Buscar

UNIDADE 3 SEÇÃO 1 1.O motor de indução é o tipo de motor mais utilizado nas plantas industriais. Considere que uma indústria brasileira possui um motor de indução de quatro polos, alimentado em rede t


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DO LIVRO UNIDADE 3 SEÇÃO 1
1.O motor de indução é o tipo de motor mais utilizado nas plantas industriais. Considere que uma indústria brasileira possui um motor de indução de quatro polos, alimentado em rede trifásica com os enrolamentos conectados em estrela. O escorregamento desse motor operando em plena carga é de 5%. Pode-se afirmar que a velocidade do motor, em rpm será de:
a) 1610.
b) 1710.
c) 1800.
d) 2000.
e) 2230.
2.A máquina assíncrona é também chamada de máquina de indução, e é um tipo de máquina elétrica rotativa de corrente alternada. Criada por Nikola Tesla, no século XIX, teve o seu desenvolvimento e popularidade rapidamente alcançados. Tal popularidade é atribuída ao aspecto construtivo relativamente simples.Com relação às máquinas de indução, assinale a alternativa correta.
c) A existência do campo magnético girante é condição essencial para o funcionamento da máquina.
3.As máquinas de indução possuem uma característica de torque por velocidade que é caracterizada conforme a Figura 3.10. Dependendo do ponto de operação da máquina, ela pode operar como motor, como gerador ou como freio, sendo que, para cada situação, existe um valor característico para o escorregamento.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente as regiões I, II, e III da curva com os modos de operação e escorregamento (s).
EXERCÍCIOS DO LIVRO UNIDADE 3 SEÇÃO 2
1. Apesar das semelhanças presentes nos circuitos equivalentes, existe uma diferença entre a máquina de indução e o transformador. Esta diferença se refere à frequência do sinal no estator, que é diferente da frequência do sinal induzido no rotor. Imagine que um motor de indução é excitado por um sinal de frequência de 60 Hz e apresenta um sinal induzido no rotor com frequência de 3 Hz.Considerando a frequência do sinal do estator e a frequência do sinal no rotor, determine a alternativa que contém o valor do escorregamento desse motor.
a) 1%.
b) 3%.
c) 5%.
d) 7%.
e) 10%.
2. Considere um motor de indução alimentado em 380 V trifásico. A potência no entreferro desta máquina é de 31,65 kW. O motor rotacional e a velocidade com escorregamento são iguais a 5%. Este motor apresenta perdas rotacionais de 600 W. Nas condições dadas, parte da potência é perdida no cobre e, descontando as perdas rotacionais, tem-se a potência no eixo.Considerando o exposto, determine a alternativa que contém o valor aproximado da potência entregue no eixo da máquina.
a) 15 kW.
b) 29 kW.
c) 34 kW.
d) 45 kW.
e) 52 kW.
3. O modelo do circuito equivalente de um motor de indução é geralmente apresentado por fase. Considere um motor que é alimentado em tensão nominal de 440 V, 60 Hz, tem 6 polos e é ligado em Y. Os parâmetros do motor são conforme a seguir
Considere que a corrente no estator é aproximadamente igual a corrente que percorre o rotor, de 20 A, que todas as perdas decorrentes de atrito, ventilação e no ferro somam 150 W, independentemente de rotação e carga.Nas condições descritas, a potência de saída desse motor com escorregamento de 4% em Watts é:
 a) 1869.
b) 4170.
c) 11360.d
) 11834.
e) 12194
EXERCÍCIOS DO LIVRO UNIDADE 3 SEÇÃO 3
1.A potência da máquina de indução flui desde a entrada (alimentação) do motor até o seu eixo. Na entrada, tem-se a potência elétrica dada pela alimentação da máquina e na saída tem-se a potência mecânica entregue à carga. A medida que ocorre a transformação eletromecânica de energia, alguma potência é perdida internamente. Considere as seguintes perdas e suas definições:
I. Perdas no cobre B. Essas perdas ocorrem devido a corrente que percorre o enrolamento do estator e do rotor, sendo perdas do tipo IR2.
II. Perdas no núcleo C. Correspondem às perdas por histerese e corrente parasita no material ferromagnético do estator.
III. Perdas por atrito e ventilação A. Perdas devido ao atrito na rotação da máquina e à ventilação.
2.Uma máquina de indução de 380 V, 60 Hz e 6 polos, funciona como motor drenando da fonte uma corrente de 20 A e com fator de potência igual à 0,86 atrasado. Esta máquina possui perdas rotacionais totais de 500 W e opera com uma velocidade de rotação de 1152 rpm. Os enrolamentos do estator e do rotor possuem ambos uma resistência de 0,2 Ohms e a impedância de magnetização é extremamente alta. Considere as seguintes afirmações:
I. O escorregamento no qual a máquina opera é de 4%
II. A máquina desenvolve um torque na carga de 84,05 Nm.
III. A potência de entreferro da máquina é igual à 11kW.Com relação às afirmativas feitas sobre a máquina de indução, estão corretas apenas:
e) I, II e III.
3.Baseados na curva característica do motor de indução, órgãos internacionais como a NEMA (associação de fabricantes do setor elétrico nacional dos EUA) e o IEC (Comissão Internacional de Eletrotécnica) estabelecem as classes dos motores de indução definidas para cada uma das aplicações específicas. Vamos apresentar, resumidamente, o que cada classe de motor de indução apresenta (CHAPMAN, 2013). Considere o quadro a seguir:
As classes referentes aos números I, II e III são dados na alternativa:
c) I. Classe C - II. Classe A e B - III classe D.