Buscar

ENGENHARIA CIVIL INTEGRA

Prévia do material em texto

AVA – ENGENHARIA CIVIL INTEGRADA
Unidade I
Fases/Tipos de Licenças Ambientais
- 1ª fase: Licença Prévia: análise do zoneamento e plano diretor da região, afim de identificar áreas de preservação permanente (APP) e outros fatores.
- 2ª fase: Licença de Instalação: obtida após apresentar argumentos que justificam a implantação do empreendimento e prevê formas de minimizar e recuperar os danos que serão causados ao meio ambiente.
- 3ª fase: Licença de Operação: é quando a Engenharia Civil se desliga do empreendimento pois entende-se que os acordos com os órgãos ambientais foram cumpridos e a edificação já pode ser utilizada para seus devidos fins.
Estudos Preliminares
- Levantamento Planialtimétrico: Fundamental para conhecer o relevo do local e adequar o terreno através de cortes, aterros ou coincidir o projeto com o nível natural. 
- Sondagens do Subsolo: Deve ser escolhido o melhor tipo de sondagem para cada caso de acordo com a dimensão da obra e, a partir do resultado da sondagem, toma-se conhecimento do tipo das camadas do subsolo. Já conhecendo o tipo de solo que estamos trabalhando, partimos para decidir o tipo de fundação que será utilizado. 
	Para dimensionar os elementos de fundação é necessário que o valor da tensão admissível do solo seja maior do que a pressão aplicada pelas sapatas neste solo.

Continue navegando