Buscar

Sistematização da Assistência de Enfermagem SAE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)
 
A construção de uma nova identidade profissional iniciou a partir da década de 1970, com um movimento para a introdução da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) nas instituições de saúde brasileiras. 
Nessa época, a Teoria de Necessidades Humanas Básicas (NHB), de Wanda de Aguiar Horta (HORTA, 1979), influenciou a aplicação do Processo de Enfermagem (PE) nas instituições de saúde e no ensino de Enfermagem.
A SAE configura-se como uma metodologia de fundamental importância na organização e realização da assistência, embasada nos princípios do método científico, empoderando o enfermeiro, a partir do planejamento do cuidado (PARKER et al., 2015).
A SAE é uma metodologia de organização, planejamento e execução de ações sistematizadas, que são realizadas pela equipe durante o período em que o cliente se encontra sob a assistência de enfermagem (NEVES; SHIMIZU, 2010).
As etapas da SAE são a Coleta de Dados ou Investigação (histórico e exame físico), Diagnóstico de Enfermagem (DE),  Planejamento da Assistência, Implementação da Assistência e Avaliação dos Resultados.
Em 2002, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) estabeleceu a obrigatoriedade de implantação da SAE em todas as instituições de saúde no Brasil, por meio da Resolução de n° 272/2002.
Em 2009, a Resolução de n° 272/02 do COFEN, foi revogada pela Resolução de n° 358/2009 que dispõe sobre a SAE e a implementação do PE em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. 
No Art. 1° da Resolução 358/09, o COFEN determina que:
"é privativo do  enfermeiro, a implantação, planejamento, organização, execução e avaliação do PE, que compreende as seguintes etapas: histórico de enfermagem, exame físico, diagnóstico de enfermagem, prescrição de enfermagem e evolução".
No Art. 3° define que "o PE deve estar baseado num suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem e o planejamento das ações ou intervenções de enfermagem; e que forneça a base para a avaliação dos resultados de enfermagem alcançados".
Nesse sentido, o PE indica um trabalho profissional específico e pressupõe uma série de ações dinâmicas e interrelacionadas para sua realização.
 O Processo de Enfermagem (PE)
O PE indica a adoção de um determinado método ou modo de fazer SAE, fundamentado em um sistema de valores e crenças morais e no conhecimento técnico-científico da área (GARCIA; NÓBREGA, 2009).
A figura mostra as etapas do PE.
Fonte: Google imagens.
As etapas do PE
Etapa 1 - Histórico de Enfermagem (HE): é um roteiro sistematizado para o levantamento de informações significativas (ser humano) para o enfermeiro, que tornam possível a identificação de diagnósticos e problemas colaborativos de enfermagem. O exame físico e a entrevista compõem essa etapa.
Etapa 2 - Diagnóstico de Enfermagem (DE): título dado pelo enfermeiro para uma decisão sobre um fenômeno de enfermagem que é foco das suas intervenções. Procedente de problemas colaborativos (condições identificadas por outros profissionais da saúde que geram cuidados de enfermagem (ações): cirurgias, exames, medicamentos, etc.)).
Etapa 3 - Prescrição de  Enfermagem (PE) - É o conjunto de cuidados da equipe de enfermagem (intervenções, atividades e ações) planejados e implementados num determinado período de tempo, em função dos diagnósticos e problemas colaborativos de enfermagem. É a etapa do planejamento (elaboração escrita); implementação (execução e registro - anotações);
Etapa 4 - Evolução de Enfermagem (EF) - É o registro pontual das respostas do paciente frente aos cuidados de enfermagem durante / após a sua execução e / ou registro das intercorrências.
Etapa 5 - Avaliação de Enfermagem (AE) - análise das respostas do paciente (diagnósticos), frente aos cuidados de enfermagem prescritos, em função dos resultados obtidos num prazo determinado.
CURIOSIDADES!
Você sabia que a primeira edição do livro "Sistematização da Assistência de Enfermagem: Guia Prático" foi um dos maiores sucessos da literatura brasileira para Enfermagem?
Isso mesmo! Em pouco tempo a obra tornou-se referência e já foi utilizada para a implementação da SAE em inúmeros serviços no Brasil.
Este sucesso, porém, não fez com que o livro se estagnasse. Ao contrário, a responsabilidade de manter o alto conceito da obra junto a estudantes e profissionais de Enfermagem motivou as autoras a escrever uma versão muito aprimorada.
A segunda edição traz diversos capítulos novos, os quais abordam desde a utilização de ferramentas administrativas e a informatização e educação em serviço - consideradas estratégicas no auxílio à implantação do PE - até a Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem (CIPE) no âmbito da saúde coletiva.
Desse modo, este que é o primeiro livro brasileiro sobre SAE que seguramente continuará sendo também o melhor e mais respeitado texto sobre o assunto.
 
   
Fonte: Própria.
 FIQUE POR DENTRO!!!
Olá, convido você para assistir essa excelente palestra com a conceituada Enfermeira Dra Telma Ribeiro Garcia, que traz uma rica contribuição sobre SAE e PE.
Vídeo (Parte 1): Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem
Vídeo (Parte 2): O Processo de Enfermagem
Vídeo (Parte 3):  O Processo de Enfermagem
 
RESUMO
O que significa Sistematização da Assistência de Enfermagem  (SAE)?
A SAE é uma atividade privativa do enfermeiro que através de um método  científico, realiza a identificação das situações de saúde/doença, subsidiando a prescrição e a implementação das ações de Assistência de Enfermagem.
Quais os benefícios da SAE?
A SAE contribui para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo, da família e da comunidade, além de proporcionar aos profissionais, assim como ao setor, à instituição de saúde, ao paciente e aos demais envolvidos, a utilização do conhecimento técnico-científico e de habilidades de forma organizada, sistematizada e orientada.
O que é o Processo de Enfermagem (PE)?
O PE é a essência da prática do enfermeiro, ou seja, é o “instrumento” e a metodologia da profissão e como tal, ajuda o enfermeiro a tomar decisões, prever e avaliar as consequências. O processo de enfermagem lida com problemas específicos aos enfermeiros e seus clientes.
O PE é uma atividade intelectual, deliberada, na qual é abordada de maneira liberal (flexível) e sistemática.
Porque realizar o PE? Quais as vantagens?
É uma forma sistemática e dinâmica de prestar os cuidados de enfermagem;
Essencial a todas as abordagens de enfermagem;
Promove o cuidado humanizado e orientado a resultados;
Resulta em ações de baixo custo;
Permite a avaliação continuada do cuidado em enfermagem.
Responder
Encaminhar

Continue navegando