Buscar

Atividade prática multimetro 2023

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instrumentação Eletrônica - Multímetro – RD (2023)
Atividade Prática I
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém questões totalizando 10 (dez) pontos;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome /CPF/Data
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar salve o arquivo no formato .PDF ou .DOCX;
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
· ATENÇÃO O NÃO PREENCHIMENTO DOS DADOS ACARRETARÁ NA ANULAÇÃO DA ATIVIDADE.
1) Donald Macadie foi em 1920, o inventor do primeiro multímetro. A história diz que ele estava frustrado por precisar carregar um monte de ferramentas diferentes ao trabalhar em linhas de telecomunicações, e então criou uma ferramenta que podia medir algumas grandezas, hoje em dia qual o nome das gradezas consideradas padrões medidas pelo Multimetro digital?
R: Tensão contínua ou alternada, Corrente e Resistência.
2) Lucas precisa fazer a verificação da sua bancada de testes, localizada em uma indústria de alimentos, as tomadas da banca tem escrito em um papel as seguintes nomenclaturas:
2P+T
3P+T;
4P+T
Qual o significado destas nomenclaturas? E se for medir tensão neste circuito, como seria feito e qual o valores que seriam mostrados no multímetro?
 R: As nomenclaturas 2P+T, 3P+T e 4P+T se referem ao número e tipo de pinos das tomadas da bancada de testes. Para medir a tensão em um circuito conectado a essas tomadas, é necessário usar um multímetro configurado para medição de tensão alternada e verificar se o valor medido está dentro da faixa esperada para a tensão nominal da tomada.
A tomada 2P+T possui dois pinos redondos (fase e neutro) e um pino central (terra) e é utilizada em equipamentos que não necessitam de três fases para funcionar.
A tomada 3P+T possui três pinos redondos (fase, neutro e terra) e é utilizada em equipamentos que necessitam de três fases para funcionar. A tomada 4P+T possui quatro pinos redondos (três fases, neutro e terra) e é utilizada em equipamentos que exigem um fornecimento de energia elétrica trifásica mais equilibrada e/ou para equipamentos de alta potência, como geradores, transformadores, máquinas industriais e outros equipamentos de grande porte.
Para medir a tensão devemos colocar multímetro na grandeza de tensão alternada, na escala de tensão maior a que se tem na indústria.
Os valores mostrados depende da tensão de alimentação da indústria, considerando uma tensão de 127V, devemos colocar a chave seletora do multímetro para tensão alternada (V~), escolhendo a tensão, e colocando na maior escala de (V~), em uma tomada de 2P+T, devemos colocar as pontas de prova nos pinos das extremidades, assim estaremos medindo fase e neutro, ela vai estar alternando entre 127 volts, podendo ser uma valor menor ou maior pois estamos tratando de tensão alternada, em tomada de 3P+T, podemos medir fase e neutro e fase-fase, em F+N alternando em 127V e F+F 220V. E na tomada 4P+T, teremos 3 fases, podendo ser fase A+N, fase AB, AC e BC, A+N alternando entre 127V, e nas respectivas fase-fase alternando entre 220V.
3) Como sabemos o capacitor é um componente capaz de armazenar energia elétrica em um campo elétrico, sua estrutura é composta por dois materiais condutores nas extremidades (metálicas) e separados por um material dielétrico (isolante) sabendo disso precisamos fazer um teste em um capacitor com multímetro digital, como será feito essa medição? 
R:  Antes de tudo é necessário conferir se o capacitor está totalmente descarregado, assim para tal certificação, basta realizar um curto circuito entre seus terminais utilizando uma chave de fenda. Para capacitores em que o valor de tensão seja alto, é recomendado utilizar um resistor para que essa energia armazenada seja dissipada em forma de calor.
Utilizando a escala de continuidade do multímetro, coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor, se der continuidade quer dizer que o capacitor está em curto circuito interno implicando que o capacitor está danificado. Mas se o multímetro não identificar continuidade, quer dizer que ele não está danificado por este motivo. Coloque no multímetro a escala de resistência e coloque o valor da resistência para o menor valor, sendo 200 Ω, em seguida coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor e confira se o valor da resistência começa com valor negativo e vai mudando para o valor positivo, se não acontecer isso, inverta a posição das pontas de prova nos terminais. Se mesmo assim o valor não mudar, troque a escala de resistência para um valor maior, sendo 20 MΩ, coloque as pontas de prova e confira se o irá mudar. Se houver a variação da resistência o capacitor não está em curto, e ele pode ser carregado. Caso for realizado o teste novamente, é necessário que se inverta a posição das pontas de prova, devido à polarização do capacitor.
Teste para saber se o capacitor está carregando.
1º passo: Faça o curto circuito novamente para liberar qualquer resto de energia elétrica que esteja armazenada no capacitor.
2º passo: Coloque o multímetro na escala de continuidade, e coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor e espere alguns segundos para que ele possa ser carregado. O multímetro oferece uma tensão contínua de aproximadamente 3 V nas pontas de prova, o que possibilita que o capacitor seja carregado.
3º passo: Após o 2º passo, troque a escala do multímetro para tensão contínua na opção de 20 Vcc. Coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor e confira se irá aparecer o valor da tensão no display, se aparecer o valor da tensão quer dizer que ele está funcionando.
4) A figura abaixo representa um acopladores óptico que é um dispositivos que operam por meio de um feixe de luz, para transmitir sinais de um circuito para outro, sem a ligação elétrica. Eles são muito utilizados para proteger circuitos sensíveis, como os que utilizam microcontroladores PICs e PICAXE, precisamos verificar se ele está funcionando, retirando do-o do circuito e colocando em uma protobord, com faremos os testes deste componente utilizando um multimetro digital e um analógico?
	
R: Para testar o acoplador óptico podemos ligar o multímetro digital na entrada para polarizar o LED infravermelho e o multímetro analógico na saída para comprovar que circula corrente pelo foto-transistor. O multímetro digital estará na posição teste de diodos/continuidade e o multímetro analógico estará na posição de medir resistências.
Método para testar o acoplador óptico
O acoplador óptico consiste em um LED infravermelho e um foto-transistor que entra em saturação ao receber a radiação do LED. Podemos verificar se ele está funcionando colocando o multímetro digital na posição de teste de diodos/continuidade.
Colocando o multímetro na entrada em ambos sentidos, no sentido inverso deve marcar resistência infinita e no sentido direto deve marcar um valor aproximado de 1000, pois, nesse modo estaremos medindo a tensão umbral em milivolts, e a tensão umbral do LED infravermelho é de aproximadamente 1,1 V.
Quando ligado ao multímetro digital em sentido direto, o LED do acoplador óptico deveria estar aceso, portanto, ao ligar o multímetro analógico entre os dois terminais da saída, em modo de aferição de resistência, A agulha deveria se deslocar à esquerda indicando que está circulando corrente pelo foto-transistor (pois, o multímetro injeta tensão para medir uma resistência).
Ao retirar o multímetro digital da entrada (ou seja, retirar a polarização do LED), a agulha do multímetro analógico deveria se deslocar para a direita, indicando que a corrente deixou de circular na saída.
Com esse comportamento, teríamos comprovado que o acoplador óptico está em bom estado.
5)Utilizando o multímetro abaixo, como faremos a medição de um potenciômetro de 10k ohm ?
R: Coloque a chave seletora do multímetro na posição de resistência em 20k. Primeiro teste a resistência máxima posicionando as ponteiras nos pinos de extremidades, este deverá mostrar a resistência total comum valor muito próximo. Depois, posicione uma ponteira no centro e a outra na extremidade, neste momento mova o ajuste do mínimo ao máximo devagar do potenciômetro, o valor mostrado deverá ser progressivo e sem falhas ou grandes saltos.
Atividade Prática

Outros materiais