Buscar

propriedade industrial e tecnologia

Prévia do material em texto

Meus
Simulados
Teste seu conhecimento acumulado
Disc.: BIOTECNOLOGIA E PROPRIEDADE INDUSTRIAL
Aluno(a):	
Acertos: 10,0 de 10,0	
31/01/2023 12:09
Estácio: Alunos
https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_avaliacao_parcial_resultado.asp?cod_hist_prova=302383765&cod_prova=6013192093&f_cod_disc=
1/6
1a	Questão
Acerto: 1,0 / 1,0
A fermentação alcoólica se dá pela glicose transformada a partir da glicólise pelas leveduras em etanol. Qual o outro produto da fermentação alcoólica, o saldo de ATP e se a reação libera ou absorve calor?
Dióxido de carbono, com saldo positivo de 2 ATP e liberação de calor.
Dióxido de carbono, com saldo positivo de 1 ATP e absorção de calor.
Dióxido de carbono, com saldo positivo de 3 ATP e liberação de calor.
Dióxido de carbono, com saldo positivo de 1 ATP e liberação de calor. Dióxido de carbono, com saldo positivo de 2 ATP e absorção de calor.
Respondido em 31/01/2023 11:36:15
Explicação:
A fermentação alcoólica se dá pela glicose transformada a partir da glicólise pelas leveduras em etanol e dióxido de carbono, com saldo positivo de 2 ATP e liberação de calor. Entre os outros
exemplos de fermentações temos a fermentação láctea, butírica e acética.
2a	Questão
Acerto: 1,0 / 1,0
O processo de transferência nuclear, no qual o núcleo de uma célula doadora é removido e transferido para outra célula onde o núcleo foi previamente retirado, desenvolvendo-se embrionariamente e originando um indivíduo igual ao doador celular, denomina-se:
vetor.
terapia gênica. ONG.
clonagem. transgenia.
Respondido em 31/01/2023 11:38:33
Explicação:
A clonagem o núcleo de um a célula do anim al que se pretende clonar é transferido para um óvulo de outro anim al da m esm a espécie, ao qual se retirou o núcleo, ou seja, a célula doadora que cede o núcleo (DNA) de um a célula som ática é recebido pelo outro anim al em um a célula germ inativa, o óvulo.
3a
Questão
Acerto: 1,0 / 1,0
A transferência de DNA por meio da Agrobacterium tumefaciens é o método mais usado na obtenção de plantas transgênicas de plantas dicotiledôneas. A infecção com Agrobacterium é feita com a transferência do:
 Plasmídeo de virulência. plasmídeo Col.
 plasmídeo R.
plasmídeo Ti (indutor de tumor). plasmídeo F.
Respondido em 31/01/2023 11:42:10
Explicação:
A Agrobacterium tumefaciens é um a bactéria gran-negativa que possui um plasm ídeo (DNA extracrom ossom al) cham ado de plasm ídeo Ti (indutor de tum or) que possui a habilidade de transferir um a parte de seu DNA para a célula vegetal que está infectando. Esse DNA é cham ado de T-DNA, e contém genes envolvidos na produção de reguladores de crescim ento vegetais e opinas. Em condições naturais, quando o T-DNA é transferido para a célula vegetal essa produzirá substâncias que servirão de alim ento (opinas) para o patógeno e levarão a célula vegetal a se m ultiplicar, form ando tum ores ou calos. Por m eio da m anipulação genética do plasm ídeo Ti, foi possível a substituição das sequências nativas na região de transferência do plasm ídeo (T-DNA) por genes de interesse.
4a
Questão
Acerto: 1,0 / 1,0
Sobre os tipos e usos de equipamentos de proteção, assinale (1) para EPI e (2) para EPC:
( ) É destinado à proteção dos pés contra umidade, contra respingos de substâncias químicas ou material biológico e contra cacos de quebra de vidraria.
( ) Permite minimizar os riscos de contaminação pela via respiratória, com o uso de respiradores de ar.
( ) As Capelas de Segurança Química visam proteger o operador e o meio ambiente, quando da manipulação de substâncias químicas que liberam vapores tóxicos, irritantes e perigosos.
( ) As luvas são de uso obrigatório para todos aqueles que trabalham em ambientes laboratoriais onde se manipulam microrganismos.
( ) Os chuveiros de emergência são destinados à lavagem das roupas e da pele do técnico, quando esta for atingida acidentalmente por grande quantidade de produtos químicos ou material biológico contaminado.
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo é:
 1, 2, 2, 1, 2.
 1, 1, 2, 2, 2.
 2, 1, 1, 2, 1.
1, 1, 2, 1, 2.
 1, 1, 2, 2, 2.
Respondido em 31/01/2023 11:47:17
Explicação:
Os equipamentos de segurança são barreiras primárias de contenção, visando proteger o trabalhador e o ambiente laboratorial. Individuais (EPI) e coletivos (EPC). Os EPIs podem dividir-se em termos da zona corporal a proteger: proteção da cabeça (capacete), proteção auditiva (Abafadores de ruído , protetores auriculares e tampões), proteção respiratória (Máscaras; aparelhos filtrantes próprios contra cada tipo de contaminante do ar: gases, aerossóis ), proteção ocular e facial (óculos, viseiras e máscaras), proteção de mãos e braços ( luvas), proteção de pés e pernas ( sapatos, tênis).Como exemplos de EPC podem ser citados: redes de Proteção ( nylon), sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de advertência, ou fitas zebradas), extintores de incêndio, lava-olhos, chuveiros de segurança, exaustores e Kit de primeiros socorros.
5a
Questão
Acerto: 1,0 / 1,0
Uma maneira de se obter um clone de ovelha é transferir o núcleo de uma célula somática de uma ovelha adulta A para um óvulo de uma outra ovelha B do qual foi previamente eliminado o núcleo. O embrião resultante é implantado no útero de uma terceira ovelha C, onde origina novo indivíduo. Acerca do material genético desse novo indivíduo, pode-se afirmar que:
 o DNA nuclear e o mitocondrial são iguais aos da ovelha C.
o DNA nuclear é igual ao da ovelha A, mas o DNA mitocondrial é igual ao da ovelha B.
 o DNA nuclear é igual ao da ovelha A, mas o DNA mitocondrial é igual ao da ovelha C. o DNA nuclear e o mitocondrial são iguais aos da ovelha B.
 o DNA nuclear e o mitocondrial são iguais aos da ovelha A.
Respondido em 31/01/2023 11:46:52
Explicação:
Há um a pequena diferença entre Dolly e a ovelha que cedeu o núcleo da célula m am ária para criá-la, pois nem todo o m aterial genético de Dolly veio dessa célula. O núcleo contém o DNA, que define as características de um indivíduo. Mas há um tipo de DNA tam bém fora do núcleo, o DNA m itocondrial, que fica no citoplasm a da célula -entre a m em brana e o núcleo. A m em brana e o citoplasm a, e portanto o DNA m itocondrial, vieram de outra ovelha, a que doou o óvulo. Esse DNA determ ina características celulares im portantes, m as não perceptíveis exteriorm ente. Portanto, as características de Dolly seriam resultado de um a grande parte do m aterial genético de um a ovelha, e de um a pequena parcela de outra.
6a
Questão
Acerto: 1,0 / 1,0
Os recursos genéticos marinhos vêm sendo aplicados pela indústria da biotecnologia. São exemplos desta aplicação, EXCETO:
 biocombustíveis.
 tratamento de doenças. saneamento básico. biorremediação.
 cosméticos.
Respondido em 31/01/2023 11:39:22
Explicação:
Os organism os m arinhos produzem ínfim as quantidades de m etabólitos secundários. A biotecnologia
m arinha é a criação de produtos e processos a partir desses organism os para o desenvolvim ento de novos m edicam entos, enzim as, biorrem ediação , biocom bustíveis, cosm éticos, nutracêuticos e sondas para
avaliação de enzim as específicas.
7a
Questão
Acerto: 1,0 / 1,0
As leveduras são distinguidas pelo seu alto conteúdo de lisina, no qual fazem delas um bom suplemento de proteína para produtos de cereais, os quais são deficientes neste aminoácido. A lecitina é fundamental na fermentação por Schacaromyces cerevisae, influenciando no seu rendimento. Quanto à fermentação alcoólica por leveduras, podemos afirmar que:
 os resíduos de aminoácidos de superfície bacteriana podem induzir a floculação.
 o tratamento ácido elimina totalmente bactérias e leveduras contaminantes.
 sporolactobacillus e Lactobacillus são incapazes de causar floculação.
a redução de lecitinas interfere diretamente na conversão de açúcar em etanol.oTeste de Helm é utilizado para dosar os contaminantes do fermento.
Respondido em 31/01/2023 11:36:59
Explicação:
A levedura se apresenta com o fonte abundante de proteína. A proteína bruta contida em leveduras situa-se entre 45-55%, dependendo da linhagem e das condições de crescim ento . Cerca de 80% do nitrogênio encontra-se na form a de am inoácidos, 12% na form a de ácidos nucléicos, 8% com o am ônia e quantidades m enores na form a de lecitina, glutationa, ácido adelínico, vitam inas e coenzim as. As leveduras são distinguidas pelo seu alto conteúdo de lisina, no qual fazem delas um bom suplem ento de proteína para produtos de cereais , os quais são deficientes neste am inoácido. O teor de proteína de Saccharom yces cerevisae é elevado quando com parado a outras fontes protéicas convencionais, sendo superior ao do trigo e do leite e um pouco inferior ao do ovo e da cam e . O teor de lecitina influencia no rendim ento da ferm entação e a produção de levedura seca tem sido produzida em destilarias de álcool, com o sub produto da produção de etanol.
8a
Questão
Acerto: 1,0 / 1,0
Analise as seguintes definições no âmbito da biossegurança:
I. Biossegurança é o conjunto de estudos e procedimentos que visam evitar ou controlar os riscos provocados pela exposição aos agentes químicos, físicos e biológicos à biodiversidade.
II. Os riscos são definidos pelo Ministério da Saúde como uma ou mais condições de uma variável com o potencial necessário para causar danos.
III. Os riscos, compreendidos na definição de biossegurança, são classificados em lesões à pessoas, a equipamentos e instalações, perda de material em processo ou redução da capacidade de produção.
Assinale a alternativa correta:
 II, apenas.
I e II, apenas.
 II e III, apenas.
 I, apenas.
 I, II e III.
Respondido em 31/01/2023 11:44:56
Explicação:
A biossegurança não está relacionada apenas aos m odernos sistem as de esterilização do ar ou câm aras de desinfecção das roupas de segurança. Um profissional de saúde que não lava suas m ãos com a frequência adequada ou descarta resíduos de m aneira incorreta contribui para o surgim ento de riscos de contam inação e de acidentes. As práticas de biossegurança adotadas em laboratórios se baseiam na necessidade de proteger os colaboradores, o m eio am biente e a com unidade da exposição a agentes presentes nestes locais e que representam possíveis riscos. Por isso, os profissionais que atuam nessa área necessitam receber treinam ento adequado e atualizações constantes sobre as técnicas que devem ser adotadas para m anter o am biente seguro.
9a
Questão
Acerto: 1,0 / 1,0
Os estudos em Genética evoluíram de uma forma rápida, e hoje vivemos na era da biotecnologia. Os conhecimentos sobre a natureza e a vida geraram técnicas com alto poder de manipulação das formas de vida, com consequências para a vida humana. Ao mesmo tempo em que esse avanço do conhecimento científico ocorre, não há reflexão sobre suas consequências. São principios Bioéticos, EXCETO:
 Não maleficência. Autonomia.
Benevolência. Justiça.
 Beneficência.
Respondido em 31/01/2023 11:43:21
Explicação:
Um dos conceitos que definem Bioética é que esta é a ciência que tem com o objetivo indicar os lim ites e as finalidades da intervenção do hom em sobre a vida, identificar os valores de referência racionalm ente proponíveis, denunciar os riscos das possíveis aplicações. Os princípios éticos são autonomia, justiça, beneficência e não maleficência, sempre existiram e governam o comportamento ético das sociedades humanas.
10a	Questão
Acerto: 1,0 / 1,0
No Brasil, o Desenho Industrial é protegido através de registro, e não de patente como ocorre em outros países. O registro de Desenho Industrial protege a configuração externa de um objeto tridimensional ou um padrão ornamental (bidimensional) que possa ser aplicado a uma superfície ou a um objeto e de acordo com a legislação brasileira, prevê um período de concessão de graça antes da data do depósito junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) de:
180 dias.
 360 dias.
120 dias.
 160 dias.
 240 dias.
Respondido em 31/01/2023 11:39:44
Explicação:
O desenho industrial para que seja considerado novo é necessário que não esteja com preendido no estado da técnica, que é constituído por tudo aquilo tornado acessível ao público em qualquer m eio antes da data de depósito no Brasil ou exterior. A lei brasileira prevê um ¿período de graça¿ de 180 dias contados a partir da prim eira divulgação. Isso quer dizer que no Brasil é possível depositar um produto que já tenha sido divulgado dentro desse prazo, desde que a divulgação do desenho tenha sido feita pelo próprio autor ou por pessoa por ele autorizada.

Continue navegando