia mista de sociedades de serviço público. TRAJANO DE MIRANDA VALVERDE fixa nos séculos XVII e XVIII na Inglaterra e na Holanda, com as grandes companhias coloniais, a origem da economia mista." Tais companhias agiam nas novas terras como verdadeiros órgãos do estado, que se reservava o direito de nomear os altos funcionários, ou então o de aprovar a indicação dos demais sócios. O fenômeno econômico da economia mista teve origem na iniciativa do poder público. A forma societária adotada foi a de sociedade anônima, que também tem origem no direito público, sendo progressivamente absorvida pelo direito privado por influência do liberalismo econômico”. Fonte: Lacombe, Américo L. Masset. A imunidade tributária das sociedades de economia mista. Revista de Administração de Empresas [online]. 1966, v. 6, n. 21 [Acessado 3 Outubro 2022], pp. 129-158. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0034-75901966000400005>. 
Considerando o conteúdo da disciplina “Orçamento e Finanças Públicas e Responsabilidade Fiscal”, examine quais dos enunciados a seguir explicam características da sociedade de economia mista.
I- Entidades sem fins lucrativos, criadas por lei e com autonomia administrativa, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação Nacional do Índio (FUNAI) etc.
II- Empresas criadas sob a forma de sociedade anônima (S.A), para atuarem na exploração de atividades econômicas, sendo que a maioria das ações com direito a voto pertencem ao Estado e as restantes são de propriedade de investidores privados. 
III. Entidades que possuem ações negociadas na bolsa de valores. Como exemplo, o Banco do Brasil S.A. e a Petrobrás S.A. Essas Instituições não dependem, normalmente, de recursos públicos para sua manutenção, pois geram lucros pelas suas operações no mercado.IV- Instituições que possuem patrimônio próprio e capital exclusivo do setor público. Têm por finalidade prestar serviços de natureza econômica de grande relevância para a sociedade. Como exemplos, citamos o Banco Nacional de desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Empresa de Correios e Telégrafos, entre outros. 
Assinale a alternativa que faz uma análise correta:
	A	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
Questão 5/5 - Orçamento e Finanças Públicas e Responsabilidade Fiscal
Tema: Fiscalização e controle da execução orçamentária
“A legislação estabelece dispositivos que autorizam a fiscalizar e controlar as ações do Poder Público, disponibilizando mecanismos internos e externos que exigem prestação de contas e disponibilização dos documentos contábeis, com divulgação através dos meios eletrônicos”. Fonte: Rota de Aprendizagem 6 (Tema: Fiscalização e controle da execução orçamentária). 
Partindo da discussão levantada na disciplina “Orçamento e Finanças Públicas e Responsabilidade Fiscal”, responda a seguinte questão: qual a finalidade do controle interno na execução orçamentaria?
I- Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
II- Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União. 
III. Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.
IV- Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado. 
Assinale a alternativa que faz uma análise correta:	
	D	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
Questão 2/5 - Orçamento e Finanças Públicas e Responsabilidade Fiscal
Tema: Trajetória e evolução das finanças públicas no Brasil
“Conforme propõe Maílson da Nobrega, “as instituições e a cultura herdadas de Portugal moldaram também as finanças públicas do brasil, que se caracterizaram por marcante atraso institucional” (2005, p. 281). A ausência de instituições fortes e independentes não permitiram ao país dispor de um orçamento público transparente, com direcionamento dos recursos arrecadados destinados ao atendimento das prioridades e necessidades da nação. A independência de Portugal e a Proclamação da República não trouxeram avanços significativos na estrutura institucional brasileira, o que se refletiu nos modelos orçamentários constituídos ao longo de muitos anos”. Fonte: Rota de Aprendizagem 1 (Tema: Trajetória e evolução das finanças públicas no Brasil). 
Partindo do material discutido na disciplina “Orçamento e Finanças Públicas e Responsabilidade Fiscal”, examine quais dos enunciados a seguir se referem ao orçamento estabelecido na Constituição de 1988.
I- Orçamento baseado no Orçamento Clássico ou Tradicional, sem programação e sem planejamento das ações do Governo.
II- A peça orçamentária parte do gabinete do ministro da Fazenda que, mediante entendimentos reservados e extraoficiais, orientava a comissão parlamentar de finanças na elaboração da lei orçamentária. 
III. Trata-se de uma constituição autoritária, promulgada em pleno regime militar, que retirou do Congresso Nacional a prerrogativa de apresentar emendas e participar da formulação da peça orçamentária, passando apenas a homologar o projeto de lei que vinha pronto do Executivo.
IV- A Constituição Cidadã estabeleceu o planejamento de todos os programas de Governo, com a implementação do orçamento-programa, trazendo mudanças muito importantes, com avanços significativos na estrutura institucional, concedendo grande participação do poder Legislativo na análise, discussão e aprovação. 
Assinale a alternativa que faz uma análise correta:
	A	Apenas a afirmativa IV está correta

Continue navegando