Buscar

Perspectivas Profissionais (GTU100) av1

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação1,50
Prova43498466
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros7/3
Nota7,00
1
As instituições de ensino podem ofertar seus cursos em diferentes lugares. A respeito desses locais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Campus: local onde se oferece uma gama ampla de atividades administrativas e educacionais da instituição, incluindo espaços para oferta de cursos, bibliotecas, laboratórios e áreas de prática para estudantes e professores, e também reitorias, pró-reitorias, coordenação de cursos, secretaria, funcionamento de colegiados acadêmicos e apoio administrativo.
(    ) Campus fora de sede: local secundário de funcionamento da instituição, fora do município onde se localiza a sede da instituição e se oferecem cursos e realizam-se atividades administrativas.
(    ) Unidade educacional na sede: local secundário de oferta de cursos e atividades educacionais no município em que funciona a sede da instituição.
(    ) Núcleo de educação a distância (NEAD): unidade responsável pela estruturação da oferta de EAD na instituição, compreendendo as atividades educacionais e administrativas, incluídas a criação, gestão e oferta de cursos com suporte tecnológico, bem como a administração, produção de materiais didáticos e recursos próprios da EAD.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
F - F - F - F.
C
F - V - V - V.
D
V - V - V - V.
2
O Ministério da Educação e Cultura apresenta as características e enfatiza comparativamente as denominações. Na legislação (Lei e Decreto), as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras são organizadas por critérios acadêmico, administrativo e de formação. As Instituições de Ensino Superior (IES) são classificadas pela Lei 9.394/96 e pelo o Decreto 3.860/2006, que regulamenta as universidades, centros universitários, faculdades integradas e isoladas. As Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil são classificadas, conforme o Ministério da Educação (MEC), como Institutos Federais, Faculdades, Centros Universitários e Universidades, mas snuma perspectiva acadêmico-administrativa apresentam as características que as diferenciam entre si. As diferenças entre as Instituições de Ensino Superior (IES) podem suscitar dúvidas e revelar a heterogeneidade de formas e de interesses que compõem o espaço do Ensino Superior no Brasil. Sobre estas denominações das IES, analise as afirmativas a seguir:
I- Sem desenvolver a pesquisa e sem estar definida na LDB, A Universidade, como instituição, pode trabalhar mais as áreas do conhecimento.
II- Ao apresentar os requisitos mínimos de titulação acadêmica e carga de trabalho do corpo docente, o Centro Universitário tem autonomia para criar os cursos e expedir diplomas, estando definido na LDB.
III- Não tendo a função de oferecer pós-graduações, a Faculdade precisa fazê-lo através de uma Universidade, pois não tem autonomia para conferir diplomas e títulos.
IV- Os Institutos Federais agora só podem ofertar cursos superiores e pós-graduações. Antes só podiam ofertar Ensino Médio com ensino técnico, pois ocorreu a mudança da lei.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas I e III estão corretas.
B
Somente a afirmativa I está correta.
C
Somente a afirmativa III está correta.
D
As afirmativas II e IV estão corretas.
3
De acordo com o Ministério da Educação, algumas características podem ser observadas nas IES, de acordo com a sua finalidade e função, inclusive os tipos de cursos e graus. 
Neste sentido, quais são as características do Bacharelado?
A
Curso superior generalista, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel.
B
Curso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de licenciado.
C
Cursos superiores que conferem diplomas, abertos a candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo, conferindo os graus de Bacharelado, Licenciatura ou Tecnologia.
D
Cursos de educação superior compreendendo os programas de mestrado e doutorado acadêmico ou profissional, que conferem diploma aos concluintes.
4
As instituições de ensino podem ser de diferentes categorias administrativas. Conforme cada modelo de instituição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Federal: instituição mantida pelo Poder Público Federal, com gratuidade de matrículas e mensalidades.
(    ) Estadual: instituição mantida pelo Poder Público Estadual, com gratuidade de matrículas e mensalidades.
(    ) Privada com fins lucrativos: instituição mantida por entidade privada, que objetiva a cobrança pelos serviços prestados.
(    ) Beneficente: instituição mantida por instituição privada, sem fins lucrativos, detentora de Certificado de Assistência Social, nos termos da legislação própria. Pode ser confessional ou comunitária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - V.
B
F - F - V - V.
C
F - V - V - V.
D
F - F - F - F.
5
Observe a figura a seguir:
Com relação a ela, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os CEFETs e CETs constituem-se em IES públicas ou privadas, pluricurriculares, especializados na oferta de educação tecnológica nos diferentes níveis e modalidades de ensino, caracterizando-se pela atuação prioritária na área tecnológica. 
(    ) Os centros universitários são IES, públicas ou privadas, pluricurriculares, devem oferecer ensino de excelência e oportunidades de qualificação ao corpo docente e condições de trabalho à comunidade escolar.  
(    ) As instituições não universitárias são instituições pluridisciplinares, públicas ou privadas, de formação de quadros profissionais de nível superior, que desenvolvem atividades regulares de ensino, pesquisa e extensão. 
(    ) Além do Ensino Superior, as instituições não universitárias podem ministrar o ensino técnico, em nível médio. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V – V – F – F.
B
V – V – F – V.
C
F – F – V – V.
D
V – F – F – V.
6
As Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras dividem-se em duas categorias de organização administrativas: Pública e Particular. Contudo, para ofertas de cursos, as IES dividem-se em quatro turnos. A respeito disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Matutino: curso oferecido no período da manhã.
(    ) Vespertino: curso oferecido no período da manhã e tarde.
(    ) Noturno: curso oferecido à noite.
(    ) Integral: curso ofertado inteira ou parcialmente em mais de um turno (manhã e tarde, manhã e noite, ou tarde e noite), exigindo a disponibilidade do estudante por mais de seis horas diárias durante a maior parte da semana.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V – V – F – F.
B
V – F – V – V.
C
F – V – V – V.
D
V – F – V – F.
7
Há diversas formas de classificação das Instituições de Ensino Superior no Brasil. Dentre elas, existem as Instituições de Ensino Superior (IES) privadas sem fins lucrativos. Qual é a caracteristica das IES's Confessionais? 
A
Incluem em sua entidade mantenedora representantes da comunidade.
B
Atendem a determinada orientação ideológica.
C
Prestam serviços à população em caráter complementar às atividades do Estado (art. 20 da LDB).
D
Oferecem bolsas de estudos aos melhores alunos.
8
Quando da origem das universidades, a ideia embutida era de um ensino voltado para o conhecimento filosófico, crítico e um envolvimento com a pesquisa. Da França e da Prússia emergiram, no início do século XIX, as primeiras universidades modernas e laicas: a napoleônica, para formar quadros para o Estado, e a de Berlim, com ênfase na integração entre ensino e pesquisa e na busca da autonomia intelectual.  No Brasil, esses dois modelos influenciaram a formação universitária. Sobre o que o Brasil herdou do modelo alemão, assinale a alternativa CORRETA:
A
Formaçãopragmática, baseada no tripé francês: Pesquisa, Ciências e Arte.
B
A formação profissionalizante, voltada para o mercado de trabalho.
C
A formação profissionalizante, voltada para a pesquisa de campo.
D
A pretensão de uma formação humanística, geral, não pragmática, baseada no tripé  francês: Filosofia, Ciências e Letras.
9
As IES brasileiras podem ser públicas ou privadas. As instituições públicas de ensino são aquelas mantidas pelo Poder Público, na forma Federal, Estadual ou Municipal. Essas instituições são financiadas pelo Estado, e não cobram matrícula ou mensalidade. Já as IES privadas são administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, com ou sem finalidade de lucro. A respeito das instituições privadas sem finalidade de lucro, analise as sentenças a seguir:
 
I- Comunitárias são as que incluem em sua entidade mantenedora representantes da comunidade.
II- Assistencialistas são as que promovem ações de pessoas, organizações governamentais e entidades sociais junto às camadas sociais mais desfavorecidas, marginalizadas e carentes, caracterizadas pela ajuda momentânea.
III- Confessionais são as que atendem à determinada orientação confessional e ideológica.
IV- Filantrópicas são as que prestam serviços à população, em caráter complementar às atividades do Estado (art. 20 da LDB).
 
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I, III e IV estão corretas.
C
Somente a sentença II está correta.
D
As sentenças II e IV estão corretas.
10
Um projeto de pesquisa indica quais são os aspectos estabelecidos em relação à investigação de um determinado tema. Podemos afirmar sobre o desenvolvimento do projeto de pesquisa: 
A
É preciso apontar lacunas que não serão preenchidas pelo desenvolvimento do projeto.
B
É importante fazer análises ou apresentar novo enfoque sobre um tema que seja do interesse do pesquisador. 
C
É mportante verificar limitações de estudos anteriores sem indicar lacunas.
D
Uma das razões para a elaboração da pesquisa é levantar dúvidas, e não supri-las.

Continue navegando