Logo Passei Direto
Buscar

Exercícios 1-NOCÕES DE ESPECTROQUÍMICA

User badge image
N

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o texto a seguir: A teoria do modelo atômico atual, desenvolvido por três grandes físicos da época: Louis de Broglie, Erwin Schroedinger e Heisenberg, utilizou os princípios matemáticos da mecânica quântica para determinar o comportamento e a provável posição dos elétrons no orbital de um átomo. Esses grandes cientistas também foram pioneiros nos princípios da mecânica quântica.
Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Química Orgânica, analise as afirmativas a seguir: I – Os orbitais atômicos foram definidos por Erwin Schroedinger como sendo as subcamadas de cada camada presente em um átomo. II – A equação de onda dos elétrons definidos por Erwin Schroedinger, identifica a máxima probabilidade de se encontrar um elétron em um orbital. III – O princípio da incerteza de Heisenberg. corresponde a afirmação de que é impossível medir ao mesmo tempo e com exatidão a posição e velocidade de um elétron. Agora, assinale a alternativa correta que indica as afirmativas verdadeiras:
I – Os orbitais atômicos foram definidos por Erwin Schroedinger como sendo as subcamadas de cada camada presente em um átomo.
II – A equação de onda dos elétrons definidos por Erwin Schroedinger, identifica a máxima probabilidade de se encontrar um elétron em um orbital.
III – O princípio da incerteza de Heisenberg. corresponde a afirmação de que é impossível medir ao mesmo tempo e com exatidão a posição e velocidade de um elétron.
A Todas as afirmativas são verdadeiras.
B Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
C Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
D Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
E Nenhuma das afirmativas é verdadeira.

Leia a afirmação a seguir: “[...] os elétrons são distribuídos em diferentes orbitais atômicos [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica, 4ºed. Vol.1. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006. p. 17.
Considerando a afirmação acima e os conteúdos do livro-base Química orgânica, identifique a alternativa correta que apresenta a definição de orbital atômico:
A Uma região tridimensional em torno do núcleo onde há a probabilidade de se encontrar um elétron.
B Uma camada de valência, onde encontram-se prótons.
C Uma camada composta por elétrons classificados como K, L, M, N, O, P e Q.
D Uma onda estacionária capaz de identificar elétrons.
E Uma molécula compostas por vários elétrons que estão localizados nas camadas de energia.

Leia o extrato de texto a seguir: “Em 1815, o médico Jean-Baptiste Biot descobriu que certas substâncias orgânicas de ocorrência natural [...] são capazes de girar o plano de polarização”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica, 4ºed. Vol.1. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006. p. 190.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Química orgânica, assinale a alternativa correta que descreve a diferença entre a luz normal e a luz polarizada:
A A luz normal consiste em ondas eletromagnéticas que oscilam em todas as direções, já a luz polarizada oscila somente em um único plano que passa através do caminho de propagação.
B A luz normal consiste em pequenas esferas de energia, diferentemente da luz polarizada, que consiste em grandes esferas de energia.
C A luz normal segue a direção de um único plano, enquanto a luz polarizada, segue a direção de um ou mais planos, dependendo de como é propagada.
D A luz normal consiste em um prisma de ondas eletromagnéticas em movimento, enquanto a luz polarizada, consiste em um prisma de ondas eletroestáticas.
E A luz normal consiste em ondas estáticas, diferentemente da luz polarizada, cujas ondas ficam em constante movimento, devido a sua alta frequência.

Considere o trecho de texto: “[...] Alguns elétrons de cada átomo estão fortemente ligados ao núcleo, enquanto outros estão praticamente livres para circular pelo material. Quanto mais elétrons ‘livres’ um material possuir, maior será a capacidade desse material em refletir luz”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITE, Diego de Oliveira; PRADO, Rogério Junqueira. Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 2504: 1-9, 2012. p. 2504-4. Disponível na aula 7 da rota de aprendizagem.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio da Rota de Aprendizagem da Aula 7, assinale a alternativa que informa corretamente quais os tipos de carga elétrica que oscilam quando expostas a radiações eletromagnéticas.
A Molécula, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico, bem como os elétrons.
B Molécula, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico, bem como os nuclídeos.
C Substâncias simples, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico.
D Substâncias compostas, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico.
E Radioisótopos, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico, bem como os elétrons.

Leia o extrato de texto a seguir: “Os atuais 118 elementos químicos estão organizados no que denominamos tabela periódica atual. [...] A denominação ‘elemento natural’ refere-se a todos os elementos cujos números atômicos são menores ou iguais a 92 (urânio)”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006. p. 60.
Tomando como base a citação apresentada acima e o conteúdo do livro-base Química Orgânica, assinale a alternativa que apresenta corretamente números atômicos radioativos.
A Elementos químicos com Z = 84 emitem radiação e são naturais, já aqueles com Z > 92, são elementos radioativos artificiais.
B Elementos químicos com Z = 80 não possuem nuclídeos radioativos.
C A família do boro é possui características radioativas.
D Todos os elementos químicos sólidos possuem propriedades radioativas.
E Elementos químicos, classificados como isótonos, são considerados radioativos.

Leia o extrato de texto a seguir: “[...] Os aspectos ondulatórios e corpusculares de luz aparentemente contraditórios foram conciliados em 1930. [Quando uma onda se propaga [...] os raios são sempre linhas retas perpendiculares às frentes de onda]. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: YOUNG, Hugh D; FREEDMAN, Roger A.; FORD, A. Lewis (coord.). Física IV: ótica e física moderna. Tradução de C. Martins. Revisão de A. M. Luiz. 12ºed. São Paulo, Person, 2009. p. 1-3.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Física IV: ótica e física moderna, relacione os termos listados abaixo às suas respectivas características: 1. raio 2. raio do tipo ondulatório 3. raio do tipo corpuscular ( ) são linhas imaginárias em direção na direção da propagação da onda. ( ) é a trajetória de uma partícula. ( ) é uma representação das direções de propagação de uma onda eletromagnética. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 2 - 3 - 1
B 3 – 2 – 1
C 2 – 1 – 3
D 1 – 2 – 3
E 3 – 1 – 2

Leia o fragmento de texto a seguir: “No início de 1905, Albert Einstein [...] publicou três artigos de extraordinária importância”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: YOUNG, Hugh D; FREEDMAN, Roger A.; FORD, A. Lewis (coord.). Física IV: ótica e física moderna. Tradução de C. Martins. Revisão de A. M. Luiz. 12ºed. São Paulo, Person, 2009. p. 142.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Física IV: ótica e física moderna, identifique a alternativa correta que descreve o conceito fundamental desenvolvido por Einstein, aplicável a radiação eletromagnética (luz):
A As radiações possuem velocidades divergentes em cada ponto de referência observado.
B As ondas eletromagnéticas são geradas pelas forças nucleares e não dependem dos sistemas de referência inercial.
C A velocidade de todas as ondas eletromagnéticas no vácuo é constante e igual em todos os sistemas de referência inercial.
D A velocidade da luz diverge em cada ponto específico no vácuo.
E As ondas eletromagnéticas possuem velocidades relativamente pequenas no vácuo e não depende da velocidade da fonte.

Leia o trecho de texto a seguir: “Os elétrons estão em contínuo movimento. Como tudo que se move, os elétrons têm energia científica que repele a força atrativa da força positiva dos prótons; do contrário, puxariam a força negativa do elétron para dentro do núcleo. Por muito tempo, os elétrons foram considerados partículas [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica, 4ºed. Vol.1. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006. p. 4.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base conteúdo do livro-base Química Orgânica, sobre a teoria da dualidade do elétron, definida pelo físico francês Louis de Broglie, identifique a alternativa correta:
A Os elétrons são partículas estáticas e imóveis.
B Os elétrons também tinham propriedades como as ondas.
C A dualidade é o conceito dado ao próton.
D Os elétrons são partículas negativas e positivas.
E Os elétrons são moléculas quantizadas.

Leia o fragmento de texto: “Com o aumento do número de prótons, aumenta a repulsão entre essas partículas, portanto, são necessários mais nêutrons para manter a estabilidade nuclear.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica, 4ºed. Vol.1. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006. p. 386.
Considerando o fragmento de texto e o conteúdo do livro-base Química Orgânica, assinale a alternativa correta sobre elementos radioativos.
A O número de massa é fundamental para obter a caracterização de um elemento radioativo.
B Os principais critérios empregados na identificação dos elementos radioativos são: a massa molecular e a fórmula química.
C Os elementos radioativos são caracterizados pela quantidade de elétrons excitados nas orbitais.
D Quando a relação número de nêutrons (n) por número de prótons (p) quando mais próximo de 1, menor a probabilidade deste átomo ter um núcleo radioativo.
E Os elementos radioativos são caracterizados pela sua relação número de massa por número de elétrons.

Considere o trecho de texto: “A realização de experimentos de dispersão da luz com prismas ou com redes de difração (um CD, por exemplo) é extremamente importante para a compreensão de características e fenômenos da luz visível, bem como para a construção da ideia de espectro”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITE, Diego de Oliveira; PRADO, Rogério Junqueira. Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 2504: 1-9, 2012. p. 2504-3. Disponível na aula 7 da rota de aprendizagem.
Tomando como base o trecho de texto e o conteúdo do texto-base Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio da Rota de Aprendizagem da Aula 7, assinale a alternativa que explica corretamente como é possível obter a radiação no infravermelho.
A Por meio de dispositivos, conhecidos como espectrometria no invisível, os quais identificam comprimentos de onda na ordem de 7,3*10 -7 a 100 m.
B Através de dispositivos, conhecidos como espectrometria no infravermelho, os quais identificam comprimentos de onda na ordem de 7,3*10-7 a 0,001 m.
C Através de dispositivos, conhecidos como espectrometria no ultravioleta, os quais identificam comprimentos de onda na ordem de 3*10-7 a 0,1 m.
D Por meio de dispositivos, conhecidos como espectrometria no infravermelho, os quais identificam comprimentos de onda na ordem de 3*10 -7 a 0,1 m.
E Através de dispositivos, conhecidos como espectrometria no infravermelho, os quais identificam comprimentos de onda na ordem de 3*10-7 a 0,001 m.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o texto a seguir: A teoria do modelo atômico atual, desenvolvido por três grandes físicos da época: Louis de Broglie, Erwin Schroedinger e Heisenberg, utilizou os princípios matemáticos da mecânica quântica para determinar o comportamento e a provável posição dos elétrons no orbital de um átomo. Esses grandes cientistas também foram pioneiros nos princípios da mecânica quântica.
Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Química Orgânica, analise as afirmativas a seguir: I – Os orbitais atômicos foram definidos por Erwin Schroedinger como sendo as subcamadas de cada camada presente em um átomo. II – A equação de onda dos elétrons definidos por Erwin Schroedinger, identifica a máxima probabilidade de se encontrar um elétron em um orbital. III – O princípio da incerteza de Heisenberg. corresponde a afirmação de que é impossível medir ao mesmo tempo e com exatidão a posição e velocidade de um elétron. Agora, assinale a alternativa correta que indica as afirmativas verdadeiras:
I – Os orbitais atômicos foram definidos por Erwin Schroedinger como sendo as subcamadas de cada camada presente em um átomo.
II – A equação de onda dos elétrons definidos por Erwin Schroedinger, identifica a máxima probabilidade de se encontrar um elétron em um orbital.
III – O princípio da incerteza de Heisenberg. corresponde a afirmação de que é impossível medir ao mesmo tempo e com exatidão a posição e velocidade de um elétron.
A Todas as afirmativas são verdadeiras.
B Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
C Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
D Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
E Nenhuma das afirmativas é verdadeira.

Leia a afirmação a seguir: “[...] os elétrons são distribuídos em diferentes orbitais atômicos [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica, 4ºed. Vol.1. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006. p. 17.
Considerando a afirmação acima e os conteúdos do livro-base Química orgânica, identifique a alternativa correta que apresenta a definição de orbital atômico:
A Uma região tridimensional em torno do núcleo onde há a probabilidade de se encontrar um elétron.
B Uma camada de valência, onde encontram-se prótons.
C Uma camada composta por elétrons classificados como K, L, M, N, O, P e Q.
D Uma onda estacionária capaz de identificar elétrons.
E Uma molécula compostas por vários elétrons que estão localizados nas camadas de energia.

Leia o extrato de texto a seguir: “Em 1815, o médico Jean-Baptiste Biot descobriu que certas substâncias orgânicas de ocorrência natural [...] são capazes de girar o plano de polarização”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica, 4ºed. Vol.1. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006. p. 190.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Química orgânica, assinale a alternativa correta que descreve a diferença entre a luz normal e a luz polarizada:
A A luz normal consiste em ondas eletromagnéticas que oscilam em todas as direções, já a luz polarizada oscila somente em um único plano que passa através do caminho de propagação.
B A luz normal consiste em pequenas esferas de energia, diferentemente da luz polarizada, que consiste em grandes esferas de energia.
C A luz normal segue a direção de um único plano, enquanto a luz polarizada, segue a direção de um ou mais planos, dependendo de como é propagada.
D A luz normal consiste em um prisma de ondas eletromagnéticas em movimento, enquanto a luz polarizada, consiste em um prisma de ondas eletroestáticas.
E A luz normal consiste em ondas estáticas, diferentemente da luz polarizada, cujas ondas ficam em constante movimento, devido a sua alta frequência.

Considere o trecho de texto: “[...] Alguns elétrons de cada átomo estão fortemente ligados ao núcleo, enquanto outros estão praticamente livres para circular pelo material. Quanto mais elétrons ‘livres’ um material possuir, maior será a capacidade desse material em refletir luz”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITE, Diego de Oliveira; PRADO, Rogério Junqueira. Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 2504: 1-9, 2012. p. 2504-4. Disponível na aula 7 da rota de aprendizagem.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio da Rota de Aprendizagem da Aula 7, assinale a alternativa que informa corretamente quais os tipos de carga elétrica que oscilam quando expostas a radiações eletromagnéticas.
A Molécula, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico, bem como os elétrons.
B Molécula, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico, bem como os nuclídeos.
C Substâncias simples, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico.
D Substâncias compostas, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico.
E Radioisótopos, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico, bem como os elétrons.

Leia o extrato de texto a seguir: “Os atuais 118 elementos químicos estão organizados no que denominamos tabela periódica atual. [...] A denominação ‘elemento natural’ refere-se a todos os elementos cujos números atômicos são menores ou iguais a 92 (urânio)”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006. p. 60.
Tomando como base a citação apresentada acima e o conteúdo do livro-base Química Orgânica, assinale a alternativa que apresenta corretamente números atômicos radioativos.
A Elementos químicos com Z = 84 emitem radiação e são naturais, já aqueles com Z > 92, são elementos radioativos artificiais.
B Elementos químicos com Z = 80 não possuem nuclídeos radioativos.
C A família do boro é possui características radioativas.
D Todos os elementos químicos sólidos possuem propriedades radioativas.
E Elementos químicos, classificados como isótonos, são considerados radioativos.

Leia o extrato de texto a seguir: “[...] Os aspectos ondulatórios e corpusculares de luz aparentemente contraditórios foram conciliados em 1930. [Quando uma onda se propaga [...] os raios são sempre linhas retas perpendiculares às frentes de onda]. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: YOUNG, Hugh D; FREEDMAN, Roger A.; FORD, A. Lewis (coord.). Física IV: ótica e física moderna. Tradução de C. Martins. Revisão de A. M. Luiz. 12ºed. São Paulo, Person, 2009. p. 1-3.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Física IV: ótica e física moderna, relacione os termos listados abaixo às suas respectivas características: 1. raio 2. raio do tipo ondulatório 3. raio do tipo corpuscular ( ) são linhas imaginárias em direção na direção da propagação da onda. ( ) é a trajetória de uma partícula. ( ) é uma representação das direções de propagação de uma onda eletromagnética. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 2 - 3 - 1
B 3 – 2 – 1
C 2 – 1 – 3
D 1 – 2 – 3
E 3 – 1 – 2

Leia o fragmento de texto a seguir: “No início de 1905, Albert Einstein [...] publicou três artigos de extraordinária importância”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: YOUNG, Hugh D; FREEDMAN, Roger A.; FORD, A. Lewis (coord.). Física IV: ótica e física moderna. Tradução de C. Martins. Revisão de A. M. Luiz. 12ºed. São Paulo, Person, 2009. p. 142.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Física IV: ótica e física moderna, identifique a alternativa correta que descreve o conceito fundamental desenvolvido por Einstein, aplicável a radiação eletromagnética (luz):
A As radiações possuem velocidades divergentes em cada ponto de referência observado.
B As ondas eletromagnéticas são geradas pelas forças nucleares e não dependem dos sistemas de referência inercial.
C A velocidade de todas as ondas eletromagnéticas no vácuo é constante e igual em todos os sistemas de referência inercial.
D A velocidade da luz diverge em cada ponto específico no vácuo.
E As ondas eletromagnéticas possuem velocidades relativamente pequenas no vácuo e não depende da velocidade da fonte.

Leia o trecho de texto a seguir: “Os elétrons estão em contínuo movimento. Como tudo que se move, os elétrons têm energia científica que repele a força atrativa da força positiva dos prótons; do contrário, puxariam a força negativa do elétron para dentro do núcleo. Por muito tempo, os elétrons foram considerados partículas [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica, 4ºed. Vol.1. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006. p. 4.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base conteúdo do livro-base Química Orgânica, sobre a teoria da dualidade do elétron, definida pelo físico francês Louis de Broglie, identifique a alternativa correta:
A Os elétrons são partículas estáticas e imóveis.
B Os elétrons também tinham propriedades como as ondas.
C A dualidade é o conceito dado ao próton.
D Os elétrons são partículas negativas e positivas.
E Os elétrons são moléculas quantizadas.

Leia o fragmento de texto: “Com o aumento do número de prótons, aumenta a repulsão entre essas partículas, portanto, são necessários mais nêutrons para manter a estabilidade nuclear.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica, 4ºed. Vol.1. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006. p. 386.
Considerando o fragmento de texto e o conteúdo do livro-base Química Orgânica, assinale a alternativa correta sobre elementos radioativos.
A O número de massa é fundamental para obter a caracterização de um elemento radioativo.
B Os principais critérios empregados na identificação dos elementos radioativos são: a massa molecular e a fórmula química.
C Os elementos radioativos são caracterizados pela quantidade de elétrons excitados nas orbitais.
D Quando a relação número de nêutrons (n) por número de prótons (p) quando mais próximo de 1, menor a probabilidade deste átomo ter um núcleo radioativo.
E Os elementos radioativos são caracterizados pela sua relação número de massa por número de elétrons.

Considere o trecho de texto: “A realização de experimentos de dispersão da luz com prismas ou com redes de difração (um CD, por exemplo) é extremamente importante para a compreensão de características e fenômenos da luz visível, bem como para a construção da ideia de espectro”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITE, Diego de Oliveira; PRADO, Rogério Junqueira. Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 2504: 1-9, 2012. p. 2504-3. Disponível na aula 7 da rota de aprendizagem.
Tomando como base o trecho de texto e o conteúdo do texto-base Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio da Rota de Aprendizagem da Aula 7, assinale a alternativa que explica corretamente como é possível obter a radiação no infravermelho.
A Por meio de dispositivos, conhecidos como espectrometria no invisível, os quais identificam comprimentos de onda na ordem de 7,3*10 -7 a 100 m.
B Através de dispositivos, conhecidos como espectrometria no infravermelho, os quais identificam comprimentos de onda na ordem de 7,3*10-7 a 0,001 m.
C Através de dispositivos, conhecidos como espectrometria no ultravioleta, os quais identificam comprimentos de onda na ordem de 3*10-7 a 0,1 m.
D Por meio de dispositivos, conhecidos como espectrometria no infravermelho, os quais identificam comprimentos de onda na ordem de 3*10 -7 a 0,1 m.
E Através de dispositivos, conhecidos como espectrometria no infravermelho, os quais identificam comprimentos de onda na ordem de 3*10-7 a 0,001 m.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Noções de Espectroquímica
Leia o texto a seguir:  
A teoria do modelo atômico atual, desenvolvido por três grandes físicos da época: Louis de Broglie, Erwin Schroedinger e Heisenberg, utilizou os princípios matemáticos da mecânica quântica para determinar o comportamento e a provável posição dos elétrons no orbital de um átomo. Esses grandes cientistas também foram pioneiros nos princípios da mecânica quântica.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Química Orgânica, analise as afirmativas a seguir:  
I – Os orbitais atômicos foram definidos por Erwin Schroedinger como sendo as subcamadas de cada camada presente em um átomo.
II – A equação de onda dos elétrons definidos por Erwin Schroedinger, identifica a máxima probabilidade de se encontrar um elétron em um orbital.
III – O princípio da incerteza de Heisenberg. corresponde a afirmação de que é impossível medir ao mesmo tempo e com exatidão a posição e velocidade de um elétron.
Agora, assinale a alternativa correta que indica as afirmativas verdadeiras: 
	
	A
	Todas as afirmativas são verdadeiras. 
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras. 
	
	D
	Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. 
	
	E
	Nenhuma das afirmativas é verdadeira. 
Questão 2/10 - Noções de Espectroquímica
Leia a afirmação a seguir:   
“[...] os elétrons são distribuídos em diferentes orbitais atômicos [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica, 4ºed. Vol.1. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006. p. 17.
Considerando a afirmação acima e os conteúdos do livro-base Química orgânica, identifique a alternativa correta que apresenta a definição de orbital atômico: 
	
	A
	Uma região tridimensional em torno do núcleo onde há a probabilidade de se encontrar um elétron.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	Uma camada de valência, onde encontram-se prótons.
	
	C
	Uma camada composta por elétrons classificados como K, L, M, N, O, P e Q.
	
	D
	Uma onda estacionária capaz de identificar elétrons.
	
	E
	Uma molécula compostas por vários elétrons que estão localizados nas camadas de energia.
Questão 3/10 - Noções de Espectroquímica
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Em 1815, o médico Jean-Baptiste Biot descobriu que certas substâncias orgânicas de ocorrência natural [...] são capazes de girar o plano de polarização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica, 4ºed. Vol.1. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006. p. 190.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Química orgânica, assinale a alternativa correta que descreve a diferença entre a luz normal e a luz polarizada: 
	
	A
	A luz normal consiste em ondas eletromagnéticas que oscilam em todas as direções, já a luz polarizada oscila somente em um único plano que passa através do caminho de propagação.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	A luz normal consiste em pequenas esferas de energia, diferentemente da luz polarizada, que consiste em grandes esferas de energia. 
	
	C
	A luz normal segue a direção de um único plano, enquanto a luz polarizada, segue a direção de um ou mais planos, dependendo de como é propagada. 
	
	D
	A luz normal consiste em um prisma de ondas eletromagnéticas em movimento, enquanto a luz polarizada, consiste em um prisma de ondas eletroestáticas. 
	
	E
	A luz normal consiste em ondas estáticas, diferentemente da luz polarizada, cujas ondas ficam em constante movimento, devido a sua alta frequência. 
Questão 4/10 - Noções de Espectroquímica
Considere o trecho de texto: 
“[...] Alguns elétrons de cada átomo estão fortemente ligados ao núcleo, enquanto outros estão praticamente livres para circular pelo material. Quanto mais elétrons ‘livres’ um material possuir, maior será a capacidade desse material em refletir luz”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITE, Diego de Oliveira; PRADO, Rogério Junqueira. Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 2504: 1-9, 2012. p. 2504-4. Disponível na aula 7 da rota de aprendizagem.
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio da Rota de Aprendizagem da Aula 7, assinale a alternativa que informa corretamente quais os tipos de carga elétrica que oscilam quando expostas a radiações eletromagnéticas.
	
	A
	Molécula, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico, bem como os elétrons.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	Molécula, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico, bem como os nuclídeos.
	
	C
	Substâncias simples, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico.
	
	D
	Substâncias compostas, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico.
	
	E
	Radioisótopos, ligação química ou arranjo atômico de dipolo elétrico, bem como os elétrons.
 
Questão 5/10 - Noções de Espectroquímica
Leia o extrato de texto a seguir:  
“Os atuais 118 elementos químicos estão organizados no que denominamos tabela periódica atual. [...] A denominação ‘elemento natural’ refere-se a todos os elementos cujos números atômicos são menores ou iguais a 92 (urânio)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006. p. 60.
 
Tomando como base a citação apresentada acima e o conteúdo do livro-base Química Orgânica, assinale a alternativa que apresenta corretamente números atômicos radioativos.
	
	A
	Elementos químicos com Z = 84 emitem radiação e são naturais, já aqueles com Z > 92, são elementos radioativos artificiais. 
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	Elementos químicos com Z = 80 não possuem nuclídeos radioativos.
	
	C
	A família do boro é possui características radioativas.
	
	D
	Todos os elementos químicos sólidos possuem propriedades radioativas.
	
	E
	Elementos químicos, classificados como isótonos, são considerados radioativos.
Questão 6/10 - Noções de Espectroquímica
Leia o extrato de texto a seguir:  
“[...] Os aspectos ondulatórios e corpusculares de luz aparentemente contraditórios foram conciliados em 1930. [Quando uma onda se propaga [...] os raios são sempre linhas retas perpendiculares às frentes de onda". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: YOUNG, Hugh D; FREEDMAN, Roger A.; FORD, A. Lewis (coord.). Física IV: ótica e física moderna. Tradução de C. Martins. Revisão de A. M. Luiz. 12ºed. São Paulo, Person, 2009. p. 1-3.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Física IV: ótica e física moderna, relacione os termos listados abaixo às suas respectivas características:  
1. raio
2. raio do tipo ondulatório
3. raio do tipo corpuscular
 
(   ) são linhas imaginárias em direção na direção da propagação da onda.
(   ) é a trajetória de uma partícula.
(   ) é uma representação das direções de propagação de uma onda eletromagnética.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
	
	A
	2 - 3 - 1
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	1 – 2 – 3
	
	E
	3 – 1 – 2
Questão 7/10 - Noções de Espectroquímica
Leia o fragmento de texto a seguir:  
“No início de 1905, Albert Einstein [...] publicou três artigos de extraordinária importância”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: YOUNG, Hugh D; FREEDMAN, Roger A.; FORD, A. Lewis (coord.). Física IV: ótica e física moderna. Tradução de C. Martins. Revisão de A. M. Luiz. 12ºed. São Paulo, Person, 2009. p. 142.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Física IV:ótica e física moderna, identifique a alternativa correta que descreve o conceito fundamental desenvolvido por Einstein, aplicável a radiação eletromagnética (luz): 
	
	A
	As radiações possuem velocidades divergentes em cada ponto de referência observado.
	
	B
	As ondas eletromagnéticas são geradas pelas forças nucleares e não dependem dos sistemas de referência inercial.
	
	C
	A velocidade de todas as ondas eletromagnéticas no vácuo é constante e igual em todos os sistemas de referência inercial.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	A velocidade da luz diverge em cada ponto específico no vácuo.
	
	E
	As ondas eletromagnéticas possuem velocidades relativamente pequenas no vácuo e não depende da velocidade da fonte.
Questão 8/10 - Noções de Espectroquímica
Leia o trecho de texto a seguir:  
“Os elétrons estão em contínuo movimento. Como tudo que se move, os elétrons têm energia científica que repele a força atrativa da força positiva dos prótons; do contrário, puxariam a força negativa do elétron para dentro do núcleo. Por muito tempo, os elétrons foram considerados partículas [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica, 4ºed. Vol.1. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006. p. 4.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base conteúdo do livro-base Química Orgânica, sobre a teoria da dualidade do elétron, definida pelo físico francês Louis de Broglie, identifique a alternativa correta: 
	
	A
	Os elétrons são partículas estáticas e imóveis.
	
	B
	Os elétrons também tinham propriedades como as ondas.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	A dualidade é o conceito dado ao próton.
	
	D
	Os elétrons são partículas negativas e positivas.
	
	E
	Os elétrons são moléculas quantizadas.
Questão 9/10 - Noções de Espectroquímica
Leia o fragmento de texto: 
“Com o aumento do número de prótons, aumenta a repulsão entre essas partículas, portanto, são necessários mais nêutrons para manter a estabilidade nuclear.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRUICE, Paula Yurkanis. Química Orgânica, 4ºed. Vol.1. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006. p. 386.
Considerando o fragmento de texto e o conteúdo do livro-base Química Orgânica, assinale a alternativa correta sobre elementos radioativos.
	
	A
	O número de massa é fundamental para obter a caracterização de um elemento radioativo.
	
	B
	Os principais critérios empregados na identificação dos elementos radioativos são: a massa molecular e a fórmula química.
	
	C
	Os elementos radioativos são caracterizados pela quantidade de elétrons excitados nas orbitais.
	
	D
	Quando a relação número de nêutrons (n) por número de prótons (p) quando mais próximo de 1, menor a probabilidade deste átomo ter um núcleo radioativo.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	Os elementos radioativos são caracterizados pela sua relação número de massa por número de elétrons.
Questão 10/10 - Noções de Espectroquímica
Considere o trecho de texto: 
“A realização de experimentos de dispersão da luz com prismas ou com redes de difração (um CD, por exemplo) é extremamente importante para a compreensão de características e fenômenos da luz visível, bem como para a construção da ideia de espectro”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITE, Diego de Oliveira; PRADO, Rogério Junqueira. Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 2504: 1-9, 2012. p. 2504-3. Disponível na aula 7 da rota de aprendizagem.
Tomando como base o trecho de texto e o conteúdo do texto-base Espectroscopia no infravermelho: uma apresentação para o Ensino Médio da Rota de Aprendizagem da Aula 7, assinale a alternativa que explica corretamente como é possível obter a radiação no infravermelho.
	
	A
	Por meio de dispositivos, conhecidos como espectrometria no invisível, os quais identificam comprimentos de onda na ordem de 7,3*10-7 a 100 m.
	
	B
	Através de dispositivos, conhecidos como espectrometria no infravermelho, os quais identificam comprimentos de onda na ordem de 7,3*10-7 a 0,001 m.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	Através de dispositivos, conhecidos como espectrometria no ultravioleta, os quais identificam comprimentos de onda na ordem de 3*10-7 a 0,1 m.
	
	D
	Por meio de dispositivos, conhecidos como espectrometria no infravermelho, os quais identificam comprimentos de onda na ordem de 3*10-7 a 0,1 m.
	
	E
	Através de dispositivos, conhecidos como espectrometria no infravermelho, os quais identificam comprimentos de onda na ordem de 3*10-7 a 0,001 m.

Mais conteúdos dessa disciplina