Buscar

5 IMPÉRIO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE DO SÉCULO XIX - 2o TESTE DE CONHECIMENTO

Prévia do material em texto

Disc.: HIST.EDUC.BRASIL. 
	
	
		1.
		A primeira lei específica sobre matéria educacional foi decretada em 15 de outubro de 1827 e em seu 6º artigo dizia: Os professores ensinarão a ler, escrever, as quatro operações de aritmética, prática de quebrados, decimais e proporções, as noções mais gerais de geometria prática, a gramática de língua nacional, e os princípios de moral cristã e da doutrina da religião católica e apostólica romana, proporcionados à compreensão dos meninos; preferindo para as leituras a Constituição do Império e a História do Brasil. Sobre o currículo escolar a lei previa, EXCETO:
	
	
	
	O ensino da gramática francesa
	
		2.
		Apenas em 1827 foram determinadas as aulas regulares. A educação tinha por objetivo o melhor exercício das funções domésticas e maternais que haveriam um dia de exercer. Esse texto refere-se educação das:
	
	
	
	
	
	
	
	mulheres
	
	
	
		3.
		No período do Império ( 1822-1889 ) pode ser constatado que a educação pública elementar foi marcada por:
	
	
	
	avanços e retrocessos onde os mais prejudicados foram os elementos das classes mais populares.
	
Explicação:
A instrução primária foi entendida como instrução popular por excelência destinada a toda a população livre. A escola também buscava excluir, criando e recriando hierarquias, diferenciando as crianças pobres daquelas pertencentes à "boa sociedade".
	
	
	
	 
	
	
		4.
		No Império brasileiro as preceptores davam as primeiras noções de ler e escrever para as mulheres :
	
	
	
	das classes abastadas
	
	
	
	
	 
	
	
		5.
		Com relação à educação durante o período imperial, analise, com atenção, as afirmativas abaixo:
II. Em 1834, ocorreu uma reforma na Constituição que deixou marcas na educação. No chamado Ato Adicional foi definido que o ensino elementar, o secundário e a formação de professores seriam de responsabilidade das províncias e o ensino superior ficaria sob o encargo do poder central. 
IV. Em 1837 a suposta descentralização do ensino foi desrespeitada com a criação do Colégio Pedro II. 
Assinale, abaixo, a opção com as afirmativas corretas.
	
	
	
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
Explicação:
A opção correta é a da letra e, isto é, as afirmativas II e IV estão corretas, como pode ser verificado na telas 5 e 8 (clicar em 1837) da aula online 5 e na tela 12 da mesma aula. A afirmativa I não está correta como pode ser visto na tela 5 da aula online 5: a determinação legal da gratuidade da instrução elementar não significou, de imediato, investimentos, espaços físicos, etc. A afirmativa III não está correta porque a primeira universidade brasileira foi criada em 1920, no Rio de Janeiro, com a fusão dos cursos de Direito, Medicina e Engenharia, como pode ser visto na tela 9 da aula online 5 (no texto que aparece quando se clica na figura exibida na tela).
	
	
	
	 
	
	
		6.
		No Império Brasileiro, era exigido dos professores que eles complementassem a sua formação. Essa complementação seria feita com os custos pagos:
	
	
	
	Pelos professores
	
		7.
		No Período da Educação no Brasil Império, NÃO  podemos afirmar que:
	
	
	
	
	Pela reforma de 1834, o ensino elementar e o secundário foram centralizados, passando ao encargo do poder central. Desse modo passaram a ter a mesma valorização que o ensino superior.
	
	
	
	
Explicação:
O Ato Adicional de 1834 instituía que cada província deveria organizar os ensinos primário e secundário. Portanto, era um ato que DESCENTRALIZAVA a organização escolar.
	
	
	
	 
	
	
		8.
		Quando foi decretada a primeira lei específica sobre matéria educacional no Brasil, em 15 de outubro de 1827 , os professores em sua maioria eram:
	
	
	
	professores régios

Continue navegando