Buscar

Prévia do material em texto

Renda Variável
Direitos dos acionistas minoritários. 
Direitos essenciais: 
· Participação dos lucros sociais
· Participação do acervo da companhia em caso de liquidação
· Fiscalizar a gestão dos negócios sociais
· Preferência na subscrição de ações. 
· Retirar-se da sociedade. 
Direito de recesso ou retirada:
Assegura os acionistas minoritários de ter o direito de retirar-se da companhia recebendo o valor de suas ações. Sendo assim a função do direito de recesso proteger os acionistas minoritários. 
Proteção do minoritário no caso de fechamento do capital de companhia aberta. 
No caso de a empresa resolver tirar sua empresa da bolsa, ela irá fazer o OPA, para isso é necessário comprar as ações dos sócios minoritários por valor justo definido pelos tópicos abaixo:
· Preço médio das ações nos últimos 12 meses
· Valor econômico da empresa
· Valor do patrimônio líquido por ação da empresa.
Medidas de liquidez das ações: 
Para medir a liquidez de uma ação é utilizada os 4 meios abaixo: 
· Presença ou participação nos pregões: é medido com base na quantidade de dias que determinada ação foi negociada nos pregões na B3, quanto mais perto de 1 for calculado, mais aquela ação se fez presente no mercado. 
· Volume médio diário negociado: mede em determinado período de tempo qual foi a quantidade média de ações negociadas no pregão.
· Valor médio diário negociado: é o valor total negociado no pregão dividido pela quantidade total de negócios no mesmo pregão, ou durante vários pregões. 
· Quantidade média de negócios: é a média das transações ou negócios feitos por dia, por semana e etc., é uma medida pouco usada.
Units
São ativos compostos por mais de uma classe de valores mobiliários, ex: uma ação ordinária e um bônus de subscrição, negociados em conjunto. As units são compradas/negociadas em mercado como uma unidade.
Valor Nominal, Valor Patrimonial, Valor de Mercado e valor Econômico:
Os valores Nominal e Patrimonial de uma ação são dados pelas seguintes fórmulas:
· Valor nominal: Capital Social/ Nº total de ações
· Valor Patrimonial: PL/ Nº total de ações
*normalmente calculado a partir do último balanço disponível. 
· O Valor de mercado da ação é determinado por sua cotação de fechamento mais recente da bolsa, sendo determinado pela oferta e demanda desta mesma ação no mercado. 
· Valor de liquidação: é o que restou para os acionistas após o pagamento das obrigações em caso de falência. É dado pela fórmula:
Valor residual/Nº total de ações. 
BDRs – Brazilian Depositary Receipts
Com os BDRs os investidores brasileiros passam a ter um novo meio de aplicar seus recursos em empresas estrangeiras. 
Instituição depositária: é a instituição autorizada pelo BACEN e pela CVM a emitir no brasil os BDRs
Instituição custodiante: Instituição autorizada por um órgão similar à CVM a prestar serviços de custódia, no país de origem, dos valores mobiliários. 
BDR Não Patrocinados Nível I: 
· São valores mobiliários emitidos no Brasil por instituições depositárias, que possuem como lastro valores mobiliários emitidos no exterior tais como ações de companhias estrangeiras. 
· É negociada em mercados de balcão não organizados ou em segmentos específicos de entidade de mercado de balcão organizado ou bolsa de valores. 
OBS: A principal diferença entre BDRs P e NP é que nos NP a instituição depositária no Brasil não possui acordo com as sociedades emissoras de valores mobiliários lastro dos certificados de depósitos. 
BDR Patrocinado Nível I:
· Assim como as exigências de divulgação de informações ocorre nos moldes dos BDR NP
BDR P. Nível II
· Os certificados são negociados em bolsa de valores, em mercado balcão organizados ou em sistema eletrônico de negociação, e as empresas que fazem a sua emissão devem fazer seu registro na CVM
BDR P. Nível III
· Da mesma forma que no nível II é negociado em bolsa de valores e etc. 
· A principal característica desse nível é a distribuição pública no mercado doméstico, permitindo a obtenção de novos recursos para a empresa. E assim como no nível II há o registro da companhia na CVM
ADRs- American Depositary Receipts
ADRs são certificados que representam ações de empresas não americanas, negociados nas principais bolsas dos EUA.
Fora do Brasil são chamadas de GDRs (global depositary receipts)
Os quatro tipos de ADRs:
ADR nível I:
· Negociado apenas no mercado de balcão norte americano, é o que possui menor nível de exigências regulatórias e de divulgação.
ADR nível II:
· É negociado nas bolsas de valores dos EUA assim como no mercado de Balcão, Também não há lançamento de ações novas nem registro de oferta pública. 
ADR nível III:
· Possui a mesma estrutura e o mesma grau de exigência do ADR nível II, com diferença que há captação de recursos, pois o recibo é lastreado em ações novas.
ADR Nível 144A
· É a alternativa que regula as colocações provadas nos EUA. Este programa não traz as exigências das adaptações contábeis da SEC, pois é destinado a investidores institucionais qualificados. 
IMPORTANTE:
Vantagens:
· As emitentes de ADR consumam ser grandes multinacionais, e buscam capital nos EUA e expandem a sua base de investidores no país. 
· Os investidores americanos preferem adquirir ADRs em vez de ações ordinárias. 
· A maior vantagem de ADR é que facilita a diversificação de investimentos em valores mobiliários estrangeiros. 
GDR: funcionam de maneira semelhante aos ADRs mas são negociados em outros países que não o EUA. 
Análise técnica e Análise Fundamentalista.

Mais conteúdos dessa disciplina