Buscar

AD1-DIREITO ADMINISTRATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Lucélia Corrêa Brito
Polo: Bom Jesus do Itabapoana
AD1: Questão discursiva
João é servidor público com mais de 20 anos no órgão do departamento de polícia federal, exercendo o cargo de escrivão de polícia. Ele é conhecido por todos do órgão e apresenta excelente influência no meio político. Por isso, João, foi nomeado ao cargo de delegado de polícia federal, cargo este que se reveste de caráter de permanência, como ato de promoção por ter prestado o serviço com amor e dedicação ao órgão. 
Ante ao caso apresentado, responda ao que se pede de maneira fundamentada.
É correto a troca de cargo do servidor para o de delegado de polícia federal sem a realização de um novo concurso público? (Valor 5,0)
Não ,pois são cargos públicos de natureza diferente e que exige portanto Concurso Público.
- Cargo de provimento efetivo: é o que se reveste de caráter de permanência e só pode ser ocupado por prévia aprovação em concurso público, por força do artigo 37, III, da Constituição Federal. O seu titular somente pode se efetivar e adquirir estabilidade após o decurso de três anos de exercício, interregno correspondente ao estágio probatório, caso avaliado positivamente (artigo 41, da Constituição Federal).
Qual diferença de progressão, promoção e ascensão? São permitidos no Brasil? (Valor (5,0)
Progressão é a passagem do servidor para o padrão imediatamente superior dentro da classe ou categoria atual de sua Carreira Funcional. A finalidade da progressão é valorizar a experiência do servidor no exercício de uma determinada atividade pertinente a um cargo público.
Promoção é a passagem do servidor do último padrão de uma classe ou categoria para o primeiro padrão da classe ou categoria imediatamente superior de sua Carreira Funcional. A promoção é uma das formas de provimento derivado vertical e, por ela, o servidor público sai do seu cargo e ingressa em outro situado em classe mais elevada, na carreira que integra. A doutrina reconhece que os critérios que, em regra, a legislação prevê para o deferimento da promoção são merecimento e tempo de serviço, sendo certo que em cada esfera federativa há autonomia política para o tratamento normativo da matéria.
Ascensão funcional (ou acesso) é a progressão funcional entre cargos de carreiras distintas .É atualmente considerada inconstitucional.

Outros materiais