Buscar

morfo 2 - trabalho

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Disciplina: Morfologia II	
Aluno(a): Laura Pelágio Pires de Souza - RA: 125993
Observe a seguinte definição para verbo: 
“Verbo (do latim verbum) é toda palavra que indica ação, estado ou fenômeno da natureza.”
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Verbo
Escreva um texto de no máximo duas páginas para contestar criticamente a definição apresentada. Em sua argumentação, dê exemplos que comprovam a inadequação dessa definição.
· Para a entrega da presente atividade, escreva seu texto com Times New Roman, tamanho 12, e espaçamento 1,5. Margens esquerda, direita, superior e inferior de 3 cm cada.
A Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB) criada em 1959 com o intuito de unificar ou nortear os estudiosos da gramática, apresenta em seu documento dez classes de palavras que seriam trabalhadas para atender as finalidades pedagógicas de acordo com a morfologia. O verbo é umas das dez classes de palavras tendo sua função variável, além de “indicar ação, estado ou fenômeno da natureza”, sendo suscetível a mudanças como as variações de tempo, modo, número, pessoa, voz e aspecto. 
Durigan (1990), alerta em sua pesquisa sobre a importancia do fato que o verbo no discurso pode concentrar em si toda a informação de uma oração, sem sujeito, como nos verbos impessoais - haver, no sentido de existir. Para Macambira (1982), verbo é uma palavra que serve para indicar um processo, algo que se passa de forma natural conforme o tempo, sendo ele ações, estados ou mudança de algo a outro.
Em relação aos verbos, podemos afirmar segundo os autores citados - Macambira; Durigan - que são adotados critérios semânticos e morfológicos, ou seja, consideram o significado expresso pelos verbos, como formas com as quais eles podem se apresentar em um dado contexto. Outra característica do verbo é que ele pode ser considerado um dos elementos mais complexos e mais difíceis, “o mais difícil”, no dizer de Rask (1824), na constituição das línguas, tendo sido estudado sob diferentes perspectivas.

Continue navegando