Buscar

AD1 Protostomados

Prévia do material em texto

1 a) A imagem de 1 refere-se a um animal pseudocelomado e a imagem 2 a um animal celomado. O celomado ele é completamento revestido pelo mesoderme, enquanto o pseudocelomado não é revesrido completamente, outra parte é revestida pela endorderme, por isso ele é denominado de celoma não verdadeiro.
b) Ele servirá de alojamento e proteção dos órgãos internos, sustentação do corpo, servindo de um esqueleto hidrostático, e para alguns, na circulação de nutrientes e outras substâncias. 
2) Durante o processo de gratulação, que futuramente, dará origem ao tubo digestivo, nos protostomados o blastóporo da origem a boca, enquanto nos deuterostomados da origem ao ânus. Nos deuterostomados os filos apresentam clivagem radial e um celoma enterocélico que se formam a partir de dobras no intestino. E nos protostomados a clivagem é espiral e o celoma é esquizocélico que se foram a partir de fendas do mesoderme. 
3) As células são pinacócitos, miócitos, coanócito e arqueócitos. E os elementos de sustentação são espículas calcárias ou silícicas e o colágeno. 
4) Coloblastos são organelas adesivas que auxiliam na captura de presas. Eles são estruturas exclusivas dos ctenóforos. E nematocistos são organelas especiais presentes nas células dos cnidócitos que são importes na identificação taxonômica das espécies do filo e servem também na captura de alimentos, defesa e locomoção. São estruturas exclusivas dos cnidários. 
5) Os dois tipos de vida dos cnidário são pólipo e medusa. Até hoje se tem dúvidas sobre os parentescos entre as classes desse filo, pois os cientistas compreendem duas hipóteses mais comuns para essa questão. A primeira é que se o cnidário original tivesse a forma de pólipo, a forma medusa seria a derivada e ele seria, originalmente, bentônico. As classes que surgissem na forma medusa, seria posterior a Anthozoa. E a segunda hipótese é a de que o cnidário original tivesse a forma de medusa, aí a forma pólipo seria a derivada, sendo assim, originalmente, planctônica. Ocorrendo a perda total da fase medusóide em todos os antozoários e hidrozoários. Ou seja, um admite-se o grupo basal os hidrozoários tendo a classe Anthozoa um ramo mais derivado enquanto o outro entende-se a classe Anthozoa mais basal e a Hydrozoa mais derivada. 
6) O corpo tem espécie de fita e o escólex possui ventosas. A área corporal é dividida em proglótides, a qual pode conter até 2.000 unidades. Proglótides grávidas apresentam ovos embrionados que se destacam do corpo da tênia e são liberadas com as fezes do hospedeiro, ou se arrastar para fora do tubo digestivo. Ao ser depositada no ambiente uma proglótide seca e se rompe, espalhando os ovos embrionados no solo e na vegetação. 
7) É composto pela união dos Monogenea, Trematoda e Cestoda.
8) O modo de infecção da teníase é atraves de ingestão de carne bovina crua ou malpassada contaminada. Após a ingestão o verme se instala no intestino e após 2 ou 3 semanas um verme maduro se forma. Este libera numerosos proglótides os quais se misturam as fezes e podem sair pelo ânus. Podem ser assintomáticos com sintomas discretos. Já a cisticercose é mais séria, a infecção é através da ingestão de carne suína crua ou mal passada infectada ou a ingestão acidentalmente dos ovos ou proglótides. Ao ser ingerida ocorrerá a formação de cisticercos que podem se posicionar em vários órgãos. Os mais comuns são cérebro e olhos. Podendo causar cegueira, problemas neurológicos ou até a morte.

Continue navegando