Buscar

Documento da mãe


Continue navegando


Prévia do material em texto

Mulher
Bom, como muitos já sabem o dia internacional da mulher teve origem no movimento operário e suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois , o Partido Socialista da América declarou o primeiro dia nacional das mulheres. Então finalmente as mulheres conseguem conquistar alguns direitos, mas então é isso? Devemos ficar satisfeitas e aplaudir que adquirimos um dia para sermos celebradas? 
Esta foi apenas uma conquista, ficou conhecida com uma data memorável? Sim, mas apenas porque nos lembra um marco importante na luta das mulheres, porém só serve para lembrarmos que desde sempre a mulher teve que conquistar os seus direitos. Ela não escolhe um dia para batalhar por aquilo que deseja e para ter o seu lugar na sociedade , entretanto esse machismo enraizado em nossa sociedade faz com que muitas mulheres se calem e aceitem coisas que não as convém. Então quando surge uma mulher de atitude e sem medo de lutar muitos, até mesmo outras mulheres gritam: “olha lá a feminista exagerada”. Um belo exemplo da luta diária das mulheres é o próprio exército que teve a primeira participação de uma mulher em combate em 1823. Maria Quitéria de Jesus lutou pela manutenção da independência do Brasil, sendo considerada a primeira mulher a assentar praça em uma Unidade Militar.
Entretanto, somente em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, as mulheres oficialmente ingressaram no Exército Brasileiro, assumindo postos de médicas e enfermeiras, somente com o passar dos anos a mulher foi autorizada a ser inserida em outras áreas, como engenharia, controle de tráfego aéreo e etc.
A prova que até hoje as mulheres tem que conquistar seu lugar e serem tratadas como iguais, é que apenas 3 mulheres na história conseguiram ir para o curso de selva do exército, considerado o mais difícil do mundo, sendo que duas delas se formaram em 2010.
Mas mulheres, essas e muitas outras são a prova que se tiverdes coragem de lutar por aquilo que quer nada nem ninguém vai poder te parar , nunca abaixe sua cabeça para ninguém e lute com toda força que tiver não só por você mas por todas as mulheres, porque acredite o respeito muitas vezes só nos é concedido até não representarmos nenhuma ameaça, lembrem-se todos que a mulher não luta por inversão mas sim por igualdade, pelo direito de sermos respeitadas afinal o respeito é como as flores, ele é muito bom mas de nada adianta se for concedido apenas no dia 08/03.
 Andressa Cardozo 
Fontes:
eb militar
Defesa em foco