Buscar

AD1 - Protostomados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1. Considerando o desenvolvimento de uma cavidade no corpo dos metazoários (valor 2,0):
a) Diferencie os animais acelomados, pseudocelomados e eucelomados. 
Os animais triblásticos podem ser organizados em três grupos: celomados, acelomados ou pseudocelomados, o celoma pode ser definido como uma cavidade corporal preenchida por fluido que possui como revestimento a mesoderme. Animais que apresentam essas cavidades são chamados de celomados. Um exemplo são todos os organismos triblásticos, com exceção dos platelmintos e nematódeos. Existem ainda organismos pseudocelomados que apresentam cavidades corporais, entretanto, estas são revestidas apenas em parte pela mesoderme, a cavidade é revestida pela mesoderme e pela endoderme. Representantes do filo Nematoda são exemplos de animais pseudocelomados. Por fim, temos os organismos chamados de acelomados, que não possuem cavidade corporal envolta pela mesoderme. Nesses animais, o espaço entre a ectoderme e a endoderme é totalmente preenchido pela mesoderme. Como exemplo, podemos citar os platelmintos.
b) Quais as vantagens adaptativas de um organismo possuir uma cavidade interna? 
O celoma, sendo a cavidade principal do corpo, teria as seguintes funções: Espaço para o tubo digestivo e para a sua livre movimentação. Uma cavidade espaçosa dentro do corpo permite que o tubo digestivo possa ser mais longo do que em um animal sem cavidade, sendo assim suas vantagens adaptativas seriam:
Aumento do tamanho do corpo sem o incremento proporcional do volume de células. Como o celoma é uma cavidade, o aumento do volume do corpo não é proporcional ao aumento da demanda metabólica das células, como no caso de um animal acelomado. Neste, o mesoderma celular preenche os espaços internos do corpo. 
Permitiu também maior complexidade do organismo porque um número maior de células pode se localizar próximo às superfícies onde ocorrem as trocas metabólicas.
 Espaço para transporte de alimentos, gases e resíduos metabólicos. Como o celoma é preenchido por um líquido, denominado líquido celomático, este pode funcionar como um sistema circulatório.
Esqueleto hidrostático. O líquido celomático é composto basicamente de água com íons dissolvidos, um líquido muito semelhante à água do mar. A água, por ser praticamente incompressível, pode funcionar como uma alavanca, propiciando o antagonismo à ação muscular.
Criação de sistemas mais complexos
Questão 2. Enumere os tipos de arquitetura corporal apresentados pelos Porifera, compare-os e relacione-os ao aumento da eficiência na obtenção de alimento (valor 2,0). 
O tamanho do corpo nos poríferos varia desde formas diminutas, com apenas alguns milímetros, até espécies que podem ter dois metros de largura. O corpo formado por um agregado não-coeso de células de origem mesenquimal; com poros (óstios), canais e câmaras que servem para a passagem de água; simetria radial ou sem simetria. Três tipos básicos de sistema de canais são reconhecidos nas esponjas: asconóide, siconóide e leuconóide. As esponjas asconóides apresentam o tipo mais simples de organização, as esponjas do tipo siconóide possuem uma arquitetura corporal similar, porém mais complexa, que aquela das asconóides. As esponjas do tipo leuconóide são as mais complexas. A maior parte das esponjas é do tipo leuconóide, o qual está presente em todas as classes. O sistema leuconóide de organização evoluiu, independentemente, várias vezes na filogenia das esponjas. O padrão leuconóide possui, claramente, grande valor adaptativo, pois ele permite um aumento das superfícies flageladas em relação ao volume da esponja. Assim, o processo de obtenção de alimentos se torna mais eficiente.
Questão 3. Discuta as implicações nas hipóteses de relações filogenéticas entre as classes de Cnidaria, quando se considera o ancestral do tipo polipoide ou do tipo medusoide. (valor= 2,0) 
Se a forma polipóide surgiu primeiramente no cnidário ancestral, a forma de medusa seria uma característica derivada, ou seja, que evoluiu posteriormente na história do filo. Nesse caso, os cnidários seriam, originalmente, bentônicos, e as classes que possuem a forma de medusa nos seus ciclos de vida (Scyphozoa, Cubozoa e Hydrozoa) surgiram posteriormente à classe Anthozoa. Podemos, também, considerar a outra alternativa, ou seja, que o cnidário original apresentava uma forma medusóide, e a forma polipoide evoluiu posteriormente (um caráter derivado) na linhagem dos cnidários. Nesse caso, admite-se que o cnidário ancestral teria uma fase planctônica, e que ocorreu uma perda total da fase medusóide em todos os antozoários e em alguns hidrozoários. Classicamente, admite-se que os hidrozoários formam o grupo basal, sendo a classe Anthozoa um dos ramos mais derivados. No entanto, estudos mais recentes que consideraram aspectos morfológicos e moleculares indicam que a classe Anthozoa é a mais basal e a classe Hydrozoa uma das mais derivadas.
Questão 4. O filo Platyhelminthes, como definido atualmente, pode não corresponder a um grupo monofilético. Discuta essa hipótese (mínimo 8 linhas). (valor= 2,0) 
Devido às diferenças e a distância filogenética entre os componentes do filo Platyhelmintes, podemos concluir que o mesmo possui mais de um ancestral comum, entre estes ancestrais estão os gêneros Ascaris, Asterias, Fasciola, Gogonia, Helix, Hirudo, Holothuria, Lumbricus, Medusa, Nereis, Ostrea, Taenia. Estudos realizados com base no DNA ribossomal, assim como outros caracteres, sugerem que a ordem Acoela (atualmente na classe Turbellaria) não seria parte do filo Platyhelminthes. De acordo com esses estudos, os Acoela seriam o grupo irmão de todos os demais Bilateria. Caso esta hipótese esteja correta, o filo Platyhelminthes, como definido atualmente, seria um grupo polifilético. 
A classe Turbellaria é, possivelmente, um grupo parafilético. Os Platyhelminthes, Nemertea e Gnathostomulida podem estar incluídos, juntamente com outros filos, no táxon Lophotrochozoa.
Questão 5. Elabore um quadro comparativo com as seguintes espécies de platelmintes, sua forma de contaminação do homem e prevenção: Schistosoma mansoni, Fasciola hepática, Taenia saginata e Taenia solium (valor 2,0).
	
	Forma de contaminação do homem
	Prevenção
	Schistosoma mansoni
	É um treomatódeo e causa a doença Esquistossomose uma doença endoparasitária. Seu ciclo de vida inicia -se pela liberação dos ovos desse parasita na água, onde estes eclodem e liberam as larvas chamadas miracídios. Essa larva também penetra em um caramujo (vetor), do gênero Biomphalaria, e se transforma em esporocistos, saindo do caramujo e voltando para água. Ao voltar para a água, os esporocistos originam as cercárias que penetram na pele no homem, onde caem na corrente sanguínea e finalmente atingem as veias que ligam o fígado ao intestino, ondes e alojam a se transformam no indivíduo adulto, o esquistossomo. O indivíduo adulto se aloja no fígado por um tempo e depois passa para às vênulas do intestino, onde começa a liberar seus ovos para se misturar em as fezes, fechando seu ciclo.
	Evitar o contato com a água das chuvas e enchentes; não andar descalço na rua, na terra ou em riachos de água doce; beber somente água potável, filtrada ou fervida. Estes cuidados devem ser feitos principalmente nos lugares onde não há saneamento adequado e o esgoto corre à céu aberto.
	Fasciola hepática
	Causa a doença fasciolíase, são capazes de infectar animais herbívoros e pessoas que ingerem água ou plantas aquáticas, como o agrião, que estejam contaminadas com cistos, também chamados de metacercáreas. Estes vermes fazem parte da classe dos trematódeos, de formato achatado e que conseguem se disseminar por vários órgãos do corpo. Quando são ingeridas, as metacercáreas liberam larvas no intestino, que migram através da cavidade abdominal até alcançar o fígado e as vias biliares, onde se desenvolvem, provocam inflamação e, até cirrosedo fígado
	Cuidados com a água e os alimentos crus que serão consumidos, e como tratamento dos bovinos ou outros animais que possamestar infectados, já que podem eliminar ovos pelas fezes.
	Taenia solium
	Causa a doença Cisticercose, o porco, hospedeiro intermediário, ingere os ovos que, ao chegarem ao intestino, libertam a oncosfera, que entra na corrente sanguínea e se aloja em alguns tecidos do animal. Nesses locais, evolui um estágio larval, chamado cisticerco. O homem se torna hospedeiro definitivo do animal quando ingere carne de porco crua o u malcozida. Pode ocorrer de o homem ingerir ovos de tênia ao invés de cisticercos
	Não ingerir carne crua ou mal cozida; beber água mineral, filtrada ou fervida; lavar as mãos, principalmente após o banheiro e antes das refeições; lavar os alimentos com água filtrada. Além destas medidas, é importante dar água limpa aos animais e não adubar a terra com fezes humanas.
	Taenia saginata
	Quando as pessoas comem a carne de gado crua ou mal cozida, os cisticercos são liberados no tubo digestivo, desenvaginam os escólex, fixam-se à mucosa e crescem como tênias adultas.
	Não ingerir carne crua ou mal cozida; beber água mineral, filtrada ou fervida; lavar as mãos, principalmente após o banheiro e antes das refeições; lavar os alimentos com água filtrada. Além destas medidas, é importante dar água limpa aos animais e não adubar a terra com fezes humanas.

Continue navegando