Equilíbrio é a capacidade de manter uma postura de sustentação de peso ou de se mover por uma sequência de posturas sem cair e constitui um componente integral e inevitável da maioria das atividades de movimento humano. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre manutenção do controle postural, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) A propriocepção é um elemento importante para as entradas sensoriais. II. ( ) A coordenação motora envolve o planejamento motor do lobo frontal. III. ( ) O sistema vestibular é um integrante das entradas sensoriais presentes na manutenção do controle postural. IV. ( ) As entradas sensoriais envolvem estabilidade, integridade e flexibilidade das articulações. V. ( ) A função do nervo periférico envolve a biomecânica para o controle postural. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. A) V, F, V, V, F. B) V, V, V, F, F. C) F, F, F, V, V. D) F, V, V, F, V. E) V, F, V, F, V.
Leia o texto a seguir: “O crescimento e o desenvolvimento da criança estão relacionados a vários fatores intrínsecos (genéticos, metabólicos, malformações) e extrínsecos (alimentação, saúde, habitação, cuidados gerais com a criança) e, portanto, deverão ser vistos como um todo e em relação ao seu ambiente, aos seus pais e à família.” Fonte: OLIVEIRA, V. C.; CADETE, M. M. M. A consulta de enfermagem no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Revista Mineira de Enfermagem, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 77-80, 2007. Considerando essas informações e o conteúdo sobre desenvolvimento infantil, pode-se afirmar a respeito do desenvolvimento infantil que: A) Aos seis meses de idade a criança começa a engatinhar. B) Aos 12 meses a criança começa a andar. C) O controle cervical é obtido aos seis meses de idade. D) A simetria corporal é obtida no primeiro mês de vida do bebê. E) A posição sentada é esperada aos nove meses de idade.
A acondroplasia representa sem formação de cartilagem e mutações no nível cromossômico. Essa mutação resulta na limitação na formação de cartilagem, essencialmente nos ossos longos, o que determina a estatura baixa entre outras características apresentadas pela mutação do FGFR3. Acondroplasia é a forma mais comum de displasia esquelética e de nanismo. Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados na unidade sobre acondroplasia, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. As crianças que apresentam acondroplasia demonstram características faciais como hipoplasia do meio da face. Porque: II. A acondroplasia é herdada como uma condição autossômica dominante. A) As asserções I e II são proposições falsas. B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. C) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. D) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. E) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Leia o trecho a seguir: “A epifisiólise do fêmur proximal é uma das principais doenças do quadril na adolescência. Considerando as suas possíveis complicações a curto prazo, condrólise e osteonecrose, deve-se respeitar o acompanhamento dedicado nos primeiros meses de evolução devido à gravidade das sequelas”. Fonte: KRÜGER, F. P. et al. Avaliação da apresentação de sinais e sintomas de impacto femoroacetabular após epifisiólise do fêmur proximal. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a epifisiólise proximal de fêmur, pode-se afirmar que essa condição apresenta como característica a incapacidade funcional e pode apresentar peculiaridades em relação a características pessoais do indivíduo, porque: A) A morfologia do acetábulo permanece íntegra. B) a faixa etária mais acometida é de dois a quatro anos. C) a bilateralidade é observada em 80% dos pacientes. D) o baixo peso ou desnutrição favorece o surgimento. E) existe maior prevalência no sexo masculino.
Leia o trecho a seguir: “A displasia fibrocartilaginosa é uma forma benigna e rara de displasia fibrosa óssea, comumente a poliostótica, na qual se observa componente encondromatoso extenso formando nódulos de tamanhos variados. Manifesta-se através de dor, fraturas e de formações, em especial de ossos tubulares de membros inferiores.” Fonte: SALLES, P. G. O.; BARBOSA, C. S. P.; ROSA, Renato Macedo. Displasia fibrocartilaginosa (displasia fibrosa óssea com nódulos encondromatosos): relato de um caso. As displasias ósseas podem se apresentar desde o nascimento até o desenvolvimento infantil. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre displasia óssea, analise as afirmativas a seguir. I. Um exemplo de osteodisplasias é a osteogênese imperfeita. II. Disostoses são malformações de unidades ou grupos de ossos. III. Um exemplo de disostose é a osteoartrite de joelho. IV. As condrodisplasias levam a criança a ter alta estatura. A) I e III. B) II e III. C) I e II. D) II e IV. E) III e IV.
Leia o trecho a seguir: “Desenvolvimento infantil é um processo que se inicia na vida intrauterina e envolve o crescimento físico, a maturação neurológica e a construção de habilidades relacionadas ao comportamento, visando tornar a criança competente para resolver suas necessidades em seu meio”. Fonte: RESENDE, A. L. G. Desenvolvimento infantil: o desenvolver da linguagem na primeira infância. Existem idades-chave em que se esperam determinados comportamentos da criança e essas etapas são acompanhadas pelo fisioterapeuta para identificar possíveis atrasos no desenvolvimento das habilidades. Assim, e considerando o conteúdo estudado sobre desenvolvimento infantil, analise as afirmativas a seguir. I. Na idade-chave de seis meses, apresenta-se o rolar dissociado. II. O bebê tem dificuldade de rolar no plano transversal. III. O bebê inicia a rolar em blocos. IV. O bebê permanece sentado a partir dos três meses de idade. A) I e II. B) II e IV. C) I e IV. D) I e III. E) III e IV.
Distúrbios de movimento e postura são causados por danos ao córtex motor e as consequências do desequilíbrio muscular crônico e as deformidades resultantes podem causar aumento da incapacidade com a idade. A paralisia cerebral é um tipo de doença neurológica que acomete as crianças e interfere em se desenvolvimento. Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados na unidade sobre aquisição do controle postural, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O controle postural é composto pela coordenação de estratégias sensório-motoras para estabilizar o centro de massa corporal. Porque: II. A orientação postural é responsável por controlar o alinhamento corporal em relação à gravidade. A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. B) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. C) As asserções I e II são proposições falsas. D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Leia o trecho a seguir: “O desenvolvimento infantil é um processo que se inicia desde a vida intrauterina e envolve múltiplas aquisições, tais como o crescimento físico, a maturação neurológica e a construção de habilidades relacionadas ao comportamento, as habilidades cognitiva, social e afetiva da criança”. Fonte: SIGOLO, A. R. L.; AIELLO, A. L. R. Análise de instrumentos para triagem do desenvolvimento infantil. Engatinhar é um processo que promove a funcionalidade e semi-independência da criança. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre desenvolvimento infantil, analise as afirmativas a seguir. I. Nove meses é a idade-chave em que o bebê começa a engatinhar. II. O arrastar vem primeiro do que o engatinhar. III. Aos seis meses o bebê começa a engatinhar. IV. O engatinhar começa com três apoios. A) III e IV. B) I e III. C) II e III. D) II e IV. E) I e II.
A osteocondrose é uma doença que apresenta como principal característica um desprendimento de um segmento cartilaginoso conjuntamente com o osso subcondral adjacente em determinada articulação. Além disso, define-se esta patologia como uma falha na ossificação subcondral. Na osteocondrose a ossificação endocondral se apresenta acompanhada de redução da cartilagem articular e a fisioterapia atua diretamente no processo de reabilitação. Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados na unidade sobre osteocondrose, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A osteocondrose se resolve com repouso relativo ao mecanismo de lesão, mas é essencial um cuidadoso monitoramento para garantir a resolução. Porque: II. A osteocondrose é resultado de uma inflamação ou lesão por estresse nas áreas em torno das placas de crescimento em crianças e adolescentes. A) As asserções I e II são proposições falsas. B) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. D) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. E) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Leia o trecho a seguir: “As displasias ósseas são doenças raras, de origem genética, e englobam um grupo heterogéneo de doenças nas quais existe alteração da forma, tamanho e constituição dos ossos e/ou cartilagens. Existem mais de 430 tipos de displasias, conhecidas por nanismo, que pode ser proporcional ou desproporcional. Todas as formas de displasia óssea são doenças crónicas, irreversíveis e produzem variáveis níveis de incapacidade motora”. Fonte: ALVES, I. Associação nacional de displasias ósseas acaba de aderir à plataforma somos doentes. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre displasias ósseas, pode-se afirmar a respeito de sua classificação que: A) o encurtamento do membro distal do corpo é chamado de rizomélico. B) o encurtamento do membro proximal é classificado como mesomélico. C) é classificado como acromélico o encurtamento dos segmentos mediais do membro. D) é classificado como micromélico o encurtamento do membro inteiro. E) a classificação endomélico se refere ao encurtamento do tronco.
Equilíbrio é a capacidade de manter uma postura de sustentação de peso ou de se mover por uma sequência de posturas sem cair e constitui um componente integral e inevitável da maioria das atividades de movimento humano. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre manutenção do controle postural, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) A propriocepção é um elemento importante para as entradas sensoriais. II. ( ) A coordenação motora envolve o planejamento motor do lobo frontal. III. ( ) O sistema vestibular é um integrante das entradas sensoriais presentes na manutenção do controle postural. IV. ( ) As entradas sensoriais envolvem estabilidade, integridade e flexibilidade das articulações. V. ( ) A função do nervo periférico envolve a biomecânica para o controle postural. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. A) V, F, V, V, F. B) V, V, V, F, F. C) F, F, F, V, V. D) F, V, V, F, V. E) V, F, V, F, V.
Leia o texto a seguir: “O crescimento e o desenvolvimento da criança estão relacionados a vários fatores intrínsecos (genéticos, metabólicos, malformações) e extrínsecos (alimentação, saúde, habitação, cuidados gerais com a criança) e, portanto, deverão ser vistos como um todo e em relação ao seu ambiente, aos seus pais e à família.” Fonte: OLIVEIRA, V. C.; CADETE, M. M. M. A consulta de enfermagem no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Revista Mineira de Enfermagem, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 77-80, 2007. Considerando essas informações e o conteúdo sobre desenvolvimento infantil, pode-se afirmar a respeito do desenvolvimento infantil que: A) Aos seis meses de idade a criança começa a engatinhar. B) Aos 12 meses a criança começa a andar. C) O controle cervical é obtido aos seis meses de idade. D) A simetria corporal é obtida no primeiro mês de vida do bebê. E) A posição sentada é esperada aos nove meses de idade.
A acondroplasia representa sem formação de cartilagem e mutações no nível cromossômico. Essa mutação resulta na limitação na formação de cartilagem, essencialmente nos ossos longos, o que determina a estatura baixa entre outras características apresentadas pela mutação do FGFR3. Acondroplasia é a forma mais comum de displasia esquelética e de nanismo. Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados na unidade sobre acondroplasia, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. As crianças que apresentam acondroplasia demonstram características faciais como hipoplasia do meio da face. Porque: II. A acondroplasia é herdada como uma condição autossômica dominante. A) As asserções I e II são proposições falsas. B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. C) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. D) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. E) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Leia o trecho a seguir: “A epifisiólise do fêmur proximal é uma das principais doenças do quadril na adolescência. Considerando as suas possíveis complicações a curto prazo, condrólise e osteonecrose, deve-se respeitar o acompanhamento dedicado nos primeiros meses de evolução devido à gravidade das sequelas”. Fonte: KRÜGER, F. P. et al. Avaliação da apresentação de sinais e sintomas de impacto femoroacetabular após epifisiólise do fêmur proximal. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a epifisiólise proximal de fêmur, pode-se afirmar que essa condição apresenta como característica a incapacidade funcional e pode apresentar peculiaridades em relação a características pessoais do indivíduo, porque: A) A morfologia do acetábulo permanece íntegra. B) a faixa etária mais acometida é de dois a quatro anos. C) a bilateralidade é observada em 80% dos pacientes. D) o baixo peso ou desnutrição favorece o surgimento. E) existe maior prevalência no sexo masculino.
Leia o trecho a seguir: “A displasia fibrocartilaginosa é uma forma benigna e rara de displasia fibrosa óssea, comumente a poliostótica, na qual se observa componente encondromatoso extenso formando nódulos de tamanhos variados. Manifesta-se através de dor, fraturas e de formações, em especial de ossos tubulares de membros inferiores.” Fonte: SALLES, P. G. O.; BARBOSA, C. S. P.; ROSA, Renato Macedo. Displasia fibrocartilaginosa (displasia fibrosa óssea com nódulos encondromatosos): relato de um caso. As displasias ósseas podem se apresentar desde o nascimento até o desenvolvimento infantil. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre displasia óssea, analise as afirmativas a seguir. I. Um exemplo de osteodisplasias é a osteogênese imperfeita. II. Disostoses são malformações de unidades ou grupos de ossos. III. Um exemplo de disostose é a osteoartrite de joelho. IV. As condrodisplasias levam a criança a ter alta estatura. A) I e III. B) II e III. C) I e II. D) II e IV. E) III e IV.
Leia o trecho a seguir: “Desenvolvimento infantil é um processo que se inicia na vida intrauterina e envolve o crescimento físico, a maturação neurológica e a construção de habilidades relacionadas ao comportamento, visando tornar a criança competente para resolver suas necessidades em seu meio”. Fonte: RESENDE, A. L. G. Desenvolvimento infantil: o desenvolver da linguagem na primeira infância. Existem idades-chave em que se esperam determinados comportamentos da criança e essas etapas são acompanhadas pelo fisioterapeuta para identificar possíveis atrasos no desenvolvimento das habilidades. Assim, e considerando o conteúdo estudado sobre desenvolvimento infantil, analise as afirmativas a seguir. I. Na idade-chave de seis meses, apresenta-se o rolar dissociado. II. O bebê tem dificuldade de rolar no plano transversal. III. O bebê inicia a rolar em blocos. IV. O bebê permanece sentado a partir dos três meses de idade. A) I e II. B) II e IV. C) I e IV. D) I e III. E) III e IV.
Distúrbios de movimento e postura são causados por danos ao córtex motor e as consequências do desequilíbrio muscular crônico e as deformidades resultantes podem causar aumento da incapacidade com a idade. A paralisia cerebral é um tipo de doença neurológica que acomete as crianças e interfere em se desenvolvimento. Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados na unidade sobre aquisição do controle postural, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O controle postural é composto pela coordenação de estratégias sensório-motoras para estabilizar o centro de massa corporal. Porque: II. A orientação postural é responsável por controlar o alinhamento corporal em relação à gravidade. A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. B) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. C) As asserções I e II são proposições falsas. D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Leia o trecho a seguir: “O desenvolvimento infantil é um processo que se inicia desde a vida intrauterina e envolve múltiplas aquisições, tais como o crescimento físico, a maturação neurológica e a construção de habilidades relacionadas ao comportamento, as habilidades cognitiva, social e afetiva da criança”. Fonte: SIGOLO, A. R. L.; AIELLO, A. L. R. Análise de instrumentos para triagem do desenvolvimento infantil. Engatinhar é um processo que promove a funcionalidade e semi-independência da criança. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre desenvolvimento infantil, analise as afirmativas a seguir. I. Nove meses é a idade-chave em que o bebê começa a engatinhar. II. O arrastar vem primeiro do que o engatinhar. III. Aos seis meses o bebê começa a engatinhar. IV. O engatinhar começa com três apoios. A) III e IV. B) I e III. C) II e III. D) II e IV. E) I e II.
A osteocondrose é uma doença que apresenta como principal característica um desprendimento de um segmento cartilaginoso conjuntamente com o osso subcondral adjacente em determinada articulação. Além disso, define-se esta patologia como uma falha na ossificação subcondral. Na osteocondrose a ossificação endocondral se apresenta acompanhada de redução da cartilagem articular e a fisioterapia atua diretamente no processo de reabilitação. Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados na unidade sobre osteocondrose, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A osteocondrose se resolve com repouso relativo ao mecanismo de lesão, mas é essencial um cuidadoso monitoramento para garantir a resolução. Porque: II. A osteocondrose é resultado de uma inflamação ou lesão por estresse nas áreas em torno das placas de crescimento em crianças e adolescentes. A) As asserções I e II são proposições falsas. B) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. D) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. E) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Leia o trecho a seguir: “As displasias ósseas são doenças raras, de origem genética, e englobam um grupo heterogéneo de doenças nas quais existe alteração da forma, tamanho e constituição dos ossos e/ou cartilagens. Existem mais de 430 tipos de displasias, conhecidas por nanismo, que pode ser proporcional ou desproporcional. Todas as formas de displasia óssea são doenças crónicas, irreversíveis e produzem variáveis níveis de incapacidade motora”. Fonte: ALVES, I. Associação nacional de displasias ósseas acaba de aderir à plataforma somos doentes. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre displasias ósseas, pode-se afirmar a respeito de sua classificação que: A) o encurtamento do membro distal do corpo é chamado de rizomélico. B) o encurtamento do membro proximal é classificado como mesomélico. C) é classificado como acromélico o encurtamento dos segmentos mediais do membro. D) é classificado como micromélico o encurtamento do membro inteiro. E) a classificação endomélico se refere ao encurtamento do tronco.